Pessoas normais

Pessoas normais Sally Rooney

Resenhas - Pessoas normais

Aline.Guimaraes 07/06/2024

É uma história complexa
Marianne e Connel estudam na mesma escola, mas fingem não se conhecer. A mãe dele trabalha como faxineira na casa de Marianne e isso acaba gerando uma proximidade entre os adolescentes, embora nenhum deles assuma isso.
Ao longo de quatro anos vamos acompanhar a história dos dois, da escola à faculdade, da amizade ao amor – passando por períodos felizes e rompimentos, mas sem nunca se afastarem definitivamente. Esta relação é de idas e vindas, de pontos luminosos e escuros. Eles são pessoas desajustadas, mas querem ser pessoas normais. O que significa ser normal, afinal de contas?
“Não sei porque não consigo ser como as pessoas normais.”
A irlandesa Sally Rooney é considerada uma grande escritora da geração millenial e expressa com particularidade as agruras desta geração, com suas fragilidades e incoerências.
Sendo bastante sincera, não esperava nada desse livro, mas fiquei bastante impressionada com a narrativa pois ela traz o que os grandes livros apresentam: uma história que poderia se passar com qualquer um e por isso nos compadecemos dos dramas que os personagens vivem, entendemos seus dilemas.
Outra coisa que gostei muito neste livro foram os desdobramentos temporais utilizados. Primeiro encontramos os personagens em uma situação, no mesmo capítulo há um leve recuo no tempo para explicar o que aconteceu ali, para depois avançar mais uns meses. Há sempre um salto temporal, onde encontramos Connel e Marianne enfrentando um novo (ou velho) dilema. É uma espécie de loop, que não vai acabar com a última página do livro.
Foi uma grata surpresa estar com os dois nestas páginas – torci por eles, me emocionei e fiquei chocada com certas atitudes. No final, quis que eles encontrassem seus caminhos pela vida – seria possível?
O livro já foi adaptado para uma série da HULU (disponível na plataforma Lionsgate+) com Daisy Edgar-Jones e Paul Mescal nos papéis principais.

Gabriella453 07/06/2024

Repetitivo
Confesso que pelo hype do booktok eu fui com muita expectativa e me decepcionei, achei o livro com diálogos muito vazios, os personagens precisam urgente de terapia e o pior de tudo foi que a história é muito repetitiva, mesmo sendo um livro pequeno, acredito que a autora poderia ter abordado o livro com mais profundidade de diálogos, acontecimentos e com certeza menos juvenis, principalmente depois que eles vão pra faculdade. A Marianne deveria se chamar Marisonsa e o Connell sem noção e desprezível

JAlia372 07/06/2024

Profundo
Um livro confuso por ser em terceira pessoa e por n ser separado por falas,apesar disso é mto bom e faz vc refletir sobre bastante coisa,principalmente se vc é problematico q nem eu e conell e marianne. Passei raiva,achei q poderia acabar melhor,porem vale a pena a leitura,me mostrou novas perspectivas.

tia maris :) 06/06/2024

Pessoas Normais sendo Pessoas Normais
Eu tive uma quebra de expectativa muito grande lendo esse livro. Achava que era uma coisa e era outra, e mesmo assim fui surpreendida. É compreensível as pessoas não gostarem da narrativa, dos personagens e da história, mas sinceramente? Foi o que me fez gostar tanto dele!

mila 06/06/2024

Wow é tudo isso mesmo...
Tava/tô numa ressaca literária enorme e demorei horrores nesse, se tornou tipo a maçã que você leva na bolsa e não come.
Odiei muito me identificar tanto com o Connell e com a Marianne.
Problemas de diálogo e expressar os sentimentos? Vemos por aqui.
e vamos de finalmente assistir a série
mila 06/06/2024minha estante
*não é um livro que estou acostumada e não é tão fácil/viciante de ler, só por isso não dei 5?

emiliaverissimo 06/06/2024minha estante
Eu amo a série, é uma das minhas preferidas. Preciso ler o livro!

Jessica 06/06/2024

Mediano
O começo me fez criar expectativas de que o livro era bom, e enredo interessante, visto que ele retrata traumas, validações, amadurecimento, compreensão?
Cheguei na metade e depois disso terminei arrastada, a história é repetitiva e cansativa, eu apenas terminei com expectativa no final, e o final???? deixou super a desejar.?

Luiza 05/06/2024

É bom mas se perde um pouco
Tinha expectativas muita altas para esse livro, infelizmente se frustraram um pouco. É um livro bom, a leitura é confusa pois a autora muda de assunto muito rapido, se vc viaja em um parágrafo vai ver que mudou tudo de situação e tem que voltar pra ver de onde isso surgiu.
O começo eu achei muito bom, depois ficou um pouco massante, até mesmo clichê e o final também não me agradou muito.

