As Duas Torres

As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Danilo 07/08/2021

Leia Senhor dos anéis!
Sem dúvidas, a história que vemos no livro é muito mais impactante e cheia de detalhes, como Faramir é grandioso e Aragorn demonstra sua grandeza para todos que o seguem.
R4F43L 07/08/2021minha estante
Uma das melhores histórias já escrita

Rodrigo 16/12/2020

Ainda na tentativa de destruir o Anel de poder
Frodo e a comitiva do anel, com exceção de Gandolf (que caiu no escuro na montanha lutando com um seguidor do escuro) e Boromir (principe regente de Gondor) que foi morto em batalha com os Orks de Isengard. Então após estes acontecimentos Merry e Pippim foram capturados pelos Orks restantes da batalha mais conseguem fugir para a floresta de Fangorn e lá encontram os Ents (Arvores que se movem e protegem as outras arvores da floresta). Frodo foge para seguir seu caminho sozinho mas é acompanhado por SamWise Gangi seu escudeiro e vão no caminho para tentar chegar a Mordor a terra do Senhor do escuro e assim destruir o anel de poder tão desejado e buscado por Sauron. Já Araghor, Ginli, Legolas temtam seguir a trilha dos Orks para tentar resgatar Merry e Pippim do inimigo, mas até o presente sem sucesso.
Na cassada Araghor descobre vestígios que indicam que Merry e Pippim entraram na tenebrosa floresta de Fangorn, então continuam a seguir os rastros até dar de cara com um ancião de capa e chapéu pontudo .... na hora pensaram ser Saruman e estavam prontos a ataca-lo se não fosse a astúcia do mago em desarma-los, e neste momento todos se surpreenderam pois se tratava de Gandalf o cinzento que para todos estava morto quando caiu no escuro, mas de alguma forma ele conseguiu vencer a criatura das trevas e sobreviver a queda. Então o mago, Araghor, Ginli e Legolas partiram para a terra dos cavaleiros depois de ser tranquilizados pelo mago de que Merry e Pippim no momento estavam bem junto aos Ents (pastores das arvores). Quando chegaram lá encontraram Théoden (Rei da terra dos cavaleiros) e partiram para a batalha no abismo de Helm. Chegando lá o exército de Saruman estavam em seus calcanhares e logo a batalha começou, e é importante dizer que os Orks eram bem superiores em números se comparado a armada dos cavaleiros, mais o que eles não esperavam era a ajuda dos Ents (pastores de arvores) que estavam revoltados como desmatamento das florestas. Após o termino da batalha e a vitória do exército dos cavaleiros e todos os seus aliados grandes foram as perdas. Então foram para Isengard (o lar de Saruman) e chegando lá estava tudo destruído menos a torre que era protegida por fortes encantamentos, e se perguntaram o que tinha acontecido lá. E para dar esta explicação estavam lá Merry e Pippim dizendo que os Ents tinham chegado na noite anterior e feito todo aquele estrago e aprisionado Saruman na torre.
Frodo e SanWise seguiram seu caminho sozinhos pensando que logo chegariam ao seu destino, porém o caminho se complicou cada vez mais. Até que finalmente reencontraram (Gollum) "que brigava com seu eu interior" e finalmente decidiu "Nós vai levar o mestre neste tortuoso caminho" mais os dois não estavam confiando inteiramente nas boas intenções de Smeagol, pois o mesmo lutava contra o desejo de possuir o anel novamente, o mesmo precioso anel que já tinha há muito corrompido sua alma. O fato é que chegando a Ithilien, parte das terras de Gondor eles foram interceptados por Faramir capitão do exército de Gondor e Gollum fugiu para não ser capturado também. Frodo e seu amigo foram levados como cativos para o esconderijo da tropa que ficava em uma cachoeira e lá foram inquiridos sobre seu destino e missão até que Sam contou sem querer... mais Faramir um homem integro reconheceu que sua tarefa era das mais difíceis e deixou bem claro que não desejava o anel nem que sua vida dependesse dele.
Partindo do esconderijo de Faramir, Frodo, San e Gollum mais uma vez vão em direção as terras do Inominado para cumprir a demanda do anel. Depois de andar muito por uma densa floresta chegaram a uma cidade estranha e morta e escalaram estranhas escadas de pedra esculpidas na própria encosta da montanha e ao fim dela a uma espécie de caverna que escondia um grande mal (Laracna a grande aranha) que estava lá desde de antes de Sauron surgir na Terra Média. Quando entraram na caverna a aranha logo entrou em ação atacando San e Frodo, pois Gollum fugiu na esperança de recuperar o anel depois. Nesta grande luta San conseguiu escapar de Gullun que investira contra ele, e nesse mesmo momento Laracna atacou Frodo com seu ferrão e o enrolou em sua teia.
San precisou seguir seu caminho imaginando que Frodo estava morto pelo veneno até seguir os Orks e ouvir que o veneno só paralisa a presa mais não matava, visto que ela gostava de se alimentar enquanto as presas ainda estavam vivas... Então San vai de encontro aos raptores de Frodo, mas em sua busca e correndo atrás deles sem querer bateu de frente ao portão da torre deles e caiu e ponto final .
A história continua no próximo livro
vicki4you 02/03/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Srta. Vicki Dickson, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que envie um e-mail para o meu endereço de e-mail privado (vickidickson100@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

Luiz.Lara 30/05/2023

...os meios levam ao fim...
Assim como nos filmes, As Duas Torres servem de transição entre a primeira e a terceira parte, e isso dá a sensação de ser uma história sem começo ou fim, apenas um gancho. Mas a leitura é fluída, bem escrita. E agora é partir para a conclusão épica dessa incrível obra-prima de Tolkien.

