Aos dezessete anos

Aos dezessete anos Ava Dellaira

Resenhas - Aos Dezessete Anos

Aysð¤ 07/09/2023

Aos dezessete anos
A história se passa entre a mãe e a filha, em cada capítulo acompanhamos a visão da mãe e a visão da filha, ambas com a mesma idade, mesmas dificuldades, entretanto, com determinações diferentes, confesso que não esperava nada no livro, percebemos a dificuldade que a filha passar por ser negra e sua mãe branca (acreditando assim que é adotada), curti a maneira de escrita da autora, embora o gênero não seja um dos meus preferidos, também curti a maneira como ela aborda sobre a ausência de uma boa família pode causar na vida de uma criança, não tenho muito o que dizer sobre o livro, devido ao fato que não é geralmente o gênero que eu leio, entretanto, a leitura é suave.

Dudu    04/09/2023

Somos como poeira em meio a oito bilhões de pessoas
Que livro sensacional!!!

Quando peguei para ler, não esperava exatamente muita coisa da história, mas para minha surpresa, eu gostei muito do livro.
Uma coisa que me chamou atenção é que, apesar de não ser um livro de mistério/suspense (livros que normalmente têm uma trama mais envolvente) ou até mesmo de não ser um livro que venha revelar algo grandioso, a escrita da escritora é boa demais.

A narrativa é alternada entre Angie e sua mãe, entre o presente onde ela tenta encontrar vestígios do seu pai e se entender e entre o passado, onde sua mãe protagonizava o romance da sua vida.

Eu tinha imaginado algumas coisas que poderiam ter acontecido com o pai da Angie, mas a verdade do que realmente aconteceu me pegou de surpresa. Prefiro não comentar mais para não dar spoiler

Por fim, é um ótimo livro até mesmo para além da jornada de Angie com sua própria história e sua descoberta, mas faz-nos pensar sobre como nós próprios vemos as coisas.

Clara1844 29/07/2023

é mais que um livro
Que livro maravilhoso, a escrita é leve e prende o leitor! gostei das críticas abordadas, o "plot", tudo sobre Angie e Marilyn foi muito bem escrito.

bia0:0 24/07/2023

Sincero e doloroso
Olá, estou de volta. E sinceramente? Que livro incrível!!!! Por mais que eu não tenha o lido aos meus dezessete anos, eu adorei ele!!
O primeiro ponto desse livro é a escrita. Sério, eu adorei, achei até um pouco sensível, digamos assim(de forma positiva). É uma escrita ótima, que me prendeu a história e que por mais que não tivesse acontecendo nada "grandioso" ainda sim me prendeu e eu não queria parar de lê.
Confesso que quando cheguei na metade do livro e não tinha acontecido algo grande, eu comecei a achar que os acontecimentos seriam tudo de uma vez e que seriam resolvidos em pouquíssimo tempo, o que, digamos, foi um pouco assim, mas que fez total sentido pra história, o que não fez que o final fosse acelerado ou simplesmente jogado e artificial.
E não posso falar desse livro sem falar das personagens.E que personagens não é mesmo?! Juro, elas são incríveis!!!! O desenvolvimento delas, a paixão da Marilyn e do James, a paixão da Marilyn pela fotografia que é algo que eu me identifiquei pra caramba, as questões da Angie com sua cor. É tudo tão... sincero e real. Crescer ouvindo que você não é filha da sua mãe só por serem de cores diferentes é de arrasar o coração, sei disso.Não há nenhum tipo de romantização em cima o que torna o livro melhor ainda.
Chorei no plot twist, saber que tudo aquilo ainda acontece hoje em dia me enoja e me entristece ao mesmo tempo. O racismo foi muito bem abordado, tanto na questão da violência quanto na questão mental.
O livro é todo maravilhoso, eu adorei. Seria melhor ter lido com 17 anos? Talvez, nunca saberei. O final também, nossa, fiquei emocionada com ele. Passei o resto do dia pensando nesse livro. Recomendo demais!! Até a próxima.

