Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

Aleff Coelho 06/09/2022

Obra prima
Todos esses 25 contos me fez refletir, não se lê Clarice, se consome. Estou apaixonado pela sua escrita assim como por seus contos...
Tarsila 18/09/2022minha estante
Terminou há 11 DIAS! E só veio me contar agora que destruiu meu livro...

Aleff Coelho 18/09/2022minha estante
Tava criando coragem :(

RH 05/06/2011

O conto que mais gostei do livro Felicidade Clandestina.

Este livro contém vários contos de Clarice Lispector.

O que mais gostei é este que dá nome ao livro: Felicidade Clandestina.
Me senti como aquela garota, vivi os momentos de agonia a espera do tão sonhado livro... e me alegrei junto com ela no momento da descoberta da posse do mesmo.

Autora: Radige Hanna.
Luciana Cople 17/10/2011minha estante
Foi o meu conto preferido também!! =D

Viquetoria 25/01/2021

Clarice sendo Clarice
Eu já tenho uma certa experiência com Clarice Lispector, então não recomendaria essa obra pra quem quer começar a lê-la. Alguns contos são densos e muito misteriosos, e todos me fizeram pausar por um tempo pra absorver o que eu tinha acabado de ler. Alguns deles se prenderam em mim de um jeito que eu não sei explicar, e me deixaram no mínimo desconfortável (alô, "A mensagem").
Só não dei 5 estrelas pois pretendo voltar pra ele quando me sentir mais madura, aí veremos.
Gabi Rached 31/01/2021minha estante
Esse mesmo! A mensagem. Achei lindo mas...meu Deus, tem algo que não entendi! rsrs...
mesmo assim estou muito apaixonada por ela.

Rodrigo 23/05/2012

Literatura sem meio termo
Clarice Lispector é, ou sim, ou não, sem meio termo.
Camila 03/02/2013minha estante
É, ela é assim mesmo. Isso a faz não ser nem um pouco contraditória, o que penso ser uma qualidade...

Grazi 20/07/2021

Felicidade Clandestina ? Clarice Lispector
Resenha n°7

De maneira diferente a outros estilos de narrativas, acompanhamos cada personagem a partir de uma perspectiva interna a eles, seus conflitos. É interessante como Claricie transcreve para o papel as nuances dos sentimentos humanos.
Um ponto em comum a todas as histórias é que em certo momento há um acontecimento que muda a personagem. E esse é a palavra chave desse livro: amadurecimento. Senão dos protagonistas, do próprio leitor, pois é transportado muitas vezes para dentro de uma reflexão sobre si mesmo. Adoro Claricie por isso, essa subjetividade e introspecção dentro dos próprios pensamentos e a tentativa de entende-los; ela capturar momentos que com certeza todos nós algum dia já passamos.
Todos os contos são muito bons, mas os que viraram meus amorzinhos foram esses três:

1. Os desastres de Sofia: que conta a história de uma garotinha de nove anos chamada Sofia e a implicância que ela tem com seu professor da escola; o comportamento petulante e inconsequente, numa tentativa de faze-lo sair da zona de conforto que a irrita. O sentido da história é mostrar pela perspectiva infantil dela o primeiro amor, algo novo e estranho que ainda não sabe lidar.

2. Restos de carnaval: fala sobre a empolgação de um menininha diante da oportunidade de ir a seu primeiro carnaval, mas que é frustrada pela realidade da doença de sua mãe, de se sentir culpada por estar feliz, enquanto algo triste acontece. É uma história bem curta e interessante, que acredito que todo mundo iria se identificar. Quem nunca quis muito ir a um lugar e de repente não pode mais?

3. Miopia progressiva: fala sobre um menino miope que cresceu rodeado de expectativas de adultos que o julgavam inteligente. Assumindo o papel que lhe deram, receber a aprovação e o elogio de todos é seu objetivo, ser um bom menino. Até que ele vai a casa de uma prima que não pode ter filhos e se vê em um ambiente completamente diferente. Onde não precisa se esforçar o tempo todo para parecer inteligente. É um conto fofo e interessante.

E também uma menção honrosa para o conto Felicidade clandestina, que sim tem o mesmo nome que o título do livro, pois foi o primeiro conto de Clarice que li na vida, ainda criancinha. E como não se identificar ainda hoje com a garota apaixonada por livros da história?

@grazielafelixoficial
20 de julho de 2021
m.r.n 30/07/2021minha estante
Adorei a sua resenha!!
Eu estou lendo "Laços de Família" e estou encantado com as narrativas da Clarice, a maneira como ela descreve os personagens de maneira introspectiva é fantástico... nunca tinha lido nada igual... fiquei curioso pra ler "Felicidade Clandestina"

a n a 02/05/2022

mas e a mensagem?!
ler Clarice Lispector é uma experiência e tanto. uma leitura passiva aqui não funciona, o leitor é convidado a queimar fosfato para tentar interpretar cada conto e eu sempre ficava com uma sensação de que ainda não tinha captado totalmente a mensagem. quando parecia que eu tinha entendido a resposta, a Clarice mudava a pergunta. afinal as obras dela se resumem a isso: entregar todas as perguntas certas e incentivar quem está lendo a ir procurar as respostas.
um dos meus livros favoritos da vida.
Yumi 02/05/2022minha estante
Enfim,um ícone na literatura Brasileira..

