O primeiro a morrer no final

O primeiro a morrer no final Adam Silvera

Resenhas - O Primeiro a Morrer no Final

ajbelei 18/02/2023

??CONFIRMADO!!
Adam Silvera odeia homossexuais.

livro lindo, mas assim como o primeiro, os gays sempre sofrem, já não basta no mundo real, eles sofrem quase o triplo na ficção

Gustavo 18/11/2022

pq eu sempre termino meus livros na aula do zeni?
muito bom, só não gostei da parte que ele me deixou com depressão.

quero mais um livro dessa série pra ontem.
Maclaudi 11/12/2022minha estante
Kk desse jeito

Izabela261 23/11/2022

Perfeição em forma de palavras
Assim como o primeiro no livro, não me decepcionei de forma alguma.
Por mais que o final já esteja ?previsto?, eu ainda consigo chorar kkkkkk. Impressionante como algumas páginas conseguem me deixar apegada aos personagens dessa forma.
Se pudesse, eu esqueceria pra ler os dois novamente kkkk.

Sweetysa 15/01/2023

Um sólido 3 estrelas. Gostei da história, os personagens são fáceis de se apegar e a troca de ponto de vista deixa tudo bem dinâmico. Mas teve uma coisa que realmente me incomodou. Não reparei se no primeiro livro era assim, mas a escrita aqui me irritou muito. Achei os diálogos muito rasos e senti um probleminha na tradução. Fora isso eu gostei!

Maria4043 19/10/2022

Melhor que o primeiro
Demorei para terminar, mas valeu a pena. Buscando no livro anterior; em marcações minhas do primeiro livro, consegui achar frases perfeitamente encaixadas pelo autor neste livro. O jeito que tudo se encaixa, é maravilhoso. A história dos dois personagens principais, é linda e bem construída. Pode ter se estendido um pouco, e por isso perdeu um ponto, mas, de resto, é incrível como esse universo se constrói aos nossos olhos.

dudaoliv 19/08/2023

Com certeza O primeiro a morrer no final é muito mais triste e reflexivo do que Os dois morrem no final. Nesse livro, sabemos sobre como a Central da Morte foi inventada, e os problemas que ela causa no seu primeiro dia de funcionamento.
Adam Silveira escreve de uma forma tão filosófica em algumas partes, que você se impressiona. Ele trata assuntos pesados de forma leve, como a morte, por exemplo, além de trazer questionamentos sobre o quanto se tem que aproveitar a vida.

Isabela.Simon 10/01/2023

O primeiro a morrer no final
Foi um ótimo livro, com uma narrativa muito boa. Mas infelizmente não teve o mesmo efeito que o primeiro livro em mim.
Essa história foi sobre o Orion e do Valentin que se conheceram no dia em que a central da morte inaugurou.
Eu ainda senti uma certa falta de mais sobre a central da morte e de um desenvolvimento sobre essa empresa.
Mas foi um livro muito bom.

nicole rausch 21/02/2023

O Primeiro a Morrer no Final
Já comecei o livro com muita expectativa porque eu amo o primeiro livro mas me decepcionei um pouco. Não que o livro seja ruim, estava muito bom no começo, mas no final ja estava um pouco arrastado, acho que o livro poderia ser menor (ja que é óbvio o que acontece no final), sem tanta enrolação, e que poderia ser focado só na amizade do Orion e do Valentino, sem a parte do romance que, na minha opinião não precisava acontecer; achei fofo ele querendo doar o coração para o Orion mas o romance foi meio forçado.
Acho que faltou explicar um pouco sobre as pessoas que estavam atirando com as máscaras, porque focaram bastante nisso e eu pensei que seria um ótimo plot twist mas no final não deram nenhuma explicação.
Uma coisa que eu gosto muito, desde o primeiro livro é de que várias pessoas narram o livro e as histórias estão sempre conectadas; as "referências" sobre o primeiro também são muito boas, como o Mateo e o Rufus aparecendo crianças e conhecendo o Valentino e o Orion

catrwy 18/09/2023

Aqui é a central da morte
Sem palavras
é como eu estou me sentindo
simplesmente sem palavras pra essa obra-prima literária, amei cada segundo, senti qualquer tipo de emoção q poderia sentir, felicidade, tristeza, medo, raiva, tudo!
sofri demais com o final, mas não me fez chorar tanto igual chorei com odmnf, mas mesmo assim é sensacional!
recomendo demais demais demais, é um livro triste e ao mesmo tempo um romance feliz e apaixonante.
leiam!!!!
Ecklezia_Carvalho 18/09/2023minha estante
A reflexão desse livro é muito linda ??

