Aos dezessete anos

Aos dezessete anos Ava Dellaira

Resenhas - Aos Dezessete Anos

Bárbara Lis 05/06/2022

Das dores do silêncio
Aos dezessete anos, as vidas de Marilyn e Angie, mãe e filha, são viradas do avesso. Por mais que ansiasse por saber sobre o seu pai, que nunca chegara a conhecer, Angie nunca conseguiu extrair da mãe nada além do fato que ele morrera antes de seu nascimento e que fora o amor da vida de Marilyn. Todavia, tudo muda quando encontra uma fotografia daqueles que seriam seu pai e seu tio, que também teria morrido segundo mãe, cujo nome, mais tarde, ela se depararia nos créditos de um videoclipe. A partir daí, Angie decide ir atrás de sua história, de suas raízes, para então entender o sofrimento de Marilyn sempre que toca no assunto.

Eu estava muito interessada nessa história porque minha experiência com "Cartas de amor aos mortos" foi incrível, além disso, a temática principal deste livro muito me cativa. Embora a linguagem da autora continue fluida e leve, o enredo deixou a desejar em alguns aspectos. Quando as circunstâncias da morte de James são reveladas, fiquei me perguntando se a intenção da autora foi sensibilizar ou apenas aproveitar as polêmicas sobre as abordagens policiais. De todo modo, a história não foi desenvolvida da melhor forma, um desperdício, porque pela premissa tinha tudo para ser maravilhoso. Mas isso não significa que não seja uma leitura válida, inclusive a recomendo para aliviar o peso das leituras mais densas.

Gabs 05/06/2022

Me surpreendeu muito
Eu comprei esse livro em uma feirinha sem nenhuma pretensão, e deixei ele na minha estante por um ano (o que foi um erro, deveria ter lido antes haha), eu me surpreendi muito com a história e acabei de ler extremamente tocada pela narrativa.

Nunca li nada dessa autora mas a partir de agora com certeza vou ler mais, a construção dos personagens e a sensibilidade em que ela construiu a história foi muito comovente.

Marilyn, James e Angie vão continuar comigo pra sempre ??

Sarah 22/05/2022

Extremamente tocante e emocionante
Comecei esse livro sem expectativas. Esperava nada e recebi TUDO!
A cada página a história só fica melhor. Acompanhamos a trajetória de Marilyn e de Angie, mãe e filha, ambas aos dezessete anos. Mergulhamos em suas inseguranças, medos e relações, enquanto ambas buscam se encontrar no meio do turbilhão que sentem. Marilyn foi minha favorita de longe!
O livro é muito tocante e a maneira que trata sobre assuntos tão sérios com uma escrita tão fluida é incrível.
Ava não perdeu sua sensibilidade, seu alto nível de construção de história continua intacto. Ela não dá nenhum ponto sem nó e tudo se explica. Sensacional.

danda 28/04/2022

Um drama juvenil.No começo achei meio bolinho,mas no final alinhou,gostei.Consegui sentir veracidade na história,essa que poderia acontecer com qualquer um de nós. A narrativa é feita personagens principais,no presente e passado.

Carol 26/04/2022

Aos dezessete
O livro se passa em 3° pessoa e conta a história de Marilyn e James. Um casal adolescente que se conhece e se apaixona. Eles têm uma filha, e ai começa a contar a história dela. A história se divide em passado e presente e conta a busca de Angie pela família paterna.

Eu gostei MUITO mais da parte da Marilyn. É leve e muito gostoso acompanhar o amor dela e do James.
Angie, achei chata e insuportável. Mimada. Nada nunca tava bom.

Podiam ter desenvolvido a história da Marilyn com a mãe depois, senti falta disso. A Angie passa o livro inteiro questionando várias coisas, e fazendo o ex dela de bobo.

Raíssa 23/04/2022

"Aos dezessete anos"- Ava Dellaria
Livro incrível! Conta a história de uma menina que cresce sem a figura paterna e que em determinado momento percebe a falta que aquilo fez em sua vida.Sua mãe ,ainda sem ter conseguido superar a perda do amor de sua vida, tenta afastar essa realidade de sua filha aproveitando bastante a vida e fazendo com que sua filha não perceba as diferenças que existe em sua vida.O livro mostra também como é a vida de uma menina que sofre racismo e como ela lida com isso.A protagonista está sempre querendo descobrir mais sobre a sua história e sua descendência.
O livro é dividido em partes,em alguns capítulos é a história da mãe da protagonista e em outros capítulos é a história da protagonista.

nanda 12/04/2022

a beleza da fotografia, da praia e da rotina
marilyn, como eu queria ser sua amiga. te abraçar, passear numa tarde de sábado para fotografar a cidade inteira e depois tomar um sorvete de morango e sorrir agradecendo pelo dia que tivemos juntas enquanto o vento bagunça nossos cabelos dentro do carro. eu não queria terminar de ler e me despedir porque você despertou em mim o que eu escondia tão bem que não lembrava da existência: a minha paixão por fotografia. você também fotografa com os olhos os momentos que não quer esquecer, a única diferença é que você enquadra com as mãos e eu falo "tique" com o meu dedo apertando como se estivesse com uma câmera antiga. você também ama a sensação de estar na praia e ter um date com a pessoa que você ama com toda a sua alma. você também se impõe como pode para seguir os seus sonhos. você também comete erros e foge dos problemas achando que é o melhor. você também descobriu que isso só piora as coisas. você também pediu desculpa para as pessoas e para si mesma por ter feito isso por anos. você também está fazendo escolhas para melhorar sua vida agora. você também está disposta a mudar. e eu te admiro tanto e te agradeço por ter me encontrado em você, pois agora posso me admirar também.

amo a história de "cartas de amor aos mortos", mas a escrita desse supera demais. realmente mexeu comigo de uma forma difícil de colocar em palavras de tão intensa. só não dei cinco estrelas pois achei que uma questão importante do livro foi abordada de forma rasa.