Tiago343 22/05/2022

Não superou as expectativas :-(
MAIS DO QUE ISSO, AS EXPLODIU!
simplesmente não sei como eu consegui passar tantos anos, 18 anos e 5 meses, sem nunca ter lido Clarice Lispector. Os últimos 3 anos, que foi quando entrei e finalizei o ensino médio, ouvia muito sobre Clarice Lispector, ouvia seu nome quando tinhas aulas sobre o modernisno e quando me dei conta, por vontade espontânea e explosiva, estava vendo aquela entrevista que ela deu a TV Cultura, de lá eu já passei a ama-la, amar a mulher Clarice, a escritora conheci agora.

Nos últimos três anos eu venho vendo aquela entrevista, acredito ter a assistido mais de 5 vezes além das várias outras.
O que eu posso dizer, precisava e queria conhecê-la, só não sabia que ela já me conhecia tão. Desse livro tiro coisas, frases e reflexões que quero aplicar a minha vida, uma frase não me sairá da cabeça, "pão é amor entre estranhos".
Lilo P 10/06/2022minha estante
Muito legal saber q esse livro foi bom pra vc, eu sinceramente compreendi muito pouco do q a autora quis dizer, mas foi uma experiência legal, ela é tão renomada e tal. Acho legal dar uma variada nos livros q tenho lido. Certamente algum dia vou reler os contos dela e pesquisar bastante sobre a vida e escrita também ?

thaw 28/07/2021

Pela primeira vez lendo contos de Clarice e apesar de não ter conseguido me conectar tanto com essa obra, ainda assim não tem como não sair encantada pelo que essa mulher faz com as palavras. Posso até não ter entendido tanto, mas sei que senti demais.
Alê | @alexandrejjr 16/09/2021minha estante
Clarice é bem isso mesmo: mais sentimento e emoção, menos objetividade e intenção.

Ludmila90 30/01/2022

Clarisse que autora brilhante, suas histórias sempre cativantes.

As histórias sempre terminando com um ponto de interrogação, fazendo o leitor praticamente imaginar o final!
Rafael Kerr 30/01/2022minha estante

André Junior 06/04/2022

Clarice é Clarice! Sensacional!!!
Não é um livro para se ler de uma vez. Essa é a minha percepção! Alguns contos deste livro, para aproveitá-lo ao máximo, precisam ser lidos duas, três, quatro vezes. Não para aí: depois de ler é necessário deixar com que façam eco dentro de nós. A escrita de Clarice fala de questões subjetivas, de emoções e indagações poderosas, questões relevantes confrontadas em situações pitorescas.
euliteraria_ 06/04/2022minha estante
Adoro suas opiniões!

Cássia 27/06/2021

Nem sei por onde começar?. Clarice consegue descrever tudo com uma riqueza de detalhes e sentimentos; tudo é tão profundo e complexo que chega a ser difícil de compreender e de capturar o sentido por trás. Sem sombra de dúvidas pretendo ler e conhecer melhor as outras obras dela.
Maria 27/06/2021minha estante
Tive o imenso prazer em lê "A hora da estrela" e super indico! Além de ser uma leitura rápida, tem tanta singularidade dela naquele livro, tantas profundezas... enfim, Clarisse era sensacional!

Lyaria 23/08/2020

Este livro contém 25 contos, não é uma leitura fácil, são histórias que necessitam de total atenção e energia, afinal não são nada convencionais.
Clarice é uma grande escritora e tem um jeito único de descrever a essência humana, só lendo para sentir oque é Clarice.
Jaque Assunção 25/08/2020minha estante
Creeeedo

oieamare 05/11/2021

Surpresas, tristezas, amor: Clarice Lispector!
Não é o tipo de livro para se ler em uma quase ressaca literária porque Clarice tem sua própria linguagem para escrever e as vezes ela pode ser bem rebuscada para a mente cansada. Mas se a ressaca for vencida, FC é como um oásis para o pensamento.

Um livro de contos escritos em diferentes épocas de uma autora que sempre traz aquele toque de realidade, melancolia e amor (embora quase sempre trágico).

É de rir, chorar, apaixonar, emocionar. Para ler com calma, quem sabe reler e ler de novo. Mas é uma obra que gratifica só de ler. ?

(e com certeza o conto que mais me fez sonhar foi Os Desastres de Sofia, ao passo que Os Obedientes me trouxe muita emoção. Mas nenhum me fez pensar sobre meu euzinho mais do que Perdoando Deus e o Ovo e a Galinha é um ótimo exercício para o pensamento.)
Carolina 05/11/2021minha estante
Por mais reviews com aviso pra quem esta de em ressaca literaria ksksksk

jenca 10/12/2022

Clarice limpa os buracos da alma e os lava com os óleos dos deuses, escrita inteligente e saborosa. Cada palavra da prazer.
Camillamaia310 19/12/2022minha estante
Adorei