Lorran6 05/06/2024

Releitura
Embora Pessoas Normais seja carregado de questões subjetivas, todos os conflitos dessas relações parecem viver apenas na superfície. Existe um abismo entre esses personagens mesmo intrínsecos um ao outro. É um monólogo onde ninguém se atenta mesmo estando a orla de pessoas e, possivelmente o reflexo de uma geração. Há uma certa interferência aqui, que perpassa esses personagens e atinge o leitor ? o que me parece proposital para que se torne angustiante.
Sally Rooney, consegue expor com maestria uma geração onde se é cada vez mais comum, se deparar e colecionar relações falidas em diálogo e movidas a aprovação.

Rhaissa.karolliny 05/06/2024

Um estranho conforto
Estava muito ansiosa para ler pessoas normais. para ser bem sincera Quando Comecei a ler demorei um pouco para me acostumar a escrita, e achei bem difícil é diferente. realmente não gostei do jeito que a escritora escreve, nunca tinha lido algo parecido.
até fiquei surpresa por não ter abandonado mas eu gostei da história e de como os personagens são profundos, me apeguei bastante à eles é a como eles vão crescendo ao longo da história e vão virando adultos
Acho que nunca vou ler algo parecido, simplesmente apaixonada

Karine.Mesquita 05/06/2024

Uma história única e envolvente sobre dois jovens que devem enfrentar a eletricidade do primeiro amor em meio às sutilezas das classes sociais e dos problemas familiares. Sally Rooney é a voz da geração millennial . Na escola, no interior da Irlanda, Connell e Marianne fingem não se conhecer.

Vi Borba 05/06/2024

Ainda estou um pouco pensativa sobre esse livro
No começo eu estava amando o livro, a história é super interessante, explorando vários temas mais pesados do nosso cotidiano, mas me deu impressão que esses assuntos são mal abordados. Depois da metade mais ou menos, começou a ficar meio arrastado, tanto que até demorei um pouco pra ler. Mas no geral gostei da leitura.

Dhenyfer.Alves 05/06/2024

Começar um livro com muita expectativa nunca é algo bom, esperava tanto e tanta coisa, e não recebi, além de tudo o final e vazio e aberto, entendo agora o propósito dele, mas quando terminei estava decepcionada

Rayka.Lohanne 05/06/2024

05.06.2024 18:38
Acredito que eu entenderia melhor e gostaria mais se eu não tivesse parado de ler por um tempo e sim dado continuidade,teria acabado em menos tempo e entenderia mais.O Connell no início achei ele muito babaca pelo fato dele só usar ela em tudo,entendo que ele queria demonstrar ser perfeito para todos mas da mesma forma achei ele horrível,depois ele ficou interesseiro,só ficava com ela quando precisava.Achei a história um pouco repetitiva ,pois sempre eles se juntavam e depois separavam.Marianne sofreu muito,com o Connell,o irmão(que ele é horrível,detesto ele),a mãe (que sempre passava a mão na cabeça dele),os amigos da escola e faculdade.O final eu não entendi muito bem se eles estavam em um relacionamento ou não,ou só estavam como sempre ficam.As coisas melhorariam se eles expressassem os sentimentos e se comunicassem mais (eu acho).Depois irei ler ele dnv pra entender
melhor.

yascavalcante 05/06/2024

Esperava mais!
A história consegue te envolver até certo ponto, mas os conflitos entre os personagens principais se tornam repetitivos, visto que ambos são imaturos e visivelmente precisam de um psiquiatra kkkk, é legal ver o ?crescimento? deles, mas o fato deles ficarem em uma indecisão o livro todo me decepcionou bastante.. confesso que continuei a leitura por identificar conflitos da minha própria vida no livro?É uma leitura um pouco confusa também por conta dos avanços temporais e confesso que achei meio cansativa tb
Fernanda3933 05/06/2024minha estante
sim!!!

emilymarinho 05/06/2024

Terminei e fui direto pra terapia
Com esse livro consegui perceber muitas inseguranças, ansiedades e pensamentos que me deixavam mal ou até me traziam uma culpa inconsciente.
Através da escrita, a narrativa se tornou muito mais viva e, quando eram momentos de ansiedade, angústia, eu conseguia sentir vividamente dentro de mim.
A princípio estranhei a escrita por parecer indiretamente direta, sem pontuação, sem separação do que é fala, o que é pensamento, até que sem perceber, já estava acostumada e me sentindo na cabeça dos personagens.
Não vou mentir, esse livro não fez muito bem pra minha cabeça... Ele me trouxe a reflexão sobre insegurança em um relacionamento e sobre como muita das vezes insistimos em esquecer uma pessoa que amamos, nos envolvendo em romances na ilusão de que aquele vai dar certo, enquanto pensamos em outro.
No final das contas, tudo poderia ser resolvido se eles expresassem os sentimentos um do outro.