Sem ar

Sem ar Jennifer Niven

Resenhas - Sem Ar

ingridgi 06/08/2021

E esse final???
Não acredito que acabou assim!!!!!!!!! Queria tanto mais um pedacinho da ilha, e queria uma versão só pra mim do Miah. que livro mais gostosinho de ler, apesar do clichê...
Tassio 11/08/2021minha estante
O final é em aberto?

ingridgi 11/08/2021minha estante
pode se dizer que sim

Tassio 11/08/2021minha estante
poxa, eu queria ler mas não curto final aberto :(

ingridgi 11/08/2021minha estante
ahhh :( mas leia, você vai adorar, e apesar de ficar algumas questões em aberto, o final é bem satisfatório

sttarblue 23/08/2021minha estante
eu não gostei do final também, mas se você ler os agradecimentos, consegue entender o porquê

larueswift 06/08/2021

inesquecível.
tô fazendo essa resenha bons meses depois de finalizar esse livro (porque esqueci que não tinha feito resenha :P), mas parece que eu li ontem. parece que eu chorei por minutos seguidos depois de terminar esse livro ontem. parece que me inspirei a voltar a escrever por causa desse livro ontem. parece que eu conheci todos os problemas e dificuldades da claude ontem.

esse livro e esses personagens foram inesquecíveis na minha cabeça. me lembro que quando terminei, toda vez que eu pensava neles eu chorava. se dependesse só de mim, eu sentaria com a jennifer niven e faria mil e uma perguntas sobre o que aconteceu com todos os personagens depois.

até hoje não consigo colocar em palavras os sentimentos que eu senti lendo esse livro. é favorito e tudo nele é inesquecível pra mim. leiam.
Tassio 09/08/2021minha estante
O final é em aberto?

larueswift 10/08/2021minha estante
não exatamente

larueswift 12/08/2021minha estante
14+, amor!

obrigada!

Sté 10/03/2024

Meu segundo livro favorito na vida
Gente tudo nesse livro é incrível lindo.
O final me dói muito mas sinceramente, que livro gostoso de ler e com personagens completamente cativantes. To apaixonada por tudo relacionado a eles, e a esse livro.
Sofrendo um luto pós termino?
Diego 10/03/2024minha estante
Qual o primeiro?

Bruna 10/03/2024minha estante
Você já leu Juntando os Pedaços? Li esse dela e não curti muito, agora estou receosa em ler outros livros da Niven?

Sté 10/03/2024minha estante
@diego.pugliesi o primeiro é a Arvore dos Anjos. ??

Sté 10/03/2024minha estante
@bruna.recacho já sim? também não curti muito, acho que foi o que eu menos gostei de ler dela até agora

Bruna 10/03/2024minha estante
Que bom que não fui a única que não gostei de Juntando os Pedaços!! Fui ler as resenhas dele e sai de lá triste (só tinha elogios). Vou tentar ler "Sem Ar"!

Rafael 04/08/2021

"Não quero esquecer você. Mas, acima de tudo, não quero esquecer de mim.".
Gostei bastante de Claude e Jeremiah. Apesar de não concordar com muitas decisões que os dois tomaram ao longo da história, entendi o porquê delas - e talvez até fizesse o mesmo se tivesse no lugar dos dois. Mas mais do que a relação com Miah, gostei de ver a mudança das de Claude com as pessoas ao seu redor. É realmente difícil ver algo que consideramos sólido ruir e perceber que nossa verdade não é a "do mundo", mas esses momentos ainda podem render um aprendizado e Jennifer Niven os mostrou muito bem.

Os únicos momentos que me incomodaram foram quando Claude e a mãe focam na história da morte da tia. No início, até achei que seria algo legal, mas quando os plots do livro se estabeleceram, ele era o mais fraco e eu estava mais interessado na relação de Claude e Miah.

"Sem Ar" não superou "Por Lugares Incríveis" e "Juntando os Pedaços", mas continuou me mostrando porque amo a escrita e as histórias de Jennifer. Não é um livro de romance (ainda que ele seja bem presente), mas sim de descobertas e aprendizados.
Lana Wesley 04/08/2021minha estante
E o mais legal é que a gente vai se descobrindo junto com os personagens. Me identifiquei muito com os questionamentos pessoais feito por Jeremia e Claude

Rafael 04/08/2021minha estante
Sim, Lana!! Concordo :)

Rafael 12/08/2021minha estante
May, seguindo a amazon é 14 anos

obrigada!

