Aos dezessete anos Ava Dellaira

Resenhas - Aos Dezessete Anos

Andressa 24/10/2022

Excelente?
Um livro que não me envolveu a princípio, mas que ao fazer isso me levou a ler uma das mais bonitas histórias que já conheci. discutindo assuntos interessantes e trazendo uma bonita história de amor (e olha que nem gosto muito disso fecha parênteses, este livro encheu meu coração de boas marcas.??

junirou 22/10/2022

Triste e lindo.
Esse livro tá na minha mente e meta de leitura a um bom tempo. Eu não tinha expectativas nenhum na leitura, mas quando li eu fui surpreendido, positivamente. É um livro doloroso, e bonito. Ele fala sobre luto, assédio, questões raciais e o próprio racismo. Com uma leveza e delicadeza, muito bem escrito por sinal. Adorei a escrita, a narrativa, o ambiente do livro... é lindo. Não dou uma nota maior porque eu mesmo não consegui amar o livro, não me apaguei aos personagens, mas suas historias são lindas e todas bem desenvolvidas. Mas não me conquistaram.

Carol 08/10/2022

estava com esse livro guardado há um ano sem pretensão nenhuma de ler mas então quando percebi que faltavam duas semana para o meu aniversário de 18 anos decidi começar naquele exato momento e não me arrependi nem um pouco, é um livro super interessante e fácil de ler, com uma história que te prende e parece boba até um certo ponto mas depois se revela muito complexa e necessária, amei MUITO

Helô 19/09/2022

Aos dezessete anos
Recomendo a todas as pessoas que gostam de ler coisas aleatórias mas com um significado , eu encontrei esse livro entre muito outros em uma livraria e o comprei . Bom no começo eu demorei para o ler e apenas fui deixando de lado até que parei e sentei no chão e comei a ler , posso dizer que o devorei por inteiro e em apenas duas horas e alguns minutos eu o tinha já
terminado .

bianca 12/08/2022

não sabia o que esperar desse, mas é simplesmente de partir o coração. um livro muito sincero em tudo que diz e cruel em certas partes, fazia tempo que não chorava assim com um livro

its_akami 08/08/2022

livros com temática de morte sempre mechem comigo, eu me apeguei mais a história da Marilyn do que a da Angie mas ambas são incríveis.

Carla.Oliveira 04/08/2022

De boas e indico pra quem gosta de livro calminho
A leitura é bem fluida e bem gostosa, achei uma história bem legal apesar que algumas partes eu senti que faltava algo , tipo em algumas "cenas" não tinha muito nexo era como se tivesse pulado alguma informação ,mas é um livro bem legalzinho .
Fala sobre sacrifícios, amor, racismo de forma que não dá tanto gatilho , relacionamento entre mãe e filha , auto descoberta e etc.
Achei muito legal de como o tempo e o local é apresentado pq mescla o presente com o passado .
Foi um livro que "engoli" em 3dias , até chorei um pouquinho ?; mas não é o meu favorito porém dei uma nota que acho que lhe é justa.
E indico ????

brenda.reads 03/08/2022

Um dos melhores que eu li, a leitura é muito leve apesar de abordar alguns assunto pesados, viciante
!!

sarah 01/08/2022

Encontrei esse livro por acaso, e por mais que seja bem brega dizer isso, mas acho que foi o destino. Comecei a ler ele numa tarde chuvosa dividindo um pedaço de bolo de chocolate com minhas outras duas amigas, antes da aula da noite começar. Me senti imersa, e vivi literalmente em LA enquanto lia essa livro. Marilyn e James são um dos melhores casais que já vi, ele sendo uma espécie de "lar" para a senhorita Mary Mack. Me senti muito mal ao acabar, porque o conforto que esse livro tinha me passado tinha acabado,mas ao mesmo tempo grata.

Maria 26/07/2022

"sabe que não quer se sentir pequena demais pra fazer a diferença"

Aos dezessete anos surgiu pra mim em um momento muito confuso. Assim como os protagonistas, tenho 17 e muuuuitas dúvidas sobre meu lugar e propósito no mundo.
Várias vezes, me vi neles. A ansiedade de escolher, de ser livre, mas ao mesmo tempo ter tanto medo de ir embora; são coisas que sinto constantemente e sempre rejeitei a ideia de pensar muito nelas.
Nessa leitura, compreendi que não dá pra fugir de algo que faz parte da nossa história, do nosso destino. Decisões são necessárias em todos os momentos da vida; eu posso não passar na faculdade ou eu posso passar, posso perder alguém ou me perder. São tantas opções.
É normal se sentir perdido, e não saber por onde seguir. Mas assim como a Angie, sei que não quero ser insignificante (mesmo que eu seja algo só pra quem me conhece. ta tudo bem tambem)

Larissa 22/06/2022

Aos dezessete anos
Depois de Cartas de Amor aos Mortos, onde Ava Dellaira me fez ter explosões de sentimentos eu esperava muito desse livro, mas acabei me decepcionando. Não senti uma conexão a narrativa em 3° pessoa intercalando o passado e o presente, ficou desgastante. Assuntos importantes como abuso, racismo, luto e etc, foram abordados de um jeito que a Ava já mostrou que sabe fazer, com muito cuidado e sutileza.

O grande mistério desse livro e o que aconteceu com James, o pai de Angie e o grande amor da Marilyn. Conforme seguia com a leitura fui capitando da onde iria vir o problema, então só fiquei aguardando os detalhes do que aconteceu, o que acabou não me surpreendendo tanto.

Enquanto estava lendo me senti mais confortável nas partes da Marilyn, sentia que a leitura fluía mais. Um pouco disso, foi por que achei ela mais madura na fase dos 17 anos, está vivendo o primeiro amor, ela sabia o que queria e era mais sensível. Já a Angie para mim e totalmente insensível, achei ela uma personagem insuportável.

Acho que tudo bem, ela ainda não saber o que quer fazer no futuro e realmente não julgo a decisão dela, de querer descobrir tudo pelas costas da mãe, antes de pelo menos conversar e ser sincera com os próprios sentimentos, as pessoas tem reações diferentes diante das situações.

No entanto, a forma como ela trata o ex-namorado dela Sam, que está sendo muito incrível em ajudar ela, me irrita. É como se só ela tivesse problemas e quando ela encontra a família paterna e concorda que a mãe errou, ela conseguiu me irritar mais, por mais que a mãe tenha feito uma escolha errada, ela não conseguiu se colocar no lugar da mãe.

Esse com certeza não seria um livro que indicaria para alguém de primeira, mas ainda acho que vale a leitura. Com o desenvolvimento e crescimento das personagens, você consegue refletir e tirar boas lições para seu próprio desenvolvimento pessoal.
Ana Carolana 20/03/2023minha estante
Eu odeio a angie

Titi 06/06/2022

Esse livro me destruiu e me reconstruiu tantas vezes que eu sou incapaz de contar, me trouxe tantos sentimentos diferentes que eu me perdi nas palavras.
Uma escrita leve, com um desenvolvimento muito bom, e uma história que me fez chorar por um bom tempo. Eu amei.