Sob águas escuras

Sob águas escuras Robert Bryndza

Resenhas - Sob Águas Escuras

Joel.Martins 02/11/2020

Erika não desiste
E a sequência mais uma vez não me decepcionou.
Erika, Moss e Peterson em ação é muito legal ?
Nesse conhecemos um pouco a família da Erika, sua irmã Lenka e doidona kkk
Minha série policial favorita!!!
Helen.Francineli 05/11/2020minha estante
Estou curiosa para ler a série de Bryndza

Joel.Martins 05/11/2020minha estante
Acho muito boa!!!

Thayla.Gomes 19/08/2021minha estante
Estou com Sob Águas Escuras aqui pra ler, mas nunca li nada dessa série, é preciso ler na sequência de lançamento?

Helen.Francineli 19/08/2021minha estante
É bom ler a sequência. Para vc entender a vida da personagem principal

Gi ovanna 16/01/2022minha estante
Vc q já leu poderia me falar se tem gatilhos, tipo de abuso?

Joel.Martins 16/01/2022minha estante
Olá Gi, é um thriller de investigação policial. Infelizmente tem gatilhos. Mas é muito bom...

Ãgui 22/07/2022minha estante
Qual seria a ordem?

Amanda2724 29/07/2022minha estante
Passei tanta raiva com a irmã dela no início KKK mas logo amei ?????

Sara 15/12/2023minha estante
Amei os livros desse autor (li apenas 3 kkkkk), me despertou muito interesse em livros de suspense.
Adorei a escrita, a personagem, a história, tudoo. Recomendo muito!!!!

@ale_raposo 26/05/2018

Bryndza se superou!
Que liiivro,meu povo!Temia que ele não conseguisse superar A Garota No Gelo,mas sim...ele fez!
É plot twist pra mano nenhum botar defeito!
Uma rede de mentiras muito bem construída e inteligente.O chocolate me fez matar parte da charada,mas o final...me pegou de surpresa!5 estrelas é pouco!
Carol 27/05/2018minha estante
Vou baixar para ler...?

@ale_raposo 27/05/2018minha estante
Recomendo,Carol!!!É super bom!

@ale_raposo 27/05/2018minha estante
Onde VC baixa seus livros?To precisando...

Carol 22/06/2018minha estante
Na le livros

@ale_raposo 23/06/2018minha estante
Obrigada!

Rosana 04/10/2018

De tirar o fôlego
Como os dois livros anteriores do autor, Sob águas escuras não foi diferente, um livro repleto de ação, cada página uma descoberta que te faz querer seguir adiante com a leitura.. jamais imaginei quem seria o culpado, cheguei bem perto mais fui surpreendida pelo fechamento ...5??????????
CAtia.Albano 07/10/2018minha estante
Comprei esse...depois vi q era sequência. Quais são os dois primeiros?

Rosana 07/10/2018minha estante
1) a garota do gelo
2) uma sombra na escuridão
3) sob águas escuras
E já em o 4) o último suspiro que ainda não li e fiquei sabendo da existência dele hoje

Rosana 07/10/2018minha estante
Vc pode ler selado mais vai pegar um ou outro pequeno spoiler

CAtia.Albano 07/10/2018minha estante
Obrigada!!! Vou tentar comprar os outros, como tenho alguns na fila, dá pra jogar pra frente rsrs. Vale a trilogia?

Rosana 21/10/2018minha estante
Vale demais

Thally 23/09/2018

Li Sob Águas Escuras ...
Esse livro mais uma vez confirmou o que penso sobre pessoas sonsas hahahahaha e eu adoro estar certa :-D
Obrigada Robert (palmas) ainda sinto falta dos emojs pra me expressar aqui .
Gostei bastante ... Pois amo uma reviravolta
Leiam !!!
Valeria.Mattioli 23/09/2018minha estante
Hahahaha to rindo aqui da sua resenha. Se alguém muito sonso se fudeu, eu já quero ler esse livro hahahahah

Thally 26/09/2018minha estante
Hahaha hahahahaha como toda história eles só se dão mal no final e depois de ter arrastado várias pessoas juntos AFF miga só que a mim eles não enganam já fiquei de olho ;-)

Deja 14/03/2019minha estante
Amo ler sobre pessoa sonsa, eu fico torcendo pra se dar mal ??