Ana Caroline 24/04/2021

Esperava mais
O livro foi indicado em uma LC que acompanho e a responsável pela LC falou com tanta paixão do livro que corri para ler.
A leitura é fluida, mas é Young adult até demais.
Tem partes que até dá vontade de revirar os olhos de tão clichê.
O fim só fica bom quando ela narra a história real. Aí sim você consegue sentir um friozinho na barriga. Mas esperava mais.
Ana Luiza 25/04/2021minha estante
Clube do livro da Chata de galocha tbm?? Se for, tbm tô tentando entender o pq da Lu ter amado tanto o livro. Aguardando a live.

Thais.Duarte 27/04/2021minha estante
Também estou ansiosa pela live, pq o livro n me prendeu e cheguei até o fim me arrastando!

Larissa.Pozzi 28/04/2021minha estante
Também to nessa!! Como ela ama tanto?!

Ana Caroline 08/05/2021minha estante
Sim. Mas a discussão da live tb não me animou.

Ana Luiza 08/05/2021minha estante
Concordo. Achei que ficou superficial, muita coisa não foi dita.

@livresenhas 16/05/2021

Uma história real com um clichê verdadeiro
Esse livro tem uma magia muito real, ele teve a capacidade de retratar o amor jovem de maneira imperfeita e clichê sem deixar de ser verdadeira.

Virgindade e sexo são dois assuntos que muitas vezes são vistos como tabu, é muito fácil estes serem romantizados em livros ya. O que me ganhou foi exatamente essa visão tão real e linda.

Eu queria muito incentivar vocês a lerem esse livro porque essa história é um pedaço da vida da Jennifer e o mocinho do livro é uma mistura de um amor esquecido de adolescência com seu atual marido. Ela colocou a alma nesse livro a cada frase e eu amei demais.
Tassio 18/08/2021minha estante
Comecei hoje??

Min 05/10/2021minha estante
Tô lendo, Liv! Tô amando e muito obrigada por essa indicação tão necessária ??

Tonny.Roberth 22/01/2023minha estante
Eu li também,livro muito showw

Mica 07/05/2024minha estante
eu amo esse livro, li ele nos 16 e foi incrível dms, amo mt

