As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Duda 03/04/2021

As Duas Torres
A sequência que mantém o nível da história de maneira maravilhosa, onde podemos conhecer melhor cada personagem e aprender mais sobre o mundo que Tolkien criou (que até hoje me surpreendo com sua extensão).

Separado em duas partes, acompanhamos primeiramente Aragorn, Legolas, Gimli, Pippin e Merry com seus novos objetivos e, na segunda parte, seguimos Frodo e Sam, firmes ainda em seu propósito.

São introduzidos várias personagens que adicionam bastante a narrativa e oferecem uma maior dinâmica com aqueles que já conhecemos. O livro é ótimo, recomendo demais essa trilogia.

Wesley Rocha 11/04/2021

Que jornada incrível de se acompanhar, confesso que algumas vezes as descrições de cenário me cansam, mas fora isso a leitura flui bem e os diálogos sempre são muito bons

Hugo 09/05/2021

O senhor dos anéis é diferente de todos os livros que já foram escritos. Poucos se se equiparam.

Plinio Mendes 07/05/2023

Segunda parte
Continuação da Sociedade do Anel.
A separação dos que amigos eram. Antigos companheiros que morrem e novos que surgem. O Um Anel vai se tornando mais pesado.
Os Orcs à espreita, seja em Helm ou em Minas Tirith?

Henrique 27/04/2020

Uma evolução
Quando eu pensava que o primeiro livro não poderia melhorar, veio o segundo. Simplesmente uma evolução perfeita da história, a maneira como os acontecimentos são contados e a ação se desenrola é extremamente prazerosa de se ler. Para aqueles que não curtiram muito a falta de ação do primeiro livro, esse vem pra suprir todos os desejos, sem pecar na qualidade da história e na narrativa.
Viviane @litenatura 27/04/2020minha estante
Então preciso terminar o primeiro logo...

Marcela204 16/11/2020

Cada vez mais próximo do Inimigo!
Preciso confessar que esse livro, apesar de incrível, foi mais complicado. Achei mais difícil de engatar na leitura, talvez porque não comecei logo depois do primeiro, só fui mergulhar mesmo nessa belezinha quando a história focou em Frodo (Livro IV).
Então estava chato toda a primeira metade? Não, muito pelo contrário! O autor apresenta cenários lindíssimos, traz personagens fortes e uma guerra assustadora. Não tive vontade de desistir, nem fiquei entediada, mas tive sim dificuldade em me situar durante todas as descrições, canções e histórias, voltava muito no mapa, tem muita informação e me esgotou um pouco kkkkkk
A segunda metade foi mais tranquila, toda a tensão entre Gollum e Sam, o encontro com Faramir, Laracna, foram acontecimentos que me animaram mais.
Claro, não sou FÃ de carteirinha de Tolkien, não me aprofundei nesse universo, minha leitura é diferente de quem já está acostumado.
Vou já ler o próximo para não perder o embalo, o último tem tudo para ser maravilhoso!

Rafaela (@exlibris_sc) 26/04/2020

A segunda parte do imortal Senhor dos Anéis
Dando continuidade à Saga do Anel, na parte dois de “O Senhor dos Anéis: As Duas Torres”, uma presença escura e opressora se avizinha dos povos da Terra Média em especial da Sociedade agora em frangalhos.

Aqui temos os livros 3 e 4, onde é narrado neste primeiro o que se sucedeu após a morte de Boromir, a caçada aos Uruk-hai pelo trio mais badass da literatura - Aragorn, Legolas e Gimli - e vários eventos épicos que me deixaram sem fôlego, como os Ents e Fangorn; já no livro 4, temos o retorno de Frodo e Sam após se separarem da Comitiva e seguirem em direção à Mordor, encontrando a criatura Gollum que, apesar de tremenda malícia, se mostra curiosamente útil à Demanda.

Cada relato e cenário é mais eletrizante que o anterior, já falei uma vez e retorno a exaltar o quão excepcional era o mestre Tolkien em nos fazer sentir profundamente as vivências dos personagens e até respirar o ar carregado de Rohan, bem como o de toda a Terra Média.

Relembrar Éowyn e Faramir com toda sua força, sabedoria e semblantes nobres feito a luz das estrelas foi incrível!

Mais uma vez me surpreendi com os pequenos detalhes esquecidos por mim nesta releitura e também me abismei com as diferenças que encontrei do livro para a adaptação do cinema, apesar desta ser também uma obra prima. O Faramir dos filmes deixa a desejar e quem leu e assistiu vai concordar comigo.

Com o coração batendo forte no peito e a espada na mão, sigo agora para Gondor pois há muito “O Retorno do Rei” foi postergado e afinal “o amanhecer é sempre a esperança dos homens” como disse o próprio Elessar.

site: https://www.instagram.com/p/B-zWBeYDI5a/
João Marcos Back 26/04/2020minha estante
Que os senhores do Oeste te acompanhem nesta grande (e linda) jornada

Vítor 15/03/2021

Muito suspense!
Esse segundo volume é muito suspense com as aventuras da Comitiva. Muito interessante também o desenvolvimento dos personagens, principalmente, do Sam!
Diferente do primeiro volume, este não é parado. Ansioso pelo terceiro volume!
Carine 16/03/2021minha estante
???????????????
Vem para o retorno do rei!

