mpettrus 17/05/2024
Quando a Obra Televisiva Supera a obra Literária
?A vida é a coisa que você traz consigo dentro da própria cabeça.?
??Pessoas Normais? segue a história de dois personagens profundamente danificados, Marianne e Connell, enquanto passam do Ensino Médio para a vida adulta, à medida que amadurecem de meros conhecidos a amantes aparentemente incompatíveis com relacionamentos complexos pelo meio do caminho.
?O enredo retrata o desenvolvimento de seus personagens à medida que lidam com tópicos como saúde mental, classe social e falta de comunicação, à medida que a vida continua a levá-los de volta um ao outro.
? O romance, baseado e ambientado na Irlanda, ilustra o contraste entre os personagens principais: Marianne, uma jovem inteligente considerada desajustada no Ensino Médio, que vem de uma classe alta com uma família abusiva, e Connell, um jovem atlético e bonito pertencente à classe trabalhadora, cuja mãe carinhosa é a empregada doméstica na casa da família de Marianne.
? Seu relacionamento peculiar, porém intenso, floresce quando os dois se tornam amantes secretos no Ensino Médio - pois Connell tem medo de virar chacota de amigos por se envolver com a ?esquisita? da escola - e se desenvolve em uma situação complexa, só Deus sabe o que é frustrante, baseada na falta de comunicação.
? Rooney usa datas como capítulos, assim o leitor tem vislumbres da vida de Marianne e Connell em diferentes momentos de suas vidas.
Isso permite um foco mais profundo nos momentos-chave de seu relacionamento conturbado, ao mesmo tempo em que mostra como eles mudam suas perspectivas durante o Ensino Médio para além dessa fase de suas vidas.
No entanto, apesar de todos os inconvenientes e infortúnios que ocorrem, os dois sempre encontram o caminho de volta um para o outro.
? Não há nada novo sob o sol não é mesmo, Boosktan?s?! Inclusive para mim, que li recentemente o romance ?Um Dia? de David Nicholls.
A premissa da história é clichê: é uma história clássica sobre a maioridade, onde dois adolescentes lutam para encontrar a si mesmos e seu lugar no mundo nos anos de transição do Ensino Médio para a universidade e para a vida adulta.
? Um dos pontos positivos que vi nessa história é que Rooney se afastou da estrutura tradicional de um ?único evento dramático? e criou personagens que são revigorantes, em vez de enfadonhos.
Connor e Marianne têm falhas, erram e tentam consertar as coisas. Eles têm maneiras estranhas de lidar com o fracasso e o sucesso e estão constantemente inseguros sobre o que fazer. Parece bastante familiar não é mesmo?!
? A energia e o entusiasmo da história vêm do próprio casal, da sua reflexão interior, do que veem, imaginam e leem; daquilo que Jane Austen chamou de suas ?sensibilidades?, e Rooney os evoca de maneira soberba.
Connell é quem será o escritor. Ele pode estar na defensiva sobre isso, mas o final me disse que será dele esse destino. Lembram-se de ?Um Dia? que era Emma a escritora?!
? Outro ponto positivo desse romance é que Rooney escreveu comentários astutos sobre classe e status socioeconômico. Algumas passagens sobre as aulas realmente me fizeram parar e refletir sobre privilégio socioeconômico.
Ao mesmo tempo, aponto em última análise, que a branquitude dos protagonistas lhes proporciona a oportunidade de serem continuamente medíocres de maneira que muitas vezes não são dadas às pessoas de cor. Lendo atualmente o livro de Cida Bento, somente corrobora essa minha afirmação.
? Evidentemente, encontrei pelos caminhos alguns percalços de estrutura narrativa. No começo da história, por exemplo, não ficou esclarecido o porquê de Connel ter vergonha de Marianne.
Esforcei-me particularmente para compreender a sua vergonha de ser visto publicamente com ela.
? Embora eu compreenda perfeitamente o raciocínio por trás disso - Marianne não é muito querida na escola, a mãe dele trabalha para a mãe dela, status e popularidade são importantes nessa idade - ainda assim não consegui, ao ler o livro, ter uma noção real do por quê que ser visto ao lado dela é tão assustador para ele.
Foi um terror cogitar levá-la ao baile da escola ou supor que seus amigos soubessem que eles estavam dormindo juntos.
? Apesar de sua impopularidade, Marianne era gentil, fisicamente perfeita, mergulhada em seu próprio mundo, nada fora do comum.
Mais adiante na história, Connell reconhece que seu pensamento era distorcido e zomba de si mesmo por suas ações, então, talvez se uma parte maior do livro tivesse sido ambientada durante seus dias de escola, contextualizando os medos da vida escolar europeia e seus desdobramentos, o processo do pensamento de Connell poderia ter se tornado naturalmente mais claro para mim.
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? Gostei da escrita de Rooney, embora reconheça que em alguns momentos ela tenha se descuidado e escrito descrições planas, detalhe que particularmente não gosto.
A autora também usou alguns clichês para desenvolver o arco narrativo de seus protagonistas. Nesse sentido, David Nicholls foi mais feliz nas escolhas narrativas. Fugiu do lugar comum ?mocinha que tem uma família abusiva?.
? Esse detalhe me leva a outra observação: os personagens secundários são exageradamente bidimensionais. Ou são muito bons, ou são muito ruins.
Alan, irmão de Mary, é muito malvado e cruel de maneira inexplicável. Mais uma vez, Nicholls foi mais feliz na condução de seus personagens no seu emblemático romance de vinte anos sempre no mesmo dia.
? Por fim, tentei entender a necessidade de submissão de Marianne diante da vida e das pessoas (de todas as pessoas) porque vem de uma vida familiar conturbada.
Não estou convencido de que seja realmente assim que a ?dominação? e a ?submissão? funcionem e acho que os especialistas em BDSM podem discordar fortemente de alguns dos (muitos) clichês mostrados aqui.
Estou lendo um romance cujo tema é BDSM e, infelizmente, encontrei alguns equívocos de Rooney no seu romance sobre o tema.
?É uma prosa interessante e realista ao tempo mesmo inteligente. Os diálogos são convincentes, e era exatamente por isso que continuava lendo mesmo quando me sentia cansado de Connell e Marianne e de suas escolhas erradas.
?Bookstan?s garanto-lhes que há conteúdos de qualidade nesse romance, sobre consentimento e poder no sexo, sobre saúde mental e também sobre buscar ajuda.
Entretanto, gostaria que houvesse tido mais crescimento para os protagonistas fora do seu relacionamento, principalmente para Marianne.
Faltou alguma coisa específica na narrativa da Rooney. Algum detalhe importante que eu esperava encontrar quando encontrei na série televisiva que adaptou esse romance. Nesse sentido, a adaptação do livro para o audiovisual ficou melhor que o seu material fonte.
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