As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Alberto 04/05/2021

Duas Torres; duas partes
O livro é dividido em duas partes, já que Frodo e Sam vão por um caminho diferente. São dois ritmos distintos, portanto: um mais épico, com vários personagens novos e ação ocorrendo com frequência; e outro mais lento, com Frodo e Sam se virando para levar o anel, com boa amizade e lealdade entre os dois.

Os diálogos do livro são ricos e cativantes, e os novos personagens são muito interessantes. Meus destaques vão para Barbárvore e Faramir. Mas também gostei da conversinha marota de Saruman e da tenebrosidade da Laracna. ?

Ana Claudia 15/04/2024

Após algum tempo. quatro anos, de ter lido o primeiro livro "A Sociedade do Anel" fiz a leitura do segundo livro "As Duas Torres".

Cinara... 13/05/2021

"Peixxe, belo peixxe. Cara Branca sumiu, meu precioso, finalmente, sim. Agora nós pode comer peixe em paz. Não, não em paz, precioso. Porque o Precioso está perdido; sim, perdido. Hobbits imundos, hobbits nojentos. Foram embora e nos deixaram, gollum; e o Precioso se foi. Só o pobre Sméagol bem bonzinho. Sem precioso. Ladrões. Nós odeia eles. Peixxe, belo peixxe. Nos deixa forte. Deixa olhos brilhantes, dedos firmes, sim. Esgana eles, precioso. Engana eles todos, sim, se nós tiver chances. Belo peixxe. Belo peixxe!"

Como não amar alguém que fala assim? ?
Em As duas torres foi onde eu quis pegar o Sméagol pra cuidar! Tadinho uma vítima dessa sociedade do anel!??

Silvana 19/06/2022

Frodo recebeu uma missão ingrata: levar o Um Anel, que governa todos os outros, até o local em que foi forjado para destruí-lo. Isso enquanto as forças do mal estão cada vez maiores e Sauron, O Senhor do Escuro, clama por ter seu anel de volta. Mas Frodo não foi sozinho nessa jornada, nove formam a comitiva para a Montanha da Perdição em Mordor. Mas nem todos eles vão chegar ao seu destino. Enquanto todos acreditam que Gandalf está morto, um deles sucumbe ao poder do anel e acaba fazendo Frodo tomar uma decisão as pressas e assim ele segue com Sam enquanto os outros acabam dispersos por um ataque de soldados-orcs.

Durante o ataque, Boromir é ferido mortalmente e não consegue proteger os hobbits, e Merry e Pimpim são levados pelos orcs. E antes de morrer ele pede que Aragorn vá para Minas Tirith e salve seu povo. Mas Aragorn não pode deixar seus companheiros de viagem para trás e junto com Legolas e Gimli eles partem no encalço dos orcs, que eles descobrem estar a serviço do mago traidor, Saruman. Mas a busca termina quando eles encontram Éomer junto aos Cavalheiros de Rohan, que diz ter acabado de matar os orcs que eles estão perseguindo e não havia nenhum Hobbit ente eles. O que aconteceu foi que os dois conseguiram fugir e se encontram com Barbárvore, o mais velho dos ents da Floresta de Fangorn.

Enquanto isso Frodo e Sam começam sua viagem para destruir o Um Anel, primeiro de barco, depois a pé, praticamente sem ter ideia do caminho a seguir. E eles não estão sozinhos, Gollun/Sméagol segue a dupla de amigos de perto. Eles conseguem dominar a criatura, mas Frodo se compadece e não tem coragem de matá-lo. Então fica decidido que Gollun vai guiá-los até Mordor. Gollun promete servir ao mestre do "precioso", mas Sam não confia nele nem um pouco, ainda mais que a criatura parece estar em uma luta consigo mesmo. E a desconfiança só aumenta quando Gollun diz que conhece outro caminho para entrar em Mordor. Um caminho que passa pelas Montanhas da Sombra: Cirith Ungol.

Eu demorei horrores para reler esse livro porque acabei tendo uma ressaca de livros de fantasia bem no meio da leitura e deixei-o de lado por um tempo. Mas quando passou voltei a ler e finalizei em dois dias. E não entendo como tem gente que diz que gosta de livros de fantasia e não gosta dos livros do Tolkien. Essa trilogia é mais do que perfeita. E sem falar que foi a inspiração para todos os outros autores do gênero. O que sempre vejo falarem é que os livros são chatos e a escrita arrastada. Eu não consigo ver isso. A cada detalhe que o autor acrescenta é só mais uma cereja para coroar o bolo que já está maravilhoso.

