Aos dezessete anos

Aos dezessete anos Ava Dellaira

Resenhas - Aos Dezessete Anos

Ana Clarke 23/07/2020

Aos Dezessete Anos: sobre amor e coragem
Quando comprei esse livro, não tinha muitas expectativas, e ao longo da leitura fui percebendo o quão sensacional esse livro é.
A história trata de uma garota que deseja encontrar seu pai, já que sua mãe nunca fala muito sobre ele e isso sempre foi algo que lhe trouxe muita curiosidade. Viajando junto ao seu ex namorado, vai atrás do sonho de encontrá-lo. Durante o livro, ela vai descobrindo bastante sobre a história dos pais, e principalmente sobre si mesma.
Essa é um daquelas leituras que no início você não dá nada por ela, mas ao decorrer das páginas, não dá vontade de parar de ler nunca. É uma linda e arrebatadora história de amor, que eu tenho certeza que vai tocar seu coração.
Aos Dezessete Anos trata de força, coragem, autoconfiança, autoconhecimento, e principalmente, amor. Com certeza está entre os meus favoritos.

Rafael 04/07/2020

"Todo mundo tem um universo inteiro dentro de si.".
IG: @crushforbooks

"Cartas de Amor aos Mortos" é um dos meus livros favoritos, por isso fiquei muito ansioso quando Ava Dellaira anunciou esse novo livro. E ao finalizar a leitura, comprovei o quanto ele é tão bom quanto seu primeiro.

Me encantei profundamente com Marilyn e Angie. Aos poucos, as peças da história vão se encaixando e esse sentimento pelas duas cresce, principalmente por Marilyn, que teve as partes mais interessantes da história e me deixava ansioso por seus capítulos, para descobrir o porquê de seu término com James. Ainda assim, as de Angie e sua saga para se descobrir no mundo também foram ótimas e bem desenvolvidas.

A escrita de Ava Dellaira continua sensível e envolvente. Além disso, temos diversas questões importantes discutidas na história, em especial o racismo — o que foi ainda mais forte para mim, por lê-lo em Junho, durante todos os protestos contra violência racial —, devido ao romance inter-racial entre Marilyn e James em plenos anos 90. E apesar de ser um livro delicado, esses momentos são reais e crus, iguais à realidade e nos deixando sem palavras.

"Aos Dezessete Anos" é uma linda história sobre autoconhecimento, perdão e segundas chances — para si mesmo e para as pessoas ao redor. São quase 500 páginas, mas que nem parecem 200, devido a fluidez da leitura. Quem gostou de "Cartas de Amor aos Mortos", com certeza irá amar este. Não vejo a hora de ler futuras obras de Ava.

PS: O livro possui gatilho para tentativa de estupro, em uma rápida cena. Não é nada gráfico, mas acho importante ressaltar.

gabrieyre 28/06/2020

Fiquei curiosa o livro inteiro, principalmente com a história da Marilyn. Chorei muito no final.

Gabi 28/06/2020

Aos dezessete anos... Uma leitura emocionante!
Esse livro deveria ser lido por todos!
Uma história emocionante e reflexiva, que vai contar como a vida de mãe e filha mudaram quando cada uma tinha 17 anos, esse livro mostra as injustiças da vida, mas também mostra que ainda assim ela vale a pena ser vivida, aproveitando todos os momentos, pois nunca sabemos o dia de amanhã.
Além disso, esse livro trata de um assunto super importante: justiça racial!
Recomendo a todos. Entrou na minha lista de favoritos!

Nalinha 26/06/2020

não esperava gostar tanto desse livro, a cada capítulo o livro ficava mais envolvente e me deixava com mais vontade de ler, o jeito que ele fala de representatividade é simplesmente perfeito e o final fez tudo ficar melhor

Rosana - @tudoquemotiva 26/05/2020

O livro vai narrar a história de mãe e filha. A narração da mãe é no passado, Marilyn viveu um grande amor quando era mais jovem, que para os padrões da época era proibido, mas complicações da vida fizeram ela seguir o próprio caminho e criar sua filha sozinha, sem contato algum com a família do pai da criança.

Angie é a filha em questão, ela vive uma vida bem segura e feliz com a mãe, porém a sombra do pai ausente é um problema para ela. Sempre quando tenta conversar com a mãe à respeito, Marilyn sempre desconversa ou fica muito emocionada para falar sobre. É nesse ímpeto de saber mais sobre o pai e suas próprias origens, que ela acredita ainda estar vivo, que Angie vai atrás de saber mais respostas.

A capa e o título não fazem jus à esse livro. Ao julgar por essas informações, o que esperamos é um livro bobo, sem aprofundamente, algo apenas para passar o tempo, sem te fazer pensar muito. Porém, o que encontramos é um livro tocante e, com certeza, vai mexer com suas emoções. A autora vai pegar na sua mão e te levar por uma jornada de autodescoberta, sobre achar seu lugar, sobre solidão, aceitação e preconceitos.

Eu gostei muito da narração da Marilyn, ela apresenta um tom de realidade ao demonstrar todos os sonhos e planos que tem para o futuro, e a desilusão ao ver tudo ir por água abaixo. A sensação de impotência ao deparar com uma situação que não pode controlar. Com a personagem de Marilyn a gente vai perceber que podemos fazer mil e um planos, mas esquemos que a vida às vezes acontece e muda tudo aquilo que a gente tinha em mente.

Já na personagem da Angie, algumas questões abordadas deveriam ter sido melhor exploradas. No caso, Angie é negra, assim como o pai, e ela nunca conseguiu se encaixar no mundo e nem se ver na mãe. Ela acredita que a busca por seu pai, vai ajudá-la nessa questão de pertencimento, e vai ajudar na descoberta da própria identidade. Eu gostei da forma que a autora entrelaçou o lado dela com o lado da mãe, mas fiquei com a sensação de querer algo a mais, de uma melhor discusão do tema.

No geral eu gostei muito da leitura, principalmente da narração entre passado e presente. Pode ficar um pouco confuso no começo, mas logo você acostuma. Ao terminar a leitura eu fiquei com a aquele aperto no peito de que, sim é um livro de ficção, mas poderia ser a história de qualquer pessoa.

É um jovem adulto e vai ter alguns defeitos do gênero, confesso que me irritei em vários momentos com as ações da Angie e com a falta de comunicação da Marilyn, mas após a leitura eu percebi ainda mais que dói muito falar sobre algumas coisas e que o tempo, às vezes é o melhor remédio mesmo.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2020/05/livro-aos-dezessete-anos-ava-dellaira.html

NatAlia 14/05/2020

Aquele livro gostosinho de ler.
Livro simples, fácil, acolhedor e gostoso de ler.
Tem história muito intrigante que te prende e faz querer saber mais, as personagens são muito envolvente.
Eu tive várias sensações lendo esse livro, eu ri, chorei e me emocionei com ele, linda a mensagem passada nesse livro a forma de olhar as coisas e viver. E aquela história triste e feliz mesmo tempo.

Isabel 12/05/2020

Um bom livro
Eu Adorei o livro
Ele é dividido entre a linha temporal da Marilyn e a linha temporal da Angie, o que nos permite acompanhar o amor de Mari e de James crescendo ao mesmo tempo que acompanhamos Angie em sua jornada.
As problemáticas familiares tratadas, em relação a Marilyn são muito boas e bem construídas, mas um aviso ??o livro tem gatilho para violência doméstica??. A única coisa que me incomodou na linha temporal da Marilyn foi a falta de personalidade da própria, ate mais de 60% do livro eu sentia que, ao ler sobre a Mari eu tava lendo sobre uma planta, mas a evolução dela durante o livro é notória e muito boa de acompanhar.
As partes da Angie para mim foram as melhores, ela é uma personagem muito bem desenvolvida e a forma dela de pensar é incrível. E o romance dela com o Sam é extremamentebem colocado na história, de forma que ele não se sobrepõe ás temáticas familiares da personagem, mas também ajuda no desenvolvimento pessoal da personagem.
Além disso livro fala sobre diversos temas Importantes, como racismo, auto confiança..., de forma que não seja o foco do livro, mas que ainda sim tenha um peso e uma importância para a história.
Eu adorei e indico muito!
(Para quem ja leu carta de amor aos mortos e não gostou muito, eu indico ler esse livro porque achei ele muito melhor!)