Maria Rosa 13/02/2024

O mundo de Tolkien
Mais uma etapa concluída de um mundo fantástico perfeito, uma viagem num mundo complexo, e a cada leitura nos faz visualizar detalhes q passaram e que estão ali enriquecendo a narrativa.
Livro completo com mapas para orientar a nossa caminhada e seguir acompanhando a viagem de Frodo.

Selma 24/03/2022

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres
Este é o segundo livro que narra continuação da história da guerra do anel. Está dividido em duas partes: na primeira apresenta o que acontece com alguns membros da sociedade do anel; e na segunda traz as aventuras de Frodo e Sam através Terra-média.

A narrativa te prende mais e mais a cada página lida. É intenso, emocionante, divertido, misterioso e sombrio.

Recomendo a leitura.

Yohan.Barbato 16/04/2021

Uma excelente segunda parte
As duas torres é uma continuação excelente da sociedade do anel, Tolkien continua a escrever de maneira maravilhosa, construindo um universo incrível, ao mesmo tempo que nos entregá uma história excelente, com aventura, amizade e boas batalhas, e pavimento um caminho desafiador para a conclusão da obra.

Maju Deolindo 23/03/2021

As duas torres
O senhor dos anéis está sendo uma experiência fantástica. Foi um livro que me diverti bastante, fiquei com raiva por algumas decisões das personagens e já quero saber como termina essa história.
Nem acredito que estou indo rumo ao final de mais uma das minhas metas literárias para esse ano. Eu gostei demais de conhecer esse autor. Recomendo muito.

Marcella176 28/08/2020

As duas Torres
Livro muito bom, bem detalhado e com continuidade temporal entre um grupo de personagens e outro bem definida. Em questão de enredo e história, é melhor que o primeiro.

Douglas Colácio 11/08/2021

História incrível. A capacidade do Tolkien de te fazer mergulhar num mundo completamente estranho ao nosso (a Terra Média), é incontestável.

Desde o primeiro livro, entramos nas aventuras de Frodo e Cia, mas a divisão da Sociedade e os novos desafios, causam certa euforia. Se nos filmes as histórias acontecem de modo paralelo, no livro não. O autor nos leva primeiro a toda desenvolvimento dos conflitos com exércitos de Orthanac de Isengard, e depois pela peregrinação de San e Frodo à Montanha da Perdição.

Entre um diálogo e outro identificamos claramente o conflito do bem cotra o mal, que quer a perdição do mundo. Na história, diferente do filme, Sauron é visto de uma forma muito mais personificada. É sempre difícil se situar geograficamente na história, nesse sentido os mapas muito nos ajudam.

Deixo o restante de minhas observações sem spoilers para o terceiro livro.

Leticinha 04/09/2020

E Tolkien não decepciona nuncaaaaa! As aventuras de Merry e Pippin + Legolas, Aragorn e Gimli foram o ponto alto desse livro. Em compensação, as partes referentes a Frodo e o Anel foram a parte mais cansativa de ler até agora.
Joao.Pedro 04/09/2020minha estante
Estou terminando O retorno do rei. Dá uma tristeza chegar no final. Eu queria que essa aventura nunca acabasse ???

Lari Ribeiro 22/09/2020

Altos e Baixos
Particularmente, eu sou muito fã de Tolkien e de Senhor dos Anéis. Eu li o primeiro livro faz um tempo, no entanto este segundo foi uma leitura extremamente arrastada.

Até sua metade a leitura fluiu bem, mas a partir do meio eu perdi a vontade de ler. Não pela história ser ruim ou algo do gênero, mas por eu não conseguir focar. Eu sempre dispersava e não conseguia continuar. Deixei o livro na geladeira por mais de 1 ano, até voltar a ler agora e finalmente terminar!

A estratégia que usei foi ler o livro acompanhada de audiobook. O que ajudou muito, visto que eu disperso. Seguindo uma narração, e ao mesmo tempo ler, me proporcionou um tipo de leitura completamente diferente. Eu consegui notar coisas que lendo sozinha, eu não conseguiria. Um exemplo, são as cidades e mapas da terra média, algo que sempre me deixava muito confusa. Porém, seguindo a narração, eu não me senti muito perdida, pelo contrário, consegui visualizar corretamente.

Ansiosa para o próximo.

