Sem ar

Sem ar Jennifer Niven

Resenhas - Sem Ar

Bia 13/08/2021

Sem ar
Esse foi o livro da Jennifer Niven mais fraco em questões de enredo, na minha opinião. A história é bem parada e nada muito emocionante acontece, focando mais no dia a dia da personagem principal e de seu par romântico. Não há uma reviravolta e nem grandes acontecimentos, mas o livro ainda assim é valido pois traz reflexões muito interessantes e fala sobre assuntos importantes, principalmente para jovens.
A escrita da Jennifer, assim como nos outros livros dela, é poética, o que deixa o livro cheio de frases bonitas e impactantes. Porém mesmo com a escrita envolvente e fluida eu me senti entediada em algumas partes, pois como disse no início, nada acontece na história...
Os protagonistas são cativantes e reais, e acho que parte da razão de isso acontecer é que a narrativa é baseada nas experiências da própria autora, deixando as personagens mais concretas.
Vale a pena ler o livro se você estiver a procura de algo rápido e leve, e que traga reflexões, mas que não tenha muita ação.

"A vida é um acúmulo de dores. Elas nos preenchem e nos tiram o ar e achamos que nunca mais vamos conseguir respirar. Mas antes de nos darmos conta, somos apenas palavras em um papel, silenciados e adormecidos até que alguém encontre essas palavras e as leia."

"A gente tem que sentir. A gente tem que sentir mesmo que ache que isso vai nos matar."

larueswift 06/08/2021

inesquecível.
tô fazendo essa resenha bons meses depois de finalizar esse livro (porque esqueci que não tinha feito resenha :P), mas parece que eu li ontem. parece que eu chorei por minutos seguidos depois de terminar esse livro ontem. parece que me inspirei a voltar a escrever por causa desse livro ontem. parece que eu conheci todos os problemas e dificuldades da claude ontem.

esse livro e esses personagens foram inesquecíveis na minha cabeça. me lembro que quando terminei, toda vez que eu pensava neles eu chorava. se dependesse só de mim, eu sentaria com a jennifer niven e faria mil e uma perguntas sobre o que aconteceu com todos os personagens depois.

até hoje não consigo colocar em palavras os sentimentos que eu senti lendo esse livro. é favorito e tudo nele é inesquecível pra mim. leiam.
Tassio 09/08/2021minha estante
O final é em aberto?

larueswift 10/08/2021minha estante
não exatamente

may 12/08/2021minha estante
oiee você sabe qual é a ideia indicativa?

larueswift 12/08/2021minha estante
14+, amor!

may 12/08/2021minha estante
obrigada!

Cati 30/05/2021

Resenha: Sem Ar
Adivinha? Terminei o livro 1 dia antes do esperado.
O romance é beemmm fofinho e me fez ficar confortável lendo este livro.

iammoremylrds 07/03/2022

gostei bastante do livro, é bem fluido, traz diversos assuntos importantes ao decorrer da história, isso sem falar da própria evolução da protagonista, que é bastante nítida, além de ser um romance bem clichê

PPSS 11/02/2023

Sou apaixonada pela escrita da Jennifer Niven, mas esse livro deixou a desejar. Não sei se foram as expectativas grandes após ler Por lugares incríveis e Juntando os pedaços, que foram livros que me arrebataram. Sem ar não conseguiu me prender. Insisti na leitura por conhecer a autora, mas foi uma história que diante dos outros dois livros, não foi tão impactante pra mim.

Aurora 23/04/2023

Esse livro me traz uma sensaçao de liberdade. Ele é tao real, pessoal, cheio de sentimento. É sobre mudanças. Sobre pessoas que não vem pra ficar, mas pra te ajudar a se encontrar, pra devolver seu chão. Pode ser pouco tempo, mas pode importar mais do que alguns pra sempre.
É um livro extremamente pessoal da autora, mas eu senti como se fosse meu tambem
ananuneszz 24/04/2023minha estante
estou com a mesma sensação!

malu ð¤ 24/12/2022

?e a gente é só possibilidade, e quase, e talvez.?
ainda to digerindo esse livro.
foi um final difícil de aceitar, mas confesso que entendo o porquê dele. eu adorei as conversas e a profundidade e a conexão do casal principal em grande parte do tempo.
a claude me irritou em alguns momentos, mas sendo bem sincera, os protagonistas da maioria dos livros que eu leio me trazem esse sentimento.
foi uma leitura boa, mesmo tendo pensado em largar uma vez ou outra.
os personagens erram e são bem humanos e eu gosto da escrita da autora. acho que é isso.
?Não importa aonde eu vá ou o que aconteça, nós estivemos aqui.?

