Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

Marlo R. R. López 23/02/2011

Depois de muito tempo que escrevi o meu primeiro comentário sobre esse livro aqui no Skoob, eu acho agora que ele merece um adendo.

Em primeiro lugar, peço desculpas ao ter dito antes que o texto de Clarice está cheio de "invencionismos que o público acha lindo porque não entende". Não sei onde eu estava com a cabeça para fazer uma generalização desse tipo. Mesmo que eu ache o estilo da autora afetado demais para o meu gosto, dizer que as outras pessoas não entendem o que Clarice Lispector escrevia (e julgá-las por isso) foi demais.

E em segundo lugar, gosto de Clarice Lispector como uma autora de frases interessantes. Ainda que eu tenha gostado de alguns contos desse livro (e aí o motivo de 2 estrelinhas), acho o texto dela aborrecido demais, enfadonho demais, o tipo do texto que me diz pouca coisa, que fala 1kg para se aproveitar 10g. Essa é uma opinião mais pessoal, e dessa vez posso dizê-la sem correr o risco de estar criticando as pessoas que gostam dos escritos da autora.

---------------------------------------

Primeiro comentário que fiz:

De um modo geral, não gostei do livro. Muitas partes são confusas, travadas, aborrecidas. Apóio Nick Horbny quando ele diz que um livro não pode ter invencionismos literários que abusem da paciência do leitor. E Clarice Lispector está repleta desses invencionismos que o público acha lindo porque não entende.

Uma coisa é um escritor que escreve de forma bela e transmite para o leitor toda uma gama de pensamentos e sentimentos. Clarice não faz isso de forma alguma... Não porque não consegue, mas porque não quer, mesmo.

Odiei especialmente o conto "O Ovo e a Galinha". Li-o até o final só para saber até onde ia aquilo. Certos autores escrevem para fazer o leitor pensar... Clarice escreveu este conto para abusar da paciência de quem a lê. Certa vez, ela mesma confessou que não entendeu o que escrevera lá!
Steh 11/01/2010minha estante
se você não entende, não generalize x:

#MariiCandy 26/02/2010minha estante
KKKKK" concordo totalmente. ela enrolou pracaramba. eu pulei essa parte pro final. é muito besta mesmo.

Fernanda :) 09/09/2010minha estante
Realmente é um omelete 'literario', para ser devorado com "olhos de barata doce"...

Jéssica 22/02/2011minha estante
Só é preciso saber que há algo além de "entender"!

Uma frase dela para você:

"Estar fazendo de próposito um livro bem ruim para afastar os profanos que querem 'gostar'."

Um sopro de vida, C.L.

Flaus 04/03/2012minha estante
Eu entendo seu desgosto. Principalmente levando em conta um texto como 'o ovo e a galinha'. Se você lê-lo tentando entender, começa a achar que a clarice está rindo do seu esforço vão. Porém, mesmo com toda ssa confusão e esses inventismos, os textos são divertidos e me fazem refletir sobre assuntos diversos. Enquanto leio, tenho vários lapsos de ideias e soluções de problemas que me atormentam. Mas sempre resta muito a ser esclarecido.

Marlo R. R. López 04/03/2012minha estante
Flavia Limao, você resumiu muito bem a situação. Agradeço muito a sua perspicácia. :)
Pretendo ler os escritos de Clarice daqui a algum tempo, despido de todos os preconceitos.
Abraços!

Mariana 18/06/2012minha estante
Assim, se você não gosta, problema seu. Cada um com seu gosto, por favor.

Marlo R. R. López 20/06/2012minha estante
Mary, é justamente por isso que existem as resenhas: para que cada um exponha a sua opinião, os seus gostos. Não disse que você precisa concordar...
O meu primeiro comentário sobre o livro foi ridículo, e é por isso que tento me retratar no segundo.

abraços.

deborafv 06/11/2012minha estante
Resenha é a opinião de quem leu. É triste quando você é fã de algo ou alguém e essa pessoa diminui tudo isso, mais triste ainda é quando até você, o fã, consegue ver que as críticas têm fundamento. Mas eu acho que todos podem sobreviver a isso haha
Concordo plenamente: "que fala 1kg para se aproveitar 10g."
Após ler esse livro, vejo Clarice Lispector como uma ótima autora para postar frases em status de redes sociais, mas só.

