O perigo de uma história única

O perigo de uma história única Chimamanda Ngozi Adichie
Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - O perigo de uma história única

Bárbara Souza 09/02/2024

Rápido e potente
Esse é um livro muito rápido de ler. Além de ser bem curtinho, ele tem um caráter quase oral que dá muita velocidade para a leitura. A gente sente como se estivesse conversando diretamente com a autora (o que não surpreende, tendo em vista que o texto é uma palestra adaptada).

Mas a simplicidade da obra não diminui a sua potência. Quase sempre o óbvio ainda sim precisa ser dito. É sabido que não devemos nos deixar enganar por esteriótipos. No entanto, dificilmente percebemos a dimensão dos estigmas que carregamos dentro de nós.

Com essa obra, nos damos conta do quanto a cultura ocidental (capitalista, patriarcal e branca) molda nosso pensamento através da repetição de uma ?única? narrativa - aquela que reforça o sistema. Percebemos que, em razão disso, é vital entrar em contato com diferentes perspectivas, procurar outras verdades, olhar por um novo ângulos; para que a gente não se deixe cegar pela própria ignorância.

Adriana1161 03/02/2024

Os perigos de uma história única.
Leitura rápida, porém muito necessária. A escritora nigeriana, Chimamanda Ngozi Adichie, fala sobre os perigos de uma história única, como essa narrativa nos leva a estigmatizar e menosprezar culturas diferentes da nossa. Recomendo.

Kátia Regina 03/02/2024

Leitura importante e necessária. Como é importante entendermos o outro lado da história e como isso muda tudo?

luxa 31/01/2024

Comecei a ler somente porque uma professora pediu e agradeço que ela tenha feito isso. é bem curto, mas extremamente necessário.

@tuoliveira. 30/01/2024

Livro essencial!
Eu já tinha assistido o TED em que o livro se baseia, mas resolvi ler o livro também. É uma leitura muito importante para ser lida desde a escola, que discute de forma lúdica como é importante escutar diferentes perspectivas de uma mesma história.

Lauraludovico 28/01/2024

Inspirador
O discurso abre mentes. Por mais desconstruída que uma pessoa possa ser, o conteúdo que absorvemos através da literatura nos aprisiona a uma narrativa perigosa.

Em um impacto micro, nós tornamos a colega de quarto dela: alienadas e acreditando que o sentimento de pena é adequado. Em um cenário macro, vemos o que acontece no mundo: invasões, golpes, financiamento de guerras, todas essas condutas justificadas também por uma história única, uma história que normalmente decide quais etnias merecem a morte e a glória.

É um texto curto e bem reflexivo. Adorei!

Larinha 28/01/2024

Um livro importantíssimo!

Um verdadeiro tapa na cara, muitas vezes me pego pensando em países africanos da forma como a autora descreveu que as outras pessoas viam, pessoas passando fome, crimes horrendos etc, pq é isso que nos vendem na mídia. Adorei o livro, quero que outras pessoas leiam também.

Dianac.costa 28/01/2024

Todos temos uma história
Achei uma leitura muito importante, que nos leva a refletir como somos tratados pelos outros com base em nosso gênero, cor da pele, nacionalidade, etc., e também como podemos reproduzir um tratamento desigual de acordo com esses mesmos recortes.

IndieIngrid 21/01/2024

Vale a pena ler e assistir a palestra
A narradora é uma menina que mora na Nigéria, África. Tem uma boa constituição familiar, provavelmente de classe média alta. Na infância lia livros americanos, logo imaginava que a literatura podia ser apenas sobre eles, isso mudou quando conheceu livros escritos por africanos.

Ela também tinha uma concepção única sobre seus empregados, acreditava que eram tão pobres que não poderiam fazer nada além de serem pobres, isso mudou quando os visitou e descobriu seu talento passa arte

Quando foi fazer faculdade nos EUA, a sua colega de quarto tinha uma concepção única sobre ela, acreditava ser uma menina de tribo, com suas raízes africanas e sem conhecimento do mundo afora. Logo, a menina percebeu que não era a única a ter um olhar restrito sobre outros.

Quando ela foi ao México, percebeu que havia caído na mesma armadilha que sua colega americana, imaginou os mexicanos como havia visto já história única ditada pelos EUA.

"É assim que se cria uma história única: mostre um povo como uma coisa, uma coisa só, sem parar, e é isso que esse povo se torna."

"A história única cria esteriótipos, e o problema com os esteriótipos não é que sejam mentira, mas que são incompletos. Eles fazem com que uma história se torne a única história."

Ao passo que a garota percorre o caminho na universidade e começa a se dar conta dos estereótipos causados pela história única, a sua percepção se expande ao notar o quão mal isso faz para o seu país.

De repente, a África não é um continente repleto de cultura, com histórias encantadoras, violentas, engraçadas, românticas, mas é apenas sobre um povo marginalizado e agressivo.

É interessante notar como ela se dá conta de uma visão que a mesma praticava de forma inconsciente desde a infância.

Mary 19/01/2024

A história única apresenta só um lado, e claro, para haver uma história é necessário duas pessoas, logo dois lados, como podemos acreditar que ouvir o lado do vencedor está bom?

Valeria242 18/01/2024

RECOMENDO MUITO!!
O livro é uma palestra que foi transcrita, ou seja: jogo rápido! Sem muita enrolação, uma conversa mesmo, uma explicação simples sobre um debate importante. Vale muito a pena refletir sobre o assunto.

Naraelly.Rosa 18/01/2024

Excelente livro. Cheguei a ler várias vezes. Sou apaixonada em como Chimamanda descreve como estamos aptos a ter uma visão única das coisas, das pessoas, dos lugares, as vezes até mesmo de nós mesmo. Foi um dos melhores livros que já li. ??

Jhé 18/01/2024

Reflexivo
Assisti a palestra de Chimamanda Adichie na faculdade e li o livro para revisar para uma avaliação. Sinto que a experiência de ler foi melhor do que assistir a palestra, pois consegui pegar alguns pontos que ouvindo perdi.
Eu me vi muito no início da fala da Adichie por ter sido também uma criança e adolescente leitora que por ler livros norte americanos, não se via na literatura. E tal como a autora, minhas primeiras histórias também eram sobre personagens norte americanos em histórias norte americanas. Acho que Adichie verbaliza muito bem a relação que países na periferia da literatura mundial tem com os mega centro econômicos com fundos para exportar sua cultura para todos os lugares.

Julia1856 17/01/2024

Uma leitura rápida e necessária
Recomendo para qualquer um! Uma pauta completamente profunda e importante. Obrigada minha ex professora de redação e ídola Thaiane Espindola por me apresentar Chimamanda Ngozi Adichie

DAN LIMA 16/01/2024

A obra é uma adaptação da primeira palestra da Chimamanda no TED Talk em 2009.
A mensagem que o livro traz é a essência da história única que pode nos impactar, seja de forma negativa ou positiva.
Na infância, somos vulneráveis às histórias que nos contam e levados acreditar que foi daquela maneira que tudo aconteceu com todo entusiasmo. E por trás disso, há um poder avassalador que faz questão de definir um estereótipo permanente.
O mundo no qual vivemos quando percebemos que, a história única, na realidade, é uma ficção construída com outros fins, ela já foi comprometida.
E como ela impacta psicologicamente, emocionalmente e espiritualmente nas pessoas, numa sociedade, num país? Leia o livro e desfrute esse conhecimento.
Uma leitura obrigatória e necessária. Recomendo.
;-)

Critérios pessoais: