Sob águas escuras

Sob águas escuras Robert Bryndza

Resenhas - Sob Águas Escuras

Wilza.Alves 22/04/2021

Terceiro livro da série da Detetive Foster e não é tão bom quanto os dois primeiros, mas sem dúvida vale ser lido. A narrativa flui bem, o autor mantém atiçada a curiosidade sobre o que aconteceu com a pequena Jéssica Collins, desde o início do livro. Embora tenha alguns pontos óbvios, o desfecho ainda surpreende.

Nicolle.Corintho 18/01/2021

Esse livro sim me fez muito de trouxa, por hora o melhor da série da Detetive Erika Foster. Adorei conhecer a irmã dela e os sobrinhos, sofri junto dela com tantos sentimentos remexidos, capítulos curtos que te impulsionam a devorar o livro.
#boraproproximo

Elton 16/08/2020

Mais fraco que os anteriores
Ao contrário dos livros anteriores, esse foi mais devagar e menos emocionante. O desenvolvimento da história foi bom pois Erika é uma personagem complexa, mas nada incrível como aconteceu nos dois primeiros. O final não teve nada chocante ou impactante.

Michelle 11/09/2023

É um livro bem padrão de suspense, gostei de ter lido, mas devia ter lido ele antes de ler o último suspiro já que peguei algumas "spoilers" da investigadora principal

Toledo15 26/01/2023

Uma boa trama
A leitura estava fluindo maravilhosamente bem: um humor no momento certo, um drama aqui, um comentário mórbido lá, a única coisa com o qual fiquei desapontada foi o final.

Toda aquele teia de tensão criada em volta do desaparecimento iminente de Jessica Collins até finalmente encontrarem seus restos mortais, foi se desenrolando até chegarmos em um advogado egocêntrico e ganancioso, uma mãe desesperada e um lunático que virou pai sem querer.

O plot não foi ruim, mas deixou a desejar ou eu só esperava um final diferente talvez, mas eu leria outros livros do autor com certeza. A narrativa é envolvente e bem humorada.

Janise Martins 30/04/2023

Sob Águas Escuras

Gosto da escrita do autor, é clara e sem enrolação. Muito embora, o caso seja complicado, porque depois anos do crime, vir a descobrir o que aconteceu não é tarefa fácil. Caso que a detetive Erika fez questão de assumir.

A detetive Erika ao se deparar com a ossada de uma criança se vê impulsionada a solucionar o caso, mesmo tendo acontecido há 26 anos.

E sua investigação a leva em várias direções e outros crimes começam acontecer. Suspeitos surgem, mas nada se encaixa direito.

O desenvolvimento da história é bom, mas a solução estragou tudo. Ficou a sensação de que tudo poderia ter sido evitado.

E foi isso.
Bjoo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2023/04/sob-aguas-escuras.html

lunaelivros 27/09/2020

Que história ótima!! Amei o suspense.

Sani Melo 26/06/2022

Erika eu te amo mas...
Eitaaa que livro bom!
Adorei o crime a ser investigado, crianças desaparecidas sempre me intrigam muito e me deixam bastante angustiada e para mim uma boa leitura é aquela que desperta emoções.
Pela primeira vez meu palpite estava certo sobre quem tinha feito o que, só a motivação que me pegou desprevinida.
A cada livro que passa a Erika parece estar bem mais firme no caminho para encontrar a paz consigo mesma, mas pelo amor de Deus as vezes ela é tão cavala com o Peterson que quero entrar no livro e dar uns presta atenção nela pra ver se acorda!
Fora isso, tudo foi bem trabalhado, a investigação, as tretas, adorei o barraco de familia digno de Cristina Rocha.
Só tirei meia estrela por causa do lance do café, não preciso nem dizer que a mulher surtou por nada.
Resenha atrasada, mas ta valendo ainda..
estanted4ari 27/06/2022minha estante
Uns dos meus favoritos dessa série genial

Sani Melo 27/06/2022minha estante
Sim ?

Thaiza.Matos 04/12/2022

Sob águas escuras
Meu Deus esse livro conseguiu me deixar completamente confusa e com os nervos a flor da pele. Uma trama policial cheia de mistério maravilhosa, o Robert Bryndza não decepciona ele entregou nesse livro ?

Manu 11/08/2021

A detetive Erika Foster descobre um corpo de uma criança no fundo de um lago artificial de uma pedreira enquanto realizavam uma operação para solucionar um outro caso envolvendo um traficante de drogas.

Após os exames do legista, descobriu-se que o cadáver encontrado acidentalmente era de Jéssica Collins, uma criança desaparecida há 26 anos e cujo caso jamais foi solucionado.

Erika Foster assume a investigação e se vê diante de um caso complexo. Para tentar solucionar o desaparecimento de Jéssica Collins ela precisará vasculhar as provas da investigação realizada pela antiga chefe da investigação, a detetive Amanda Baker.

Esse é o terceiro livro da série da detetive Erika Foster. Mais uma história bem desenvolvida e com um mistério que surpreende o leitor.

Jade Ricieri 12/10/2021

Mais um livro dessa série de Robert Bryndza que eu adorei. O meu favorito ainda continua sendo o primeiro, A Garota no Gelo, mas os próximos não deixam a desejar. Nessa história acompanhamos a Detetive Erika Foster em um caso bem complicado que aconteceu há 26 anos atrás, o sequestro e assassinato de uma menina de apenas 7 anos de idade.
Gostei bastante da trama principal, foi algo diferente do que estou acostumada a ler nesse tipo de livro, o suspense continua igual, com muitas reviravoltas e surpresas. No final mesmo tem um plot twist chocante que eu sequer imaginei.