Aninha 18/06/2023

Simplesmente lindo ???
Coloquei como meta ler esse livro antes de fazer dezoito anos e dei uma bela procrastinada porque... por que não? Me arrependo de ter feito isso? absolutamente não!

Tenho o sentimento de que li esse livro na hora certa. As duas personagens (mãe e filha) sendo descritas e desenvolvidas aos dezessete anos e o paralelo de >eu< ter dezessete anos enquanto leitora, foi como a cereja do bolo.

De início foi bem estranho pensar que a minha menina (Marilyn) virou mãe de uma outra menina, me deixou doida! E me dar conta de que eu estava acompanhando a história de amor de uma MÃE me deixou mais biruta ainda. Esse livro me fez enxergar ? por mais óbvio que pareça ? que mães tem seu primeiro amor, tem sonhos e desejos (muitas das vezes abrem mão deles pelos filhos) e tem as suas próprias expectativas em cima dos filhos. A questão racial abordada no livro também é muito forte. O fato de uma criança interracial não ser vista como preta e nem branca ao mesmo tempo é bem abordada no livro, de forma muito realista e nos faz pensar sobre como isso pode ferir a autoestima de uma criança. A sede de querer conhecer mais sobre suas origens que a Angie tem é linda, mas que sem respostas pode deixar alguém perturbado.

Esse livro foi emocionante, apaixonante, devastador e marcante ? para uma adolescente de dezessete anos que estava enfrentando todos os dilemas e escolhas dessa idade. Pra você, maior de dezessete, pode ser esclarecedor e nostálgico.

moonchildsz 04/06/2023

Livro muito bom que te prende bastante! quando comecei pensei q ia gostar mais das partes da filha mas as partes da mãe dela são bem mais interessantes!!
muito triste e real o final :(

JaqueSiim 27/05/2023

Tenho muitas opiniões em relação ao comportamento da Angie. Mas o sentimento de companheirismo que a ela tem com a mãe, mesmo que não apareça em grande parte do livro me faz acreditar que as duas fizeram as escolhas certas.
Além do final ter partido meu coração.. a autora soube abordar o assunto de maneira sensível e cativante, o que tornou a leitura mais Interessante

~Ana J.F 14/05/2023

Livro com Mommy Issues terminado no dia das mães...??
Dividido em dois pontos de vista, Aos Dezessete Anos, conta a história de Marilyn e Angie. Mãe e filha. Que aos dezessete anos viram as suas vidas mudaram abruptamente.

Marilyn está em busca de liberdade.

A sua história se passa nos anos 90 e tudo o que ela consegue pensar é no futuro.
Desde muito nova teve de seguir a carreira de modelo por insistência de Sylvie, sua mãe, o problema é que Marilyn não quer ser vista. Não quer ser fotografada. Ela deseja está do outro lado da câmera.
Marilyn, uma garota de dezessete anos que conta os dias para mudar de vida. Porém, num desses dias ela captura James numa de suas fotos imaginárias. A sua forma de amor à primeira vista. James, o vizinho de baixo, com as suas músicas que voam com o vento e que chegam aos ouvidos de Marilyn no quarto de cima.
Quando eles se apaixonam, James mostra para ela que não basta olhar somente para o futuro. O presente é algo que existe para ser vívido, mesmo que ele possa mudar em segundos...

Angie está em busca de respostas.

Tudo o que ela sabe é que seu pai morreu em um acidente de carro. Junto com seu tio.

De pele mestiça, ela sabe que sua ascendência negra vem de uma parte de uma família que ela nunca conheceu. Ela sente falta de um pai que nunca conheceu. E de parentes que se pareçam com ela.
Mesmo que, Marilyn seja a mãe mais amorosa do mundo, ela sente quando pessoas as olham como se não pudesse a ver qualquer semelhança entre elas. Sente quando passeia com as suas amigas e a sua mãe vai junto...
Elas sabem como é se parecer com ambos os pais. Angie não...
Enquanto está em busca de entender a si mesma, entender a sua pele, Angie encontra fotos. Escondidas no fundo de uma gaveta... A partir daí somos levados ao passado, pois é por meio dele, que podemos entender o presente.

