Aos dezessete anos

Aos dezessete anos Ava Dellaira

Resenhas - Aos Dezessete Anos

grazi225 24/04/2024

Um saco
É o meu sentimento geral sobre esse livro, tentei ler o mais rápido possível para poder acabar logo.
O ponto principal desse livro é os sentimentos dos personagens e como eles lidam com o luto e ador, mas ainda assim a autora conseguiu fazer eles terem a profundidade de uma piscina de criança. Todas as emoções resumidas a uma ou duas linhas e algumas lágrimas,claro que eu também não sou tão intelectual mas não me considero uma idiota completa pra engolir essa coisa.
A angie que deveria ser uma personagem relacionavel acabou parecendo mimada e egoísta, ela usa as pessoas ao seu redor somente pra atingir seu objetivo.
A sua Ansiedade e anseio por conhecer seu pai e por consequência suas raises acaba por ser muito mal explicada e forçada garganta a baixo.
Senti que o arco da Marillyn, tanto o seu romance quanto sua dor foram rasos e mau escritos. Se esse livro não fizesse sitações de músicas que nunca vou ouvir na vida acho que poderia ter somente 200 páginas ou menos.

Sophia616 11/04/2024

O livro que procurava respostas
Fiz uma promessa comigo mesma que terminaria esse livro antes dos meus dezoito anos, comprei na bienal do livro em setembro e levei meses até pegar ele comecei praticamente ontem e terminei agora faço 18 no domingo agora então cumpri com minha promessa mas a principal coisa que queria com esse livro era encontrar respostas, para minhas dores e o meu relacionamento com minha mãe mas esse livro me trouxe respostas para a forma como vejo a vida, o racismo e tudo o que está ou não no meu alcance. Foi doloroso ver o amor da forma mais viva possível e do jeito mais doce, mas também todas as dores que vieram com ele. Eu tive respostas pra dúvidas que eu nem sabia que tinha, mas com certeza esse livro está marcado dentro de mim.

Maria18623 09/04/2024

Aos dezessete anos, Ava Dellaira
Livrinho fofo com leitura aconchegante que você lê super rápido, ótimo desenvolvimento da historia e personagens. Amei ! ?

Nicole247 29/03/2024

Simplesmente mágico!
Eu comecei a leitura esperando por algo leve, genérico, superficial. Um romance como tantos outros. Mas o que eu recebi foi um aprofundamento intenso da trama, sempre mantendo o envolvimento do leitor com cada um dos personagens. Chorei horrores, um choro bom, um choro vívido. Não me arrependo de ter comprado, amei tudo e espero poder acompanhar mais obras da autora!!

clarinha 15/03/2024

Chorei horrores
Eu não sei nem como classificar esse livro, não é um livro que eu penso e falo: nossa que livro maravilhoso.
por algum motivo eu me conectei com esse livro de um jeito que eu nunca tinha sentido antes. parece que eu senti na pele tudo que a marilyn tava passando, me apaixonei junto com ela e meu mundo caiu junto com o dela. sempre que penso no livro me vem um aperto no peito, ainda não sei o motivo da minha conexão com esse livro, mas sei que foi muito importante para mim.
as vezes eu ficava um pouco entediada na escrita, mas tirando isso não sei nem o que falar sobre, me tocou em vários pontos e por isso não sei falar sobre ser bom ou ruim, serviu para eu sentir o que eu tinha que sentir.

bellaleitura 27/02/2024

Decepcionei bastante, pois achei o livro bem fraco, embora aborde temas importantes. Achei as duas personagens meio sem sal, principalmente a mãe, e como ela se apaixonou literalmente a primeira vista. Gostei da leitura, mas não do conteúdo.

gaby 20/02/2024

Romance em dobro
Angie e Sam são um casal perfeito e possuem meu coração????

A forma como a vida do James se desenrolou foi revoltante (uma revolta que vale a pena ler? livro sem sofrimento não tem graça)

Masss? o romance de Marilyn e James poderia ser mais desenvolvido, já que parecia mais uma amizade ?

Clara 31/01/2024

Aos Desessete Anos
A vida de Marilyn virou de ponta cabeça quando completou 17 anos, assim como de sua filha Angie. Querendo descobrir mais sobre seu pai com o intuito de se descobrir também, Angie parte para uma busca.
Mesmo eu meio que sabendo como seria o final, eu não consegui não chorar. Não posso deixar de negar que os POV da Marilyn eram os melhores, de um jeito que fazia com que a amássemos e tomássemos suas dores.
O livro e a escrita são incrivelmente bons.