Iara 06/01/2023

Um romance clichê TOTALMENTE adorável!
Eu confesso que li muitas resenhas falando sobre ?o livro não ter um capítulo final?, mas sendo um livro pessoal isso é totalmente entendível. Tudo que fazemos na vida possui um ponto final cravado? Ao meu ver não. As coisas acontecem, desacontecem hahahaha

Adorei conhecer a Claude nesse momento da vida dela. Ela estava triste, com raiva, sem chão e o Miah chegou pra devolver isso pra ela.
É um livro bem gostoso e leve de ler, muito bom imaginar todas as aventuras deles por aí.

Ana 20/11/2021

Jennifer Niven é reconhecida, principalmente, pelo seu livro Por Lugares Incríveis. Tive o prazer de lê-lo em meados de 2015 e até hoje é uma das minhas histórias preferidas, mesmo com toda carga dramática. Também gostei bastante de Juntando os Pedaços, ainda que tenha sentido que faltou alguma coisa para realmente me marcar. A questão é que eu nunca pensei que a mesma autora pudesse fazer com que eu tivesse os mesmos sentimentos duas vezes, com duas histórias diferentes, em momentos diferentes, até ler Sem Ar.

Já aviso que não é um livro cheio de reviravoltas, com uma trama impressionante ou algo do tipo, então não criem muitas expectativas nesse sentido. O que marca realmente é a forma como a autora conduz a história, um clichê de verão perfeito. Não que Claudine Henry concordasse com minha afirmativa anterior, visto que seus planos eram viajar com a melhor amiga antes de irem para a faculdade. Ela realmente não esperava passar um mês inteirinho em uma ilha deserta porque seu pai decidiu que não queria mais ser um homem casado.

Além de ter que lidar com a dor dessa separação — afinal, seus pais nunca brigavam ou davam pistas desse rompimento —, Claude se vê obrigada a acompanhar a mãe nessa viagem para que, de alguma forma, ambas consigam superar o acontecimento. Acontece que a ilha é realmente isolada: não tem sinal de telefone, muito menos wi-fi, portanto, a protagonista realmente acreditava que ficaria sozinha, num limbo, tendo que lidar com milhões de sentimentos... E eis que ela conhece Jeremiah Crew.

Jeremiah Crew... Miah... O garoto dos sonhos de qualquer adolescente, o crush literário que promete conquistar um milhão de corações. Digo com certeza que ele é responsável por Sem Ar ser o que é: uma história sobre se (re)encontrar. A relação entre Miah e Claude é a coisa mais linda de se acompanhar, porque a medida em que ele mostra que, apesar das dificuldades a vida pode sim, ser boa, Claude vai deixando seu perfil de menina mimada e egoísta de lado.

Assim como eu, muitas pessoas podem torcer o nariz para os pensamentos e atitudes de Claudine, principalmente nos primeiros capítulos da trama. Ela é realmente o tipo de garota que só pensa em si mesma, que acha que o mundo gira em torno dela, e muitas vezes perdi a paciência com essas características. A verdade é que, com 26 anos, acabo achando os dramas adolescentes muito exagerados, apesar de entendê-los — afinal, eu também fui uma jovem de 18 anos com os mesmos tipos de problemas, né? Ao mesmo tempo, Claude amadurece e aprende tanto durante o desenvolvimento da trama que, no fim, não foi difícil "aceitar" algumas decisões erradas que ela tomou.

Jennifer Niven gosta bastante de desenvolver temáticas importantes para essa fase da nossa vida, como o fim do Ensino Médio e as incertezas que vêm depois dele, primeiro amor, amizades, sexo e sexualidade... Tudo o que mais gostamos de encontrar em livros voltados para o público jovem. De certa forma, é uma época que a gente se sente muito sufocado, né? Temos que fazer escolhas difíceis, eventualmente dizer "adeus" para as pessoas que nos acompanharam praticamente a vida inteira, enfrentar o desconhecido. A obra representa muito bem esse sentimento de não conseguir respirar, por isso eu amei tanto, e amei o título também.