E vai ser por meio deles: Passado e Presente, se desdobrando pouco a pouco que descobriremos o segredo que ronda a morte daquele que Angie nunca conheceu.?

Esse é um dos poucos livros para adolescentes que eu peguei na biblioteca da minha escola que eu AMEI!? E olha que não foi pouco viu.?

Esse livro trata sobre certas questão atuais, que trazem este choque de realidade para a ficção: Amadurecimento, dor, racismo, luta, desigualdade, violência, injustiça, receios, dúvidas, abusos, amores verdadeiros...
E tantas outras questões se desenvolvem pouco a pouco durante essas mais de 400 págs de muita história.?

A escrita um tanto poética e com passagens lindas me fezendo amar a história de ambas. Porém, mais ainda a história de amor de Marilyn e James. Eu sinti cada fagulha. Até mesmo nos momentos onde elas se apagam... Foi lindo, foi real e também foi cruel?. (Dei uma choradinha sim?, fazer o quê.?)

Eu realmente não TENHO PALAVRAS para explicar!!!?

Esse livro me fez dar sorrisinhos bobos, genuínos, alguns um pouco mais tristes e claro que fez com que rolassem uma ou duas lágrimas nos segundos finais da leitura.?

AH!! E eu também não posso esquecer do ranço? que eu peguei da frase: "Sete bilhões de pessoas..." E blá, blá, blá?.
Esses pensamentos do tipo: "ah, mas comparado ao tamanho do universo os nosso problemas são tão pequenos." ???Meu parceiro... Fofa-se?

Olha, eu sei como são esses pensamento... E assim como Angie, usei ele várias vezes. Só para diminuir o que quer que estivesse sentindo. (Acho que por isso eu eu fique com ainda mais raiva, me identifique um pouquinho...?) Porque é ÓBVIO! Que vai ter sempre alguém sofrendo mais ou progredindo mais do que você. Mas e daí??
No quadro geral não somos nada. Apenas pessoas. Porém, se eu for dando "zoom" neste mesmo quadro cada pessoas, cada uma dessas "Sete bilhões de pessoas..." é como um universo inteiro.?

Glauxx 14/05/2023

Uou
Okay, foi um ótimo livro.
Mas é muito confundivel presente e passado, me perdi algumas vezes.
A leitura é ótima e rápida, leve
Mas não sei por quê, mas eu esperava um pouco mais.
Esse foi meu primeiro contato com a autora e amei ela do começo ao fim, o jeito dela de escrever e narrar cada fato foi algo incrível.
Achei muito triste oq aconteceu com ele (hehe, se preparem) ele nn tinha culpa de nada pra morrer daquele jeito. (Quem será?).
O fim foi perfeitinho, sério

Jessika 07/05/2023

Um bom (e denso) passatempo
Foi um livro divertido e com final tenso e inesperado. Demorei muito a leitura, senti que não precisava de tantos capítulos, a história poderia ser resumida em 200 páginas facilmente. Gostei MUITO mais da Marilyn do que de sua filha, (numa vibe bem Ginny e Georgia) achei que faltou um pouco mais de envolvimento de mãe e filha na história. Vou nem falar do relacionamento terrível de aguentar da Angie com Sam, zero química!

Lai ( : 28/04/2023

Esse livro foi uma bela surpresa
Comprei esse livro porque achei a capa linda (sim, compro muitos dos livros pela capa) e está a em promoção, haha. Imaginei que seria uma leitura agradável, mas gostei mais do que eu imaginava. Em alguns momentos, na parte inicial do livro, me incomodava um pouco a repetição de alguns elementos da história, mas ao passo que ia conhecendo mais a história, e mergulhava nela, mais me agarrava a cada pedacinho de texto e a cada cena que se formava na minha cabeça enquanto lia. Chorei consideravelmente ao descobrir como a tragédia se deu, mas termino o livro com algo como esperança apesar de.

"Ela faz um desejo: que o bebê dela e de James tenha uma vida cheia de belezas daquele tipo." ?