Thally 15/03/2019minha estante
Sim sim hahahaha pq ela merece miga ?????

maria gabriella 01/09/2018

Mesmo sendo uma trilogia e esse o terceiro livro, li primeiro ele. (Ainda não sei se quero ler os outros). Gostei, achei empolgante, mesmo com alguns furos no roteiro achei que não decepcionou no quesito investigação. A trama é interessante e só há sossego depois de concluir a leitura e desvendar o caso.
Xofana 13/09/2018minha estante
Qual é o nome dos outros da trilogia ?

maria gabriella 18/09/2018minha estante
A Garota no Gelo e Uma Sombra na Escuridão, em seguida Sob Águas Escuras. Os três são casos que a detetive Erika Foster está envolvida.

Xofana 19/09/2018minha estante
Obrigadaa

Alê 02/07/2021

Genial
Robert Bryndza conseguindo mais uma vez me tirar o fôlego com suas histórias , o cara é genial ele consegue te prender do início ao fim suas histórias não tem nada de clichê você vai se surpreender do início ao fim , nada é o que parece sempre desconfie de tudo só não da morte ela é sempre certa , sob águas escuras conseguiu me surpreende ainda mais dos que os livros anteriores Erika sendo imbatível como sempre com seu squad Moss e Peterson tem todo meu amor ?
nanda 02/07/2021minha estante
os livros dele são espetaculares
que cara foda viu

Alê 04/07/2021minha estante
Sim , estou completamente apaixonada pelas histórias dele.

nanda 04/07/2021minha estante
impressionante que ele n tem um livro ruim, gênio dmais

Juliana 27/07/2022

Terceiro livro da série detetive Érika Foster e o melhor até agora! Trama bem construída, nada óbvia, desfecho surpreendente!! Recomendo muito!
Andre.Vieira 27/07/2022minha estante
??? preciso ler essa série

Juliana 28/07/2022minha estante
Olha, apesar de alguns clichês estou gostando muito! E este ultimo foi o melhor ate agora...

Amanda2724 29/07/2022minha estante
Eu amo essa série, louca pra ler todos ?

Sani Melo 26/06/2022

Erika eu te amo mas...
Eitaaa que livro bom!
Adorei o crime a ser investigado, crianças desaparecidas sempre me intrigam muito e me deixam bastante angustiada e para mim uma boa leitura é aquela que desperta emoções.
Pela primeira vez meu palpite estava certo sobre quem tinha feito o que, só a motivação que me pegou desprevinida.
A cada livro que passa a Erika parece estar bem mais firme no caminho para encontrar a paz consigo mesma, mas pelo amor de Deus as vezes ela é tão cavala com o Peterson que quero entrar no livro e dar uns presta atenção nela pra ver se acorda!
Fora isso, tudo foi bem trabalhado, a investigação, as tretas, adorei o barraco de familia digno de Cristina Rocha.
Só tirei meia estrela por causa do lance do café, não preciso nem dizer que a mulher surtou por nada.
Resenha atrasada, mas ta valendo ainda..
estanted4ari 27/06/2022minha estante
Uns dos meus favoritos dessa série genial

Sani Melo 27/06/2022minha estante
Sim ?

Ananda Faria 12/04/2021

Sob águas escuras
Erika Foster acha um esqueleto de uma criança na pedreira Hayes enquanto procurava uma mala de drogas.
O esqueleto pertence a Jessica Collins, desaparecida há 26 anos.
Kayse.Leal 14/04/2021minha estante
Ganhei ele e quero começar a ler logo! Preciso ler os anteriores para entender esse?

Ananda Faria 16/04/2021minha estante
Precisa não. Embora a personagem seja a mesma as histórias são independentes.

