As Duas Torres

As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Leonardo.Varuzza 01/02/2021

O que os filmes fizeram com Faramir?
Impressionado com esse segundo livro, e o quanto as intermináveis descrições existentes no primeiro livro não foram em vão! Cada personagem detalhado no primeiro livro teve seu devido desenvolvimento nesse segundo! Extasiado com o clímax de Sam, e de como ele foi bem explorado, desde sua apresentação nas primeira páginas dessa estória impecável! A sequência só vem pra consolidar mais ainda a minha paixão por esse mundo criado por Tolkien. Que venha o retorno do rei!
Paulino | @maatheus.paulino 01/02/2021minha estante
Sam é um dos melhores personagens da saga e eu vou morrer defendendo ele kk

Dayse.Ariane 29/07/2023

Pelo caminho, duas torres
As "Duas Torres" é a continuação de "A sociedade do Anel" (a história foi publicada inicialmente em volume único e só é entendida por completo com a leitura dos 3 volumes) . Aqui é narrado o caminho dos integrantes da Sociedade do Anel. A primeira parte do livro mostra o que aconteceu com Gandalf, Boromir, Aragorn, Legolas, Gimli, Merry e Pippin. A segunda parte se detém a Frodo e Sam. Apesar de ser uma continuação e aparentemente só um "meio" , o livro é tão importante quanto o primeiro. Neste volume vemos a aparição de algumas personagens bem interessantes, como os Ents (que eu amei kkk) , os cavaleiros de Rohan e Faramir (um grande guerreiro). Gostei muito e terminei a leitura já ansiosa pela continuação e fim da história.

Luiza 18/08/2022

"A guerra precisa existir enquanto defendemos nossas vidas"
Hei de falar que este livro mexeu com os meus sentimentos, agitou as minhas profundezas, me emocionou e me divertiu.

Neste livro dois de O senhor dos aneis da continuidade às aventuras da comitiva - agora estando separados- com o objetivo de deter um mal maior que deseja o um-anel e o poder que ele trás consigo. Porém devo destacar a coisa que mais me chamou atenção durante esta leitura. O relacionamento dos perssonagens, a amizade, a devoção e o companheirismo que foi se formando conforme a convivência dos individuos da história.

Samwise gamgi foi de fato o perssonagem que mais chamou minha atenção durante esta leitura, o autor o desenvolveu de forma natural e sútil fazendo com que ele passasse de um simples hobbit jardineiro pra um guerreiro de extrema bravura e coragem sem que o leitor se desse conta, coisa na qual fez com que ele se tornasse meu perssonagem preferido da saga. Infelizmente não podemos apontar a mesma evolução para o protagonista Frodo, que não se destacou em nenhum momento ficando apagado e na sombra de Sam o tempo todo.

Tolkien nos trás uma escrita rica e poética, com bastante detalhismo, ele da vida à história de forma lenta , aos olhos de alguns pode parecer cansativo, mas quando aprendemos a admirar a riqueza com que ele descreve todo este universo que o mesmo criaste ficamos absortos e encantados com esta trilogia.

Neste livro foi mostrado elementos consequentes de guerras e histórias que aconteceram bem no passado da terra média, uma das razões de me deixar totalmente conectada com os acontecimentos deste universo. Com certeza irei começar o terceiro livro com tamamha expectativa.
DANILÃO1505 18/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

JP_Felix 07/03/2022

Excelente meio de história
Segunda parte da jornada do anel, aqui temos suas narrativas distintas, quase como duas jornadas diferentes. De um lado, Passo-Largo, Legolas e Gimlim, em sua missão pessoal para resgatar os pequenos companheiros capturados. Do outro, Frodo e Sam, ainda em sua missão para chegar à terra do inimigo na esperança de destruir o Um Anel.

O ponto forte da narrativa deste volume é facilmente essa cisão, onde vemos até mesmo uma terceira via, mostrando o destino de Pipin e Mary, e esses três pontos de vista são explorados de maneira excelente. Enquanto os três guerreiros caçam os orcs, o clima é de urgência, mas heróico e com mais preocupação que temor, os dois Hobbits cativos passam um clima de tensão e incerteza, pois desconhecem seu destinos e cobiçam a fuga.

A terceira linha narrativa, a de Frodo e Sam, é uma mistura entre ambas, com um clima monótono e arrastado, mas ao mesmo tempo passando urgência, incerteza e preocupação, pois há perigos em cada estrada e o maior receio é conseguir escolher dos males o menor. De uma forma clara, mas ao mesmo tempo abstrata, vemos o quanto o anel é pesado, o quanto o fardo deixa tudo mais difícil, sem precisar de conflitos físicos para estampar o medo e o receio.

A dinâmica apenas tem a ganhar com a aparição de Gollum, que traz a Frodo e ao leitor a incerteza, a curiosidade e a compaixão de ver um pobre coitado que ja foi destruído de dentro para fora e não quer ser mal, apenas não sabe mais pensar em nada além de seu precioso.

