O Galinheiro

O Galinheiro Amaurício Lopes

Resenhas - O galinheiro

Gustavo Rodrigues 21/12/2022

Li porque já tive uma experiência bem positiva com o autor (Nova Jaguaruara), mas esse aqui ficou abaixo do esperado.

A história é meio viajada, com os personagens fazendo coisas sem sentido e ninguém reparando ou se importando. Aparentemente é todo mundo meio louco .

O bom é que dá pra ler rápido, mesmo que eu não tenha lido ?. Resumidamente, é legalzin e nada mais.
jusousan 22/12/2022minha estante
ainda bem que tu se sacrificou e leu por mim

Gustavo Rodrigues 23/12/2022minha estante
Lê aí também. Faz um esforço

FJ.S 28/02/2023minha estante
Tu resumiu minha experiência. É muito isso!

gilliard.araujoo 07/03/2023minha estante
queria encontrar algum livro que tivesse a mesma vibe de nova jaguaruara??

Gabs 30/08/2023minha estante
achei também, todo mundo bem incosequente e meio surtado no processo.. a leitura achei que fluiu bem e passou rápido. Leiutua para passar tempo

beca 02/09/2023minha estante
Nossa mas eu achei mto bom

Chimp 25/09/2023minha estante
Pena que não dá pra compartilhar resenhas, pq é exatamente isso que eu penso, salvo que talvez tenha gostado um pouquinho mais que você.

Celso.Onida 31/01/2024minha estante
Eu gostei bastante, mas concordo que no final ficou muito viajado. Tipo, "que fedor de defunto, já sei vou assar uns espetinhos para disfarçar "

Karina.Marques 07/04/2024minha estante
kkkkkkk eu achei o mesmo

Carla Maria 17/08/2023

Mergulhei nessa onda
Sou a típica "formiga" de grupos literários. Sempre estou devorando todos os comentários sobre alguma sugestão "bombástica". E eis que em mais uma dessas lidas sugestionáveis me surge um post sobre um certo livro que estava causando muitos burburinhos. Que por sinal ainda está. O Galinheiro de Amaurício Lopes era mencionado por todos aqueles que por ali "andavam", estava literalmente na boca dos leitores. Repleto de elogios e mais elogios. E eu logo pensei: UAU, que livro é esse minha gente? Que autor é esse que eu nunca ouvi falar? (Lembrei um tempo depois que ele também escreveu Nova Jaguaruara, que por sinal eu li). Pois bem, como não sou nada boba (mentira, confesso que fujo dos hypes. Sempre espero a "onda" se acalmar) ou pelo menos dessa vez foi diferente, eu logo tratei de "surfar nessa enorme onda". E porque não, não é mesmo!? Por isso já fui logo adicionando o "bonitinho" no meu kindle, o parceiro de quase todas as minhas leituras. Foi aí que tudo começou... Cidade do interior, pobreza de um lado vs. riqueza do outro. Tudo muito pacato ou quer dizer, nem tanto. Crianças na faixa dos 12 anos começam a desaparecer e a polícia local sem pistas do paradeiro, logo deduzem que as mesmas fugiram para ganhar a vida em outro lugar. Todas elas de classe social baixíssima, ficavam apenas na lembrança dos familiares e amigos, pois logo entravam no esquecimento da população. Mas uma família em "especial", aquela cujo pai e a mãe nunca deixaram de procurar pela filha, um belo dia se surpreendem com um "achado". Uma presilha de cabelo da filha desaparecida, é encontrada pelo pai, no terreno da casa do prefeito da cidade. E é nesse exato momento que somos atirados sem dó e nem piedade em uma trama repleta de suposições e indagações. Em que momento a loucura se faz presente? Podemos alimentá-la para que se fortifique com o tempo? Ou a loucura é apenas um pretexto para o mau que existe dentro de cada um de nós?

Resumindo... Confesso que o livro não é essa grandiosidade toda que estão "hypando" por aí, mas passa MUITO LONGE de ser um livro ruim ou mediano. Ele merece 5 estrelas pelo conjunto da obra, por ser uma história que te prende, por conter um mistério envolvente, por ter personagens cativantes (mesmo o pior deles), etc. Para mim, ele precisava de um "tempero maior" para que a obra merecesse um UAU!. Mas mesmo assim, curti bastante O Galinheiro, e foi mais do que válida essa leitura.

OBS: O Galinheiro possui trechos que podem causar algum desconforto.
Taylor 20/08/2023minha estante
Achei interessante... Eu tô querendo ler mais livros de autores nacionais mesmo, então vou aproveitar essa resenha pra adicionar esse na lista ksksks

Carla Maria 20/08/2023minha estante
Esse é um daqueles livros que despertam bastante curiosidade... Vale a pena ?

denis 25/08/2023minha estante
Também fiquei curioso com esse. Vai para fila. :0)

Aline MSS 27/11/2023

Uma mistura de "Bacurau" com "A Casa de Cera".
Curto, bem escrito e com uma história eletrizante. O autor brilhou demais do início ao fim.

O livro traz a história de uma família humilde q se reúne para roubar galinhas na propriedade vizinha, mas acaba envolvida num terror promovido por seus vizinhos sinistros.

É aquele tipo de historia q desde o começo o leitor já sabe q vai dar ruim, mas acaba se surpreendendo pq tudo fica bem pior do q imaginava.
Me senti lendo um episódio do seriado Criminal Minds (sou fã). Também senti uma vibe dos filmes "Bacurau" e "A casa de cera".

Vale demais a leitura e dá pra ler nunca tacada só. ??
Pedro 27/11/2023minha estante
Um livro sobre ladrões de galinha...kkkkkkkk

Aline MSS 28/11/2023minha estante
Sim...e é mto bonzinho. ??

Gleidson 28/11/2023minha estante
Pelo título eu não daria nada pelo livro. Foi bom ler suas considerações. ?

Aline MSS 28/11/2023minha estante
Eu tbm não dava, Gleidson, mas é rapidinho. Quem gosta de procedurais criminais não tem do q reclamar. ??

Gleidson 28/11/2023minha estante
Bom saber, Aline. Vou atrás. ?

Núbia Cortinhas 21/02/2023

Um thriller surpreendente, pertubador e macabro.
Fui surpreendida do início ao fim com esse livro!
Eu tinha lido a sinopse, que ainda bem não entrega nada de spoiler, e nem procure sabê-los. Você só precisa saber que é necessário ter estômago forte para ler esse livro, pois ele não é para qualquer leitor.
Gentee, o que foi essa estória?? Ainda estou remoendo... Kkkk! Não são só os fatos ocorridos, mas esse thriller é cheio de camadas profundas que seriam ótimas de serem compartilhadas e debatidas.
  Amaurício Lopes, foi extremamente inteligente, nos prendendo do início ao fim com um texto fluído e com personagens bem construídos; a ambientação também foi perfeita. A maneira pela qual o autor conduziu a estória foi espetacular. Houve um momento em que os fatos foram narrados sob o ponto de vista de cada personagem e o ritmo não foi quebrado, o autor não se perdeu,  não ficou maçante; pelo contrário, foi emocionante e Amaurício não deixou escapar nenhum detalhe, só aumentou a tensão desse thriller pertubador e macabro.
    Se você não for sensível, vale super a pena ler esse livro, prestigiar essa obra da literatura nacional que não deixa a desejar em nada para os autores de thriller nórdicos ou de qualquer outra nacionalidade. Para quem curte o gênero, está esperando o quê? Se jogue nessa leitura!
Robison 21/02/2023minha estante
É desses que eu gosto!!!! ????

Núbia Cortinhas 21/02/2023minha estante
Robison, está disponível no Kindle Unlimited. Ah! Já leu Eu Vejo Kate vols 1 e 2? Kkkkk vc vai gostar, é da Cláudia Lemes, é sinistro tbm.

Robison 21/02/2023minha estante
Vou colocar na minha estante, hahahahah....
Muito obrigado pelas dicas ?

Núbia Cortinhas 21/02/2023minha estante
???

@tigloko 21/02/2023minha estante
Muito boa resenha Núbia
???. Já conheci a escrita do autor pelo Nova Jaguaruara e agora só aumentou a vontade de ler esse.

Regis 21/02/2023minha estante
Ótima resenha, Núbia. Parabéns! ???

Núbia Cortinhas 22/02/2023minha estante
Obrigada, Tiago! As críticas são muito boas sobre o Nova Jaguaruara.

Núbia Cortinhas 22/02/2023minha estante
Obrigada, Régis! Tentei ao máximo não comentar sobre a estória, pois o fator surpresa só aumenta a tensão.

Aline MSS 07/03/2023minha estante
Adicionando correndo na minha lista por conta da sua resenha. Fiquei mega curiosa.???

Danyelle22 11/03/2023minha estante
Excelente resenha! ???
Não leio muito deste gênero, mas estou curiosa. Entrou para a lista!

Núbia Cortinhas 11/03/2023minha estante
Meninas é super macabro.

Rosangela Max 29/11/2023

Uma grata surpresa.
Comecei a leitura sem muitas expectativas e adorei a história.
Tem suspense, drama e muita bizarrice. Tudo contado de forma simples e de maneira que prende a atenção.
O final poderia ter sido melhor, mas não chega a decepcionar.
É o segundo livro que leio do autor e fico feliz em saber que temos histórias boas de suspense produzidas por autores brasileiros.
Recomendo a leitura.

Flavia_Lo 01/08/2023

Livro com praticamente 200 páginas, em que a maior parte dos acontecimentos ocorrem em uma única noite, leitura super fluída e você demora um pouco pra entender onde o autor está querendo te levar.

Toda a atmosfera criada é na área rural de uma cidadezinha, em que todo mundo se conhece, não existe muita perspectiva de crescer profissionalmente, todos os personagens tem nomes muito brasileiros e o único ponto fora da curva é o sumiço de tempos em tempos de meninas de 11 anos.

A história é muito interessante e tem toda uma aura de terror, que se inicia com um simples roubo de galinhas, em que os personagens muito curiosos e preocupados, se afundam em uma situação perigosa.

Enfim, foi uma leitura bem imersiva, rápida e que me deixou muito chocada. Estava em busca de mais livros nacionais que transbordasse brasilidades e elementos criativos da nossa cultura. Estou animada e com grande espectativa para ler outro livro do autor, Nova Jaguaruara.
Alida.Ventura 04/08/2023minha estante
Salvei mais um. Ihuuuu

Flavia_Lo 04/08/2023minha estante
Mais um livro rápido do KU KKKKKKKKKK

Gessyka.Loyola 23/08/2023

Cidade pequena e seus segredos!
Eu simplesmente amei esse livro.
O suspense dele é foda. Uma cidade pequena que tem políticos e pessoas somente interessadas em si, meninas começam a sumir e ninguém se importa e uma família com uma "tradição" um tanto peculiar, de roubar galinhas na sexta-feira santa.
O que tudo isso tem haver? Leiam, porque tudo fará sentido e será muito bom!!
Nara_Thais 23/08/2023minha estante
Achei curioso. É terror ou um suspense mais pra mistério a ser resolvido?

Gessyka.Loyola 23/08/2023minha estante
Suspense, mistério e indignação com um final totalmente satisfatório ? adorei!

Nara_Thais 23/08/2023minha estante
Gosto de tudo isso. Mas nao curto terror. E galinha pra mim é a cara do terror pq morro de medo kkkkk mas nesse caso, obrigada pela dica :)

thais791 23/04/2024minha estante
FEZ TODO SENTIDO MESMO! MUITO BOM!

@tigloko 25/02/2023

Suspense frenético, com altas doses de loucura e medo
É um suspense muito bem trabalhado, a leitura passou voando. Não consegui ficar dias sem saber o mistério. Uma coisa bizarra atrás da outra, precisava de respostas urgente kkk. O autor trabalha alguns temas que são como um norte para os personagens, como o medo e a loucura.

Ainda que necessária para desenvolver o contexto, senti uma quebra no ritmo da história na metade. Não estragou o livro mas foi algo que desacelerou a história, que estava com nível de tensão nas alturas.

Gostei do clima de cidade pequena, que aparenta normalidade. Mas que no fundo as coisas mais obscuras ocorrem. Algo bastante presente no Nova Jaguaruara e aqui aparece novamente em menor escala.

Estou ansioso para a próxima história do autor!
Núbia Cortinhas 25/02/2023minha estante
Kkk, realmente a gente devora essa leitura. ? ??????????

@tigloko 25/02/2023minha estante
Verdade ??

Ótima resenha, Tiago. ?
Vou acabar tendo que comprar esse livro. Estou muito curiosa. Rsrs

@tigloko 03/03/2023minha estante
Muito obrigado Regis ?. Hahaha se gostou do Nova Jaguaruara, é provável que curta esse.

Núbia Cortinhas 03/03/2023minha estante
Régis, ele está disponível no Kindle Unlimited ???

Regis 03/03/2023minha estante
Eu gostei muito de Nova Jaguaruara, Tiago.

Regis 03/03/2023minha estante
Obrigada pela dica, Núbia. ?

Alinesmne 23/10/2022

Peguei a indicação no Instagram, não conhecia o autor. Foi uma ótima surpresa, a escrita dele é realmente fluida, sem enrolação.
As partes do meio do livro que eu achei chatas acabaram se revelando muito necessárias pois mostram toda a motivação dos irmãos Borges e te levam a entender como a loucura se apossou deles.
É engraçado e assustador. Muito bom.

-Koraline 07/12/2023

Eu gostei mais desse livro do que do primeiro do autor, mas confesso que não sou muito fã do estilo de escrita dele, em que algumas coisas são bastante descritivas, e outras tão pouco que me impedem de imaginar as cenas com clareza. Fiquei decepcionada com a segunda parte do livro, que foca muito em como questões passadas levaram ao presente, por que achei, com base na sinopse, que seria uma história sobre os invasores tentando fugir da casa e sendo perseguidos, bem como aqueles filmes de perseguição, mas a parte da sinopse é abordada em partes bem curtas e um tanto apressadas, e tenho certeza de que a segunda parte teria sido muito melhor se tivesse sido narrada em primeira pessoa, das perspectiva do prefeito, sobre a visão dele, para trabalhar melhor as motivações e como ele enxergava o que estava fazendo. Enfim, é um livro bem ok.

edisik 14/02/2023

Peguei esse livro para ler sem saber nada sobre ele e fui recompensado com uma das melhores leituras desse ano. Um livro que você devora, quer saber logo como acaba.
Núbia Cortinhas 15/02/2023minha estante
Que legal! Peguei ele no Kindle.

Margô 26/02/2023minha estante
Bom saber, agora já está na minha lista!

edisik 26/02/2023minha estante
O Amaurício Lopes é um ótimo escritor.

Margô 26/02/2023minha estante
??????

Nilsonln 11/04/2023minha estante
Muito bom mesmo!

edisik 11/04/2023minha estante
O livro Nova Jaguaruara também é muito bom.

Nilsonln 11/04/2023minha estante
Irei ler também!

CONRADO0 17/07/2023minha estante
Segurei novamente uma recomendação sua , porque a primeira deu super certo

Nilsonln 18/07/2023minha estante
Esse livro é muito bom! Boa leitura Wemerson!

CONRADO0 18/07/2023minha estante
Simmm, estou devorando ele , muito massa

trizisreading 09/12/2023

Thriller nacional incrível
Não sei o que eu esperava quando comecei ler esse livro, mas da primeira à última página, li com o coração na mão. Infelizmente, vejo pouquíssimas pessoas falando sobre esse livro, eu mesma fiquei sabendo dele por uma das minhas amigas do skoob e decidi ler também.