Matheus 15/04/2014minha estante
A escritora é complexa, lida com sentimento, subjetiva ao extremo e muito, mas muito, incisiva! Tem contos magníficos no livro como Perdoando Deus, Felicidade Clandestina e, pra mim, O ovo e a galinha, etc! Quanto a ideia do 1Kg usado para aproveitar 1g, não acredito que vá bem assim, acredito que ela prepare o terreno para um clímax e, consequentemente, a descoberta!

Jess 05/06/2014minha estante
Eu particularmente me deleito ao ler o que ela escreveu! E não comecei a ler por modismo ou indicação de ninguém, um dia simplesmente o livro dela me atraiu e eu o li. Desde então me apaixonei! E quer saber? Entendo até demais o que ela fala, tanto que quando estou lendo meu coração acelera e começo a divagar de um jeito bem confortável. Algumas vezes a leitura fica exaustiva, sim, mas quanto a isso não me importo porque quando estou quase me aborrecendo aí vem uma frase que eu paro de ler para me peguntar como ela consegue fazer isso.
Acho que é questão de se identificar mesmo com o autor/obra porque têm escritores excelentes que eu não consigo ler e acho cansativo. Enfim, ela escreveu esse desabafo no livro Um sopro de vida:

"Quero esquecer que existem leitores - e também leitores exigentes que esperam de mim não sei o quê. Pois vou tomar a minha liberdade nas mãos e escreverei pouco-se-me-dá-o-quê?, ruim mesmo, mas eu."

Alan360 03/07/2020

Devo insistir em clarice?
Pretendia ler a hora da estrela e paixão segundo gh, mas depois deste livro, perdi completamente a vontade. Nao gostei do estilo, achei cansativo e irritante. De todo o livro, gostei de uns 5 contos. Devo insistir em clarice?
É minha autora favorita.

Alan360 03/07/2020minha estante
E o estilo nos outros livros é o mesmo? Recomenda a leitura dos outros que citei mesmo eu não tendo gostado deste?

DeboraCatanante 03/07/2020minha estante
O estilo é o mesmo. Mas recomendo A hora é da estrela.

Alan360 03/07/2020minha estante
Vou tentar mais pra frente. Juro q nao é má vontade ?

Hahahahaha! Eu entendo

Lili 14/07/2020minha estante
Sou da mesma opinião. Não gosto de estilo da autora e abandonei A hora da estrela.
É melhor buscar os contos avulso na internet pq só os dois ou três mais famosinhos valem a pena.

Lia Trajano 04/11/2020minha estante
A cidade sitiada é um dos livros dela que mebos tem esse " fluxo de consciência" , esses "pensamentos" todos que ela escreve, é mais direto. A hora da estrela também achei mais tranquilo.

Alan360 04/11/2020minha estante
Gostei muito de A hora da Estrela. E não gostei de Paixão segundo GH. Quem sabe mais pra frente tente A cidade sitiada. Obrigado pela indicação!

André Goeldner 21/01/2009

Clarice deixa sempre para o leitor um inquietante ponto de interrogação ao invés do ponto final.

São contos que continuam de forma subjetiva na cabeça de quem lê.

Marcia 27/01/2021minha estante
Contos cheios de sensibilidade e certa tristeza. Lindos

Marcos.Azeredo 29/01/2021minha estante
Li 6 livros dela, este foi o que menos gostei.

neide.euzebio 19/01/2022minha estante
Concordo, acabei de ler o livro de contos felicidade clandestina e realmente os contos são uma incógnita ?

Bianca 24/06/2022minha estante
Oi tudo bem? Para ler os livros tenho que pagar??

carolliss 04/06/2023minha estante
aqui é uma rede social de livros, você só atualiza o que quer ler, já leu e etc... interage com outras pessoas

Eveline 08/01/2021minha estante
Parabéns! Texto maravilhoso!

Rebeca 08/01/2021minha estante
Parabéns, Wendy! Excelente trabalho!

Thássya 08/01/2021minha estante
Que lindo Wendy!

saramabela 09/02/2021minha estante
Maravilhoso, Wendy!