Nazli.Dias 03/09/2023

Continuação digna do primeiro livro
Mais do que digna do primeiro livro: essa continuação consegue ser melhor. Com mais ação, a história prende mais a atenção e a leitura ? apesar de ainda ser lenta e um pouco densa ? flui melhor que no anterior. A segunda parte do livro eu quase não consegui parar de ler, sem falar na escrita fenomenal, especialmente no que se refere à Mordor. O contraste descritivo é impactante. Para aqueles que não sabem se devem continuar a leitura, recomendo fortemente que insistam mais um pouquinho.
Obrigado, eu vou insistir...kkkkk
Por incrível que pareça, eu tive menos dificuldade com O Silmarillion. A estória de A Sociedade do Anel é muito parada. Depois de 100 páginas, Frodo ainda estava no Condado. E sem falar nas canções intermináveis.

Mas eu fico feliz de saber que As Duas Torres tem uma estória mais dinâmica.

Nazli.Dias 03/09/2023minha estante
Kkkk tem menos canções nesse segundo livro, mas ainda tem. É bem mais dinâmico mesmo, principalmente a segunda parte.

Nazli.Dias 03/09/2023minha estante
Eu vou ler o Silmarillion depois que terminar o Retorno do Rei, mas estava com medo de ser muito arrastado kkkk você acaba de alimentar minhas esperanças

Pedro 03/09/2023minha estante
O Silmarillion é uma leitura poética, quase onírica. Mas é uma baita leitura.
Mas é bom se preparar. O livro é praticamente feito de narrativa. Quase não tem diálogos.

Pedro 03/09/2023minha estante
Você acredita que teve fã que reclamou do Peter Jackson ter cortado o Tom Bombadil dos filmes?
Serei eternamente grato a ele por isso.
???????

Nazli.Dias 03/09/2023minha estante
Eu estou reunindo coragem para ler, já até comprei!

Nazli.Dias 03/09/2023minha estante
Se o tom bombadil estivesse no filme, teriam que mudar o gênero para musical

Pedro 03/09/2023minha estante
Aí eu iria torcer para Sauron destruir a Terra-Média.
????????

Luvale 25/03/2024

Eu continuo cada vez mais apaixonado pela magia e ambientação da Terra Média. Todos os lugares incríveis, os povos, magias, histórias e personagens icônicos me fazem entender a grandiosidade e importância da obra para o cenário da Alta Fantasia atual. Esse segundo livro conseguiu manter o nível do primeiro, trazendo cenas muito boas e um significativo progresso na jornada dos personagens rumo ao fim de seus caminhos.

Ainda acredito que essa série não seja para todos os públicos, devido às suas carregadas descrições, desenvolvimento lento e enredo relativamente denso. Esse segundo livro continua na mesma proposta, porém, como já estamos mais entrosados e dentro do universo, acaba sendo mais fácil de se ambientar do que o primeiro.

O livro é dividido em duas partes que seguem núcleos distintos, proporcionando um gigantesco crescimento para vários personagens, além do acréscimo de vários outros. É significativamente mais lento que o primeiro, que cobriu uma parte muito maior e mais cheia de acontecimentos, porém traz etapas importantes e pistas sobre o desfecho da saga e o papel que cada personagem vai desempenhar.

Primeiro, logo após o final do volume anterior e a dissolução da Sociedade do Anel, seguimos Aragorn, Legolas e Gimli, que estão à procura de Merry e Pippin, que se enredam em tramas envolvendo Orcs e Ents. Tudo isso envolto em muitas subtramas que dizem respeito ao mundo dos homens. Em paralelo, Frodo e Sam se aproximam ainda mais de Mordor e acabam cruzando seus caminhos com Gollum, que vai fazer de tudo para reaver o Um Anel.

Achei o livro um pouco arrastado demais no início, com muito pouco progresso na história geral, mas mesmo assim cheio de desenvolvimento do universo. Queria muito ver o que aconteceu com Frodo e Sam, que só é mostrado na segunda parte, porém gostei muito de ver a jornada em busca dos Hobbits, conhecer mais sobre os Ents e acompanhar a investida contra Isengard e Saruman. Amei a volta do meu personagem favorito, Gandalf, e tudo fica muito mais claro do que nos filmes. Entendi muitas coisas e gostei ainda mais dos personagens que já conhecia e dos novos, principalmente do povo de Rohan.

A segunda parte foi de longe a minha favorita, com Frodo sentindo o peso do Um Anel enquanto tenta dar o máximo de si para cumprir a tarefa que recebeu. Sam tem um crescimento absurdo e se mostra muito capaz e perspicaz, ao mesmo tempo em que vemos a ambiguidade de Gollum, e Tolkien nos faz amar e odiar um dos antagonistas. O final é emblemático e tem uma cena frenética que acaba com um grande ponto de interrogação, deixando muitas coisas no ar e elevando as expectativas. Gostei muito do livro e, mesmo sabendo do final, uma vez que já vi os filmes, quero entender as minúcias e me aprofundar nessa jornada.