isa! 04/06/2023

“A gente sempre acha que tem mais tempo”
Jennifer Niven é um tópico sensível para mim! Essa autora preenche todo o meu coração com suas histórias lindas e inspiradoras. Não é normal o carinho que tenho por você, Jennifer. Como já escrevi, “Por lugares incríveis” é um dos meus livros favoritos da vida. Quando leio um livro, geralmente, levo em consideração o momento da vida que estou lendo. Ou seja, às vezes posso não gostar de um livro, não porque é ruim, e sim, porque o li durante um momento que nossos sentimentos apenas se divergiam. No entanto, minha experiência com “Por lugares incríveis” foi totalmente diferente, pois, pela primeira vez, li um livro em que senti que, finalmente, alguém me entendia. Também foi uma das minhas primeiras leituras na pandemia. Enquanto o mundo estava perdido, me agarrei à Jennifer Niven e seus personagens me levaram para uma zona segura. E, quando digo que desejo colocar o nome dos meus futuros filhos em homenagem à Theodore Finch e Violet Markey, não estou brincando. Haha.
Quanto à “Sem Ar” não me senti tão apegada aos personagens e nem mesmo à história. O enredo do livro é bonito e necessário, e admito que gostei muito de ler sobre as percepções de sexo e de virgindade para Claude. O colapso do livro inicia-se quando o pai de Claude deseja o divórcio, obrigando Claude e sua mãe a mudarem-se, por um tempo, para a ilha de herança de sua família. A protagonista, preocupada com os planos após a escola e em como conseguir conquistar um menino bonito de sua escola, com quem deseja perder sua virgindade, sente-se constantemente traída por seu pai, uma vez que de uma hora para outra, decidiu que não queria mais estar presente em sua vida. Essa questão do livro, de fato, é muito triste e gostaria que tivesse sido um pouco melhor desenvolvida, porque, muitas vezes, senti que Claude era egoísta e imatura - e, sei que não é! e, mesmo que fosse, tudo bem, ela é jovem e nada é mais imaturo do que jovens, não é?
Na ilha, as descrições são realmente bonitas, o ambiente veraneio é muito agradável e os momentos que se passam durante a ilha são os melhores. Claude chega na ilha, revoltada por estar indo - Hannah Montana? -, muda seu cabelo e deseja iniciar uma nova jornada. Desde o primeiro encontro com Jeremiah, os dois exalam uma forte química e suas caminhadas são cenas incríveis. Jeremiah é aquele menino padrão dos livros de romance, com um passado misterioso e uma graça genuína, ele te encanta nas primeiras cenas em que aparece. O romance é bem desenvolvido, mas não da melhor maneira. As coisas aconteceram muito rápido e muitas cenas eram baseadas em sexo - sei que o livro aborda justamente o assunto, mas, se vamos falar sobre sexo, então fale direito! A primeira vez da Claude é de suma importância para a história. Vivemos em um mundo socialmente patriarcal e a visão acerca do tabu da virgindade reflete imensamente nisso, uma vez que, desde cedo, as meninas são encorajadas a esperar pela noite em que se tornarão mulheres, criando expectativas inalcançáveis numa ação tão comum. O tabu da virgindade começa quando dizem que o ato de transar pela primeira vez, fará a mulher “perder” sua virgindade. Não é sobre perder, ninguém tira sua virgindade de você. Todo essa cosntrução é baseada numa lógica heteronormativa machista, em que a menina tornará-se mulher apenas depois da primeira vez, que deveria ser perfeita e especial. Muitas mulheres sentem-se decepcionadas após a primeira experiência com sexo, porque cresceram com esse ideal de perfeição. Depois da primeira vez de Claude, ela sente-se, de certa forma, decepcionada também, porque o ato parou assim que Jeremiah atingiu seu êxtase. “Ei, eu não acabei. Eu preciso demais”, ela pensa. Essa cena é muito verdadeira e, com um trecho, Jennifer Niven fez uma geração inteira de mulheres se identificarem. Para uma sociedade justa, personagens que veem o sexo como uma ação natural e nada romantizada e/ou ficcionada são muito importantes. Ainda sim, por mais que não pareça, o sexo continua sendo um tabu. Nos últimos dias, presenciei uma situação muito triste, durante uma conversa com alguns amigos, uma amiga me disse que já foi machucada durante o ato e que permaneceu dessa forma até o final, sem dizer nada. Quando paramos para pensar, vemos que a situação é muito triste e que muitas pessoas confundem a dor com o prazer.
A leitura do livro não é tão fluida quanto os últimos que li da autora, porém a minha disponibilidade de tempo para ler também influencia bastante. Admito que a história começou a me entreter somente nas últimas 100 páginas do livro e, quando vi, já tinha o devorado. Sou realmente apaixonada por livros que retratam o verão, mas odeio que todos tenham algo em comum: despedidas. E, não sou nem de longe uma fã de despedidas. Na verdade, só de pensar, sinto vontade de chorar. Quando os personagens começaram a tocar no assunto, sabia que meu fim estava próximo. Até que não teve fim! Jennifer, por que fez isso? Me dizzzz. Sei que derramaria lágrimas suficientes para inundar uma cidade, mas precisava daquele final. Ou, será que não? A gente sempre acha que tem mais tempo, né? Pensei que Jeremiah e Claude iriam encontrar-se pela última vez. Porém, quando vi estava na página final do livro. Foi crueeeeeel. Preciso saber do depois da ilha!
Esse é o livro mais pessoal para a Jennifer e a sua nota é a coisa mais linda que você vai ler. O livro é muito bonito, ainda mais, depois de saber que foi inspirado na história de vida da Jennifer, quando ela encontrou o seu atual marido numa ilha. Que lindo! Enfim, preciso de mais histórias chorosas, Jennifer. Dessa vez, preciso de mais tempo, por favor! Não quero apenas achar que tenho.
arilopes 06/06/2023minha estante
eu pretendo e quero muito ler Por lugares incríveis, mas ainda não estou pronto ? a gente pode conversar sobre isso depois se você quiser.

lamentável a situação da sua amiga, a gente tem uma ideia que o sexo será maravilhoso, né?! poucos de dirão isso, mas tenho um medo absurdo e uma cobrança excessiva para que não eu tenha uma experiência constrangedora e para que ela também se sinta bem e confortável naquele momento. eu também penso que deverá ser a sublime êxtase, mas certo que esse pensamento foi impregnado em mim.