Kris Monneska - Conversas de Alcova 09/05/2018

Segredos sempre acabam vindo à tona
Esse foi o meu primeiro contato com a escrita do autor que já tem publicados aqui no Brasil A Garota no Gelo e Uma Sombra na Escuridão, ambos pela Editora Gutemberg e que apesar de alguns adendos eu curti muito.

No início da obra encontramos a detetive Erika Foster em meio a inspeção de um lago artificial em uma pedreira de Londres. Ela busca drogas que servirão como provas para colocar um temido traficante na cadeia, porém o fundo do lago acaba lhe rendendo bem mais do que ela procura e sua equipe acaba resgatando de lá também, envolto em lona e correntes um pequeno esqueleto.

Os restos mortais pertencem a pequena Jessica Collins, uma garota de 7 anos que sumiu inexplicavelmente 26 anos. O caso do desaparecimento de Jéssica rendeu muita repercussão pública e mudou drasticamente a vida de várias pessoas além de sua família, entre elas a de Amanda Baker oficial responsável pelo caso na época e de Trevor Marksman principal suspeito do seu desaparecimento na época. Por isso quando seu corpo é reencontrado, é como sacudissem um vespeiro, pessoas importantes veem seus segredos em risco e mais uma vez a policia tem nas mãos um caso difícil, que Erika faz questão de estar a frente.

Eu gostei bastante da escrita do Robert, apesar de achar que as divisões de capítulos não favoreceram a obra, o autor escreve capítulos muito curtos, que poderiam facilmente ser atados uns aos outros e formarem um só, porém isso em nada influencia na leitura, só na estética da obra mesmo.

A Escrita do Robert é simples e objetiva e o cabo chefe da trama é a construção dos seus personagens, todos eles são muito bem desenvolvidos, desde os componentes da equipe investigativa, quanto os familiares da vítima e os suspeitos, porém é lógico que devo dar o destaque merecido a protagonista forte e decidida que ele criou.

Jéssica é uma estrangeira na Inglaterra, algo que por sí só já é complicado de lidar e ainda consegue ser bem sucedida na sua profissão, mesmo não havendo lido os livros anteriores, pude perceber o quanto a sua personalidade é forte e que isso influenciou durante as outras obras, para que ela esteja onde está (uma espécie de castigo, por ter desacatado a um chefe). E nessa obra a personagem deixa claro a sua intensidade. Coisa que me cativou.

A Trama em si começa incrivelmente bem, forte e imponente, principalmente por apresentar um tipo de crime que mexe muito com as pessoas, a violência contra a criança, porém no decorrer do desenvolvimento foi decaindo e se encaminhou para um desfecho que, ok, soluciona o mistério. É perturbador até, mas que perdeu seu brilho devido a maneira tão simplória em que nos foi colocado, uma vez que a resolução para um crime que ficou insolúvel por tantos anos deu-se de uma maneira tão simples. Ou talvez eu já esteja acostumada demais com o gênero, que estou difícil de me surpreender, mas ainda assim eu curti a leitura e sem sombras de dúvidas recomendo para todos os fãs do gênero e admiradores de detetives duronas.

Eu conclui a leitura com muita curiosidade para ler as outras obras da série da Erika e também para ler mais livros do autor, que sem dúvidas é um nome que nos reserva grandes surpresas no gênero policial.

Espero que tenham gostado da resenha, beijos e me deixem suas opiniões nos comentários.

site: http://www.conversasdealcova.tk/2018/05/resenha-sob-aguas-escuras-robert-bryndza.html
Deise 09/05/2018minha estante
undefined

Karen Pimenta 11/06/2018minha estante
undefined

Vann.Deodato 13/07/2018

Até onde vai a mentira?
Até onde podemos chegar com uma mentira? Será que vale a pena mentir tanto por um futuro "bom"?

Um livro que não sosseguei enquanto não terminei. Robert como sempre me fazendo passar as madrugadas acordada lendo mais um livro seu.