A autora tem uma forma de escrever única, perceptível em todos os seus livros lançados no Brasil: adora frases de efeito e abusa da atmosfera melancólica, como se desde o início quisesse preparar o leitor para desfechos iminentes. Isso também acontece em Sem Ar, porque vejam só, se o enredo gira em torno de um romance de verão, já começamos a ler sabendo que, ora ou outra, ele vai acabar. Aqui, o que importa de verdade são os aprendizados que vão surgir como resultado dessa situação, que eventualmente serão lembrados no decorrer da vida dos personagens.

Eu precisava dessa história para confirmar que nada na nossa vida tem fim caso a gente queira, porque as memórias ficam para sempre. Tanto que, para Jennifer Niven, Sem Ar é um compilado de momentos que ela mesma viveu, o que deixa tudo ainda mais bonito. Miah e Claude são capazes de arrancar suspiros, mas o que toca mesmo é o fato de ser o retrato perfeito para a autodescoberta. Até então, é definitivamente meu livro preferido da autora.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Naraiane.Martins 23/07/2021

RESENHA - Sem ar | @aquarelandosonhos
Claudine Henry pretendia passar as férias antes da faculdade aproveitando cada segundo, seu plano era viajar de carro com sua melhor amiga, e curtir o máximo o fim do ensino médio. Mas, depois que seus pais anunciam o divórcio, o mundo de Claudine vira de cabeça para baixo, a família que ela considerava perfeita começa a se desfazer, e a jovem fica completamente sem chão. Após a separação, buscando um recomeço Claudine e sua mãe, vão passar o verão em uma ilha remota, neste lugar a garota não tem internet, sinal de celular ou amigos. Até que conhece Jeremiah, um jovem misterioso e de espírito livre, a conexão entre os dois é imediata. Em meio a belas praias, dunas e florestas, Claude e Miah tentam não se apaixonar, já que ambos tem data marcada para deixar aquela ilha paradisíaca para trás.

Sem ar, fala muito a cerca de se reencontrar e ser o protagonista de sua própria história, Claudine é uma personagem que cresce muito ao passar das páginas, no início do livro temos uma jovem mimada e sem muita profundidade, já no final conseguimos perceber ela mais madura e traçando objetivos para o futuro. Essa é uma história sobre recomeços, sobre encarar novas jornadas e entender que nem tudo é para sempre.

?Mas é mais que isso. São pés enlameados e porões trancados e luas de sangue e tudo o que dissemos um para o outro quando ninguém estava mais ouvindo?.

Se você pretende realizar essa leitura, peço que leia tudo, leia até a última página. Os agradecimentos finais da autora são o ponto chave, para entender o quão íntima e verdadeira essa história é.

@aquarelandosonhos

annieswt 09/01/2023

sem ar
o livro só começa de verdade na página oitenta, mas a partir daí é uma ótima experiência. é um livro sobre o amor, sobre primeiras vezes e sobre escrever sua própria história.

quatro estrelas é uma nota ótima para o livro e provavelmente depois de lê-lo a jennifer virou uma das minhas autoras favoritas (ainda prefiro a escrita de por lugares incríveis, mas é uma questão mais pessoal). ps: por mais livros com essa representatividade lgbt tão natural!!! ganhou vários pontinhos comigo nesse quesito!
ps2: leiam os agradecimentos da autora, juro que faz toda diferença no livro!

"a vida é um acúmulo de dores. elas nos preenchem e nos tiram o ar e achamos que nunca mais vamos conseguir respirar. mas antes de nos darmos conta, somos apenas palavras em um papel, silenciados e adormecidos até que alguém encontre essas palavras e as leia."
annieswt 09/01/2023minha estante
esqueci de citar uma coisa: se você for um jovem adulto que se sente pressionado pela perda da virgindade, leia!!

ninaa ;) 30/07/2021

que história linda
cara eu amei esse livro, de coração mesmo. ele contém um pedacinho da vida da Jennifer e isso é tão incrível que meu deus!!
as metáforas e os sentimentos presentes aqui são tão reais e tão marcantes que nem sei descrever.

amei a maneira que certos assuntos são abordados, te fazem realmente refletir e repensar no conceito daquilo. a representatividade também é tudo, gostei muito de ver os personagens falando abertamente sobre sexualidade, simplismente perfeito!!

a ilha me conquistou, assim como a história das "fundadoras", que foi bem legal de saber.
obs: me emocionei com os agradecimentos do livro mano, que vivencias que essa mulher tem juro, preciso ler urgentemente "por lugares incríveis"