Sem ar

Sem ar Jennifer Niven

Resenhas - Sem Ar

Carolina598 09/06/2021

o final?
o livro é bom mas com muitos poréns, a escrita da autora é muito instigante como ela fez nos outros dois livros mas ao contrário dos anteriores a história fica arrastada e você não entende qual o propósito; a personagem principal é muito difícil e egocêntrica. a história conta todos os dias que ela possa na ilha e as vezes parecia que não tinha fim, não trazendo nenhuma informação relevante. depois de tantos questionamentos durante todo o livro, as respostas não são dadas, o final fica em aberto. a única coisa salva é os agrediremos da autora.

Ana 15/07/2021

Existe beleza em toda história.E existe uma história em tudo
Claudine Henry é uma menina de dezoito anos que mora em uma cidade pequena de Ohio. Ela leva uma vida aparentemente normal e feliz, até que o anúncio do divórcio de seus pais muda tudo. Para lidar com a separação, Claude e sua mãe vai para uma ilha remota da Geórgia. Lá, ela conhece Jeremiah Crew e, mais importante que tudo, conhece a si mesma.
Esse livro é diferente de todos os outros que já li da Jennifer Niven. Logo no início, ela fala que a história é pessoal para ela:
?Alguns nomes e lugares foram trocados, mas a história é verdadeira. Está tudo aqui porque um dia isso vai estar no passado, e não quero esquecer o que passei, o que eu pensava, o que eu sentia, quem eu era. Não quero esquecer você. Mas, acima de tudo, não quero esquecer de mim?
E acho que foi justamente por isso que esse foi o melhor livro dela. A escrita é diferente, dá para perceber como aquela história é verdadeira. Você lê o livro sentindo tudo o que os personagens sentem, se apegando a eles e torcendo por eles. Acho que isso não teria sido possível se a Jennifer não estivesse tão envolvida na história.
Gostei da construção da protagonista. Dá para ver a evolução dela ao longo do livro, e foi algo muito bonito de acompanhar. Gostei da ambientação da história, que se passa em uma ilha remota que não tem sequer sinal de celular. Enfim, amei cada detalhe da história. Realmente não consigo pensar em uma única coisa que não me agradou.
A única coisa que posso dizer é: Muito obrigada, Jennifer, por ter escrito esse livro.
?Aqui nós rimos. Aqui brigamos. Aqui amamos e sonhamos. Aqui foi onde o chão desapareceu. Aqui foi onde construí um chão novo sob meus pés. Aqui foi onde eu comecei?

Pedre 09/06/2021

AMEI MUITOOOOO
Pra quem procura um livro leve, com amor adolescente e com um final surpreendente, esse livro é pra você. E já adianto que vocês vão se apaixonar real por tudo, mais em específico, pela ilha.
Ps: ela existe
Mily 09/06/2021minha estante
Quero tanto ler!!!

Pedre 11/06/2021minha estante
É muitoooo bom

its.allic3 31/01/2022minha estante
amgg mas você sabe que a ?claude? e o ?miah? sao casados na vida real!!! ate pq é a historia da autora

sarah :) 31/01/2022minha estante
simmmmm eu fiquei encantada quando soube disso, passei 3 horas olhando pro teto

its.allic3 31/01/2022minha estante
fiquei assim tb KKKKKKK

@gataleitora 16/06/2021

"Ninguém é capaz de me fazer chorar mais rápido que eu mesma. "
Confesso que assim que li essa sinopse no lançamento americano eu fiquei com receio de ler esse livro e sofrer como muitos que conheço que leram Por Lugares Incríveis e eu estou fugindo de livros que mexam muito comigo. Mesmo assim não resisti quando ofereceram aos parceiros do grupo Cia das Letras.

Então me preparei psicologicamente , peguei minha caixa de lenço e corri pro abraço. Um abraço bem gostoso, suspirante e graças ao bom Deus nem um pouco choroso. O livro como diz na sinopse é um livro pessoal inspirado na própria história de vida de Jennifer, a separação dos pais inesperada e o encontro do amor.
Claudine Henry fica em choque ao receber a notícia de que seus pais, que formavam com ela um bloco coeso e sólido de companheirismo e amor, iriam se separar e o pior que ela e a mãe iam para uma ilha estudar a vida de um parente e que ela deveria ficar em silêncio sobre essa separação. Sem poder se abrir com ninguém nem com a melhor amiga que também escolheu este momento complicado para revelar um outro segredo, Claudine se fecha em sua concha se perguntando o que fez de tão errado para merecer tudo o que estava acontecendo com ela.
Ao chegar na ilha, a garota acaba conhecendo um grupo de garotos problemáticos que trabalha lá como atividade de reformatório e aos poucos um mundo novo se abre para Claude, principalmente ao se envolver com o complexo e misterioso Jeremiah.

