O perigo de uma história única

O perigo de uma história única Chimamanda Ngozi Adichie
Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - O perigo de uma história única

Lucas 20/12/2023

Maravilhoso
Leitura linda dessa transcrição do discurso da autora. Sabias palavras e importantes reflexões sobre narrativas.

Flavitta81 19/12/2023

Busque as outras histórias...
Aprendi com o livro, a importância de não se limitar a história que já conhecida de uma nação ou de uma comunidade. É essencial buscar as histórias de bastidores e reais para se entender melhor como as pessoas são.
Nayaneemelo 20/12/2023minha estante
????

bru.v 16/12/2023

Incrível
A autora nos traz uma reflexão sobre nosso preconceito sobre histórias únicas que são contadas por aqueles que detém mais poder. Leitura essencial na formação dos indivíduos.

babipalhuzi 13/12/2023

Faz refletir
É uma reflexão importante sobre a história contada sempre pelo viés da classe dominando e exploradora, mas não aparece essa questão. A autora aponta a necessidade de contarmos a própria história, mas não retoma que o apagamento da resistência é um projeto e não um acidente.

Rafa569 10/12/2023

Chimamanda é incrível!
Eu tenho alguns livros dela mais os outros dois como esse que são seus TEDs "escritos". Esse em específico é meu favorito justamente por como ela nos faz refletir, como consegue se encaixar perfeitamente na situação mundial atual e outros mil fatores.

Eu amo como em menos de 80 páginas ela me prende e eu deixo, e fico com vontade de ficar ali sem que acabe.

Graziele.Rodrigues 08/12/2023

Vou usar como repertório de redação
Já esperava um livro sensacional, e foi, escrita fluída e didática para falar de assunto de extrema importância na atualidade. Por isso quando estava lendo, pensei e vou usar como repertório para as redações do ENEM kkkk Mesmo lendo estou pensando em estudo (vestibulando na área). Para finalizar, esse livro é obrigatório para todas as pessoas que tiveram acesso algum tipo de só uma história de qualquer povo ou cultura.

Angie - @livros_libras 07/12/2023

O que tu sabes sobre o país da África?
Qual deles? Há mais de cinquenta neste continente.

Sabe aqueles livros que devem ser lidos por TODO mundo? Os da Chimamanda são assim. Devemos presentear as pessoas com a sua escrita. Ela é crítica, irônica e, sobretudo, humana.

Aqui, temos um relato da vida da autora desde a sua infância, onde ela não tinha referências africanas nos brinquedos nem nos livros. Assim, as histórias únicas vão se criando. Assim, quando chegamos na fase adulta, recriamos estereótipos de que África é um país, de que ninguém lá sabe falar outros idiomas, de que nenhum país africano tem desenvolvimento, beleza e cultura, de que são miseráveis. Assim, perdemos a possibilidade de conhecer terras encantadoras e cheias de história, magia e riquezas.

Não seja uma dessas pessoas. Leia, se informe e, principalmente, não generalize um povo tão importante na história mundial. Não crie histórias únicas baseadas no senso comum. Somos mais que meros reprodutores. Somos seres que rompemos limitações.

Este livro, com poucas palavras, pode mudar vidas, histórias e perspectivas.

Emanuelle 05/12/2023

O mito do mundo
A racionalidade de entender o porquê as Américas exercem domínio sobre o mundo é lidar com inverdades que já se tornaram história. O que é e o que pode ser um mundo onde todo um continente muda quando um branco colono dita uma realidade inexistente?!

Rayssa71 04/12/2023

Uma leitura Necessária! Gostei muito, obg professor adrielmo por me apresentar essa obra. Não tava colocando muita fé nela, mas me surpreendeu. Gostei muito, e foi um tapa na minha cara, é uma reflexão, pq muitas vezes nós criamos estereótipos e nem compreendermos, e se percebermos achamos normal, oq não é ! E essa obra traz essa visão que ela chama de história única de uma maneira que todo mundo deveria ver,e não vemos.

DAVID536 04/12/2023

Livro Simplesmente incrivel
A forma como é tratada a visão de uma história única, ela explicando e contando como isso afeta a grande mídia e a visão que temos de outros países. Aos poucos fui mudando minha visão sobre a África, e percebi que buscar mais é sempre o melhor caminho a ser tomado.

claivyn 30/11/2023

Instigante e revolucionário
O livro fala sobre os estereótipos presentes na sociedade contemporânea, e de como é ser tratada na sociedade baseada em esteriótipos, que é algo que joga grupos sociais nas mazelas e nos estigmas sociais. gostei que ela abordou o preconceito que existe contra pessoas negras africanas, e o mais interessante é que ela não só crítica a sociedade, como se coloca como uma pessoa vitima e que também aprofundou esses esteriótipos.

a autora trás de forma sucinta e estrondosa o preconceito existente na sociedade através dos séculos, que marcam e permanecem em gerações, é de fato um dos melhores livros curtos que te prende cada virar de página.

minha frase favorita foi a seguinte: "É assim que se cria uma história única: mostre um povo como uma coisa, uma coisa só, sem parar, e é isso que esse povo se torna " . os esteriótipos criados na sociedade são tão repetidos e repassados que se tornam "a única verdade " de uma parcela da população, oque é um perigo tendo em vista que em determinadas circunstâncias pode gerar violência, discriminação a determinados grupos sociais da sociedade contemporânea atual.

Caroline Vital 28/11/2023

Lido em 2020
Chimamanda é sempre vida! Mas senti falta de algo mais. Queria ter lido mais sobre o que ela tem a dizer sobre o assunto.

Brenda 28/11/2023

Esse livro me fez refletir muito sobre "histórias únicas".
Infelizmente, acabamos sempre julgando as pessoas, determinados lugares, sociedades, etc, pelo que ouvimos ou temos uma pequena amostra. Muitas vezes não nos damos ao trabalho de realmente conhecer aquilo que criamos uma ideia, um estereótipo, e é aí que entra o perigo das histórias únicas, quando deixamos que as coisas permaneçam da forma que estão.

Aninha Schimidt 28/11/2023

História única
Já tinha visto o TedTalk anos atrás, mas li agora para escrever um trabalho. É muito bom mesmo, a Chimamanda é uma mulher incrível e isso transparece por todas suas palavras, seja ela escrita ou falada. Esse ensaio é algo que todos deveriam ver ou ler, é um formador para a vida em sociedade!

Hellen 25/11/2023

Esse livro é maravilhoso. A autora nos mostra o perigo de conhecer só um lado da história, de acreditar em algo sem pesquisar, sem buscar saber mais por um outro olhar. Nos fazer refletir sobre como julgamos, criamos ideias sobre algo que ouvimos falar por terceiros, sem nem nos darmos o trabalho de buscar fontes confiáveis. Esse livro nos faz tirar as vendas que nos são colocadas.
Um dos melhores que li esse ano!