Aos dezessete anos

Aos dezessete anos Ava Dellaira

Resenhas - Aos Dezessete Anos

Silvio26 27/04/2023

À primeira vista, parece que é um livro para adolescentes. Não é. A leitura me fez chorar, rir, pensar, imaginar.

dudaa0987 23/04/2023

Por trás de cada homem vivo há hoje trinta fantasmas
?Ela faz um desejo: que o bebê dela e de James tenha uma vida cheia de belezas daquele tipo?.

?Aos dezessete anos? é um livro que eu tenho desde dezembro de 2019, mas só nesse ano, decidi iniciar sua leitura, e sinto que deveria ter lido desde a época que o comprei, pois se tornou sem sombra de dúvidas, a leitura mais profunda e tocante que eu li neste ano. Angie e Marilyn. Marilyn e Angie. A narrativa intercala contando a história de mãe e filha que são marcadas pela dor da perda de um amor e um pai. É lindo ler o crescimento de Angie no decorrer das páginas, assim como entender a história por trás da dor que a Marilyn sente quando a Angie pergunta por seu pai. Mas mais lindo ainda, trata-se de ler a paixão que Marilyn sente pela fotografia e a perseverança que Angie sente dentro de si para conhecer mais sobre sua história e sobre a história de quem foi o seu pai. Além disso, é uma história sobre o amor e a família onde não existem barreiras intransponíveis entre um elo e o outro. Estão conectados desde sempre, assim como os fantasmas das pessoas que já viveram neste planeta e estão ao nosso redor, nas coisas vivas que sentimos e vemos no nosso dia a dia. ??

Ruan Mattia 04/03/2023

Devastadoramente poético
Eu amo a escrita da Ava Dellaira desde "Cartas de Amor aos Mortos" e, assim que vi que havia outro livro dessa escritora fantástica, corri para ler. E não me arrependo. O romance conta a história de Marilyn e Angie, mãe e filha, respectivamente, aos seus dezessete anos. Os capítulos de alternam entre o passado e o presente. O que deixa a narrativa interessante. Têm muitos cenários, paisagens, história, dramas... tem de tudo.

Amei, achei triste, achei esperançoso, bonito, real, surpreendente, necessário...

Não é uma história que mudou minha vida, mas mudou meu dia.

Leiam, é sério.

Tatynha - @cantinho_datati 27/02/2023

Gostei das histórias das duas...passado da mãe, com o presente da filha...e de como a omissão da verdade pode causar danos na vida de uma pessoa.

letícia 22/02/2023

Superou total as minhas expectativas, mt legal a forma que a escritora retrata cada acontecimento, só achei um pouco detalhista demais.

Mary 31/01/2023

Aos dezessete anos
Um livro muito bom, a cada parte ficava mais presa a leitura, um único ponto que achei negativo, foi a distância da parte de Marilyn e Angie.

mel. vitória 12/01/2023

ME SURPREENDEU
Comprei esse livro no aeroporto de Salvador em 2020, não li logo e acabei deixando ele na estante esquecido.
Agora estava mexendo na estante e achei ele, resolvi levar ele em uma viagem. Voltando de Cuiabá comecei a ler ele e me arrependi por não ter lido antes, esse livro retrata muito bem a vida de mãe e filha e acontecimentos nas vidas delas e como afetou.
Em uma narração passado e presente o livro te prende até você terminar. Adorei os irmãos James e Justin, e principalmente a força da Marilyn.

mie 11/01/2023

eu estou destruída...
meu Deus, meu Deus
que livro bom
"Aos dezessete anos" não é livro nem um pouco conhecido, mas deveria ser.
é simplesmente incrível como aborda temas que estão no nosso cotidiano e como é o desenvolvimento da história, os personagens e o romance, como a aurora consegue colocar o passado e o presente no mesmo livro, fazendo com que você volte no tempo para compreender o futuro.
é um livro em que todos deveriam ler, é incrível.
tenho muito o que comentar sobre esse livro, muito mesmo, mas a única coisa que vou dizer é que se você gosta de sofrer lendo e gosta de tudo um pouco, leia "Aos dezessete anos".
amei.

thisismandstrying 09/01/2023

Eu não tinha grandes expectativas para esse livro, mas, meu Deus, esse livro excedeu as minhas expectativas. Eu esperava que fosse um livro bobo sobre adolescentes e etc, porém, a história é surpreendentemente boa. Não sei se é a forma como retrata a gravidez na adolescência, o racismo e a violência, os saltos temporais e etc, mas a história é incrível!

Duda 06/01/2023

Um misto de conforto e tristeza.
Eu gostei muito da leitura, é sofrida porque desde o começo porque eu já sabia o que aconteceu com o pai da Angie e ao longo do livro quando conheci ele melhor e vi o relacionamento dele com a Mari eu torcia no meu íntimo que fosse algum engano ou algo do tipo.
Mas quando cheguei no bendito capitulo da revelação eu não estava preparada, foi desesperador ver tudo aquilo acontecendo e não poder fazer nada, chorei muito e quando eu lembro como aconteceu meu coração se aperta.
É um livro triste e ao mesmo tempo real porque mostra a realidade nua e crua, fala sobre abuso sexual, racismo, violência. Mas, ao mesmo tempo fala sobre o amor puro entre dois jovens que só queriam construir um lugar onde se sentiriam amados e acolhidos, o anseio em seguir e fazer aquilo que gosta, o desejo de descobrir suas raízes e sua história.
É um livro lindo em todas as suas partes.

Raiza 17/12/2022

Memorável
Antes mesmo de comprar o livro eu fui procurar resenhas sobre ele pra ver se era bom, (pq na real estava comprando pra outra pessoa, mas acabei ficando pra mim) e todas que eu li dizia que o livro era muito ruim e que apontava o racismo e afins, mesmo assim eu comprei e não me arrependo até hoje. O livro é muito bom e muito bem escrito, eu apaixonei.

Clara952 29/11/2022

to triste
gosto muito da ava dellaira, meu livro favorito, carta de amor aos mortos, é dela. mas não consigo ler esse livro de jeito nenhum, não consigo levar pra frente.

Maju 10/11/2022

Ava Dellaira, vc me paga
Nossa, que livro meus amigos
Eu comprei esse livro achando que ia ser um romance bem leso, adolescente e essas coisas. Mas meu irmão, eu estou morrendo de chorar até agr, vc pode ter certeza que eu vou demorar pra engoli esse livro. Um livro com uma história que prende a pessoa, que deixa ainda mais curiosa. Eu percebi que essa história, em certos momentos querendo esconder sobre o racismo, tbm conta a realidade que muitas pessoas passam por aí. Esse livro me fez pensar muito sobre esse mundo que vivemos e como pessoas brancas podem tóxicas e só pensar nelas mesmas, e nem no que pode acontecer no final. Elas não ligam para oque pode acontecer, só pensam que vão destruir a vida da pessoa que estar a sua frente. Nem pensam: será que ele (a) tem um amor, será que tem um filho para criar, ou até mesmo uma família? Não, você pode ter certeza que não pensam nisso, só quem destruir sua vida. Você que defende o racismo ou que faz brincadeiras com isso, eu não posso mandar vc parar de fazer isso, a única coisa que posso falar é: uma hora, isso vai virar contra vc, vai te perseguir até o fim. Então pensem nas coisas que vocês apoiam,falam, "brincam". Eu só espero que vc sinta como as suas palavras doem.
Fovoritei o livro, só não fica relendo todo hora, pq é capaz deu chorar que nem estou fazendo agr