Braia 26/06/2020

Livro chato pra caramba, tem que ser um gladiador pra ler um trem desses e ainda elogiar, só pseudocult msm pq pqp

Aí a galera vem e fala "aí mas vc não entende a essência da Clarice pipi popo", pô se eu quiser entender essência eu compro um incenso, eu hein...
_limamanu 26/06/2020minha estante
Kkkkkk'. Melhor comentário

Thais Toledo 26/06/2020minha estante

Samara274 02/07/2020minha estante
Kkkkkkkkkkk

supostaleitora 24/05/2020

Superestimado...
Definitivamente não faz meu estilo de leitura. Alguns contos são bons, porém a maioria tem muitas palavras e não me disse nada. Pode ser que eu não tenha tido a sensibilidade necessária. Talvez eu tente de novo ler algo da autora, mas realmente não me agradou como costuma agradar a maioria.
Joyce585 27/08/2022minha estante
Tenta ler daqui a alguns anos, vai que melhora

supostaleitora 28/08/2022minha estante
Amg sinceramente acho que não faz meu estilo, até já dei o livro pra outra pessoa kkkkk mas quem sabe né

Joyce585 28/08/2022minha estante
É isso, faz parte da vida kkkkkk. Nem todo mundo vai curtir livros assim e faz parte

grazi. 05/12/2021

Felicidade Clandestina
Há designados sentimentos que apenas Clarice é capaz de introduzir na escrita. Dessa forma, cada conto revela um pouquinho da genialidade dessa escritora fantástica. Adorei!
Riri 06/12/2021minha estante
Tô querendo ler?.a leitura é densa ou é gostosa de ler?

Lauriene.Mattosinhos 06/12/2021minha estante
to lendo ?água viva? dela e to amando, to doida pra ler esse também

grazi. 07/12/2021minha estante
eu não achei o livro difícil :)

Carolina Veiga 07/08/2010

O Ovo e a Galinha
Li esse livro há muito tempo, mais ou menos aos 17 anos. Era leitura obrigatória para o vestibular para o curso de Jornalismo. Como é de se imaginar, na época, não entendi. Eu era uma adolescente que preferia TV aos livros. Era... no pretérito mesmo. Mas, lembro que um conto sempre me marcou. "O Ovo e a Galinha".

Sempre lembrei desse título. Lembro que tinha sido minha leitura mais difícil. Acreditava que ela estava tentando adivinhar quem tinha nascido primeiro e que a resposta dependia de quem se olhasse primeiro: o ovo ou a galinha? Inocência.

Relendo o conto, cheguei a conclusão:

No início do texto, já tentaram substituir a palavra "ovo" pela "amor"? Tentem.

Acredito que é disto que Clarice fala. Não do amor carnal apenas. Mas, do amor a vida, do amor ao próximo, do amor subjetivo, sem preconceito, sem definições.

Se ela desejou transmitir uma mensagem com esse texto, para mim foi: No amor está a felicidade. Na simplicidade está o amor. O julgamento, os rótulos, as definições nos tiram a possibilidade de olhar para o mundo e ver a verdade contida nele. Não vendo a verdade, vendo através de nossos olhos (entupidos por nossas opiniões e pré-conceitos) deixamos de ver o simples, deixamos de ver o fato como ele é.

Prestem a atenção quando ela fala da cor do ovo, por exemplo.

PS: Posso estar errada. É bem possível que esteja. Mas, se aprendi algo lendo Clarice ontem e hoje é: o significado depende do que você tem em mente. Neste caso, do que EU tenho.

rnt67 09/08/2010minha estante
O amor prescinde palavras, é feito de olhares, pulsações (aceleradas em geral), não tem razão, tampouco necessita explicações ou justificativas. Apenas o é.

Camila 06/02/2013minha estante
Se ela queria tanto falar do amor porque não usou a palavra amor? Não faria sentido...

Joviana 05/06/2013minha estante
As coisas em Clarice, não são simplesmente o que são, mas também as indagações subjetivas que se faz após ler. As situações concretas em si, só existem nos contos de Clarice para que seus personagens divaguem. É puro sentimento, e pode capturar, ou não. São folhas secas deixadas para que o leitor construa sua própria árvore.

Esse conto é sem dúvida, o mais difícil. O ovo é tido como algo puro, e belo. Algo complexo de se entender. Ele pode ser o amor, ou não. Não creio que haja alguém habilitado para dizer que não era. Assim como a arte, os contos de Clarisse são incompletos em sua essência, e assim permanecem, até que o leitor os abracem com sua própria subjetividade.

Luiz 07/06/2023

Fluxo
Consigo enxergar toda a bagunça organizada na cabeça de Clarice. Consigo sentir angústias superadas na cabeça de Clarice. Consigo entender todas as indecisões precisas de Clarice. Neste livro é como se eu encontrasse sua identidade quase verdadeira.
giulia¡ 10/06/2023minha estante
a classificação é livre?

Luiz 13/06/2023minha estante
Siiim

Marina 28/12/2022

Não começamos com o pé direito ?????
É a primeira obra de Clarice que tenho contato do início ao fim e foi um pouco decepcionante. Não vou mentir, existem alguns contos maravilhosos, mas a grande maioria foi extremamente chata e empurrada.