Bia Guedes 02/05/2020

Todos os barrados em wakanda devem ler
Livro simples , fácil e gostoso de ler .
Me deu uma vontade imensa de conhecer Los Angeles haha. A parte da Marilyn deixa as coisas um pouco lentas mas cada detalhe é necessário. Já a parte na Angie te deixa totalmente envolvido no livro e com vontade de descobrir mais sobre sua vida, seu passados e conhecer sua família. Embora conheça e conviva com meu pai , Angie fez com que eu me visse ali e me deixou com mais vontade de descobrir mais sobre meus antepassados. Decidi ler por causa de representatividade e não me decepcionei de jeito nenhum. Super recomendo

Gabriel Rodrigues 10/04/2020

Sincero e Coerente
Nossa que livro bom de ler, não estava lá esperando muita coisa, talvez porque não é necessariamente o gênero que mais me agrada, mas acabei até surpreendido positivamente pela facilidade de ler esse livro, os personagens são tão reais e bem escritos que são facilmente relacionáveis, acredito que o título não faz justiça ao livro porque ele consegue fugir dos clichês de dramas adolescentes tratando de temas como assédio sexual, relacionamento abusivo, e racismo de uma forma bem sincera e coerente (aliás parte dos lucros do livro são doados para uma causa nobre), nada nesse livro é simplesmente jogado, cada situação conforme é apresentada molda o caráter dos personagens e faz com que as suas atitudes sejam sempre coesas, me peguei várias vezes já sabendo oque iria acontecer não pelo livro ser extremamente previsível, mas porque já imaginava como os personagens iriam se comportar devido as experiências vividas por cada um, outra coisa muito boa é que a autora jamais faz uso de dramalhões ou situações chocantes desnecessárias para surpreender o leitor, tudo é escrito com o objetivo de desenvolver os personagens e a trama.
Nalinha 26/06/2020minha estante
siim, eu não esperava gostar tanto dele, e o final me pegou de um jeito que nossa

JAlia457 27/02/2021minha estante
nossa eu to no chão até agora, por esse final cara

Gabriel Rodrigues 28/02/2021minha estante
Eu adorei esse livro Aninha ?

JAlia457 02/03/2021minha estante
ele é perfeito cara, e toda a construção que a historia tem, eu nunca que iria imaginar esse final, merece muito mais reconhecimento ?

Santos_bd31 02/01/2022minha estante
Eu ganhei ele de presente quando ia completar meus dezessete anos.
Confesso que não dei muita bola, demorei para começar a ler por achar que seria chato e clichê, mas me surpreendeu demais... Uma das minhas leituras preferidas.

Gabriel Rodrigues 03/01/2023minha estante
Nossa que legal Andressa, adorei.

Jake 07/04/2020

Um dos melhores livros que já li esse ano. Ele te prende. Recomendo.

Milena Ribeiro 04/04/2020

Ótima leitura!!
Galera, vale muito a pena ler.
Uma leitura super cativante, nada cansativa.

Joice.Figueiredo 30/03/2020

De certa forma pesado, mas incrível.
Aos dezessete anos assim como "carta de amor aos mortos", é um livro que lida com questões reais, duras e que infelizmente não podemos mudar.

Decidi ler o livro porque achei a capa a coisa mais linda. E porque já conhecia a escrita da autora, e acho bem envolvente.

Com esse livro, eu me surpreendi, chorei, fiquei com raiva e também me emocionei.

A narração da autora outra vez cativante, dessa vez com diversas referências a músicas dos anos 80/90, que quis escutar para acompanhar a leitura.

Julieta sem Romeo 28/03/2020

de partir o coração
este livro te faz se sentir próxima das personagens, das injustiças da vida de cada uma
teve partes em q eu queria gritar com as personagens, abraçar outras
toca em assuntos como a expectativa dos pais sobre os filhos (e como estes podem impô-las, bem estilo disney de ?não, pai/mãe, é >seu< sonho), racismo, relacionamentos em geral