Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

Valério 07/01/2015

Gostosa leitura
Um livro leve, gostoso. Contos diferentes entre si. Que divertem, convidam a viajar.
Livro para ser saboreado, de preferência com calma, um conto por vez, até que possa digeri-lo plenamente.
Primeiro livro de Clarice que li. Mais que suficiente para que eu leia mais livros da autora.
E uma excelente "porta de entrada" para conhecer seu estilo

Aryane 27/01/2015

"Não era mais uma menina com um livro. Era uma mulher com seu amante."
Resenhar Clarice Lispector sempre foi um grande desafio para mim. Suas histórias são geniais. A forma elegante – e ao mesmo tempo simples – com que narra o cotidiano é admirável.

De tudo que li, o conto que tem como personagem principal a “Dona Mocinha”, uma senhorinha, que mesmo com idade avançada e problemas de memória, ela encontra alegria em suas andanças e vive sempre sorrindo.

Para o brilhantismo de Clarice, que não se rende apenas à rede social...

Cinco estrelas!

Bia 06/03/2012

Felicidade Clandestina...
O título da Obra é justamente o título do primeiro conto, tive acesso a sua leitura na faculdade e logo naquela época foi motivo para inúmeras releitura do mesmo. É surpreendentemente lido. Tira-se o fôlego da alma. Suspiros nas ideias da autora. Encontro apaixonante com a leitura desejada. Foram estas e algumas outras sensações sentidas nos primeiros contatos com o conto. Porém o livro ganhei pouco mais que 2 meses e me via como a menina do conto da Felicidade: carregando um amante nos braços...
Os contos são revelações do "si" da autora. Sua visão do mundo, da sociedade, da espiritualidade. Seus sentires. Não saberia destacar o mais especial porque todos arrancaram de mim uma releitura, suspiros, reflexões e paixões. Mas atrevo-me citar o "Carnaval" porque deste saíram muitas lágrimas com e sem sentidos...

...simplesmente amei!

Boa leitura!

Larissa Sales 12/01/2012

Clarice possui uma escrita bastante profunda e a maioria de seus contos/crônicas/textos falam sobre a busca da essência humana. 'Felicidade Clandestina' é uma coletânea de vários contos de Clarice Lispector, incluindo o seu mais famoso, "O ovo e a galinha". Confesso que em certos momentos, durante a leitura deste livro, eu me sentia totalmente perdida. Algumas vezes, eu não sabia mais sobre o que Clarice estava falando. Porém, no geral, é um livro bom com contos interessantes que nos fazem refletir. Meus preferidos foram 'Os desastres de Sofia' e 'Felicidade Clandestina', esse último o conto que dá nome ao livro.

Karina 26/07/2015

Nha... Primeira experiência com Clarice...

Anna2574 04/09/2015

Encarnação involuntária
Felicidade Clandestina é um compilado de crônicas e contos carregados de subjetividades (alguns mais que outros) e bem intimistas. O modo introspectivo como Clarice escreve é encantador! Transcrevo aqui um trecho de um dos meus contos favoritos desse livro: "[...] Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre iria ser clandestina para mim. Parece que eu já pressentia. Como demorei! Eu vivia no ar... Havia orgulho e pudor em mim. Eu era uma rainha delicada. [...] Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante."

Mariana 24/09/2015

“Mas durmo o sono dos justos por saber que minha vida fútil não atrapalha a marcha do grande tempo. Pelo contrário: parece que é exigido de mim que eu seja extremamente fútil, é exigido de mim inclusive que eu durma como um justo.” (O ovo e a galinha, pág. 58)

Sou bem suspeita para falar de Clarice Lispector porque adoro autores existencialistas. E a Clarice, como vocês devem saber, tem uma capacidade incrível de transformar qualquer ação humana, como observar um ovo em cima de uma mesa, por exemplo, em uma enorme questão: cheia de ramificações, indagações e percepções interiores.

[...]
Leia a resenha completa lá no meu blog: ;)

Perolitzzz 23/03/2018

Li na época da Faculdade.
Estudava na UNICAP onde havia a obra quase completa de Clarice. Lembro q escolhi esse livro pelo título; pensei, enquanto meditava sobre o título, q se precisava de algo, essa coisa, intuitivamente eu já sabia q certamente estava ali: a Felicidade q eu tanto procurava e foi uma doçura perceber q poderia sim, ser Clandestina.
É dos poucos livros dela q nunca reli e definitivamente, precisa entrar na lista de releituras pra 2018.

Fanny 02/02/2016

Análise temática da Felicidade Clandestina
No conto o ponto central é a felicidade que depende do ponto de vista de cada um: enquanto para uma a felicidade é torturar psicologicamente, para a outra é simplesmente possuir um livro que não é seu, sendo “feliz” por poder prolongar essa experiência pelo tempo que desejar, mesmo que de maneira “clandestina”.

Outro ponto a ser destacado é como a autora retrata a fragilidade das relações humanas e a forma com que suas ações afetam as personagens. É possível ver que as atitudes da segunda personagem são justificadas por ela ser rejeitada e arruma uma forma de se vingar por não ser bonita e querida como as outras. Na personagem torturada também podemos ver que ela só se submete à humilhação por não ter condições financeiras de comprar seu próprio livro.

Toda a trama traz o desejo infantil, tanto de ser aceita na sociedade como o de possuir um livro, fazendo com que a obra retrata sentimentos como inveja e crueldade de maneira frágil e delicada, por tratar-se de crianças e sua esperada inocência.

Benita Alves 05/09/2016

Sim, confesso: adorei ler Clarice!!!
Nunca tive vontade de ler algum livro de Clarice Lispector, devido a uma entrevista em que a autora aparece carrancuda na época. Achei chato e arrogante a atitude dela, o que para muitos na minha sala foi espetacular. Então, julguei a autora 'pela capa' e não pela escrita.. e caí do cavalo: tive que ler Felicidade Clandestina para fazer uma prova na faculdade. Os contos são envolventes e cheios de verdades da autora, pois trazem suas experiencias vividas ora como autora ora como criança. Um desses que mais me chamou a atenção, foi o 'Cem anos de solidão' cujo o relato é da própria autora: quando criança, invade um jardim e rouba uma rosa, com a ajuda de uma amiga. As duas se tornam pequenas ladras de rosas e pitangas, evidenciando o proibido e a presença marcante da falta do sentimento de culpa, pois estavam surrupiando algo de outrem. “Não me arrependo” – diz ela, afinal. “Ladrão de rosas e de pitangas tem cem anos de perdão”.
Leia Clarice Lispector: sem preconceitos, tabus ou mitos!

May 28/03/2017

Cada vez que leio Clarice, me apaixono ainda mais por tudo que ela escreve. Acho que ela é a escritora mais profunda que já li, ainda que não tenha desfrutado de tantos livros. É lindo como ela mostra sua sensibilidade na sua literatura. Eu amei todos os contos, não consegui ter preferido. Mas o ovo e a galinha é, com certeza, o mais marcante.

Diario_de_leitura 23/04/2017

Maravilhoso
Gostei bastante ,tem uns contos bem complexos mas a maioria da pra entender bem, meu favorito foi "O Grande Passeio"

lucas. 29/01/2010

Uma coletânea do que há de melhor.

Clara.Goncalves 07/10/2017

Quando entendo que não entendi Clarice é que talvez comece a entendê-la. Então leio e releio, sem pretenção de entender, e aí sim, quando começo a sentir o que ela escreveu, é que ela se torna real pra mim. É aí que Clarice existe pra mim.