Pulei um conto ou outro que chegava a me irritar de tão desinteressante, mas os que eu gostei foi o suficiente pra marcar pra voltar e repensar sobre a forma que Clarice mostrava algo simples de forma densamente complexa. Ao final de tudo, vou procurar mais livros dela pra ter uma opinião bem embasada, mas não começamos com o pé direito.
Yorgos 28/12/2022minha estante
Eu li pouquíssima coisa da Clarice mas eu acho a Hora da Estrela uma boa indicação. Curto, denso, fala sobre morte mas principalmente sobre vida. Eu amo e já reli algumas vezes. Espero que você goste das próximas

Marina 28/12/2022minha estante
Já está até anotado pro futuro, vai ser melhor tenho fé ??

Guilherme 10/04/2024

Uma casca de ovo, a imagem de Deus.
Esse livro é uma viagem, daquelas que ficam marcadas na memória e no coração. A Clarice olha para os detalhes de um cotidiano simples e extrai deles significados infinitos, mostrando ao leitor que é na sutileza do comum onde pode ser encontrada a dádiva máxima da vida, o Significado.
Me senti, como a protagonista de um dos contos, vivendo outras vidas, vendo por outros olhos e sentindo de outras formas muito diferentes das usuais.
Além disso, o livro é muito bem construído em uma costura que, em mil epifanias, dá origem a vidas inteiras, inclusive às minhas.
Recomendo muito essa leitura e pretendo ler de novo futuramente. Nunca é querer demais a procura por uma ressurreição, ou talvez reencarnação.
Faço desse livro Eponina, tornando-o parte de mim para nos engrandecer a ambos.
Cat Lu 10/04/2024minha estante
já da pra escrever um livro no pique clarice

Guilherme 10/04/2024minha estante
Quem sabe, quem sabe

@andressamreis 19/10/2020

Encantada!
Felicidade Clandestina - Clarice Lispector

Que obra!
São 25 contos em 160 páginas, o que dá uma média de seis páginas e meia por conto, pouco né! Mas não se engane, nestas páginas cabem o mundo. É Clarice!

Vou te dizer o que estes contos não são: superficiais e também não narram grandes aventuras e acontecimentos. É Clarice!

Também não sei o que são, porque me perdi em suas palavras. Há sempre um ponto focal que pode ser uma mulher, um livro, um inseto, um jantar, mas Clarice nos faz andar em círculos, nos faz ir e voltar, ir e voltar é inebriante, nos mostra como o grandioso está no detalhe. Que a felicidade nos foge, porque é sorrateira, pode esconder-se em uma observação de inseto, de um ovo e de uma galinha, de um casal que aguarda o primeiro beijo, na leitura de um livro desejado, no salto para o nada. A felicidade é clandestina!

Talvez seja nossa atenção e percepção que nos mostrará os caminhos clandestinos para a felicidade.

Percorrer estes 25 contos não foi fácil pra mim, em Ovo e a Galinha, me perdi (óbvio né), em A Mensagem também não consegui acompanhar a troca de expectativas entre o casal. Mas me encantei em Uma Esperança, Felicidade Clandestina (precisei reler), O Grande Passeio, Perdoando Deus (grifei quase tudo). Os demais contos me tocaram em diversas intensidades.

Ler Clarice é pra vida toda. A leitura não se esgota quando se fecha o livro! As frases e imagens ficam na memória nos incomodando, daqui uns dias sei que terei que reler. É um encontro com a arte literária que toca e transborda.

Que luxo poder ler no idioma original!

Tem um filme que gosto muito "O fabuloso destino de Amélie Poulain", no meu humilde repertório considerei que ambas nos passam a mesma mensagem: a magia do detalhe!
Gostaria de ver como Clarice narraria a cena em que Amélie afunda os dedos nos grãos vendidos a granel. Ou como o quitandeiro mau humorado cai nas armadilhas de Amèlie, por fazer tudo no automático, sem observar, sem estar atento.

Deixo aqui duas recomendações: Clarice e Amélie Poulain
Ana Paula Medeiros 19/10/2020minha estante
Como eu amo suas resenhas!

Marta Skoober 25/10/2021minha estante
Meu favorito A esperança!

