Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

Luccal1 08/06/2024

Existe um Lucca antes e depois de ler o conto Escolhendo Deus, sinceramente ele me curou de diversas formas e varios outros contos desse livro me tocaram também. Ler Clarice foi olhar pra mim mesmo assim como ela olhava para o âmago de si, via a escuridão e a luz e sorria. Ela me ensinou a como começar e entender esse processo. Amar é aceitar o imperfeito de si e dos outros.

Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões, é que se ama verdadeiramente.

É porque no fundo eu quero amar o que eu amaria? e não o que é. É porque ainda não sou eu mesma, e então o castigo é amar um mundo que não é ele.

Como posso amar a grandeza do mundo se não posso amar o tamanho de minha natureza? Enquanto eu imaginar que ?Deus? é bom só porque eu sou ruim, não estarei amando a nada: será apenas o meu modo de me acusar. Eu, que sem nem ao menos ter me percorrido toda, já escolhi amar o meu contrário, e ao meu contrário quero chamar de Deus.

Porque enquanto eu amar a um Deus só porque não me quero, serei um dado marcado, e o jogo de minha vida maior não se fará. Enquanto eu inventar Deus, Ele não existe.

Há os que se voluntariam para o amor, pensando que o amor enriquecerá a vida pessoal. É o contrário: amor é finalmente a pobreza. Amor é não ter. Inclusive amor é a desilusão do que se pensava que era amor.

Vitor.Stenner 21/05/2020

Aviso...
São vários contos só leia se estiver com preguiça ou querendo inspiração pra ler mais porque na real tem vários trechos de livros que existem completos. São ótimos trechos e valem a pena mesmo fora do contexto, mas optar pelas obras completas valem mais a pena porque Clarice quanto mais e mais completo melhor

Rinaldo 25/05/2020

Felicidade CLANDESTINA
Clarice Lispector e seu mundo de contos, que nos fazem pensar em coisas pequenas e pequenas coisas, num mundo maravilhoso que é o pensamento humano.

VinAcius9 27/05/2020

Mistura de gêneros textuais e sentimentais
Clarice Lispector em "Felicidade Clandestina" escreve contos-crônicas, crônicas-contos, ou melhor, escreve textos clariceanos que falam dos mais variados temas e sentimentos que afligem as personagens tão bem construídos por ela. Numa mistura de autobiografia e ficção, Lispector nos desperta assim como faz despertar suas personagens para o mundo desconhecido, cada uma numa epifania transformadora mais intrigante que a outra.

Gabriel 11/06/2020

Martha Medeiros com glitter
Se Clarice Lispector conhece as profundezas da alma humana, isto quer dizer que somos conhecedores irrisórios de nós mesmos. A autora flerta - e com pouca habilidade - com temas essenciais (e existenciais) e nem mesmo em termos de linguagem consegue abarcar as dores e delícias da existência, e muito menos consegue passar além da mais imediata superfície na abordagem das questões. Não tem peso formal e muito menos material em NENHUM DOS CONTOS.
Como se todos pactuassem ser está autora superficial algo de profundo, quando na verdade nada mais é que uma cronista rasa da alma humana, uma Martha Medeiros com glitter, e nem mesmo muito mais talentosa que a cronista citada. Clarice Lispector é um exemplo maravilhoso do porque devemos questionar o cânone.

sabren 23/06/2020

clarice com toda sua peculiaridade reúne vários contos em um só livro. contos que valem a pena serem lidos, pensados, questionados e repensados (e na maioria das vezes, não chegar a conclusão nenhuma).

Mah 25/06/2020

A leitura é interessante, mas não é meu estilo favorito, eu confesso.
Gosto mais dos poemas da autora.

ultragicomedia 08/07/2020

Não devorei o livro porque Clarice me faz sentir a necessidade de digerir e a cada conto, passava dias digerindo o banquete. Foi uma experiência magnífica de viver emoções que me dilaceraram e me fizeram ter a noção de que já não existe mais a Yasmim antes de "Felicidade Clandestina", existe agora a Yasmim que foi transpassada por Clarice Lispector

Muriel 12/07/2020

O livro é um compilado de contos de Clarice Lispector. Os fãs da autora com certeza serão contemplados com a leitura, os não conhecedores talvez estranhem um pouco. Alguns contos são bastante subjetivos e difíceis de entender, outros nem tanto. É uma experiência inusitada mas vale muito a pena.

Lili 14/07/2020

Que chatice!!!
Não sei de onde vem a popularidade de Clarisse!? Terceira vez que tento me entender com o estilo da autora e não consigo. Chato, rebuscado de forma desnecessária e repetitivo.
Só gostei do conto Felicidade Clandestina , que dá nome ao livro, e mesmo assim com ressalvas.

paolalalala 22/07/2020

Tudo pra mim
Que contos!! Sem exceção, todos os contos em "Felicidades Clandestina" são extremamente poéticos e necessários. "O ovo e a galinha" é de uma sensibilidade e grandeza que poucos escritores conseguem atingir.

Pandora 27/07/2020

Livro lírico, apesar de não ser de poesia. Tem alguns contos que toda pessoa recifense vai gostar de ler, se for uma recifense leitora e brincante de carnaval mais ainda. Não foi uma leitura tão fácil, Clarice é uma autora de muito sentimento, consequentemente consome energia.

Ro 31/07/2020

Não gostei
Não me tocou,não foi pra mim,o que é uma pena vejo as pessoas falando tão bem...talvez algum dia eu tente de novo.

Day 07/08/2020

Clarice : é uma honra te conhecer e te amar.
É até um desrespeito fazer resenhas dos livros da Clarice. Clarice é a própria resenha,tão perfeita que mal conseguimos resenhá-la. Clarice é, foi única. Amá-la não é nenhum clichê, e sim, uma honra poder amar alguém como ela foi. Gratidão por te "resenhar" Clarice ?

Bruna Laessa 27/08/2020

Foi a primeira vez que li algo da Clarisse, fiquei impressionada com sua escrita. Têm muitos contos bons e cheio de significados, alguns não consegui entender muita coisa.
Valeu a pena me aventurar e ler esse livro.