O perigo de uma história única

O perigo de uma história única Chimamanda Ngozi Adichie
Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - O perigo de uma história única

Maria8385 04/05/2024

"A consequência da história única é esta: ela rouba a dignidade das pessoas. Torna difícil o reconhecimento da nossa humanidade em comum. Enfatiza como somos diferentes, e não como somos parecidos"

Maria 03/05/2024

Leitura fluida
Muito bom livro, que é produzido com o mesmo discurso dela na palestra fazendo que seja muito rápido a leitura, mas o que mais me agradou foi como a autora destaca as relações de poder sobre as histórias contadas sobre um povo, que na minha perspectiva as histórias contadas (ou inventadas) sobre um povo não surge do nada e não são atoas, na verdade demonstra um poder político por trás disso e o exemplo dado até mesmo pela autora sobre a sua antiga visão dela sobre os imigrantes mexicanos nos Estados Unidos é um exemplo do que estou falando. Interessante pensar também que da mesma forma acontece com a cultura.

Raoni Pereira 29/04/2024

Como nascem os esteriótipos
"O Perigo de uma História Única" é uma obra de Chimamanda Ngozi Adichie que aborda como a narrativa dominante de uma cultura ou grupo pode limitar nossa compreensão e percepção do mundo.

Adichie ilustra como histórias incompletas ou estereotipadas sobre pessoas e lugares podem levar a preconceitos e injustiças. Ela destaca a importância de ouvir e valorizar uma variedade de perspectivas para evitar a simplificação excessiva e a marginalização de grupos minoritários.

É uma leitura perspicaz e provocadora que convida os leitores a questionar suas próprias visões de mundo e a buscar uma compreensão mais ampla e inclusiva.

Gregory.Faguaga 29/04/2024

Nunca existe uma história unica sobre lugar nenhum
"Não havia me ocorrido que alguém naquela família pudesse fazer alguma coisa. Eu só tinha ouvido falar sobre como eram pobres, então ficou impossível para mim vê-los como qualquer coisa além de pobres. A pobreza era minha história única deles."

Bina 16/04/2024

Chimamanda não erra nunca
O livro é de um discurso dela, o que torna ainda mais mágica a leitura. Chimamanda é clara, fluída, lúcida. Uma das maiores escritores contemporâneas que temos. Nesta obra, alerta sobre o perigo de saber apenas uma versão de uma história. Ela cita exemplos claros, vivenciados por ela, que levam o leitor a reflexão.
Eu amei!

Ingrid 14/04/2024

Foi meu primeiro contato com a autora. É um texto bem curtinho, pra ler de uma vez só e refletir sobre os nossos preconceitos e os perigos de só conhecer um lado da história.

sabren 14/04/2024

Chimamanda é incrível. comecei a pensar em como muita coisa pode ser multifacetada e plural. principalmente, uma pessoa, uma nação, um país, um povo, possuímos diversas características e histórias que nos compõem. cada vida é um conjunto único de diversos elementos, o estereótipo apaga essa diversidade. a leitura é muito fluída e reflexiva.

@luisa 13/04/2024

Abriu minha mente
Que livro INCRÍVEL.
Li para um trabalho e foi simplesmente um dos melhores livros que eu li nesse mês. Ele não só conscientiza, como nos faz pensar.
Ele abre e divide sua mente em diversas partes para te fazer entender e compreender cada construção de conhecimento, de achismos e de sociedade que nós temos.
Nossas visões, nossos sonhos, nossas impressões.
Foi um aprofundamento, não no livro, mas da minha noção de sociedade.
Recomende fortemente para o mundo todo.

Mirella Pupo 06/04/2024

Leitura essencial para construir uma sociedade justa. Da pra ler em menos de uma hora.
??o quão somos vulneráveis diante de uma história..?

Natalia.Canalli 29/03/2024

Me fez refletir sobre como as histórias tem um poder imenso sobre a sociedade. As histórias podem mudar o rumo de nações, criar heróis e vilões, ou até mesmo falsos heróis.
O nosso mundo é construído inteiramente por narrativas, as quais algumas vezes acreditamos junto com a massa, e em outras questionamos.
Pensei muito nisso e a verdade é que não cheguei à uma conclusão clara, mas na minha concepção absolutamente tudo que está a nossa volta, é história.

Juliana 27/03/2024

Para quem não escutou o TED
Eu amo o TED da Chimamanda sobre história unica e, por isso, lembro muito do conteúdo que assisti uns 6 anos atrás. Vale muito a pena a reflexão e recomendo para quem quer relembrar o TED Talk do tema, ou para quem prefere ler sobre. Trata-se de um livro curto para gerar reflexão.

Luana0612 26/03/2024

Adichie sempre arrasa!
"É assim que se cria uma história única: mostre um povo como uma coisa, uma coisa só, sem parar, e é isso que esse povo se torna."

Eu amo o fato da Chimamanda sempre ter uma leitura tão fantástica do mundo em que vivemos.

Esse livro/discurso deveria ser uma leitura obrigatória pq escancara a realidade onde vivemos a alienação de uma história única que sempre nos desfavorece, onde apenas os países desenvolvidos (que olhando sobre outro ponto de vista, poderiam ser chamados apenas de exploradores) são responsáveis pela manipulação da história e pela criação de um único ponto de vista, que chega a ser repercutido até mesmo por aqueles que foram vítimas desse sistema.

Aretha Rocha 24/03/2024

Incrível!
Uma obra de leitura rápida, mas que provoca reflexões profundas sobre como histórias influenciam nossa percepção sobre o outro. Quem conta, como conta e quantas vezes uma história é contada pode significar a ruína ou a glória de um povo. Muito bom!

Bruna 22/03/2024

Espero que a colega de quarto dela tenha lido o livro!
Simples e objetivamente, Chimamanda conta como durante a sua vida conviveu com históricas ?únicas? e como isso impactou sua vida, e que mais adiante compreendeu que buscar um entendimento além daquele que nos é apresentado é necessário para não estereotipar quem quer que seja. Como mulher nigeriana, traz o modo como o Ocidente enxerga a África e as implicações disso. Tem aqui excelentes reflexões que podem ser utilizadas nos mais atuais e diversos contextos!

n1cofreitas 20/03/2024

Necessário!
Um livro necessário para qualquer estudante de história ou interessado no assunto. Super curto e sucinto, mas impactante.