Andre350 28/04/2024

ValentinOrion pra sempre!!
Mais uma vez Adam Silvera me faz perder litros em lágrimas. Vamos lá, esse livro não é perfeito, eu acho que o Adam é cruel demais com o Valentino, não deixando ele ter o ensaio, a irmã?e isso é sem necessidade. Porém, o resto do livro é tão perfeito, emotivo, cheio de sentimentos que todos nós podemos nos identificar com?Valentino Prince é realmente um príncipe e um herói?e Orion é um fofo! Todos deveriam ler esse livro e o anterior?São lindos!!

Eduardo1625 09/01/2023

Eu te odeio Adam Silvera...
Pq vc criar esse seres incríveis (Valentino e Orion), um romance invejável, uma expectativa avassaladora e depois tira tudo de mim desse jeito!! Tudo isso num livro incrível com narrativas maravilhosas e histórias que te prende do início ao fim. Tá feliz?? pq meu coração estar chorando agora!!! ????????

dudi =) 09/05/2023

Os dois morrem no final mas só um morre
Eu já li esse livro uma vez. O livro se chamava "Os dois morrem no final" e é basicamente isso.
Eu gostei muito de Os dois morrem no final mas eu não queria ler ele de novo com outro nome e com outros personagens. Gostei da ideia do Adam de querer explicar o ínicio de tudo mas é que... ele não explicou kk a única coisa que teve que um dos protagonistas recebem A Primeira Ligação e... só. Toda estrutura, história, como é montado é a mesma coisa. Só que livro é bem maior. Quase 600 páginnnass, eu gosto da escrita do Adam mas eu cheguei na página 400 e tava sentindo tipo "esse cara não morre nunca?" porque olha kkkkkkkkkkkk achei que ele queria enrolar e ficou botando coisas desnecessárias pro livre ser maior e existir. não explica nada de como surgiu como eles fazem é só a central da morte abrindo mesmo

achei que eu perdi dinheirinhos comprando esse livro

Jordana 14/07/2023

Fiquei encantada
Que livro mais lindo!! Eu amei a história, o enredo e os personagens principais. Me apeguei mais a eles do que aos do primeiro volume. O livro é narrado por Orion e Valentino, mas vários outros personagens secundários chamam atenção com suas narrativas envolventes que acabava se entrelaçando à história principal de alguma forma. Esse livro foi leve e conseguiu me tirar da ressaca com facilidade. Fiquei encantada. De verdade! Com certeza espero ler mais obras do autor.
Britney3 14/07/2023minha estante
Eu quero tanto ler esse livro ?

Jordana 15/07/2023minha estante
Vc vai amaar

Thais 09/10/2022

Devemos ser romances!
Eu tinha escrito outra resenha, mas não tem como ignorar o que se passou pela minha cabeça durante toda a leitura.
Conhecer e acompanhar o Orion e o Valentino foi tão doloroso e tão divertido.. só me lembrou de uma "questão": algumas pessoas aparecem na nossa vida quando menos esperamos e infelizmente, elas podem ir embora na mesma velocidade. Mas isso não significa que não causaram impacto. Na verdade, essas pessoas podem causar tanto ou mais impacto que quem está na nossa vida há anos! E devemos aproveitar. Aproveitar cada momento, cada minuto, cada sorriso, cada risada, cada olhar. Criar boas memórias para te fazer companhia quando a solidão insistir. Essas pessoas também fazem parte da nossa jornada!
E o Orion e o Valentino mostram extremamente isso. Conexão não requer tempo. Simplesmente acontece.
Meu coração tá dolorosamente quentinho com essa história e com o impacto que ela causou, particularmente, em mim!
Simplesmente incrível! ?

maria cecília 17/12/2022

adorei
é um bom livro, mas não é melhor que o primeiro de forma alguma.

esperei mais informações sobre a central da morte mas parece que o recebido eu ja sabia, então as 4 estrelas são pelas histórias aqui dentro, não pelas informações monótonas recebidas.

eu esperava mais detalhes, mais conteúdo da central da morte, mas não foi o que aconteceu, e isso abafa um pouco pelo fato da narrativa dos personagens ser boa, então simplesmente não atrapalha, mas me deixou chateada pq ainda fiquei curiosa de como eles descobrem as mortes.

talvez em um próximo livro?