E o engraçado que eu achava esse livro o mais fraco da trilogia com as lembranças dele da minha primeira leitura, mas agora só penso onde que achei que esse livro era mais fraco? Talvez eu tenha estranhado o livro ser dividido em duas partes e não ter elas intercaladas. O grupo se separou e vamos acompanhar a história de um grupo de uma vez e só depois a história do outro. Mas as duas partes são igualmente boas e fiquei sem saber qual parte dessa jornada que gostei mais. A primeira metade ou livro três, tem mais ação, no sentido de batalha, mas na segunda ou livro quatro, o clima é mais sombrio com o anel ficando mais forte quanto mais se aproxima de seu mestre e também temos uma cenas de arrepiar.

As cenas vão passando como um filme na nossa mente. É tudo tão bem descrito que dá para assistir as palavras. E olha que é um mundo completamente diferente, com lugares e criaturas que a gente nunca ouvir falar e por vezes dá até um nó na língua ao tentar pronunciar. O certo é que roí as unhas de desespero por ver os caminhos de nossos heróis se tornando cada vez mais perigoso e eles lá, principalmente a dupla de hobbits, totalmente inocentes e despreparados para o que está por vir. Mas o que lhes falta de força e habilidades, sobra em coragem e lealdade. Nesse segundo livro é que podemos ver como Sam é o melhor personagem dessa série e que lealdade é seu segundo nome.

E aqui mais uma vez podemos ver como as adaptações que não são tão fiéis influenciam nossa opinião. Na minha cabeça que claro, ficou mais as lembranças do filme, o Gollun se rebelava mais pelas atitudes do Sam, mas de acordo com o livro ele não teve nenhuma culpa e enxergou desde o começo o que estava para acontecer. E falando no Gollun, ele é aquele personagem que a gente tem uma relação de amor e ódio porque você quer que o personagem se redima, mas ele ficou tanto tempo com o anel que isso é quase impossível. É só ver como o anel influenciou outros personagens que praticamente nem tiveram tanto contato assim com o Um Anel.

E dos personagens da outra metade da história, o grande destaque vai para Barbárvore. As cenas com ele foram as mais fascinantes. Vou até assistir o filme novamente para ver se ele teve esse reconhecimento que teve no livro, porque não lembro muito bem. Aragorn continua um personagem misterioso e não tem aquele destaque todo dos filmes, esperemos o terceiro livro. E Legolas e Gimli também se destacam pela amizade e a disputa saudável entre amigos. Mas enfim, o fim nos espera e não vejo a hora de reler o terceiro e ultimo livro da saga. E termino indicando os livros, mas leiam em outra edição porque essa que estou lendo as páginas são brancas e a letra minúscula, o que atrapalha um pouco o ritmo da leitura.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2022/04/resenha-as-duas-torres-j-r-r-tolkien.html
Gisele529 19/06/2022minha estante
Qual o melhor pra ti? O filme ou o livro?

Thaís 03/06/2021

caraaa adorei esse livro, a história me prendeu do início ao fim e a leitura foi muito mais fácil do que o livro um

Emily422 02/04/2020

Breathtanking- part 2
Esse é definitivamente aquele tipo de livro que, quando se está proximo as páginas finais, um sentimento de resistência cresce dentro do seu ser. É simplesmente absurdo a mistura de sensações em cada capitulo: angústia, suspense, dor, e sobretudo prazer e alegria de se estar lendo essa tremenda obra prima!
Depois de ler A sociedade do anel, eu obviamente não esperava menos de sua continuação, mas MEUS DEUS DO CÉU, TOLKIEN.
Ao mesmo tempo que quero desesperadamente ler a última parte dessa jornada, também doi no coração pensar que essa história terá um 'fim'.
Mas sei que isso não é possível já que "As grandes histórias nunca terminam", fluem eternamente pelas águas da vida. Sempre podemos retornar e revivê-las.

Tenho tanta coisa pra falar sobre esse livro, que provavelmente essa anotação viraria um livro próprio. Levando isso em conta irei resumir o que penso: Não há nada mais forte nessa vida que o Amor, e a partir dele, a amizade.