BecaBelin 03/01/2024

Livro bom mas o final foi ok
Eu comecei a ler Aos Dezessete Anos há um ano atrás e sempre parava, acho que isso já queria dizer alguma coisa.

O livro é bem bom, ele conta a história de duas mulheres: uma mãe e uma filha. As duas vivem romances e as histórias se entrelaçam quando a filha busca saber mais sobre o pai.

Sinceramente, achei a história da Angie muuuuito chata, a da Marilyn foi simplesmente espetacular, com muito drama e um romance maravilhoso! Cada detalhe das cenas dela com James ficou no meu coração. ?

Achei que o livro se estendeu mais do que deveria e teve um final muito (?). Simplesmente acabou sem um desfecho digno, por mais que tenha tido o encerramento da história, o epílogo foi bem mediano pra mim.

Enfim, Aos Dezessete Anos é um bom livro se você gosta de romance adolescente e um draminha, mas com certeza tem muitos livros melhores.

Gabi 16/11/2023

Esse livro era tudo que eu precisava no momento!!!
Eu estou simplesmente apaixonada por esse livro!!! Eu amei cada detalhe dele, como eu amei os personagens e odiei outros, como esse livro me fez sentir o friozinho na barriga? Mergulhei de cabeça e nunca quis sair dele! A história te prende muito, a divisão dos capítulos me faz sentir como assistir uma novela, esperando o próximo capítulo, e a maneira como cita as músicas que está tocando só faz se sentir mais imerso na história. Como eu me apaixonei pelo James, como eu senti a dor por Marilyn, Como eu descobri a história como a Angie? não quero me aprofundar pra não dizer demais. Enfim muitos sentimentos esse livro me proporciono. Ele entrou no meu top 5 favoritos da vida, relerei com toda certeza pra reviver tudo novamente! Porque ele merece ??

Kayron.Kaic 02/11/2023

Crescer é algo que continua acontecendo?
Eu comprei esse livro só pelo fato de que quem o escreveu foi a Ava Dellaira, escritora de ?Carta de amor aos mortos? que foi uma das melhores leituras que fiz de um livro adolescente (já o li à exaustão rsrs), mas confesso que estava sem muita esperança para ?Aos dezessete anos?.
Apesar de, para mim, não ser tao bom quanto o outro, (talvez por não estar lendo na minha adolescência) mas há que se admitir a capacidade da Ava Dellaira de prender o seu leitor.
Não simpatizei tanto com as partes mais contemporâneas da obra, nem muito com a Angie, mas as partes com foco narrativo na Marilyn são primorosas. Acho que a Marilyn é a melhor personagem feminina que a Dellaira já criou.
A paixão da Marilyn pela fotografia, seus conflitos com a mãe, seu amor por James, são descritos com maestria. Tornando tudo muito genuíno.
Foi uma boa leitura!
Ana Ramos 02/11/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler

Kayron.Kaic 02/11/2023minha estante
Vale muito a pena!

Maryanna18 14/10/2023

Conhecer o passado e o futuro dessa história foi ótimo, conhecer um pouco de cada personagem e a forma que foram apresentados.

Marielly.Moreira 13/09/2023

Beija-flor
Este livro possui dois pontos de vista de Marilyn e Angie na idade de dezessete, a autora consegui construir temas fortes de modo claro e reflexivo.

Amei que uma parte do lucro deste livro vai para uma Associação de pessoas negras.

Eu quero agradecer a cada personagem que me deu um aprendizado.

Obrigada Marilyn, por me fazer entender que até os pais mais incríveis podem cometer erros graves.

Obrigada James, por me fazer entender que outro ponto de vista sobre a morte.

Obrigada Angie, por me fazer ver todas perspectivas sobre o mundo.

Aysð¤ 07/09/2023

Aos dezessete anos
A história se passa entre a mãe e a filha, em cada capítulo acompanhamos a visão da mãe e a visão da filha, ambas com a mesma idade, mesmas dificuldades, entretanto, com determinações diferentes, confesso que não esperava nada no livro, percebemos a dificuldade que a filha passar por ser negra e sua mãe branca (acreditando assim que é adotada), curti a maneira de escrita da autora, embora o gênero não seja um dos meus preferidos, também curti a maneira como ela aborda sobre a ausência de uma boa família pode causar na vida de uma criança, não tenho muito o que dizer sobre o livro, devido ao fato que não é geralmente o gênero que eu leio, entretanto, a leitura é suave.