O perigo de uma história única

O perigo de uma história única Chimamanda Ngozi Adichie
Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - O perigo de uma história única

Julia1856 17/01/2024

Uma leitura rápida e necessária
Recomendo para qualquer um! Uma pauta completamente profunda e importante. Obrigada minha ex professora de redação e ídola Thaiane Espindola por me apresentar Chimamanda Ngozi Adichie

DAN LIMA 16/01/2024

A obra é uma adaptação da primeira palestra da Chimamanda no TED Talk em 2009.
A mensagem que o livro traz é a essência da história única que pode nos impactar, seja de forma negativa ou positiva.
Na infância, somos vulneráveis às histórias que nos contam e levados acreditar que foi daquela maneira que tudo aconteceu com todo entusiasmo. E por trás disso, há um poder avassalador que faz questão de definir um estereótipo permanente.
O mundo no qual vivemos quando percebemos que, a história única, na realidade, é uma ficção construída com outros fins, ela já foi comprometida.
E como ela impacta psicologicamente, emocionalmente e espiritualmente nas pessoas, numa sociedade, num país? Leia o livro e desfrute esse conhecimento.
Uma leitura obrigatória e necessária. Recomendo.
;-)

4,5 excelente
5 perfeito

Pati Maranguello 16/01/2024

Mais um de Chimamanda
?? ??????? ??? ???? ?????????? ??????
?Autor:? Chimamanda? Ngozi? Adichie
?Ano:? 2019
?Total? de? páginas:? 64
?Gênero:? não? ficção,? empoderamento
?Editora:? Companhia? das? letras
?Este? é? outro? livro? de? bolso? adaptado? do? primeiro? TED? Talk? que? Chimamanda? participou? e? 2009.? Já? foram? mais? de? 35? milhões? de? visualizações? desde? então.
?Aqui? existe? uma? narrativa? muito? clara? sobre? como? críamos? esteriótipos? baseados? em? nossas? experiências? individuais.
?Chimamanda? conta? que? passou? sua? infância? lendo? livros? de? histórias? únicas,? com? personagens? brancos,? de? olhos? claros,? que? viviam? na? neve? e? que? eram? bem? diferentes? de? sua? realidade? na? Nigéria.? Foi? dessa? forma? que? começou? a? escrever? seus? livros? e? histórias? ainda? na? infância.? Esse? foi? seu? primeiro? exemplo? do? que? criamos? e? projetamos? baseado? em? moldas? experiências? individuais.
?Um? outro? exemplo? claro? de? esteriótipos? foi? sua? coloca? de? quarto,? quando? começou? a? estudar? numa? universidade? americana.? Claro? que? sua? colega? era? super? bem? intencionada? porém,? não? entendia? como? Chimamanda? tinha? tanta? fluência? no? inglês.? Ela? não? imaginava? que? essa? era? a? língua? oficial? na? Nigéria.? Também? ficou? impressionada? que? ela? sabia? usar? um? fogão!!!? Imaginando? como? tinha? sido? sua? infância? naquela? país.?
?É? mais? um? livro? super? curto,? já? que? é? simplesmente? a? transcrição? de? seu? TED,? além? da? editora? dedicar? as? últimas? páginas? do? livro? para? trazer? outras? obras? dessa? mulher? fascinante.?
?Para? mim,? a? principal? mensagem? é:? ???????? ??????????? ?? ?????????? ??????,? ??????? ??????????? ???? ?????? ??????? ???? ?????????? ??????? ?????? ?????? ??????,? ????????? ???? ????????? ??? ????????.?
?Em? tempos? difíceis,? como? estamos? vivendo? hoje,? isso? é? fundamental.?
?#Livros? #resenhas? #resenhadelivros? #dicadelivros? #amoler? #chimamanda

Debora368 13/01/2024

Impactante
Já tinha visto o vídeo do TED com Chimamanda antes de ler. E quando vi, fiquei impactada com a história e com a reflexão por ela provocada.
No livro mais uma vez fui provocada a refletir em como persisto numa única história contada de outras pessoas. É fácil se sentir tocada quando você passa pelo estigma, mas difícil refletir quando vc é a pessoa que insiste num estigma para o outro.

Silvana 11/01/2024

Achei super interessante esse ponto de vista colocado pela autora! Histórias são contadas, mas não toda ela! São fatos de um todo muito maior! No nosso cotidiano isso importa demais na visão de um povo! Muito bom!

saraffranco 10/01/2024

Eu enrolei muito tempo para terminar esse livro, e olha que ele não é grande. Já vi diversas partes do TedTalks em que o texto se baseia. Mas nunca tinha parado para ler e refletir de fato sobre o que a autora aborda. Na escola a falta de contato que temos com outras culturas nos faz formar preconceitos com base em histórias únicas que nos contam, histórias essas que já vem carregadas de inúmeros preconceitos e desinformações. É uma reflexão que é muito feita no jornalismo, sobre como estamos contando as histórias, se estamos ouvindo os dois lados e se estamos colocando os pesos e contrapesos na medida certa para levar uma informação que não é uma história única.

so4resge 10/01/2024

Maravilhoso!
A palestra, e o livro em questão são incríveis para podermos cair na real e perceber o perigo na uma história vista de uma única perspectiva. Durante a graduação muito se falava sobre a história ser sempre contada por quem ?venceu? ou está no poder. Já passou da hora de abordarmos novas perspectivas e nos livrar desse preconceito enraizado em contar somente um lado de uma história.

Leandrokf 10/01/2024

A mensagem e as reflexões do livro são muito importantes e interessantes.
O livro, todavia, é somente a transcrição de uma palestra.
Leitura fácil, rápida.

Dessoito. 06/01/2024

Ler as paletas da autora me inspira estudar mais a respeito de outras culturas e da luta feminina (uma vontade que tenho a um tempo mas nunca comecei efetivamente), Chimamanda me inspira a lutar

vivisfe 04/01/2024

As histórias importam.
Apesar de ser bem curtinho, o livro nos traz uma excelente reflexão acerca do perigo que é o fato de histórias, muitas das vezes, serem contadas por uma única parte - a parte que detém poder.
nos faz refletir também sobre a nossa passividade em relação a isso, visto que não nos posicionamos contra isso, aceitando uma única história.

Vivisferraz 03/01/2024

Reflexivo
Bem curtinho e significativo! Li antes de assistir ao ted talk e adorei. Me fez refletir sobre as histórias únicas que sei. Recomendo bastante a todos!!

yunjingf_ 30/12/2023

O livro é bastante interessante, conta sobre como pode ser prejudicial saber apenas um lado da história.

lidoporluana 30/12/2023

O perigo de uma história única
Essa é a segunda vez que li esse livro e minha percepção é a mesma que a da primeira vez que eu li, é um livro ótimo e uma pena que seja tão curto.

É uma leitura super reflexiva e que nos faz perceber o quanto "julgamos um livro pela capa". É um livro que todos deveriam ler!

Mayara Valença 27/12/2023

Curtinho, mas reflexivo
O perigo de uma história única proporciona uma leitura rápida e fluida sobre pontos de vista sobre sociedades e a importância de olhar além das nossas bolhas para evitar reforçar estereótipos.