Vítor 16/03/2021minha estante
Já estou. Acabei de ler o primeiro capítulo

Carine 16/03/2021minha estante
??????

Dhiego Morais 12/09/2020

As Duas Torres
Se me perguntassem há um ano sobre ler O Senhor dos Anéis eu muito provavelmente daria um sorriso nervoso e falaria que não tinha previsão – não vamos por uma meta, não é? –, ou seja, enrolaria como fiz por muitos anos. Mas vejam só como o futuro é imprevisível. Hoje eu digo: como é bom voltar para a Terra-Média!
Em A Sociedade do Anel, acompanhamos Frodo Bolseiro desde o momento em que herda o Um Anel e, auxiliado por Gandalf, Sam, Pippin, Merrin, e Aragorn, até sua chegada em Valfenda, onde a sociedade é oficializada. Frodo se torna o Portador do Anel, enquanto todos os demais, juntos de Boromir, Legolas e Gimli se tornam os Companheiros do Anel.
“A guerra precisa existir enquanto defendemos nossas vidas contra um destruidor que devoraria a todos; mas não amo a espada brilhante por seu gume, nem a flecha por sua rapidez, nem o guerreiro por sua glória. Amo somente aquilo que eles defendem: a cidade dos Homens de Númenor; e queria que ela fosse amada por sua memória, sua antiguidade, sua beleza e sua sabedoria presente. Não temida, exceto do modo como os homens podem temer a dignidade de um homem velho e sábio”.
A busca pela destruição do Um Anel no fogo de Mordor é repleta de perigos. Sauron se fortalece a cada dia que se passa e seus exércitos ganham mais volume no leste. Por outro lado, no oeste, Saruman se revela como traidor da Ordem a que Gandalf também pertence; cego pelo desejo do poder do Um Anel.
Após a queda repentina de Gandalf, o Cinzento nas profundezas das Minas de Moria, em uma batalha terrível contra um poderoso espírito do mundo inferior – um Balrog –, a Sociedade do Anel se enfraquece até o seu rompimento definitivo em Emyn Muil, junto às Cataratas de Rauros. Observamos Frodo e Sam sozinhos, rumando em direção à Montanha da Perdição em Mordor, ao passo que os demais membros da companhia enfrentam um ataque órquico.
Diferente da primeira parte do épico de O Senhor dos Anéis, As Duas Torres se sobressai como um meio essencialmente fluido, de narrativa veloz e que abarca uma série de acontecimentos surpreendentes. Talvez por possuir boa parte dos personagens apresentados na parte anterior, a leitura avança sem muitos entraves, enquanto desenvolve os desdobramentos iminentes da trama, afinal, uma guerra pelo Anel está prestes a irromper na Terra-Média.
Neste volume, Tolkien optou por dividir os pontos de vista da narrativa em dois livros:
— No livro III, o leitor acompanhará a viagem junto do que sobrou da Sociedade do Anel, sob liderança de Aragorn, basicamente. Uma decisão importante deve ser tomada: seguir em busca de Sam e Frodo, que porta o Anel de Poder e os auxiliá-los na terrível jornada ou seguir na direção contrária, no rastro dos Uruk-hai, monstruosidades de Saruman e que levam consigo os jovens Pippin e Merry.
Embora sintamos falta dos hobbits nesse início, toda a jornada é demasiado interessante de se observar junto de Aragorn, Gimli e Legolas. Pouco a pouco percebemos trechos que não foram utilizados na adaptação cinematográfica de Peter Jackson, ou ainda que foram alterados, e isso é extremamente enriquecedor quando falamos da experiência de se ler O Senhor dos Anéis.
— No livro IV, o leitor seguirá os caminhos tortuosos da jornada à Mordor feita por Frodo e seu fiel amigo Samwise. Arrancados de qualquer ajuda do passado, distantes da sabedoria e dos poderes ancestrais de Gandalf ou da proteção de Aragorn, a dupla de heróis deve seguir como pode até o seu destino terrível.
Nessa etapa da história, os fãs de Tolkien reviverão importantes passagens da jornada envolvendo o Um Anel, desde a companhia curiosa de Gollum, até os limites dos Pântanos Mortos, a visão do Portão Negro e de Minas Morgul, as Escadarias de Cirith Ungol e até a toca de Laracna. É dificílimo ler sobre tudo isso e não sentir nostalgia, não sair marcando cada passagem memorável.
Tolkien pode não ser o maior especialista em desenvolvimento profundo das personagens, mas seria injusto não comentar como Frodo e Sam, bem como Aragorn e Gollum crescem durante toda a narrativa. A própria figura de Gandalf atinge um limite ainda mais bem construído e rico no livro III.
Frodo vive constantemente aflito com o peso que carrega envolta do pescoço: o Um Anel parece ciente da proximidade de seu Mestre Obscuro, o que o transforma em um fardo doloroso e difícil de resistir. Paralelamente ao empobrecimento das terras pelas quais eles passam, Frodo também adoece em espírito. Sam é a figura responsável por reerguê-lo a cada momento, protegendo-o e zelando pelo seu patrão e amigo. A amizade entre esses dois personagens é um exemplo do poder de seu amor.
Gollum é o contrapeso disso tudo e claramente tem uma função importante a desempenhar até o final da jornada. Sua obsessão pelo Um Anel é digna de nota; seus diálogos envolvendo não apenas Sam e Frodo, mas seu próprio álter-ego, conduz a momentos icônicos do livro.
“Pois imaginando a guerra, ele desencadeou a guerra, crendo não ter tempo a desperdiçar; pois aquele que dá o primeiro golpe, se o der com força o bastante, pode não precisar golpear mais”.
Saruman é o grande vilão da parte III de As Duas Torres. O próprio título faz referência a Orthanc, a torre monolítica em Isengard, e a Barad-Dûr, a torre maligna de Sauron. Os momentos em que o Mago Branco tem protagonismo, seus diálogos entre a figura que o enfrenta são de arrepiar!
É ainda em As Duas Torres que o leitor mergulhará na floresta de Fangorn, local temido por muitos e lar dos antiguíssimos Ents e Huorns: criaturas meio arvorescas e gigantes. Embora não seja necessário afirmar a todo o momento, são por momentos assim que compreendemos a complexidade e a criatividade do universo criado por J. R. R. Tolkien.
A narrativa da segunda parte do grande épico da Terra-Média consegue ser tão inebriante quanto a anterior, firmando suas bases para uma conclusão magistral. De personagens apaixonantes, diálogos filosóficos e descrições tão vivas quanto o universo de Tolkien, As Duas Torres assegura a genialidade e atesta aos novos leitores os motivos de se manter por tanto tempo como o pilar das histórias de fantasia pós-século XX.

site: https://skullgeek.com.br/resenhas/resenha-as-duas-torres-o-senhor-dos-aneis-2-de-j-r-r-tolkien/

andressa 21/03/2021

arrebatador
"Não me deixe aqui sozinho! Não vá aonde eu não posso segui-ló!"

esse livro é o desenvolvimento perfeito. ele tem muito mais ação do que o primeiro, e pelo menos p mim, isso fez o livro fluir muito melhor.
foi surpreendente! principalmente nos últimos capítulos. a cada parágrafo que passava eu ficava sem fôlego.

eu me apeguei muito nessa história e sinceramente.. eu n consigo imaginar o que vou fazer depois que ela acabar

eu só espero q td de certo no final, caso contrário eu provavelmente vou chorar por 3 meses

Virginia Barros 30/04/2020

A saga continua
A guerra se intensifica no segundo volume de "O Senhor dos Anéis". A Sociedade, mesmo desfeita, continua lutando contra o Inimigo. Frodo e Sam rumam para Mordor, um caminho cheio de perigos, com a ajuda inesperada e traiçoeira de Gollum. Aragorn, Gimli e Legolas, depois de mandarem Boromir para seu descanso, vão à procura de Merry e Pippin, levados pelos orcs, e lutam ao lado dos homens de Rohan para expulsar os inimigos de suas terras. Os pequenos hobbits Merry e Pippin escapam para a floresta de Fangorn, onde conhecem criaturas lendárias que acabarão sendo mais uma ajuda inesperada nesses tempos sombrios. A leitura é fluida e poética, com momentos de humor e descontração que fazem deste um dos melhores livros de todos!

@_leandropaixao 30/08/2021

Envolvente
Achei as Duas Torres bem mais divertido e envolvente que A Sociedade do Anel, muitas partes de aventura de tirar o fôlego e partes tensas que atrapalham até o respirar.

Richard@1295 07/08/2020

Uma continuação excelente!
É aqui no segundo livro que as coisas começam a ficar ainda mais sérias. Com a separação da sociedade do anel vemos as histórias de forma separada, o que deixa o livro mais dinâmico. É incrível ver como os personagens vão se desenvolvendo depois de cada dificuldade que enfrentam, cada vez mais nos apegamos a eles e a história..

Tinúviel 23/03/2021

Mais um livro terminando nessa edição da Harper Collins, nem vou reclamar sobre a tradução mais.... A parte 4, definitivamente, é uma das minhas favoritas.

Marina 12/05/2021

O melhor até agora
A primeira parte do livro foi incrível, mesmo. A segunda foi um pouco mais parada, mas não deixou de ser muito boa também.

A amizade de Sam e Frodo, assim como a de Gimli e Legolas só se torna mais forte nessa continuação, o que me agradou, e muito.

Vários personagens novos surgem e se tornam nossos queridinhos nesse livro, aventuras, perrengues, mistérios, e tudo mais que a gente adora.

Foi o meu preferido até agora! E claro que já estou ansiosa para começar o próximo. Meu amor por Tolkien segue firme e se expandindo...