Uma família feliz

Uma família feliz Raphael Montes

Resenhas - Uma família feliz

umapobreleitora 01/06/2024

O livro mais fraco do Raphael Montes
Primeiro livro do Raphael Montes que avalio com 3 estrelas, justamente porque pra mim, faltou aquele "tempero" que faz dos livros do Raphael serem os livros do Raphael.

Acredito que tenha um motivo pra isso, já que provavelmente o livro foi escrito pra ser um filme e tudo mais, mas eu espera um pouquinho mais.

Eu gostei da narrativa no geral, do jeito que a história começa, pelo fim, e do enredo.

Não sei se foi proposital, mas o livro me deixou com muitas dúvidas, principalmente no final. Até agora eu tô tentando entender como e porque kkkk

Y03mx 01/06/2024

Que perfeição
Não estava esperando por esse final! Raphael Montes está num dos melhores escritores que já li (se não o melhor)!
Com o começo, sendo pelo último capítulo, fiquei muito curiosa para entender o porquê desse fim e criei várias especulações, mas (claro) errei em tudo.
Devorei o livro em dois dias!
Fica a dica: SÓ LEIAM

Nicole 01/06/2024

Eva acabou de dar a luz ao seu terceiro filho e se depara com a angústia de uma depressão pós-parto em meio a uma supostamente perfeita. O ar tranquilo de sua família é invadido por acontecimentos estranhos quando suas filhas gêmeas aparecem machucadas. Eva é acusada pela comunidade.

Kethelen.Rodrigues 01/06/2024

Uma família feliz +16
"Não se preocupe, é que a gente demora a se adaptar a esse mundo" Pg 79
Muita verdade em poucas palavras kkkkkk

"É minha vez de perguntar... Você confia em mim?" Pg 179
Foi nessa de confiar que o Raphael me passou pra trás. Como que pode de todas as hipóteses que criei e as que acreditei, não foram nenhuma?
O lado bom de ler os suspenses dele é que nunca finaliza do jeito que espero, é por isso que tenho no mínimo 5 opções para o desfecho.

Enfim, mesmo nos momentos mais simples, ele consegue manter o suspense no ar, mesmo tendo bastante descrições de tudo que acontece, não fica uma coisa maçante, e a leitura passa bem rápido. Os personagens e todo o contexto foi muito bem construído, fiquei chocada com o resultado das câmeras.
Sem contar as referências que livros antes, o mesmo delegado Aquino (Suicidas) e a referência de Dias perfeitos, parece que ele faz uma história só pra encaixar outra anterior.

Meu cérebro ainda está delirando com tudo que aconteceu. Só me restou uma dúvida, quem era a pessoa dentro do carro?

hopeless. 01/06/2024

Final me derrubou
Conhecendo o rafa como conheço, sabia que podia esperar de TUDO, só fui perceber quem de fato era o doido ali algumas paginas antes de fato revelarem quem era. e olha que eu tenho o dom de descobrir as coisas bemm antes nos livros dele.

Sabrina758 01/06/2024

Bom, mas mal resolvido
A premissa da história é otima, te leva a vários caminhos diferentes vc suspeita de todos, achei o personagem principal um bananao, e a protagonista agia de forma muito estranha em alguns sentidos, entendo que o passado dela assombrava ela mas poxa reage mulher se não foi vc, vai ficar esperando as provas cairem do céu... demorou demaaaais para ela tomar uma atitude
O final gente ... misericórdia
Gostei do plot apesar de ter imaginado, foi muito legal porém o desfecho da história não gostei nada nada, achei supeeer corrido o livro teve vários momentos e cenas desnecessárias, que chegou ate ser tedioso para mim e o final correu para acabar deixando várias pontas soltas!
É um livro bom, mas vindo do querido Raphael poderia ser melhor...

Madson 01/06/2024

Alguns momentos lembram a atmosfera de ?O bebê de Rosemary?. Não é o melhor livro do Raphael Montes, ficaram uma ou duas pontas soltas. Tem uma breve referência ao Jantar Secreto.

Nati - @_fantasticomundoliterario 01/06/2024

Decepcionante
Não consigo acreditar que depois de tudo que a Eva passou, o final foi esse que acabei de ler. Que m****! Final muito broxante! ???