"When the night has come
And the land is dark
And the moon
Is the only light we'll see
No, I won't be afraid
Oh, I won't be afraid
Just as long as you stand
Stand by me" ♡♡
Teve, particularmente, quatro capítulos no livro que me deixaram, ou em prantos devido a tamanha beleza ou completamente boquiaberta pela tensão:

☆Cap. IV(terceira parte): O Barbávore
☆Cap. V( " "): O cavaleiro branco
☆Cap. X( " "): A voz de Saruman ( O que foi isso?? Até eu fiquei hipnotizada pelos papo do maluco; arrepiei so inicio ao fim da conversa. Quando Gandalf riu, quase desmaiei kkkkkkkkkk)
☆Cap. IX(quarta parte): A toca de Laracna

Enfim, acho que, definitivamente, nasci pra ler essa obra.

E só mais uma coisa: Sméagollll seu safado, eu tinha confiado em você, meu precioso......
Katy 02/04/2020minha estante
Estou terminando agora As duas torres e a sensação é a mesma! Me pergunto pq passei tantos anos sem me interessar por essa história incrível!!!

Emily422 02/04/2020minha estante
Exatamente haushsush

Gabi.Gusmao 09/10/2023

O jeitinho que o Tolkien tem de instigar a gente é diferente, né?
Confesso que nunca assisti os filmes de senhor dos anéis, optei esse ano por começar a ler os livros e a única conclusão que tenho chegado até agora é: por que eu nunca li antes?!
Pablo Santos 09/10/2023minha estante
Acontece o mesmo por aqui, porém já vi os filmes. Mas li O Hobbit, Os Filhos de Húrin e terminei agora A Sociedade do Anel. Ansioso para seguir nos próximos livros

Gabi.Gusmao 09/10/2023minha estante
Eu comecei lendo o Hobbit também, e já engatei A Sociedade do Anel, finalizei hoje As Duas Torres e hoje mesmo já pretendo começar O Retorno do Rei

Ogaiht 25/09/2021

A Obra Máxima da Fantasia
As Duas Torres é a segunda parte de O Senhor dos Anéis (lembrando que este não é uma trilogia, mas sim um livro único que costuma ser dividido em 3 por motivos comerciais). Com o rompimento da sociedade no final do primeiro livro, esta segunda parte adota uma estrutura diferente : primeiro, conta os acontecimentos referentes à tentativa de resgate de Merry e Pippin por Aragorn, Legolas e Gimli, e a segunda parte conta a jornada de Frodo e Sam rumo a Mordor. Comparando o livro com os filmes, As Duas Torres é o mais diferente e tem as mudanças mais polêmicas. Aqui sim é surpreendente em saber que Gandalf ainda está vivo, parece mais natural o tempo em que se passa a guerra no Abismo de Helm e os Ents são realmente seres sábios e sensatos que são capazes de entender que a guerra contra Saruman é necessária não apenas para sua própria sobrevivência, mas também para o bem da Terra-média. Falando em Saruman, seu capitulo é um dos melhores, já que ele é de fato um dos poucos vilões que chegamos a ?ver? e acompanhar durante a narrativa. Outro personagem de destaque é Éowyn, uma melhores das personagens mulheres da estória e prova de que Tolkien dava sim importância para o feminino em sua obra. Mas sem dúvida o destaque deste livro é Gollum. Um personagem maquiavélico mas ao mesmo tempo trágico. Ao mesmo tempo que o desprezamos por sua natureza, sentimos pena dele por saber que ele nada mais é do que uma vítima do mal crido pelo Anel. E por último, a sequência que mostra toda a habilidade narrativa de Tolkien e o poder de sua escrita é a passagem onde Frodo e Sam encontram Laracna, sem dúvida a parte mais aterrorizante do livro. Em suma, As Duas Torres perde um pouco em magia se comparado à primeira parte (afinal quanto mais ao sul da Terra-media, menos é a influência dos elfos e demais povos) mas é justamente aqui onde a narrativa se torna épica e prepara o leitor para um arco ainda mais épico que é a terceira parte, O Retorno do Rei.

Karine.Squilter 21/08/2023

Simplesmente amei, já imaginava que ia ser bom!

Várias coisas me surpreenderam, o Frodo é muito melhor aqui do que nos filmes. Aqui ele é muito mais sábio na tomadas de decisões.

Gostei bastante das cenas de luta, achei que seria difícil criar uma cena de grandeza, mas não. Elas são muito boas.

