Sem ar

Sem ar Jennifer Niven

Resenhas - Sem Ar

@livresenhas 16/05/2021

Uma história real com um clichê verdadeiro
Esse livro tem uma magia muito real, ele teve a capacidade de retratar o amor jovem de maneira imperfeita e clichê sem deixar de ser verdadeira.

Virgindade e sexo são dois assuntos que muitas vezes são vistos como tabu, é muito fácil estes serem romantizados em livros ya. O que me ganhou foi exatamente essa visão tão real e linda.

Eu queria muito incentivar vocês a lerem esse livro porque essa história é um pedaço da vida da Jennifer e o mocinho do livro é uma mistura de um amor esquecido de adolescência com seu atual marido. Ela colocou a alma nesse livro a cada frase e eu amei demais.
Tassio 18/08/2021minha estante
Comecei hoje??

Min 05/10/2021minha estante
Tô lendo, Liv! Tô amando e muito obrigada por essa indicação tão necessária ??

Tonny.Roberth 22/01/2023minha estante
Eu li também,livro muito showw

bibia 12/05/2021

Eu tava com umas expectativas bem altas porque falavam muito bem desse livro, ele trás uma vibe bem boa sabe, aquela de uma ilha longe de tudo sem celular só com amizades e um amor, afastada de problemas. Achei fofa a pegada de coisinhas misteriosas como fantasma, as aventuras, abraçar vendo a lua... até comentei sobre ele na minha aula de inglês.
Apesar de tudo, eu achei extremamente clichê, então não é uma coisa que eu goste muito e por isso não dei tantas estrelas assim, também achei que o livro enrola algumas vezes e fica meio chatinho.
O jeremiah é aquele mocinho misterioso e perfeitinho que todo mundo gosta, o "problema", gosta de ler, fotografar e com um passado problemático. A claude é a menina com problemas com os pais e que quer montar a própria história dela. Bom, mas clichê. Por isso eu indicaria se você gosta desse tipo de romance.

Larissa 21/04/2021

A história é bem clichê, um romance adolescente que fala sobre perdas, despedidas e recomeços, no entanto não conseguiu me prender e ficou cansativo em vários pontos.
Meneva 21/04/2021minha estante
Um clichê de 470 páginas. Desviei toda hahaha

MiMel 25/04/2021minha estante
Achei cansativo também em muitos momentos.. leitura leve e despretensiosa!

Rafa.Meyer 18/03/2022

esse livro não estava fluindo muito comigo, acho que pela história da família no passado, mas a partir do meio para o final eu fiquei muito envolvida e até chorei. algumas partes tinham muito a ver com a minha vida e eu amo quando isso acontece. acredito que traz muitos ensinamentos, a escrita da Jennifer é muito poética, ela escreve cada coisa linda que eu fico chocada! claude e miah foram lindos juntos e o que mais me tocou foi saber que a história é verídica e totalmente pessoal!
priscillabmoraes 20/03/2022minha estante
Esse livro é muito fofo e cheio de ensinamentos que tocam o coração.

Caroline 16/08/2021

Romance young adult com plano de fundo paradisíaco.
A história neste livro é inspirada na vida da própria autora, e é impossível não se emocionar com os relatos aqui descritos, momentos lindos narrados com precisão de detalhes e personagens bem construídos.

"Sem Ar" nos passa a mensagem de nos abrirmos as possibilidades, aos "se" e aos "talvez", viver o agora, apesar de ser difícil não nos preocuparmos com o futuro ou ficarmos presos ao passado, podemos sempre nos reencontrar e escrever nossa própria história. A leitura é lenta no início mas assim que se iniciam os capítulos na ilha é impossível parar de ler.

Hisabela 13/09/2023

Existe beleza em toda história.E existe uma história em tudo
Eu comecei esse livro com as expectativas baixas. Eu só tinha lido um livro da autora, que foi Juntando os pedaços, e é um dos meus livros favoritos da vida. Mas esse aqui, não sei. Não me chamou tanta atenção. Mas eu tentei, parei por uns dias e voltei. Foi um ritmo de leitura mais calmo. Mas necessário.