Em Sob águas escuras temos a história de Jéssica. Uma menina de 7 anos, desaparecida nos anos 90. Não se sabe quem a sequestrou. Ela simplesmente sumiu. Em 2016 é quando vem tudo à tona.

O que será que está por trás de tantos segredos?

Amei o livro. Não é um livro cheio de plots twists, mas mesmo assim, você não vê a hora da Detetive Inspetora Chefe Erika Foster encontrar o culpado da morte da pequena Jéssica.

Recomendo
Talita.Soares 14/07/2018minha estante
Li os dois primeiros dele esses dias e amei... Quero ler esse tb agora. Acho Erica Foster bem real, com atos heróicos, mas tb dores e problemas reais tb

Vann.Deodato 14/07/2018minha estante
Exatamente. Virei fã do Robert e da personagem

Pathy 22/08/2022

Erika, eu te amo!
"Às vezes a gente se pega numa situação e acaba tendo que fazer o melhor que pode com ela."

Terceiro livro da série da detetive Erika Foster e, até o momento, meu favorito. E não digo nem tanto pelo enredo, mas pela proximidade que tive com a Erika.

"Sob águas escuras" me faz perceber um lado da protagonista que eu ainda não havia notado nos outros livros. Ela parece mais aberta à vida, mais simpática e até o modo como age com o Peterson me trouxe um pouco mais de divertimento do que ranço. O fato de estar começando a superar o trauma que viveu faz com que eu sinta ainda mais a sua dor. A minha vontade era entrar na história, abraçá-la e dizer: perdoe-se! Permita-se!

Enfim, maravilhosa! Determinada! Forte! Corajosa! E, acredite, com um coração kkk

Sobre a narrativa: muito envolvente. Uma tragédia que muda tudo. Segredos que destroem vidas. O medo e o egoísmo deixando um rastro de sangue. Dentre os livros do autor, esse é o que considero com o final mais 'real'. Gostei muito!
Ellen628 22/08/2022minha estante
Amiga quero ler

Pathy 24/08/2022minha estante
Você aí amar, amiga!

Prof. Angélica Zanin 22/07/2019

O céu de Jéssica era um lago escuro
Mais uma investigação para Erika Foster, e ela vai agarrar com unhas e dentes. Esta história de Robert Brindza é sobre o desaparecimento de uma menina de 9 anos, Jessica Collins, cujo caso já fora encerrado, porém, reaberto, anos mais tarde, com a descoberta do corpo. Mas a Detetive Foster assume o comando da investigação, claro que as surpresas ocorrerão! Muitos personagens são suspeitos, inclusive os mais prováveis. Vale ler! Achei a equipe de investigação interessante e até engraçada, em alguns momentos, mas também há personagens bem desnecessários na trama. Creio que seria mais adequado deixar o leitor mais próximos, mais íntimos dos principais, pois, só assim, haveria possibilidade de envolvimento. Prefiro "A garota no gelo" e não fico triste ao me despedir de Erika, no entanto, Moss e Peterson deixarão alguma saudade.
Macartiney 06/02/2020minha estante
Tambem gosto mais de Moss e Peterson do que a protagonista