Nos geral gostei e me sinto ainda mais fã, achei que a história finalizaria nesse livro, mas me esqueci que tem mais um. Então bora! ?

Nay 10/07/2021

As Duas Torres
Pessoalmente eu achei esse livro um pouco mais cansativo que o primerio.

Assim como em A sociedade do Anel, o livro é dividido em duas partes, na primeira acompanhamos o que acontece com a comitiva depois que Frodo e Sam os deixam e na segunda a aventura vivida por Frodo e Sam.

A história contada nas duas partes é muito boa, porém a forma como é escrita a deixa um pouco cansativa, com descrições exageradas e poucas conversações (muitas vezes os diálogos dos personagens acabam virando monólogos), custando um pouco terminar a leitura.

Além disso, durante todo o livro houveram poucas reviravoltas na história, com longas calmarias que não ajudam a acender a chama da curiosidade por terminar o livro, apenas nos últimos capítulos me surgiu esse sentimento de "meu Deus eu não posso parar de ler agora".
Joseanny 10/07/2021minha estante
Li e tive a mesma sensação. Se não fosse tantos detalhes a leitura seria mais prazerosa, mas não significa que o livro seja ruim, ao contrário amei a trilogia, porém sofri pra ler ?

Nay 10/07/2021minha estante
Exato, a história contada e as aventuras deles são muito boas de acompanhar, eu queria ter conseguido ler mais rápido, mas a narrativa custava um pouco e tinha vezes de reler a mesma frase várias vezes pra seguir

Joseanny 10/07/2021minha estante
Foi um mês pra cada livro e acho que só consegui pq li numa leitura coletiva ?

Dayse.Ariane 29/07/2023

Pelo caminho, duas torres
As "Duas Torres" é a continuação de "A sociedade do Anel" (a história foi publicada inicialmente em volume único e só é entendida por completo com a leitura dos 3 volumes) . Aqui é narrado o caminho dos integrantes da Sociedade do Anel. A primeira parte do livro mostra o que aconteceu com Gandalf, Boromir, Aragorn, Legolas, Gimli, Merry e Pippin. A segunda parte se detém a Frodo e Sam. Apesar de ser uma continuação e aparentemente só um "meio" , o livro é tão importante quanto o primeiro. Neste volume vemos a aparição de algumas personagens bem interessantes, como os Ents (que eu amei kkk) , os cavaleiros de Rohan e Faramir (um grande guerreiro). Gostei muito e terminei a leitura já ansiosa pela continuação e fim da história.

Leonardo.Varuzza 01/02/2021

O que os filmes fizeram com Faramir?
Impressionado com esse segundo livro, e o quanto as intermináveis descrições existentes no primeiro livro não foram em vão! Cada personagem detalhado no primeiro livro teve seu devido desenvolvimento nesse segundo! Extasiado com o clímax de Sam, e de como ele foi bem explorado, desde sua apresentação nas primeira páginas dessa estória impecável! A sequência só vem pra consolidar mais ainda a minha paixão por esse mundo criado por Tolkien. Que venha o retorno do rei!
Paulino | @maatheus.paulino 01/02/2021minha estante
Sam é um dos melhores personagens da saga e eu vou morrer defendendo ele kk

Lara.Scarlatte 08/09/2023

Tolkien nos apresenta novos cenários e personagens intrigantes, como a cidade de Rohan, governada por Théoden, e seu misterioso conselheiro, Gandalf, que ressurge como o Branco. Além disso, Gollum emerge como uma figura central, fornecendo um contraponto sombrio à amizade de Frodo e Sam. Enquanto a guerra se aproxima, os conflitos se intensificam, e "As Duas Torres" nos leva a batalhas épicas, como a defesa do Abismo de Helm, que destacam a coragem e a determinação dos personagens. Tolkien continua a tecer sua prosa rica e detalhada, criando um mundo vibrante e convincente.

Gaby 03/08/2022

As Duas Torres
O livro continua do ponto onde deixamos o primeiro, Frodo e Sam partiram na jornada do Anel, Merry e Pippin foram sequestrados pelos orques que os atacaram e Aragorn, Gimli e Legolas vão em busca de resgatar os pequenos hobbits.
Achei esse livro menos arrastado que o primeiro por acompanharmos três pontos diferentes mas não consegui gostar tanto quanto eu queria.