O perigo de uma história única

Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - O perigo de uma história única

Amanda3913 24/11/2023

Boas reflexões
Boas reflexões trazem o livro, que é curto por
se tratar de uma palestra do TED. Leitura fluída e agradável.

Rosa 17/11/2023

Discurso rápido da autora contando sobre a importância de diferentes pontos de vista sobre a mesma cultura, é uma crítica sobre como somos moldados e obrigados a ver o continente africano sobre um único ponto de vista, diferente do que acontece com o EUA onde existem milhares de versões e livros distribuídos e disponíveis ao mundo. O perigo de uma história única é aplicado na vida, como a mídia e capital manipulam a visão sobre tudo.

Carme 13/11/2023

O perigo de uma história única
livro explora a influência das narrativas na formação de nossa visão de mundo. A autora mostra como uma única perspectiva pode limitar nosso entendimento e compreensão. A autora mostra como é importante ampliar nossa visão através de oitras narrativas.

Indie.Ingrid 12/11/2023

Vale a pena ler e assistir a palestra
A narradora é uma menina que mora na Nigéria, África. Tem uma boa constituição familiar, provavelmente de classe média alta. Na infância lia livros americanos, logo imaginava que a literatura podia ser apenas sobre eles, isso mudou quando conheceu livros escritos por africanos.

Ela também tinha uma concepção única sobre seus empregados, acreditava que eram tão pobres que não poderiam fazer nada além de serem pobres, isso mudou quando os visitou e descobriu seu talento passa arte

Quando foi fazer faculdade nos EUA, a sua colega de quarto tinha uma concepção única sobre ela, acreditava ser uma menina de tribo, com suas raízes africanas e sem conhecimento do mundo afora. Logo, a menina percebeu que não era a única a ter um olhar restrito sobre outros.

Quando ela foi ao México, percebeu que havia caído na mesma armadilha que sua colega americana, imaginou os mexicanos como havia visto já história única ditada pelos EUA.

"É assim que se cria uma história única: mostre um povo como uma coisa, uma coisa só, sem parar, e é isso que esse povo se torna."

"A história única cria esteriótipos, e o problema com os esteriótipos não é que sejam mentira, mas que são incompletos. Eles fazem com que uma história se torne a única história."

Ao passo que a garota percorre o caminho na universidade e começa a se dar conta dos estereótipos causados pela história única, a sua percepção se expande ao notar o quão mal isso faz para o seu país.

De repente, a África não é um continente repleto de cultura, com histórias encantadoras, violentas, engraçadas, românticas, mas é apenas sobre um povo marginalizado e agressivo.

É interessante notar como ela se dá conta de uma visão que a mesma praticava de forma inconsciente desde a infância.

deborajournal 11/11/2023

Curtinho. Direto. Não tinha muito haver com o que eu imaginava, mas por ser curto, não foi cansativo.

Julia 11/11/2023

O perigo de uma história única.
O livro relata que toda história tem outras vertentes. Livro leve e curtinho. Super necessário!!!!!!

David_Salustiano 31/10/2023

O oerigo de uma história única

É uma adaptação de uma palestra de Chimamanda, onde ela fala sobre nossa percepção de povos diferentes do nosso pelos olhos do preconceito, dando-lhes uma história única, um estereótipo. E como ela diz no texto: "A história única cria estereótipos, e o problema com os estereótipos não é que sejam mentira, mas que são incompletos. Eles fazem com que uma história se torne a única história."

Esse livro me ajudou bastante nesse processo de tentar entender o mundo e o nosso comportamento em sociedade. Os preconceitos se expressam normalmente por falta de conhecimento, e cria ideias distorcidas do outro sem nem mesmo o conhecer de fato.

Recomendo muito a leitura desse livro ou a palestra original no TEDtalks.

Ceci 22/10/2023

Eu já tinha assistido a palestra mas precisava dessas palavras no papel.
Uma reflexão extremamente necessária.

Anna 18/10/2023

O livro trata de uma palestra da autora para o TED Talks. Ela nos apresenta uma série de exemplos nos quais podemos enxergar que vivemos cercados de visões únicas de uma mesma história e o quanto isso nos limita em diversos sentidos.

Enfim, o livro é curtinho e vale a leitura!

Adélia 16/10/2023

Um texto rápido, de ler em uma sentada, que tem o objetivo importante de abrir a cabeça das pessoas quanto aos preconceitos que trazemos conosco devido às histórias únicas que ouvimos durante toda a vida. Chimamanda como sempre é bem explicativa, trazendo exemplos de suas vida e tratando o assunto com naturalidade.

Cris609 15/10/2023

É um pequeno texto que alerta sobre a necessidade de conhecer varias versões de um mesmo assunto. Chama atenção para o fato de que relações de poder estão por trás dessas histórias únicas estereotipadas pelas quais conhecemos do mundo.

Mariana 12/10/2023

Histórias únicas excluem histórias.
Li esse livro(e assisti a palestra) para um trabalho e foi uma das melhores coisas que li esse ano.
Esse livro, em muito menos de 100 páginas, consegue definir a história de uma forma muito simples e pontual.
Todos deveriam ler o livro ou ver a palestra dessa mulher porque o que ela escreveu/disse é extremamente necessário. Todos deveriam.

Um agradecimento especial ao meu professor de História que me apresentou esse vídeo que colocou em palavras uma perspectiva que eu nunca seria capaz de colocar.

Mariana 11/10/2023

Ótimo livro e com ótimas reflexões a fazer.
O perigo do preconceito e de criar uma imagem única para um país, recheados de povos e culturas, limitados ao ser generalizados.
E a relação de poder que influência diretamente na formação dessas histórias únicas de um país.

Miqueias.Machado 06/10/2023

O livro é bem curto, mas é muito bom, principalmente pelos problemas de uma única história e a generalização que criamos muitas vezes. Fala um pouco de como a visão dela, até em histórias de quando ela era mais nova que escrevia, ficou "eurocêntrica", onde os personagens dela na época tinham mais características europeias devida a vasta influência dos Europeus. Faz algumas reflexões, narrando algumas experiências próprias. Pelo fato de ela vir da África, as pessoas já achavam que ela nunca tinha visto coisas do nosso dia a dia, etc. O Livro é muito bom, mas queria que fosse um pouco mais longo para abordar de forma mais sistemática o assunto.

GiArgia.Gschwendtner 01/10/2023

Necessário
Esse livro é o TED da Chimamanda e nos lembra sobre conhecermos as perspectivas da história em suas diferentes culturas. Além disso, é um incentivo a escrevermos nossas histórias.