Lina DC 02/06/2018

"Sob águas escuras" é o terceiro livro da série da Detetive Erika Foster, uma protagonista forte que passou por inúmeras adversidades tanto na sua vida pessoal quanto em sua vida profissional.
A história é narrada em terceira pessoa e no prólogo, que ocorre no outono de 1990,temos "Eles" desovando um corpo na pedreira desativa, sem ter ideia de que estão sendo observados.
A história pula para o final de outubro de 2016 e reencontramos a detetive inspetora chefe Erika Foster. Erika foi transferida há três anos de Lewisham para a delegacia de Bromley, para a Equipe de Projetos, que combate o crime organizado. Quem acompanha a série já percebeu que a detetive é uma mulher intensa, que mergulha de cabeça nos casos e acaba não ligando para a parte política de sua profissão (o que a colocou em diversos problemas).
O novo caso de Erika a coloca na pedreira Hayes, procurando um carregamento de drogas que deve ter sido lançado na água. Porém, quando a equipe de mergulhadores retorna, traz consigo o esqueleto de uma criança e a imagem não saí da cabeça da detetive, que irá tentar de toda forma resolver esse caso antigo.
"Era um pequeno esqueleto: um emaranhado de peça em meio a uma camada de lama. Não havia sobrado quase nada da roupa, apenas alguns fragmentos de um material marrom agarrado a uma parte da caixa torácica. Um pequeno cinto fino com a fivela enferrujada ao redor da coluna vertebral, ainda preso à pélvis. O crânio estava solto e aninhado em uma pilha curvada de costelas. Algumas mechas escuras de cabelo continuavam presas ao topo do crânio." (p. 19)
Os restos mortais pertencem a Jessica Collins, uma garotinha de 7 anos de idade que sumiu inexplicavelmente 26 anos. O desaparecimento de Jessica causou grande furor na mídia na época, além de criar pressão para a investigadora da época, Amanda Baker. Amanda sofreu muita pressão política na época para ter o caso resolvido. O fato de ser mulher e não ser reconhecida pelo seu talento também pesaram muito na época e um escândalo explodiu, fazendo com que Amanda fosse afastada do cargo e sua vida tornou-se um pesadelo.
Determinada a solucionar esse caso, Erika traz de volta alguns de seus antigos colegas: Moss e Peterson. Com essa força-tarefa montada, a protagonista vai revirar o passado, visitar a família de Jessica, Amanda Baker e os principais suspeitos na época. Mas mexer nesse caso poderá trazer consequências mortais para a protagonista.
Marianne Collins é uma mulher que ficou presa no passado. Após sua filha desaparecer, não conseguiu seguir em frente e junto com seu fanatismo religioso afastou a todos, inclusive seu ex-marido e seus outros dois filhos Toby e Laura. A família Collins é o que chamamos de problemática, situação essa que poderia ser explicada por conta do desaparecimento de Jéssica, mas seus conflitos são muito mais profundos. Marianne não aceita a homossexualidade de Toby, o fato de que o ex-marido tem uma nova companheira e até mesmo critica a filha, que tem um casamento feliz e filhos adoráveis. Quando esse grupo se junta é simplesmente uma tortura.
Amanda Baker é uma mulher que caiu em um vórtice de destruição e não conseguiu sair de lá. Quando Erika a procura, uma faísca de vida surge e ela começa a fazer algumas investigações por conta própria, sendo capaz de usar todos os meios necessários para atingir seus objetivos.
Erika é uma protagonista incrível, complexa e cheia de nuances. Sua vida pessoal, seus traumas e sua dedicação adicionam sentimentos a história principal, pois a todo momento compreendemos a perspectiva da detetive e a sua motivação para descobrir o que aconteceu com Jessica Collins.
Para os fãs de trama policial, esse livro é uma ótima indicação. Temos mistério, um caso impactante, personagens bem delineados e um enredo bem desenvolvido. Robert Bryndza tem uma escrita direta e clara e cria o texto de forma que o leitor fique atento do começo ao fim do livro, incapaz de largar a história até descobrir o que aconteceu.
Em relação à revisão, diagramação e layout a Editora Gutenberg realizou um ótimo trabalho. A capa chama a atenção e causa impacto.
Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 02/06/2018minha estante
Eu amei ter lido esse livro. É realmente sensacional! Encantado pelo Robert Bryndza! \o/

Luciana.Borges 06/01/2021

Pior que Uma sombra na escuridão
Pensei que iria melhorar depois de o segundo livro, mas só piorou.
O PLOT Twist foi muito blefe, foi uma narrativa aguada e um crime que foi tão hypado atoa!!!
Fael.Souza 08/05/2021minha estante
Nossa, fui a sede ao pote com esse livro também. Pelo começo tinha tudo pra ser muito bom, o melhor da sequência. Mas esse plot foi simplesmente broxante (não consigo usar outra palavra rs)