Evy 28/11/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Contos / Mês: Novembro (Livro 2)
Acabei lendo os livros do Desafio Literário fora de ordem e este ficou por último dos que tinha pra ler da Clarice Lispector, sendo de todos, o que mais gostei. É realmente uma felicidade clandestina ler Clarice, mergulhar com ela nas profundezas da alma e desvendar mistérios da essência humana. Todos os contos abordam acontecimentos simples do dia a dia, mas que mostram tanto sobre a personalidade e a vida dos que estão retratados na linguagem única e extremamente estruturada de Clarice. Além disso, Clarice também se revela em alguns contos, como é o caso do que dá título a este livro.

Em "Felicidade Clandestina", Clarice nos conta um pedaço de sua infância quando já era apaixonada por livros e foi torturada por uma garota da escola, que por inveja de sua beleza, a fazia andar todos os dias até sua casa para buscar um livro que nunca estava lá. Clarice na ânsia de ler o tão desejado livro, saía pulando pelo caminho na felicidade e esperança de ter o livro nas mãos e voltava sempre tristonha pra casa com as desculpas que a garota inventava para não emprestar o livro desta vez. Certo dia porém, a mãe da garota vai até a porta quando Clarice está lá para descobrir porque a menininha loira vai todo dia a sua casa e descobre a perversidade da filha, obrigando-a a emprestar o livro na mesma hora. Esta parte do conto é lindíssima e não tenho palavras para explicar por isso posto o trecho do conto:

"Como contar o que se seguiu? Eu estava estonteada, e assim recebi o livro na mão. Acho que eu não disse nada. Peguei o livro. Não, não saí pulando como sempre. Saí andando bem devagar. Sei que segurava o livro grosso com as duas mãos, comprimindo-o contra o peito. Quanto tempo levei até chegar em casa, também pouco importa. Meu peito estava quente, meu coração pensativo. Chegando em casa, não comecei a ler. Fingia que não o tinha, só para depois ter o susto de o ter. Horas depois abri-o, li algumas linhas maravilhosas, fechei-o de novo, fui passear pela casa, adiei ainda mais indo comer pão com manteiga, fingi que não sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por alguns instantes. Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre iria ser clandestina para mim"

Postei também este trecho, pois acredito que ele é realmente a representação de todos os demais contos escolhidos para compor esta lindíssima obra. Em todos eles é possível vislumbrar as pequenas e grandes felicidades clandestinas dos personagens. Como é o caso de "Cem Anos de Perdão", onde a felicidade era roubar rosas de um jardim, "Uma Esperança" em que a felicidade se traduz na visita de uma linda borboleta, "Os Desastres de Sofia" que traz a felicidade de uma garota em provocar seu professor fazendo bagunça na sala, "O primeiro beijo" que conta a linda história de um garoto que beija uma estátua e nisso está sua felicidade clandestina.

E é como nosso cotidiano e nossas felicidades clandestinas. É nisso que Clarice me cativa e encanta. É impossível não se ver espelhada em suas palavras, e é incrível como ela aborda temas que nunca achamos que outros tenham vivido ou passado e que nos sentimos confortados em ler. Clarice pra mim tem essa dualidade de sentimentos. Ao mesmo tempo que ela nos força a encarar sentimentos que não estamos talvez preparados para ver, ela nos conforta com acontecimentos em que pensamos: "que bom, não é só comigo".

E por esta razão e muitas outras que já cansei de escrever, Clarice é leitura mais do que recomendade. É essencial.
Evy 07/12/2011minha estante
"A literatura de Clarice Lispector funciona como um marca-passo".

Ótima definição Wagner, concordo plenamente :)

Gislaine 07/06/2017minha estante
Evelyn que conto lindo... lindo... lindo... Você tem razão, Clarice é mais do que recomendado.

ratão 22/04/2024

Galinhas
O livro é marcante, seus contos e memórias são dignos de um local em nosso pensamentos. Houve alguns que obtiveram um peso maior em mim, como por exemplo o "Ovo e a Galinha", '"O grande passeio", "Perdoando Deus". Criaram questionamentos internos, reviveram fúrias passadas e trouxeram o ar melancólico.
Sapomaldito 22/04/2024minha estante
?????

Mariana 05/05/2024minha estante
Li o "Ovo e a Galinha" com um grande ponto de interrogação na cabeça. O que me conforta é saber que a própria Clarice também não compreendeu ele.

Aleff Coelho 06/09/2022

Obra prima
Todos esses 25 contos me fez refletir, não se lê Clarice, se consome. Estou apaixonado pela sua escrita assim como por seus contos...
Tarsila 18/09/2022minha estante
Terminou há 11 DIAS! E só veio me contar agora que destruiu meu livro...

Aleff Coelho 18/09/2022minha estante
Tava criando coragem :(