O que deveria ser uma família invadindo uma propriedade para roubar galinhas num feriado cristão, acaba se tornando um pesadelo sem fim. Até adentrar a propriedade, ainda que eles já suspeitassem de algo, estava tudo bem (até o limite onde roubar galinha alheia está bem, né? haha), porém, tudo começa a virar de cabeça para baixo quando a família escuta um grito vindo de dentro da casa. Eles podiam ter ignorado e voltado para casa com as galinhas já capturadas, mas aí não ia ter livro. Não, eles decidem mandar os filhos ir para casa guardar as galinhas que eles - o pai e a mãe - iam voltar depois, pois precisavam checar algo na casa... Não preciso nem falar que daí para frente é só para trás.

O livro é dividido em três partes, a primeira é a que mais dá agonia, medo, desespero e é contada visando os personagens da família que rouba galinhas. No entanto, a segunda é explicativa (porém continua interessantíssimo), pois aqui entendemos a parte dos moradores, ou seja, aquilo que a família ladra de galinhas não sabe, e gente, graças a Deus que não sabe porque haja psicológico para carregar o fardo desse conhecimento. Enfim, voltando ao assunto, a segunda parte então, conta desde o princípio como que aquilo virou o que é (eu achei essa parte muito crimilogia das ideias, porque aqui trás exatamente a tragetória de uma pessoa que começa a ficar tão desolada com algo que perde totalmente o senso comum e começa praticar atos hediondos que eu não sei nem explicar o quão bizarronojentomedonho é). Por fim, a terceira parte volta a falar do que aconteceu naquele dia e continua agonizante.

Embora o livro todo seja de tirar o lençol do fantasma, o finalzinho é muito triste e bonito ao mesmo tempo, com os pensamentos da Neide, embora eu não seja religiosa, eu lembrei de uma passagem da Bíblia que diz: "Afinal, quanto maior o saber, maior o sofrimento; e quanto maior o entendimento maior o desgosto."

Resumindo: livrasso, e nacional ainda.

Alexandre 09/12/2023minha estante
Ainda não li esse, mas o outro livro desse autor é um espetáculo!

trizisreading 09/12/2023minha estante
qual é? vou colocar na minha lista

Alexandre 09/12/2023minha estante
Nova Jaguaruara

trizisreading 11/12/2023minha estante
obrigada pela indicação, já adicionei à minha lista de leitura!

Aline Silva 06/11/2022

Suspense nacional maravilhoso
Sem sombra de dúvidas uma das melhores leituras que fiz esse ano.

Não consegui deixar o livro de lado até descobrir o desfecho da história.

O autor é sensacional, sua escrita é fluída e os personagens muito bem construídos.

A tensão dura o livro inteiro, alternando a história sob o ponto de vista dos personagens, ele vai nos apresentando esse quebra cabeças e fazendo tudo se encaixar no final de forma perfeita.

?? O livro tem gatilhos: sequestro, violência, assassinato... entre outros.
Nick 06/11/2022minha estante
Sabe dizer se ele está disponível no Kindle Unlimited?

Aline Silva 06/11/2022minha estante
Está sim. Espero que você goste.

Nick 06/11/2022minha estante
Obrigada ??

Nilsonln 11/04/2023

Galinhas vitaminadas
Só elogios para esta história bizarra, angustiante e perturbadora! A escrita é perfeita, fluida e instigante. Já é um dos meus preferidos de 2023! Vale super à pena a leitura!

Queilinha 16/12/2023

O Galinheiro...
Foi meu primeiro contato com a escrita do autor e gostei muito.

A história é bem macabra e me prendeu do início ao fim. Em alguns aspectos, retrata bem a realidade de cidades do interior onde os que têm dinheiro conseguem enganar e manipular com facilidade.
Dani 16/12/2023minha estante
O nova jaguaruara do mesmo autor também é ótimo..

Raissa 16/12/2023minha estante
Li esses 2 livros dele, perfeitos ??

Andreara.Ceroni 16/12/2023minha estante
Eu amei os dois livros dele ?