O perigo de uma história única

O perigo de uma história única Chimamanda Ngozi Adichie
Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - O perigo de uma história única

BiaMadeira 18/05/2024

Pequeno grande livro
O livro de Chimamanda é baseado em um famoso TED talks e, embora seja pequeno, tem um conteúdo poderoso, que nos faz pensar sobre os preconceitos que criamos a partir das ?histórias únicas?.

Cami.Cardoso 17/05/2024

Amei
Trata-se de um livro curto porém rico em informação, em desconstrução e educação. É uma leitura que é possível ser feita em um dia.

Barbara838 17/05/2024

Você está vivendo uma história única?
Que livro, a cada palavra foi um tapa seco na minha cara.
"O perigo de uma história única " na verdade é u.a adaptação do discurso de Chimamanda para o TED e simplesmente foi perfeito.
Ela trás uma discussão que é implícito na sociedade, mas que todos vivemos: julgar o outro com base nas informações que recebemos de terceiros.
Julgar alguma pessoa por tee nascido em país x já que sabemos os estereótipos de lá, mas não só isso, sobre as pessoas da nossa própria comunidade, a forma como julgamos alguém justamente pelo fato de ouvirmos boatos sobre essa pessoa.
Chimamanda abre essa discussão, porque não ouvir os dois lados e tirar a própria conclusão????Para que se limitar em uma história única que você nem sabe se é verdade???

Nota: 12/10

Sâm 14/05/2024

A consequência da história única.
"A história única cria esterótipos, e o problema dos esterótipos não é que eles são falsos, mas que são incompletos. Eles fazem uma história se tornar a única história."

Lembro de já ter lido esse livro mas nunca tinha marcado como lido por aqui porém não esqueci que era muito bom e de fato é. (acabei relendo)
Todo mundo deveria ler é simplesmente fabuloso, abre a mente para várias vertentes inclusive o tema que ela aborda do continente Africano e de como as histórias contadas por outros é um perigo e ainda assim daqueles que vivenciaram mas não tinham a visão total do que aconteceu antes.
Leitura obrigatória.

"A consequência da história única é esta: ela rouba a dignidade das pessoas. Torna difícil o reconhecimento da nossa humanidade em comum."

"Eu gostaria de terminar com esta ideia: quando rejeitamos a história única, quando percebemos que nunca existe uma história única sobre lugar nenhum, reavemos uma espécie de paraíso."

Yasmim 07/05/2024

Enriquecedora
É uma obra bem curtinha, você lê em alguns minutos, aproximadamente 15 minutos, coisa rápida. A autora sabe explicar muito bem o seu ponto de vista sobre o tema e ela usa de sua própria vida para dar exemplos, o que faz com que de alguma forma encontremo-nos em situações parecidas, talvez não tenha haver com o racismo, mas todos nós já sofremos com uma história única, e ela fala muito bem sobre isso, como ela própria se sentiu enganada, enfim leiam, foi uma leitura que fiz para o curso de Pedagogia e não me arrependo, com certeza absorvi algo para usar futuramente com meus alunos.

Luana 05/05/2024

O perigo de uma história pequena
O único defeito desse livro é que ele é curto ? chimamanda fala muito bem!
ela disserta sobre assuntos importantes que nem sempre nós paramos pra pensar, e de uma forma aberta e paciente, para que possamos aprender junto com suas falas e experiências

Maria8385 04/05/2024

"A consequência da história única é esta: ela rouba a dignidade das pessoas. Torna difícil o reconhecimento da nossa humanidade em comum. Enfatiza como somos diferentes, e não como somos parecidos"

Maria 03/05/2024

Leitura fluida
Muito bom livro, que é produzido com o mesmo discurso dela na palestra fazendo que seja muito rápido a leitura, mas o que mais me agradou foi como a autora destaca as relações de poder sobre as histórias contadas sobre um povo, que na minha perspectiva as histórias contadas (ou inventadas) sobre um povo não surge do nada e não são atoas, na verdade demonstra um poder político por trás disso e o exemplo dado até mesmo pela autora sobre a sua antiga visão dela sobre os imigrantes mexicanos nos Estados Unidos é um exemplo do que estou falando. Interessante pensar também que da mesma forma acontece com a cultura.

Raoni Pereira 29/04/2024

Como nascem os esteriótipos
"O Perigo de uma História Única" é uma obra de Chimamanda Ngozi Adichie que aborda como a narrativa dominante de uma cultura ou grupo pode limitar nossa compreensão e percepção do mundo.

Adichie ilustra como histórias incompletas ou estereotipadas sobre pessoas e lugares podem levar a preconceitos e injustiças. Ela destaca a importância de ouvir e valorizar uma variedade de perspectivas para evitar a simplificação excessiva e a marginalização de grupos minoritários.

É uma leitura perspicaz e provocadora que convida os leitores a questionar suas próprias visões de mundo e a buscar uma compreensão mais ampla e inclusiva.

Gregory.Faguaga 29/04/2024

Nunca existe uma história unica sobre lugar nenhum
"Não havia me ocorrido que alguém naquela família pudesse fazer alguma coisa. Eu só tinha ouvido falar sobre como eram pobres, então ficou impossível para mim vê-los como qualquer coisa além de pobres. A pobreza era minha história única deles."

Bina 16/04/2024

Chimamanda não erra nunca
O livro é de um discurso dela, o que torna ainda mais mágica a leitura. Chimamanda é clara, fluída, lúcida. Uma das maiores escritores contemporâneas que temos. Nesta obra, alerta sobre o perigo de saber apenas uma versão de uma história. Ela cita exemplos claros, vivenciados por ela, que levam o leitor a reflexão.
Eu amei!

Ingrid 14/04/2024

Foi meu primeiro contato com a autora. É um texto bem curtinho, pra ler de uma vez só e refletir sobre os nossos preconceitos e os perigos de só conhecer um lado da história.

sabren 14/04/2024

Chimamanda é incrível. comecei a pensar em como muita coisa pode ser multifacetada e plural. principalmente, uma pessoa, uma nação, um país, um povo, possuímos diversas características e histórias que nos compõem. cada vida é um conjunto único de diversos elementos, o estereótipo apaga essa diversidade. a leitura é muito fluída e reflexiva.

@luisa 13/04/2024

Abriu minha mente
Que livro INCRÍVEL.
Li para um trabalho e foi simplesmente um dos melhores livros que eu li nesse mês. Ele não só conscientiza, como nos faz pensar.
Ele abre e divide sua mente em diversas partes para te fazer entender e compreender cada construção de conhecimento, de achismos e de sociedade que nós temos.
Nossas visões, nossos sonhos, nossas impressões.
Foi um aprofundamento, não no livro, mas da minha noção de sociedade.
Recomende fortemente para o mundo todo.

Mirella Pupo 06/04/2024

Leitura essencial para construir uma sociedade justa. Da pra ler em menos de uma hora.
??o quão somos vulneráveis diante de uma história..?