TRECHOS

?[...] ainda não tem certeza do que vai ?ser?, mas sabe que não quer se sentir pequena demais para fazer a diferença.?

?Não quer lavar o oceano do corpo, a prova silenciosa de que, pelo menos pela tarde, pertenceu a algum lugar.?

?Então começou a tirar fotos mentais, num esforço de resguardar a conexão com o mundo à sua volta de que precisava desesperadamente.?
JurúMontalvao 14/04/2022minha estante
??

nanda 14/04/2022minha estante
??

sky 10/04/2022

emocionante e sensível
Angie foi uma personagem que eu achei difícil de gostar mas depois que eu entendi um pouco dela me rendi completamente.

Marilyn foi a personagem mais complexa já que aparecia no presente e passado, todos os assuntos abordados na trama dela foram muito sérios mas não tratados com muita profundidade por parte da autora.

um livro com uma família afetada emocionalmente pelo racismo e violência policial, mais uma vez a escrita da autora me fez emergir na história.

Leticia2513 03/04/2022

"?Desculpe, eu tenho problemas ?Todo mundo tem, Angie"
Pra mim, um bom livro precisa passar uma mensagem importante pra você, deixar uma marca impressa na sua mente e coração. E esse livro deixou tantas marcas em mim que precisei reler com minha mente mais amadurecida depois de uns três anos. E meu Deus, eu já tinha uma visão incrível desse livro mas se tornou ainda mais fantástico. Eu amo tudo sobre ele, absolutamente TUDO! Cada página é uma experiência bonita, cativante e impressionante. Os personagens tem uma história tão bonita, e mesmo que às vezes a Angie me irrite um pouquinho, eu sei que qualquer um faria o mesmo no lugar dela. A gente tem essa mania de julgar a forma como uma pessoa lida com a dor mas às vezes faria o mesmo ou pior. E eu gosto que esse livro não traz só aquela coisa fantasiosa, mas também a dor da realidade do mundo que a gente vive. Reler esse final foi como um tapa da cara daqueles enormes e foi ainda mais doloroso que a primeira vez mas é tão necessário. Eu só queria poder fazer com que todo mundo lesse isso aqui tipo imediatamente, vocês PRECISAM mesmo que pensem que não. James, eu amo você e espero que também esteja orgulhoso de mim :)

"O curioso sobre a beleza, James escreve, é que de nenhuma forma sua presença nega a verdade do sofrimento, da injustiça, da dor, mas de toda forma ela se ergue em seu próprio direito, em sua própria verdade."

AnaLiz 30/03/2022

Angie e Marilyn
Confesso que esperava um pouco mais do livro, não sei se é porque li muito devagar, mas acho que poderia ter sido uma leitura melhor.
A história é brilhante e te prende, porém é um pouco confusa, você não compreende completamente o que está sendo narrado, não deixa de ser um livro bom, que aborda temas importantíssimos atualmente, como o racismo e a violência.

leticiaegomes 22/03/2022

“Se você olha para o mundo de longe, pensando numa pessoa em sete bilhões, ele parece pequeno. Mas, de perto, para as pessoas que o amam... sua vida significa tudo.”

O livro foi um pouco cansativo pra mim, mas a história realmente foi ótima. Digo um pouco cansativo porque não estava fluindo nada a leitura de jeito nenhum, tanto que deixei ele de lado por alguns meses, mas dei uma nova chance e em cinco dias finalizei a leitura. A história é mostrada de dois pontos de vistas e épocas diferentes, o que nos faz enxergar como a Marilyn no fim dos anos 90, e sua filha, Angie nos dias atuais. A história é basicamente sobre a Angie descobrir sobre seu passado, e a Marilyn superar esse mesmo passado. Vale a leitura.

readsjúlia 21/03/2022

nossa que textao, jesus
eu gostei muito
ele é aquele tipo de livro sem plot
ou sem um super plot ou enredo
ele é definido de forma melhor como um livro que só segue o personagem
foca na evolução dos personagens e não tanto no enredo/plot
não sei se dá pra entender, segue o pensamento
não tem um grande plot de cair o queixo, porém tem um "plotzinho" que convenhamos é bem óbvio desde de o início
gostei muito da mudança de perspectiva constante entre a mãe em 1980 e Angie em 2000 ( não lembro exatos os nomes)
a relação que cada uma tem com a mãe é UM SABOR, por que mostra a mãe tentado fazer o melhor e a filha só querendo liberdade
o romance entre a Angie e o outro rapaz cujo não lembro o nome é meio bleh

Glória Virgínia 18/03/2022

Previsível mas bom
Acho que ja sabia o que iria acontecer muito antes do final, o livro não trás consigo uma história complicada mas um cliche simples e singelo que envolve o leitor nos pequenos segredos que a mãe guarda, a busca da filha nos faz torcer por ela e esperar o melhor. Foi uma experiência agradável

alinetiemi 11/03/2022

A escrita fluiu super bem pra mim, acho que li até mais rápido do que esperava.
Outro livro da autora, que traz gatilhos tensos, mas muito reais.
Acompanhamos 2 histórias, da Marilyn e da Angie, que são mãe e filha, e passam por momentos tensos.
O final é emocionante, aborda um assunto pesadíssimo, porém muito necessário.