Jeremiah é um jovem em recuperação do qual Claude não consegue se afastar , mesmo que muitos a aconselhe a isso, e é ele quem vai apresentar tudo de mais mágico que existe na ilha.

Entre passeios de bicicleta, momentos ao luar e situações mais que românticas, esse casal mais que improvável irá criar um laço fortíssimo. Amei demais vivenciar e sentir na pele os momentos experimentados por eles, Jennifer Niven tem uma forma suave e melodramática de escrever que me fez mergulhar de cabeça em cada uma das experiências do casal. Só fiquei com muito medo do final e não deu outra acabei numa ressaca profunda.
O início é bem lento e por vezes monótono mais a medida que a jornada de Claude e Jeremiah se inicia me vi presa ao livro com há muito tempo não me via e acabei virando a noite para saber como tudo iria terminar para eles.

site: https://www.gataleitora.blogspot.com

Lucia | @lucia_esta_lendo 30/05/2021

Morno
Primeira leitura de Jennifer Niven e fui com muitas expectativas, pelo hype que a autora tem.

Mas a história não me cativou. É bem clichê. Acho que passei da idade de ler YA. Não consegui me conectar de jeito nenhum com a Claude, achei ela egoísta demais, como se só ela sofresse, quando todo mundo ao redor dela também enfrenta seus próprios demônios. Eu gostei do Miah quase o livro todo, pela sua aura misteriosa, e ele tinha bons ensinamentos nas entrelinhas, mas a forma como ele sumiu da vida de Claude no final do livro não consegui romantizar, só achei de uma canalhice sem igual. Enfim...

Temos temas aqui dolorosos, a separação dos pais, o término da escola, o distanciamento entre amigos, o primeiro amor, sexo, a descoberta do que se quer da vida e de como você quer vivê-la. Mas apesar de todos os devaneios da Claude, não sentia que ela se desenvolvia. Fiquei foi com dó da mãe dela, vivenciando a dor de ser traída e ainda ter uma filha com chilique achando que só a dor dela importava. Ah, esse livro não deu para mim. Era tanta enrolação que a história várias vezes ficava parada. Só o li para terminar mesmo o livro, não abandonar. Mesmo com a explicação da autora de que boa parte do livro é auto biográfica, não consegui depois me conectar com a história.
@juliaavictorino 31/05/2021minha estante
Olha, não sei se é o gênero, mas parece que os YA da Jennifer são bem mornos mesmo. Enrola muito, passa pano em coisas importantes, não me agrada ?????

marina 04/02/2022

bom, mas?¿
minha única reclamação desse livro é em relação às pontas soltas que ficaram. por exemplo, várias questões foram levantadas no decorrer da história, como a separação dos pais e como isso afetou a personagem, relacionamentos, a história dos seus antepassados, enfim, mas no final o livro se resumiu no >romance

Alana 19/07/2021

Amei demaisssss! Há tempos um livro não me fazia sonhar tanto kkk é o clichê amor de verão, mas muito bem contado.

bibi 29/12/2022

provavelmente vou mudar a avaliação, mas preciso de um tempo pra formular minha opinião. continuo com perguntas que não foram respondidas. e o final, sem palavras! adorei que citaram joy to the world do three dog night, adoro essa música!
ps: talvez precise reler!

Naraiane.Martins 23/07/2021

RESENHA - Sem ar | @aquarelandosonhos
Claudine Henry pretendia passar as férias antes da faculdade aproveitando cada segundo, seu plano era viajar de carro com sua melhor amiga, e curtir o máximo o fim do ensino médio. Mas, depois que seus pais anunciam o divórcio, o mundo de Claudine vira de cabeça para baixo, a família que ela considerava perfeita começa a se desfazer, e a jovem fica completamente sem chão. Após a separação, buscando um recomeço Claudine e sua mãe, vão passar o verão em uma ilha remota, neste lugar a garota não tem internet, sinal de celular ou amigos. Até que conhece Jeremiah, um jovem misterioso e de espírito livre, a conexão entre os dois é imediata. Em meio a belas praias, dunas e florestas, Claude e Miah tentam não se apaixonar, já que ambos tem data marcada para deixar aquela ilha paradisíaca para trás.