Gollum possui um papel fundamental na trama, ganhando bastante atenção em seu modo de agir malicioso, mas misterioso o bastante para estarmos incertos de suas intenções detalhadamente. Da mesma forma, outros personagens adicionam em muito os detalhes da trama, construindo melhor o mundo, como os personagens que compõem o arco de Saruman, a exemplo de nosso adorável novo amigo Barbávore e os outros ents.

Sendo o meio de uma grande trama tão profunda, o livro segue os passos do anterior, com o desenrolar que é tudo, menos apressado, mas construindo uma narrativa que engrandece e aprofunda tudo o que já foi apresentado, como as malícias de Saruman, com um certo personagem que o explana e se impõe contra ele, da mesma forma que Barbávore conta como sucedeu-se a relação de Saruman com os Ents, que logo mais de tornou a queda do mago para o lado do inimigo.

De uma forma estranha de imaginar, há várias histórias neste livro que fazem o leitor ser cativado pelo universo que é construído, mas sem causar uma sensação de pressa de querer ver o fim de uma ou outra. Aqui só aceitamos de bom grado as novas linhas narrativas que interrompem as outras, como o fato de termos terminado o volume anterior com Sam e Frodo seguindo sozinhos e Pipin e Mary sendo levados, mas demorar bastante para seguir com esses acontecimentos.

Um ótimo livro de ligação entre o primeiro, aprofundando-o bastante em questão de história, trama e tensão, e o terceiro, preparando terreno para a grande conclusão.

@gabrielnscmt 21/03/2021

A trajetória do Anel
Talvez um dos livros que menos gostei de Tolkien; "As duas torres" dá sequência ao 1° livro da trilogia do senhor dos anéis (A sociedade do Anel) onde uma boa parte do universo de Tolkien é explicado.
Nesse 2° livro a história é relatada em sequência, e devido o detalhismo do autor a leitura se torna muito enfadonha; e acabam acontecendo poucos fatos que empolgam o leitor. E o fato do hobbit Frodo, um dos personagens principais só aparecer na parte final do livro, só piorou.
Vitor Cano 25/03/2021minha estante
É um dos meus favoritos, adoro a parte dos Ents ? Mas eu te entendo, a primeira leitura é mais cansativa.

@gabrielnscmt 25/03/2021minha estante
Simm a parte dos ents é a melhor, e a mais diferentona; salvou a história de certa forma

@gabrielnscmt 25/03/2021minha estante
Total a primeira leitura é muito cansativa, exige bastante do leitor

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 27/08/2021

É aquela coisa do segundo livro né, nunca supera o primeiro mas, é um livro muito muito bom onde passamos muito tempo com os personagens durante a andança, para alguns pode sim ser muito enfadonho como foi pra mim em certos pontos da história, super entendo as pessoas que desistem no segundo livro mas, garanto que vale a pena chegar no final.

Carolina Tonglet Monzi 15/04/2020

Que jornada fantástica!
Não tem o que falar do Tolkien! Simplesmente incrível!
Porém a narrativa é difícil e cansativa, demorei bastante para ler a segunda parte. Senti todo o peso do fardo de Frodo!

Jéssica Menegardo 30/07/2020

As Duas Torres
Em As Duas Torres, a sociedade do anel se desfaz em grupos. Merry e Pippin são sequestrados por Orques, e Legolas, Gimli e Aragorn tentam salvá-los.
Frodo e Sam vão em direção a Mordor, com a companhia inusitada de Gollum, também conhecido como Sméagol, para destruir o um anel, que só pode ser destruído onde foi forjado.
É nessa segunda parte de o senhor dos anéis que também conhecemos os gigantescos e simpáticos Ents.
A segunda leitura fluiu melhor que a primeira, já havia me acostumado com o estilo de escrita de Tolkien. Porém existe muita descrição dos reinos e lugares, e acabei me perdendo um pouco com as localizações dos reinos.

Para mais resenhas: @atravesdasestantes
baroncelo 07/08/2020minha estante
Uma das coisas que se faz perder em descrição e referências e que ajudam a ficar mais confusas, é porque muito das referências não se encontram em Senhor dos Anéis, pois muitos provém do livro Silmarillion, que relata a primeira e segunda era da terra média, a criação do mundo, os seres e regiões, além de contar o surgimento dos anéis e como eles foram divididos entre as raças e o principal, o Um anel e como ele se perde, fora os relatos de Numenor, Beren e Luthien, etc. o Senhor dos Anéis relata o fim da terceira era da terra média

Jéssica Menegardo 07/08/2020minha estante
Ah sim, que legal, não sabia de nada disso quando comecei a leitura. Já vou comprar Silmarillion pra ler, pra ver se entendo um pouquinho mais. Obrigada!

baroncelo 07/08/2020minha estante
De nada, meus amigos haviam comentado sobre isso que eu mesmo tbm não sabia rs e você vai ver que vai ajudar a entender mais coisas, por mais que em momentos a leitura ficar mais lenta falo pra seguir em frente pois vale muito a pena

Leonardo.Mauriccio 20/01/2022

A primeira parte é melhor que a segunda, mas a segunda parte parece melhor que a primeira. Em fim...