O livro conta a história da Claude. Uma adolescente que tem a vida perfeita. Os pais se amam e estão juntos, a melhor amiga é o amor da vida dela, tem o garoto dos sonhos, vai para a faculdade, e é tudo perfeito... E derrepende tudo desmorona. A vida, que antes era perfeita, se torna um caos. E a Claude, que "sabia" de tudo sobre o mundo. Descobre que na realidade não faz ideia de nada. E assim o livro vai tomando forma. Acredito que todos nós já tivemos momentos assim. Onde tudo está perfeito e ótimo, e do nada, não está mais. É um choque, e a gente pode se perder no meio disso. E é por isso que eu amei esse livro.

A gente acompanha uma adolescente tentando sobreviver ao caos que a vida dela se tornou. Toda certeza que ela tinha da vida se torna dúvida. E Ahh!!! É perfeito!Eu amo o quanto esse livro traz personagens verdadeiros. Eu nunca tinha lido um livro, onde os personagens, matam um mosquito no braço de alguém. E eu achei isso fantástico. Pode parecer bobo. Mas eu amei.

A Claude é inteligente. Ela tenta se encaixar nas pessoas, mas da forma dela. Ela não tenta mudar quem é, ela é só ela mesma. E é isso tão gostoso de ler. Mesmo quando ela fica em silêncio, porque pediram, ela é ela mesma, mesmo quando a melhor amiga começa a namorar e viver a própria vida, e isso se torna uma insegurança, ela é ela mesma e principalmente quando ela erra, ela é ela mesma. Sabe quando a gente age no impulso e pensa que aquilo não somos nós?
Será que não mesmo? Ou a gente às vezes prefere negar algo, simplesmente porque aquilo é errado?

É isso. Eu amei esse livro. Amei o romance. Amei o Jeremiah que é o par romântico. Sério, que garoto incrível. Amei que o livro cria expectativas, e ainda sim nos surpreende. Amei a relação que a Claude tem com os pais. Amei que os personagens são pessoas, pessoas que cometem erros. Amei que é uma história pessoal da autora. Amei praticamente tudo.
Ahh! Que livro maravilhoso. Quem ler, por favor. Leia os agradecimentos da autora, até o fim. Só vai deixar a experiência ainda melhor.

Jenifer25 01/04/2022

Autodescoberta. Amadurecimento. Aventuras. Amor.
Já havia lido os outros dois livros da Jennifer Niven, Por Lugares Incríveis e Juntando Pedaços, e ambos são beeeem densos e melancólicos. Fiquei receosa de esse ser, também, apesar da sinopse ser leve.
E sim, tem partes que são intensamente cruas, como já reconheço ser a marca da autora; assim como as descrições de cenário e paisagens, que são incríveis. Porém, é o livro mais tranquilo dela.
A leitura respira. É constante. Como a vida.
Amanda 06/04/2022minha estante
Adicionei a minha lista de leitura depois de ler o que vc achou :)

Jenifer25 06/04/2022minha estante
espero que vc goste também :)

Anna 30/05/2023

Existe amores que vieram apenas para fazer uma breve participação na nossa vida, esse livro nos passa exatamente isso, viver enquanto a tempo de viver, mesmo que seja um amor impossível, inadequado, só sinta e viva.

Bel 05/06/2023

5 motivos pra ler sem ar
1-Os personagens são muito envolventes,é facil se identificar com eles.
2-As descrições são vívidas e maravilhosas demais.
3-O enredo prende.
4 È simplesmente perfeito pra curar ressaxa l literaria
5-foge dos clichẽs em todos os aspectos.

Karen | @encontradanoslivros 07/06/2022

Me identifiquei... mais ou menos
Aqui vamos conhecer a Claude, uma garota no seu último ano do ensino médio que leva a vida em uma constância sem muitas alterações, sendo suas atuais maiores preocupações a viagem de carro que vai fazer com a melhor amiga antes da faculdade e, com sorte, perder a virgindade com o garoto que tem gostado silenciosamente a algum tempo. Porém, seu chão some quando o pai anuncia que quer o divórcio. Sem entender como e porque as coisas chegaram nesse ponto dentro da sua casa, Claude acaba tendo que abrir mão dos seus planos para seguir a mãe em uma viagem para uma ilha onde alguns familiares moraram no passado.