"preciso de mais tempo, por favor! não quero apenas achar que tenho" houve uma época que eu queria mais tempo com ela, mais e mais. e hoje reflito se estou aproveitando esse tempo com quem ainda tenho perto, a resposta é: não! apenas lamentamos quando perdemos, quando precisamos dizer adeus. quando não temos mais tempo.

isa! 06/06/2023minha estante
amigo, realmente Por lugares incríveis não é um livro fácil de se ler, mas, ainda sim, é um livro que transborda sentimentos reais e em como, às vezes, a pessoa de quem você mais precisa, precisa ainda mais de você. é lindooooo, porém claro que sou suspeita para falar, né? - e claro que quero conversar sobre isso!!

sexo é algo que depende da sua visão construída ao longo de anos e, mesmo que não pareça, não passa de mais uma relação física que o ser humano adquire ao longo da vida. além disso, o sexo é um dos momentos de mais vulnerabilidade das pessoas, em que nos permitimos demonstrar o que estamos sentindo, e, como qualquer relação deveria ser, precisamos, primeiramente, de confiança e respeito. porém, por mais que ache que todos pensam igual a mim nessa questão, ainda me deparo com pessoas que pensam sobre o prazer unilateral, o que me causa um certo espanto, geralmente.

sabe, amigo, essa questão de tempo é um pouco perturbadora. às vezes, achamos que perdemos a chance de ter algo a mais com uma pessoa, então, tentamos ao máximo retornar para aquela relação - mesmo que saibamos que o que tinha para durar já durou - e acabamos decepcionados, prejudicados e insatisfeitos naquela posição. após um tempo, a visão que havia daquela pessoa, começa a se deteriorar, porque ela não é mais a pessoa que conhecemos e amamos - e nem nós somos! e, hoje penso que talvez deveríamos aceitar o fim da forma que ele nos mostra, pois, ás vezes, a lembrança boa conforta mais que a má vivência. e, sim, amigo, nunca aproveitaremos o bastante aqueles que ainda temos por perto, até saber que eles não estarão ou apenas nos depararmos que eles já não estão mais aqui. mas, sei lá, às vezes, tem uma razão para não sabermos.

arilopes 06/06/2023minha estante
já tinha visto que você fez resenha de Por lugares incríveis, mas só posso ler quando eu lê-lo hahaha

prazer bilateral >>>>

eu não tive um relacionamento romântico com ela, ela morreu. e a morte dela já foi mencionada em uma resenha minha ? você foi bem sensível à exposição desse fato ? e a aceitação da morte/do luto veio em forma de livro. sim, um livro me ajudou nesse processo! ele me fez entender que não há como sair do labirinto de sofrimento, nossas vidas é o labirinto e que devemos aceitá-lo. as coisas acontecem por algum motivo, eu aceito a morte dela, eu me permiti deixá-la ir, porque eu precisava continuar e sem ela. todavia, sempre vou desejar ter tido mais tempo. ainda sou egoísta. um dia antes da morte dela, eu assisti ao filme Por lugares incríveis.

"minha amiga se foi. e eu sempre sentiria saudades dela. e tinha que ficar bem com isso"

its.allic3 31/01/2022minha estante
amgg mas você sabe que a ?claude? e o ?miah? sao casados na vida real!!! ate pq é a historia da autora

sarah :) 31/01/2022minha estante
simmmmm eu fiquei encantada quando soube disso, passei 3 horas olhando pro teto

its.allic3 31/01/2022minha estante
fiquei assim tb KKKKKKK

alefrocha 27/04/2022

Entrou para a lista de favoritos de 2022
Meu primeiro contato com a autora e estou encantada. Sabe quando você lê um capítulo que é tão bom que volta pra reler e reler denovo? O que mais me surpreendeu foi a maneira como a autora te torna empático em relação ao personagem, eu não consigo imaginar quão dramático e dolorosos são alguns acontecimentos ao mesmo tempo que eu entendo. Simples assim. Talvez seja o fato de que o livro é o "mais pessoal" que a autora já escreveu. Gente procurem o Instagram do marido da autora e PELO AMOR DE DEUS ele é o Miah da vida real MESMO. Recomendo a leitura.
Lívia Gomes 15/05/2022minha estante
Nossa, se gostou desse recomendo muito os outros dois da autora: "juntando os pedaços" e "por lugares incríveis". Histórias lindas e muito sensíveis. Amo a autora. O trabalho dela é incrível

alefrocha 15/05/2022minha estante
Quero muito ler, principalmente "por lugares incríveis" que eu assisti a adaptação e desidratei, só não li ainda pq não sei se aguento a carga emocional.

Lívia Gomes 15/05/2022minha estante
Realmente é uma história com essa carga emocional muito intensa. Inclusive o livro é bem mais profundo que o filme!

Isabela Zanotto 26/07/2021

Eu não acredito que o livro acabou dessa forma ???????????? eu precisava de mais informação.
Gostei muito do livro me emocionei e consegui me conectar a personagem apesar de em alguns momentos achar ela mimada e infantil. O Miah é o sonho de qualquer garota de 18 anos e me apaixonei por ele assim como a protagonista.
Roberta.Priscila 26/07/2021minha estante
Fiquei curiosa

Isabela Zanotto 26/07/2021minha estante
Acho que nem todas as pessoas vão gostar do livro mas pra mim foi uma ótima experiência ?