Rafaela 16/11/2021

Embora tenha demorado bastante, li mais rápido que o primeiro. Acontece muitas coisas nesse livro, por isso o ritmo é um pouco mais acelerado.
Gui Silva 16/11/2021minha estante
eu tô demorando mais pra ler ele ??

Layla.Ribeiro 20/05/2021

Como eu tinha lido a primeira parte, imaginava eu que estaria acostumada com a narrativa, iludida que fui resolvi ler essa segunda parte, me desculpem os fãs, mas foi sofrido o início , não conseguia engatar de forma nenhuma na leitura, até que com a aparição de Gollum, Frodo e Sam, finalmente consegui engatar na leitura, mas o senhor Tolkien resolver novamente dar esse final que te instiga a querer saber o que vai acontecer, mais uma vez vou tentar ler a terceira e última parte.

Leni 17/03/2021

Impossível não pensar no valor da amizade lendo esse livro, você aprende com a comitiva mesmo que separada como cada um teve papel de suma importância nessa empreitada.. gostei muito de saber sobre o retorno de Gandalf, de curtir e ri da amizade de Gimli e Legolas e sem contar nas nas aventuras de nossos pequenos com as árvores e Ents. Falando em pequenos que tragédia ocorreu a Frodo, seria isso o peso da confiança em algo que desde o princípio se apresentou como vilão ? Ou seria apenas a sua sina se cumprindo ?? Bom eu não sei !!
Mas de fato o Samwise ganhou todo o crédito por sua persistência e lealdade a seu patrão!!

Super ansioso para descobrir mais detalhes.

Lu_Augusto 13/03/2023

Senhor dos Anéis é sempre uma história magnífica e grandiosa em tudo o que se propõe a fazer e obtém sucesso nisso.
Na primeira parte (livro 1) vemos, na maioria de suas páginas, uma aventura e exploração desse mundo (descobrindo o mundo além do Condado). Já nesse segundo volume a história (naturalmente) se expande e de forma maravilhosa. Vemos novas terras, novos povos, temos guerra, mas nem por isso deixa de lado a essência das pequenas história e conflitos pessoais.

Jubss 03/09/2021

Perfeito.
O segundo livro deu uma SURRA no primeiro, o tipo de trilogia que é tão sequenciada que parece que tudo é um livro só. Simplismente maravilhoso. O que eu estava fazendo durante esses anos que não li isso antes?
Yavanna 03/09/2021minha estante
Me pergunto a mesma coisa, demorei muito pra ler Tolkien kkkkk

Giu 17/02/2020

Vencer preconceitos e se abrir a um mundo incrível
Confesso que há muitos anos não sou fã de livros de fantasia. Tanto que séries renomadas como As Crônicas de Gelo e Fogo e o Ciclo A Herança, e séries cujos filmes eu adoro desde criança como Harry Potter e as Crônicas de Nárnia ainda passam longe da seção de ?Lidos? da minha estante.

E, com a má fama que paira em torno do universo criado por J. R. R. Tolkien, isso só piorava a situação para o pobre Frodo e sua turma. Mas eis que no final do ano passado eu resolvi vencer a barreira do preconceito e dar uma chance para a história que é tida quase exclusivamente como destinada aos ?geeks? de plantão.

E que decisão acertada! Passada a confusão das primeiras páginas d?A Sociedade do Anel, me vi encantada pela trama tão complexa e bem tecida que Tolkien criou. E a cada livro minha paixão só crescia.

Sim, é verdade, em diversos momentos a narrativa é lenta e a sensação é de que nunca chegaremos ao fim da história. Mas nem por isso deixa de ser fascinante! A riqueza de detalhes que Tolkien adicionou ao seu universo quase faz parecer que anões,hobbits, elfos, trolls, ogros, ents e diversas outras criaturas moram logo ali e basta sair na rua para encontrá-los. Da vontade de se inscrever num curso para aprender o idioma dos elfos, e comprar um cachimbo para relaxar fumando com os hobbits.

E no segundo livro, Tolkien inicia algo que pra mim foi fascinante observá-lo fazer: construir uma narrativa contada de pontos de vista que não se cruzam durante todo o livro, mas fazê-lo de forma milimetricamente calculada e cronometrada, sem deixar uma ponta solta sequer.

Mas é impossível tratar cada livro da trilogia separadamente. Mais do que qualquer série que eu já tenha lido, em O Senhor dos Anéis, os livros se fundem em uma coisa só ao ponto de você não conseguir largá-los do início do primeiro livro, até o final do terceiro.

Ao amantes dos livros que ainda não tiveram a chance de mergulhar nesse universo e acompanhar a Comitiva do Anel na missão de salvar a Terra Média da maldade e ganância de Sauron, permitam-se! É uma experiência da qual vocês não vão se arrepender.