Algumas coisas abordadas no enredo poderia ter acontecido de outras formas, mas não foi nada que atrapalhou a leitura. Para quem gosta de thriller policial, recomendo demais essa série, e é bom ler na ordem para conseguir acompanhar a vida dos personagens. A escrita do autor é muito boa e rápida de ler, os capítulos curtos também ajuda. Terminei com vontade de ir correndo ler o próximo.

Aione 13/03/2018

Sob Águas Escuras é o terceiro livro da série Detetive Erika Foster, de Robert Bryndza, que será publicado no Brasil pela editora Gutenberg no início de Abril. Nos EUA, a série já chegou ao sexto volume, que também será lançado no próximo mês.

Após mudar de departamento, Erika Foster está trabalhando em um caso da narcóticos, o que a levou a vasculhar o lago de uma pedreira em busca de uma pista. Além de encontrar 4 milhões de libras em heroína, os mergulhadores se deparam com outro pacote: o esqueleto de uma criança, que, após trabalho forense, revela-se pertencer a Jessica Collins, desaparecida há 26 anos. É quando Erika decide assumir a investigação; para isso, precisará se aprofundar na vida dos Collins e nas descobertas de Amanda Baker, detetive original do caso, cuja vida foi completamente impactada pela ausência de resolução.

A característica que primeiro chama a atenção nos livros de Robert Bryndza é a agilidade da leitura. A narrativa em terceira pessoa flui facilmente, permitindo ao leitor se envolver e compreender as circunstâncias sem grandes dificuldades — a escrita do autor é bastante clara. Ainda, Bryndza proporciona uma boa mescla entre delineação de personagens, abordagem do caso e descrições de contextos e cenários, o que faz com que nada no livro seja nem muito aprofundado nem carente de informações. Importante dizer que Sob Águas Escuras traz um enfoque menor em Erika Foster do que nos outros livros, já que a personagem e seus traumas já nos foram apresentados. Aqui, eles são citados mais superficialmente, fazendo com que a atenção maior da obra esteja realmente no caso investigado.

Em Sob Águas Escuras, o autor conquista o leitor sobretudo pelo caso em si ser interessante; afinal, estamos falando de uma investigação não solucionada e de circunstâncias bastante vagas. Além de ter ficado presa ao mistério até o fim, sentindo minha curiosidade aguçada a cada página, me surpreendi com a resolução por não ter sido capaz de solucioná-la. Outro ponto que muito me agradou foi a maneira de como Robert Bryndza tocou em questões importantes — como as desigualdades entre etnias e gêneros (tema presente desde o primeiro livro, se considerarmos que a protagonista é mulher e policial, função predominantemente exercida por homens), além de homofobia e outros — de maneira muito natural. Nenhum dos assuntos surge de forma a parecer fora de contexto ou destacados dos demais; ao contrário, estão simplesmente presentes, assim como na vida fora das páginas, e a função do autor é só a de chamar a atenção para eles. Também, nenhum deles rouba a posição de destaque no livro e passa a ser central — o que não os impede de estarem presentes.

Minha única crítica a Sob Águas Escuras é a mesma feita em A Garota no Gelo e em Uma Sombra na Escuridão: ainda sinto algumas passagens, em especial os diálogos, menos amadurecidos, especialmente em momentos que demonstram uma maior complexidade das personagens. É como se essa complexidade não fosse de fato alcançada e transmitida para o leitor, embora seja descrita. Ou seja, somos capazes de entender algo como complexo, mas não realmente o sentimos. Vale lembrar que essa é mais uma observação de algo que tem potencial para ser aperfeiçoado do que a constatação de um problema. Novamente, adorei a leitura e sinto que as obras do autor podem atingir patamares ainda mais altos dentro do gênero com seu amadurecimento como escritor.

Assim como os demais livros, Sob Águas Escuras pode ser lido independentemente dos demais. Como cada volume foca em um caso e os contextos gerais das personagens nos são dados, é possível compreender a leitura mesmo se feita isoladamente. De qualquer maneira, aos que pretendem acompanhar a série, o mais indicado é lê-la em ordem.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2018/03/13/resenha-sob-aguas-escuras-robert-bryndza/
Luyde Gomes 06/04/2018minha estante
Qual a ordem da série? Parabéns pela resenha!

Valena.Monteiro 11/11/2021

Sabe qnd tu pega um livro e só de abrir já vem aquele dor de cabeça e desanimo, assim q me sentia toda fez q abria esse livro, eu tava tão cansada q o final ñ fez mais nenhuma importancia, só queria logo acabar e passar pra outro livro, mas parecia q ñ saia do lugar.
A pergonagem principal tem uma personalidade q ñ me agradou muito, tipo ela era uma insuportável, q só vivia dando lacradas, como ser fosse a dona de tudo e os diálogos é uma coisa muito ruim, tipo esse aí
"? Te peguei, Jason Tyler ? murmurou. ? Eu te peguei, e você vai ficar
muito tempo engaiolado"
Tipo qm fala engaiolado? E eu nem falo q cada capítulo termina com uma frase de efeito, e os outros personagens são tão chatos, sem personalidade alguma, ñ gostei e ñ recomendo.

Jéssica Ramos 12/10/2020

Sob Águas Escuras
Nossa que suspense de tirar o fôlego. No início confesso que não estava me prendendo tanto a narrativa da história, mas depois melhorou de uma tal forma que simplesmente acabei o livro rapidinho. Livro bastante intrigante, como no primeiro livro envolve bastante a família e fiquei bastante surpresa com os acontecimentos. Super indico a leitura.