Silva 02/08/2021

Confusa com os sentimentos ao ler.
"-Não tens de prometer nada . Não tens de me amar.
- Não posso prometer isso.
-Podes ficar com o coração partido
-Eu sei
-Ou podes partir o meu "
??????????????????????????????????????????
OK????MAS QUE LIVRO FOI ESTE ???
Bem vou tentar ser o mais sincera possível.
Confesso que no início do livro até às 100 páginas estava a detestar até pensei em abandonar pois a protagonista era chata e só pensava em sexo.
Mas ainda bem que não desisti!!!
O livro surpreendeu me de uma forma absurda e a história é incrível!!!
Dá para ver o desenvolvimento da protagonista e o amadurecimento.
Adorei a história em si ,a autora consegue pôr-nos com a cabeça a mil com as sensações!
E já agora alguém que me leve para a ilha !!!!

Silva 12/08/2021minha estante
+14

Pedre 09/06/2021

AMEI MUITOOOOO
Pra quem procura um livro leve, com amor adolescente e com um final surpreendente, esse livro é pra você. E já adianto que vocês vão se apaixonar real por tudo, mais em específico, pela ilha.
Ps: ela existe
Mily 09/06/2021minha estante
Quero tanto ler!!!

Pedre 11/06/2021minha estante
É muitoooo bom

Natalia.Barbosa 08/02/2022

Definitivamente sem ar!!!!!
Esse livro me chamou e eu acatei o chamado e não me arrependo.

Iniciei a leitura com medo, só li apenas um livro dela que foi Por lugares incríveis e quem já leu entende o meu medo, mas não foi o que eu esperava. Nos primeiros capítulos eu já estava chorando e nem tinha nada triste, mas ler sobre amizades e ciclos sendo encerros sempre me abala.

A muito tempo eu não sentia algo tão forte ao ler um livro. Sabe aquela sensação de ser os personagens de sentir tudo que eles sentem, de chorar, sorrir, amar e sofrer junto com eles de uma forma tão vívida mas tão vívida que quando você acaba a leitura e se dá conta que nada foi real acaba ficando meio desnorteada sem saber o que vai fazer sem aqueles personagens? Pois é, essa sou eu agora.

Pensei que seria só mais um romance na fila do pão e estou saindo dessa leitura com uma sensação estranha no coração de não estar vivendo como deveria, de ter enfeitado e deixado confortável demais a "minha caixa".

Como pode até os agradecimentos do livro me fazerem chorar? Jennifer você acaba de ganhar um lugar muito especial no meu coração.
kimberlly26 08/02/2022minha estante
sabe qual é a classificação indicativa desse livro amg???

Natalia.Barbosa 08/02/2022minha estante
É +14

Larissa 21/04/2021

A história é bem clichê, um romance adolescente que fala sobre perdas, despedidas e recomeços, no entanto não conseguiu me prender e ficou cansativo em vários pontos.
Meneva 21/04/2021minha estante
Um clichê de 470 páginas. Desviei toda hahaha

MiMel 25/04/2021minha estante
Achei cansativo também em muitos momentos.. leitura leve e despretensiosa!

leti 17/11/2021

Sem Ar
Esse foi um dos melhores livros que eu já li. Um clichê tão realista que dói, apesar de não ter um final não-feliz.

Eu me identifiquei muito com esse livro, por passar exatamente o que a Claude passou. Separação dos pais, uma terceira pessoa, seu chão sumir. E é absurdamente doloroso quando nosso chão some.

Mas Sem Ar, de alguma forma, personifica a dor e a transforma em um ser que segue em frente, pedalando por uma estrada de terra. Ela ainda está alí e ainda dói, mas não é triste.

Claude é uma pessoa muito real, ela erra, fica com raiva, tem atitudes infantis e atitudes maduras também. É uma personagem muito bem construída, imagino que seja por que ela realmente existe.

Esse livro tem várias lições e várias memórias, uma coisa que eu vou levar para a vida é que a gente deve se abrir à possibilidade, ao quase e ao talvez.

Espero que você leia esse livro e, depois, escreva sua própria história. Que ache muitos dentes de tubarão e que nade até ficar sem ar e que escreva tudo que quiser até acabar todas as linhas. Tchauzinho :)
manu 19/11/2021minha estante
amg coloquei na minha cabeça q foi final felizKAKAKAKA ate pq a escritora se casou com o ?Jeremiah? da vida real AAAA

leti 19/11/2021minha estante
KKKKK EXATAMENTE