Em um local sem sinal de telefone, sem muitos habitantes, sem sua melhor amiga ou qualquer outro conhecido, Claude terá que aprender a recolocar o chão sob os seus pés e entender o novo ponto onde sua vida está agora. Além de, claro, conhecer o Jeremiah, garoto que, com certeza, Claude não deveria se apaixonar por.

"É engraçado como as coisas ruins ficam com você e as boas às vezes se perdem."

Jennifer Niven é uma autora que sempre reconheci pela sua sensibilidade e profundidade em sentimentos complicados e momentos difíceis (sua escrita é totalmente um estilo que não me remete a nada, além dela mesma), então quando li no início do livro que era inspirado em eventos da sua vida real, eu já sabia que seria uma tempestade de emoções. E foi mesmo, inclusive, me pegou muito mais desprevenida por me fazer me identificar tanto com a história. Exatamente o que eu precisava ler.

O engraçado é que, eu não necessariamente gostei da Claude, ou do Jeremiah, ou dos personagens apresentados, mas eu gostei de como a história era levada, de como as descobertas sobre o rumo da vida e sobre quem controla o próprio destino (dica: é você!!) são reveladas e colocadas sobre a mesa de forma crua. São personagens cheios de defeitos, tentando aprender a lidar com os obstáculos.

É um livro bem bonito, e mesmo que não seja impactante como os outros livros da Niven, é sim uma leitura que acrescenta e vale a pena.

PS: Essa resenha também está no instagram @encontradanoslivros.

Murphy 03/03/2024

"A gente sempre acha que vai ter mais tempo."
Primeiro eu preciso... Não não, eu tenho a necessidade de agradecer a livresenhas, por ter feito a resenha dela com tanto carinho, que foi impossível não sentir vontade de ler esse livro.

Segundo, quero agradecer a própria autora, Jennifer Niven, por escrever com tanta maestria esse livro. Ela mesma diz que esse "É o livro de que eu precisava quando tinha dezesseis, dezessete, dezoito anos." E se me permite completar a frase, Jennifer (na minha cabeça ela disse: - okay, minha querida fique a vontade), esse é o livro que qualquer pessoa que busca se encontrar no mundo deve ler. Seja alguém que já perdeu o chão, e procura incessantemente o reconstruir, ou as que já passaram dessa fase, e estão vivas para compartilhar suas histórias.

Não vou me prolongar falando sobre o enredo, pois é muito melhor descobrir ele por si só, então irei sugerir, que vocês nem leiam a sinopse. Eu não fui com expectativas tão grandes, visto que a única coisa que li foi a resenha da Liv, fui com a cara, a coragem, a uma indicação e um sonho.

Para que ninguém se desanime da narrativa (por favor, dêem uma chance para esse livro), devo dizer que a história é muito boa, a escrita é fluída e ritimada, e em instantes o leitor lê 60 páginas como se não fosse nada.

Essa leitura com toda certeza me marcou de maneiras que nem eu sei ao certo como, mas que eu irei olhar para o passado e me sentir grata por ter lido tal livro.

Os personagens são pessoas que eu desejo levar para a vida. A autora desenvolveu eles tão bem, que sinto que irei guardar cada um bem no fundo do meu coração.

Não senti nenhuma lacuna na história, com certeza é uma narrativa completa e com um significado único e complexo. A autora soube moldar temas como a desconstrução da imagem da virgindade, dos anseios e medos de um adolecente, da insegurança da solidão e sobre a sexualidade de maneira prescisa e fisgante.

Dá para perceber claramente o carinho e a conexão que Jennifer Niven tem com essa fase de sua vida e com a história que compartilhou. A maneira como ela escreveu o livro e a dedicatória é encantadora. No início, a dedicatória pode parecer simples, mas ao finalizar a leitura, suas palavras ganham um significado mais profundo e tocante.

Então está aqui, com todo meu amor e carinho, essa indicação para vocês...

Eu amei esse livro mais do que amo sorvete de frutas vermelhas e batata frita e gatinhos dormindo.
aline:) 03/03/2024minha estante
ai meu deus que saudades de ver alguém falar assim sobre um livro da jennifer!!! eu como uma ultra mega fã de por lugares incríveis te agradeço por me fazer ter vontade de ler esse

Murphy 03/03/2024minha estante
acho q meu comentário foi apagado (????), enfim, obg por dar uma chance pro livro, amg, ele realmente me proporcionou uma experiência maravilhosa ??

Dan 07/06/2021

Aqui nos rimos. Aqui brigamos. Aqui amamos e sonhamos. Aqui foi onde o fogo começou. Aqui foi onde o primeiro tijolo caiu. Aqui foi onde o chão desapareceu. Aqui foi onde construí um novo chão sob meus pés. Aqui foi onde comecei.
O livro tinha tudo para ser um agradável YA, mas certas coisas pesaram para que não fosse o caso. E uma das coisas que mais me incomodou, foi o fato da autora construir uma personagem tão egocêntrica, mais tão egocêntrica que era impossível não se irritar com as atitudes dela. Claro que muitos na idade dela têm o ego elevado, mas certamente não ao nível de acharem que é tudo sobre si, como a Claude.

Em resumo, o livro nos apresenta a história de Claudine Henry, uma jovem que tem uma vida perfeita e que planejava curtir o último verão com a Saz antes de ir para faculdade, até seu mundo desmoronar e ela precisar ir para uma ilha com sua mãe, onde ela fica praticamente desconectada do mundo exterior.

Lá ela conhece Jeremiah, um jovem de espírito livre que de alguma forma ajuda ela passar pela bagunça que é sua vida naquele momento, claro que isso não deveria passar de um caso qualquer de verão, já que tinha dias contados, todavia não é isso que acontece.

Conforme vamos adentrando na história, vamos conhecendo vários personagens incríveis, que infelizmente não passam de personagens secundários, como Wandinha, Jared, Emory, etc. E para meu desprazer a personagem principal, que é basicamente uma  jovem perdida, irritada e insuportável. Que fica se fazendo de mártir quando alguém “esconde” um segredo dela!

Sinceramente, foi quase uma morte ter que lidar com os pensamentos da Claudine. Sério, era toda vez a mesma historia, virgindade isso, sei la o que aquilo.  Nem mesmo quando ela teve sua primeira vez ela parou com tamanho lacre. Entendo o que a Jennifer quis passar falando sobre virgindade, mas a forma como ela escolheu retratar este assunto tornou a Claude pedante e insuportável.

No entanto, não é só de pontos negativos que fazem este livro. Ver a autora tentando colocar trazer mais diversidade foi bacana, a escrita dela, foi primorosa, a história de pano de fundo, foi incrível (inclusive ela poderia muito bem ser o enredo principal). E para ser justa também, nas últimas cem páginas por aí, o livro deu uma melhorada. Gostei de o final ser daquele jeito, de ninguém abrir mão de nada para ficarem juntos.

Agora, cá entre nós, ela bem que poderia aproveitar e escrever uma prequela sobre a ilha e a família Blackwood, pois certamente foi o que impediu o enredo de ser um total desastre.

Juju 20/07/2022

Sem ar
Eu senti muitas coisas lendo, no início e jo meio não achava que eles combinavam mas nesse finalzinho ganhou meu coração.
Eu claramente consigo alguns "aprendizados" ela com o pai, com o final, com a mãe e com os sentimentos, com as primeiras vezes.
Enfim é um bom livro
Quero deixar aqui a página q vou guardar no coração 47.

"viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existem"

Sarah 30/07/2021

bom? ruim?
Eu diria mediano. A premissa do livro parecia boa, a protagonista se vê sem chão depois que os pais que pareciam se amar e serem perfeitos anunciam o divórcio, então ela vai com a mãe pra uma ilha e se apaixona por um menino.
Eu só não contava com uma protagonista insuportável e egoísta. Fiquei esperando o crescimento dela o livro inteiro e nunca chegou.
Se dei 3 estrelas foi pelo Jeremiah e pela própria Jennifer Niven ter usado experiências pessoas neste livro. Minha parte favorita do livro foram os agradecimentos, que até me emocionaram.
Mas, eu fiquei esperando a lição, o livro tocar meu coração como aconteceu com os outros dois, e não aconteceu. Achei que enrola bastante e não chega a lugar nenhum.