Isa Formiga 01/06/2024

Bom, nessa resenha é importante levar em consideração que eu acabei assistindo ao filme no cinema antes de ler o livro, então algumas opiniões e comentários vão relacionar os dois.
Achei a história muito bem construída, realmente intrigante como todos os livros do Raphael. O que me agradou muito depois do filme (que eu particularmente não gostei) já que explica muuuuita coisa que ficou confusa no cinema.
Agora, o que realmente me decepcionou foi o plot no final. Sim, muito inesperado como todos os plots incríveis do autor, mas achei muito nada a ver. Como uma criança de 10 anos seria tão psicopata? Fora que não entendo essa tal obsessão da Angela pelo pai e muito menos como isso levaria uma CRIANÇA a cometer tantas atrocidades. Será que realmente foi ela quem matou a mãe? Mas também é absurdamente improvável que ela mate a mãe ainda mais nova e dando um sumiço no corpo, o que traz o mistério de volta: quem matou Alice?
Achei muito forçado esse plot, fora a falta de determinadas respostas que deixou pontas soltas.
Depois do filme fiquei ainda mais curiosa pelo livro pra procurar explicações pra esse final, mas infelizmente não encontrei.
Confesso que me decepcionou, sou muito fã do autor, mas esse final realmente ficou estranho pra mim.

Malu Batista 31/05/2024

Um livro um tanto quanto mediano do Raphael
Como uma amante dos livros de Raphael Montes (e leitora de quase todos) me sinto na obrigação de dizer que não foi um dos seus melhores livros apesar de ter tido uma excelente construção narrativa. Vamos por partes.

Quero começar elogiando o Raphael, tenho um enorme carinho pelo autor e sou muito fã do trabalho dele. A sua escrita nesse livro se mostra envolvente, nos prende desde o primeiro capítulo e nos faz querer entender o que está acontecendo.

Gostei muito das discussões sociais trazidas no livro, a maternidade perfeita, esse status quo, todo posicionamento que existe sobre pronlemas mentais no livro, mas isso tudo pra mim foi muito melhor de acompanhar do que o final dessa história.

O livro se manteve bem durante 96%, depois disso parece que o Raphael esqueceu o que estava escrevendo. Um final sem pé nem cabeça, com diversas pontas soltas, nenhuma mínima resolução pra situação e pelo amor, não podemos chamar aquilo de final aberto.

Fui pega de surpresa com o final, não em um bom sentido, mas pareceu fraco, fiquei chateada com a minha leitura de resumir aquele desfecho. Entretanto, o desenvolvimento do livro é muito bom e envolvente, traz pautas relevantes e que me satisfizeram, por isso a nota mediana.

A sensação que tive lendo o livro foi bem parecida com ?A Empregada?, inclusive achei partes da trama muito semelhantes, não sei se teve alguma inspiração ou apenas coincidência.

Recomendo a leitura, mas não é o melhor livro do Raphael, não recomendo começar por ele se você for fã de suspense e quer dar uma chance pro Raphael, mas recomendo começar se quiser um suspense não tão pesado.
Nati - @_fantasticomundoliterario 01/06/2024minha estante
Exatamente. Final sem pé nem cabeça, muito broxante!

Jorlaíne 01/06/2024minha estante
Qual o melhor?

Malu Batista 01/06/2024minha estante
pra mim o melhor dele é suicidas, mas também é um dos mais pesados

Jaine.Bustamante 31/05/2024

Que história, que escrita. Impactada pela reviravolta do final, durante a leitura fui criando teorias, mas não consegui acertar uma. Muito bom. Recomendo

sweetjuu. 31/05/2024

Aparências, aparências, loucura, loucura...
Primeiramente, quero dizer que gosto muito da escrita do Raphael, é fluída e mesmo que o conteúdo seja muito pesado, ela é leve hahaha. Gosto como ele é sincero nas situações, sem romantizar, apenas jogando tudo em cima da gente e pronto!
Eu confesso que achei umas partes do livro tediosas, não sei dizer ao certo o porquê, já que de longe o livro é muito bom, mas tenho uma leve suspeita que o assunto tenha ficado repetitivo.
Como sempre, terminei o livro com uma careta de confusão tentando entender o que eu acabei de ler, inclusive esse final com milhões de pontos soltos me decepcionou, acho que ele podia sim ter prolongado mais uns cinco capítulos e explicado algumas coisas que vão me fazer pensar (novamente) durante semanas.
A história tem muitas reviravoltas! No final, eu me senti louca, talvez até eu fosse culpada de alguma coisa, assim como todos naquela casa.
O suspense é perfeito, quis acabar logo pra saber o que tinha acontecido (o único ponto que perdeu foi pelo fato dos capítulos serem grandes)
Amo o fato das histórias se passarem no Rio de Janeiro, lugares que eu conheço, torna a situação um pouco mais vivida, a experiência é incrível.
Esse livro aqui teve bastante crítica social, é cheio de esteriótipos e a pior parte é que as coisas são realmente assim, não sei se fiquei mais surpresa com o ponto de vista crítico do autor ou com a realidade de fato, quando normalizamos isso, não é?
Enfim, termino aqui dizendo que vale o suspense, mas o final é decepcionante.

Obs: em algumas partes, lembrei de Verity. ?
Nati - @_fantasticomundoliterario 01/06/2024minha estante
Também lembrei de Verity! E até algumas partes cheguei a pensar que a história se desenvolveria como o livro da Colleen. Mas pelo amor de Deus... Que final horrível.