O Galinheiro

O Galinheiro Amaurício Lopes

Resenhas - O galinheiro

Aggretsuko0 20/11/2022

Orgulho do meu Brasil! Mas não quero mais comer galinha!
Uma trama impressionante, inovadora e revolucionária, com um triller de arrepiar e de fazer você ficar acordado desesperado sem dormir pra descobrir o que vai acontecer (eu li literalmente em 5 horas)me fizeram apaixonar por esse livro. Tem coisa mórbida? Tem. Tem morte e tristeza? Tem também, mas é maravilhosamente contado com doses de humor e personagens extremamente carismáticos, com todo aquele jeitinho brasileiro e linguagem popular que faz tudo ficar maravilhoso. O autor soube estruturar muito bem os capítulos, mostrando a perspectiva da mesma cena, sob olhares diferentes, cada um mostrando uma nuance que mais na frente explicava como determinada coisa aconteceu e isso é uma das coisas que me surpreendeu nesse livro. Ele te prende de uma forma que é impossível parar de ler. Eu nem curto muito esse estilo de livro, mas esse me ganhou já nos primeiros capítulos. Desde o começo você ja percebe que tem algo errado e que aquele furto não é apenas mais um furto de galinha numa sexta feira da paixão. Os pais estão escondendo algo e esse algo envolve vários desaparecimentos misteriosos de crianças no bairro. Depois do primeiro momento mais impactante do livro acontecer, ele da uma pausa pra contar a história da casa onde a família silva foi furtar a galinha e o porquê dos dois irmãos serem o que são (só que até então você não sabe o que eles são então você não consegue parar de ler por dois motivos: quer saber qual é a deles e quer saber o que aconteceu depois do momento impactante que foi pausado). Até agora lembrar de certas cenas do livro me dão um arrepio na espinha, porque o autor escreve de uma forma que você consegue sentir até a loucura dos personagens (tinha hora que eu começava a acreditar na própria loucura e me afastava da realidade, devido a imersão de sucesso que o autor proporciona). Queria que ele fosse maior e queria que tivessem mais detalhes do que aconteceu depois...porque pra mim só uma coisa eu mudaria nesse livro, mas não posso dizer o que, porque é spoiler. Uma coisa meio irrelevante mas que me incomodou foi a parte que o autor fala que o cargo de prefeito sempre ficou com a familia Borges e que de 4 em 4 anos o Augusto sempre voltava a ser prefeito e quando não era ele era outro parente...e a inelegibilidade reflexa? Foi com Deus? Kkkkkk tamo no Brasil, mas não é bagunça...talvez eu tenha entendido mal, mas enfim, isso é irrelevante pra a estória kkkkk tanto que dei 5 estrelas, maravilhoso, podem ler sem medo...a não ser que tenham medo.?

Maria 24/04/2024

Help me
Não gostei, mas a culpa não é do livro
É MINHA
eu tô em uma ressaca literária fudid@
terminei o livro na marra, sem nem prestar atenção direito na história

Vynuee_ 14/01/2023

Pasmo
Me surpreendeu bastante, não imaginava esse final...

Fui ficando completamente chocado no decorrer da história e bastante anestesiado com a loucura dos personagens, suas reviravoltas me deixaram sem fôlego.

Adriano 25/01/2023

Descobri "O galinheiro" por acaso no Kindle Unlimited, e de cara o título e a capa me atraíram. Ao ler a sinopse e as ótimas avaliações, decidi que o leria imediatamente, e ainda que minhas expectativas não tenham sido alcançadas, vejo a experiência de leitura como positiva.

Temos aqui uma história repleta de violência, bizarrices e brasilidade, e que se inicia durante uma tradição bastante comum em cidades do interior: roubar galinhas na madrugada do Sábado de Aleluia. Embora todos os anos a família de Maria Neide e Francisco siga essa tradição, dessa vez há uma motivação por trás da casa escolhida para o roubo: uma possível pista sobre o desaparecimento de sua filha, ocorrido alguns meses antes.

O livro é estruturado em três partes. A primeira, e em minha opinião a mais instigante, narra a invasão da casa escolhida, e os perigos e riscos envolvidos nessa ação. A segunda e maior parte irá mostrar outro lado dessa narrativa, contando a história dos donos da propriedade invadida, motivações, e tudo que ocorreu ali ao longo de anos. A terceira parte consiste no desfecho da trama, e é aí onde vejo o livro decaindo um pouco em qualidade, pois em muitos momentos, as coisas parecem convenientes demais, e há algumas passagens um pouco absurdas.

Apesar dessa variação de qualidade ao longo da narrativa, a experiência foi boa. A escrita do autor é simples e na maior parte do tempo envolvente, e é fácil se perder entre as pouco mais de 200 páginas e não ver o tempo passar.

Kleilson.Torquatto 20/06/2023

Thriller com muito suspense e muita bizarrice
É um livro muito doido, com uma premissa muito boa e que não transparece nada a leitura frenética que vai vir no decorrer das páginas. A história contém muita violência, assassinato e sequestro de crianças, por isso, cuidado com os gatilhos.

Eu não conhecia o autor, mas confesso que gostei bastante da escrita e a fluidez da história. É um suspense muito bem construído, com personagens muito engraçados e bem desenvolvidos.

A ambientação é bem sombria e acontece em um cidadezinha no interior do Ceará e traz os personagens com sotaque local muito engraçado, que quebra um pouco o ar de suspense em certas partes.

Não é aquela historia incrivel que vale 5 estrelas e favoritado, mas é um suspense muito gostosinho e que envolve o leitor em uma atomesfera muito legal.
Vale a pena conhecer!!
Cketh 22/06/2023minha estante
Lê Nova Jaguaruara dele tb que é mtttt bom

Kleilson.Torquatto 22/06/2023minha estante
Vou colocar na lista! ?

Alana_Gomes 07/03/2024

Que livro bom
Terminei de ler com uma sensação tão boa de ter lido um ótimo livro. Leitura fluída, personagens bem construídos, narrativa muito bom estruturada. Leitura leve e engraçada em alguns momentos e absurdamente macabra e aterrorizante em outros.
Eu estou encantada e vou ler outras coisas desse autor, sem dúvidas!
Nickie Dias 07/03/2024minha estante
Agora deu vontade de ler

Halynka 07/03/2024minha estante
Eu tenho vontade de ler, mas tenho medo por conta de uma resenha que li

Alana_Gomes 07/03/2024minha estante
No começo eu também tava com medo de não gostar porque ele parece bem leve e engraçadinho e achei que iria ser meu tipo de leitura de suspense. Mas a partir do momento que a história começa a se desenrolar ele fica incrível

Thayna Cursino 05/04/2024

A leitura é rápida e fluída. Em alguns momentos a história é bem doida e inviável, mas acredito ser a proposta do autor.

Larissa 28/05/2023

Que livro espetacular
Eu me emocionei com a sensibilidade e a forma de contar a história, simples porém extremamente emocionando, com passagens perfeitas e termina de uma forma que, mesmo triste, nos aquece o coração
Um excelente livro e super rápido de ler

Tais 25/11/2023

Assustador
Eita nós, que história macabra viu!

Aqui você encontra Resident Evil 7 + Bom dia Verônica + A Pele que Habito + Regionalismo.

Fiquei com muita dó no final, mas compreendi. É um livro sobre medo, terror, luta e orgulho da família.

Ao mesmo tempo, mesmo sendo um suspense bem macabro - senti uma pegada mais caricata, pitoresca, como se não pudesse ser um crime real. Esse sentimento deixou a leitura mais gostosa e mais leve, mesmo que o crime cometido seja terrível.

Gostei! Com certeza lerei mais obras do autor.

Stefani 12/09/2023

O começo é um pouco lento e confuso, mas conforme o mistério vai se desenrolando e as peças se encaixando, você não consegue mais parar de ler. A conclusão da trama é sem frescuras, engraçada, apesar de ser macabra e o melhor de tudo: o livro tem personagens genuinamente brasileiros, cenários reais e eu amei como o autor faz isso.

Janaina 24/03/2023

Muiiito booom
Adorei o livro. Tinha lido a outra obra do autor ?Nova Jaguaruara? e tinha gostado, mas este é muito superior.

A história é altamente envolvente, tem uma clima tenso desde o início e te deixa roendo as unhas em cada capítulo, na ânsia de saber o que vai acontecer.

A história traz um horror digno de filme de suspense, daqueles que vão te deixar vidrados e ansiosos.

Amei a forma que o autor escreve o texto, utilizando a forma regional de falar do norte/nordeste, isso deu mais veracidade a história que se passa em uma cidadezinha do interior, ponto pro autor.

A única coisa que não gostei e acho que poderia ser retirada do texto, pois não faria falta nenhuma para o enredo, foi a ?decisão? um pouco chocante da família, quem ler vai entender? Tirei meio ponto por isso, mas recomendo muitíssimo a leitura

Livinha 10/08/2023

O GALINHEIRO
Comecei a ler por indicação do meu namorado e fizemos uma leitura coletiva.

Pelo título do livro achei que seria apenas uma comedia, no entanto me surpreendi com uma leitura diferente de todas que já fiz. A história é dividida em três partes, a primeira se refere particularmente a família de Francisco e Maria Neide. Nessa parte iremos conhecer a história dessa família humilde, que além de seguir uma tradição, Tenta descobrir o paradeiro de sua filha que desapareceu a seis meses atrás.

Na segunda parte vamos conhecer a história da família Borges, onde iremos conhecer os irmãos Augusto e Gilberto. Dois homens poderosos que foram corrompidos pela dor e achavam possível causar a mesma dor em outras famílias para amenizar a sua em um ato de sadismo, loucura e crueldade, onde se tornaram dois psicopatas.

Vem a terceira parte, onde tudo faz sentido. A história é bem detalhada e tudo que é apresentado pelo autor está ali por um motivo. Esteja bem atento a cada detalhe. Pois muitas perguntas surgirão e quase todas, serão respondidas. É uma história completamente inusitada, perturbadora, em outras palavras, bizarra.
O final não foi o que eu esperava, pois os dois irmãos saíram, com seu caráter ileso, depois de ter causado tanto sofrimento a várias famílias daquele interior.
Jesraylanne 11/08/2023minha estante
Nossa, deu até vontade de ler! ?

Livinha 11/08/2023minha estante
Recomendo

Bianca 28/09/2023

Chocante
O livro é muito bom, aquele tipo de suspense que te deixa inquieta, incomodada.. a história é chocante e bem escrita! Só recomendo pra quem não se impressiona facilmente!