Sem ar, fala muito a cerca de se reencontrar e ser o protagonista de sua própria história, Claudine é uma personagem que cresce muito ao passar das páginas, no início do livro temos uma jovem mimada e sem muita profundidade, já no final conseguimos perceber ela mais madura e traçando objetivos para o futuro. Essa é uma história sobre recomeços, sobre encarar novas jornadas e entender que nem tudo é para sempre.

?Mas é mais que isso. São pés enlameados e porões trancados e luas de sangue e tudo o que dissemos um para o outro quando ninguém estava mais ouvindo?.

Se você pretende realizar essa leitura, peço que leia tudo, leia até a última página. Os agradecimentos finais da autora são o ponto chave, para entender o quão íntima e verdadeira essa história é.

@aquarelandosonhos

dani 18/09/2021

vai com calma
só comprei o livro por ser da niven pq tinha amado e favoritado "por lugares incríveis", então acho que meu maior erro foi começar com expectativa alta.
o romance da claude com o miah é interessante, muita relação com a vida real e principalmente com a adolescência
mas confesso que demorei pra terminar o livro pq simplesmente não consegui criar um vínculo com a claude, a personagem não me prendeu, ela tem surtos que crianças mimadas têm do nada, algumas ações completamente infantis e revoltantes. se for parar pra pensar, é realmente como algumas pessoas agem, como elas se sentem, mas isso definitivamente foi algo que me fez enrolar na leitura.
talvez se tivesse sido escrito pelo ponto de vista do miah fosse mais 'cativante', ele é um personagem que me intrigou muito mais que a claude até.
imagino que esse livro possa vir a ser muito importante principalmente pra quem ta passando ou já passou por algo assim.
e, por fim, gostei muito da escrita da niven, a história parece realmente que ta saindo da cabeça de uma adolescente.

Ari.Spichencoff 30/04/2021

Aquele clichê adolescente
Um livro que começa gostoso e no final já está chato demais!
Tenho dificuldade com livros que não tem finais redondinhos, que é o caso desse! Termina sem um fim ahahah

Uma recomendação é: leia os agradecimentos! Me fez simpatizar mais com o livro

Cah 05/07/2022

?A gente sempre acha que vai ter mais tempo?
Achei muito verdadeiro a forma como o tema sobre virgindade e sexo foi abordado nesse livro. Apesar de ser um romance ?adolescente? clichê a autora consegue não colocar o tema de uma forma romantizada.

Jeniffer Niven sempre foi a minha autora preferida desde ?por lugares incríveis? e agora depois de ler esse livro vejo como a escrita dessa mulher é mágica e extremamente especial para mim.

O livro tem tudo e muito mais que um romance promete, amei o desenvolvimento da personagem principal e estou apaixonada por ter a oportunidade de conhecer e acompanhar o crescimento de todos esses personagens que compõem a história. Não chorei com o final pois o livro todo me preparei para aceitar que aquilo ia acontecer e tentei aproveitar o máximo do momento atual do livro (isso foi uma coisa que o livro com certeza me ensinou) mas óbvio que doeu bastante.

Enfim, o livro tem frases lindas e acho muito importante que adolescentes leiam, além desse livro ser onde a Jennifer Niven colocou um pouco dela em cada pedacinho o que faz dele muito mais importante.

Amanda 09/09/2021

A leitura começa beeeem arrastada e no geral, o livro é meio parado. Não acontece muita coisa, mas é interessante mergulhar no mundo da Claude. Ela é MUITO intensa (tanto que no início eu até achei chata pelo drama kkkkk) e eu amei a metáfora dela sobre "perder o chão", que é um dos pontos principais do livro.
E o mais impressionante: quanto mais eu leio, mais eu me apaixono pela escrita da Jennifer Niven. A mulher escreve tão bem que até o agradecimento dela é bom, fiquei emocionada?
Amei a história. Fiquei triste junto com eles, angustiada com a despedida, porém com o coração quentinho sempre. Aiai nada como um romancezinho pra aquecer o coração?