Pessoas normais

Pessoas normais Sally Rooney

Resenhas - Pessoas normais

Nalaura9 09/06/2024

Internet você me prometeu
Não é um livro ruim, mas não vale a leitura!
Até que gostei da maneira como a autora narra, apesar de ser bem diferente, consegui acompanhar bem a escrita. Me identifiquei um pouco com Marianne e me simpatizei com Connell. Tem alguns assuntos e reflexões bem interessantes, mass tudo é trazido de forma superficial, principalmente, a questão de saúde mental.
A narrativa é uma curva descendente, interessante no início, até que passa ser bem tesioso, uma repetição de acontecimentos, até finalizar do mesmo ?nada? do começo. Apesar da certa complexidade dos personagens, eles mal evoluem e crescem com o decorrer da história e vejo o final como uma bela romantização da dependência emocional, que a realidade desse ?casal?.
Enfim, uma leitura que não foi das piores, mas não me agregou em nada! Não recomendo.

sillynandy 09/06/2024

Eu adiei bastante essa leitura mas agora entendo o porquê desse livro ser tão querido! Que livro bom! O fluxo da leitura no início me confundiu um pouco mas depois me acostumei. Não queria, mas me identifiquei muito com a Marianne e apesar de o livro tratar de assuntos meio pesados, gostei muito da leitura em si.

Giovanna1394 09/06/2024

Pessoas Normais
História de um casal completamente dentro da realidade, nada romantizado. Um casal com muitos problemas de comunicação.
Gostei mas não gostei ao mesmo tempo, não recomendaria.

Lari 08/06/2024

"Está achando graça de si mesmo, se deixando levar pelo drama dos romances desse jeito. Parece intelectualmente frívolo se preocupar com pessoas ficcionais se casando. Mas é isso: a literatura o comove. Um de seus professores chama essa sensação de 'o prazer de ser tocado pela grande arte'."

Reg 08/06/2024

Pode ser que eu tenha começado esse livro com muitas expectativas, mas eu esperava bem mais dele. Não é um livro ruim, no começo é bem bacana, mas depois fica sei lá, meio devagar demais, o casal não tem comunicação, embora isso demonstre dia a dia de casais normais. Enfim, o final é totalmente previsível e bem típico do casal.

Melbourne1 08/06/2024

No começo a leitura parecia fluida, gostei dos Personagens, porém ao longo vai se tornando algo arrastado, repetitivo. Acredito que teve muita coisa que deveriam ser exploradas que foi trazido a tona só um pouco e várias vezes esquecidas.
A relação do Connell com a Marianne deveria ter sido mais explorada, não só apenas sexo, tem falas dele que dá a entender que ele ele só gosta da companhia dela por apenas isso, do nada ele se lembrava como era está trasando com ela em uma conversa normal entre eles. O final eu esperava muito mais. Teve realmente muitos sentimentos no livro, acredito que muitas vezes dava pra se botar no lugar e sentir o que os personagens estavam sentindo, a ponto de causar um sentimento de crise existencial e perceber que todos nós não temos certeza de nada e ao longo do tempo todos nós mudamos.
Lua 08/06/2024minha estante
Concordo o livro foi bem arrastado e o final não achei bem elaborado e bom mesmo

Ana Cristina 08/06/2024

Esse livro me fez sentir uma angústia enorme, mas não aquele tipo de aflição necessariamente ruim. Foi mais o sentimento de que são pessoas reais com frustrações, medos e angústias reais ? até demais. Os personagens principais são imperfeitos, e eu gosto dessa verdade porque é coerente com o mundo real. E, ainda que por poucas vezes, enxergava certos traços deles em mim.

Saullo7 08/06/2024

Interessante
O livro em si, demonstra de forma real os relacionamentos entre as pessoas, e como nós como pessoas somos indecisas e complicadas, mas os personagens não têm personalidades muito marcantes e são bem desinteressantes, além disso, muitos temas são abordados muito repetidamente. No geral, a leitura foi fluida e interessante?

Thai.0 08/06/2024

Complicado demais, superestimado.
(contém alguns spoilers!)

Para começo, li esse livro por surpresa, sem ler a sinopse antes e eu esperava algo mais parecido com o livro As vantagens de ser invisível, mas tive uma brusca quebra de expectativa. O livro é sobre relacionamentos da vida real entre pessoas normais, que são EXTREMAMENTE complicadas assim como todas pessoas, os típicos ficantes ioiô, que possuem uma conexão que não tem com mais ninguém, onde ao mesmo tempo isso não é suficiente para manter um relacionamento duradouro e nem somente uma amizade, o que ambos tentam durante o livro todo. O livro começa como um típico clichê adolescente entre "a nerd" e o popular que acabam se envolvendo em segredo, mas com o tempo vai ficando mais complexo. Acontece que quando vc vai lendo, vc espera que eles deem certo, o que não acontece porquê SEMPRE algo da errado, eles acabam se afastando, passa um tempo e eles se aproximam de novo, sendo "dependentes" um do outro e mantendo uma relação estranha que vai e volta SEMPRE. No fim, eles sempre acabam amadurecendo mais e voltando um pro outro mas nunca o suficiente para ficarem para sempre juntos, é isso que estressa, NUNCA É O SUFICIENTE, nem mesmo o final, eles se amam tanto e tem uma conexão tão profunda mas não o suficiente para serem um casal duradouro, passando por rompimentos e recaídas sempre, um ciclo vicioso e um laço tão profundo que não acaba mesmo no fim, totalmente realista que chega a ser medíocre.

"Você devia ir, ela diz. Eu vou estar sempre aqui. Você sabe disso."

bia 07/06/2024

Uma obra crua e real
?"Pessoas Normais" é aquele tipo de livro que ou você ama e a leitura muda a sua visão sobre o mundo, ou você odeia. Bom, eu me encaixo na primeira opção;
?Eu entendo que a leitura não é para qualquer um, não foi feita para agradar a massa (apesar de ter se tornado um best seller). A construção do texto é feita de forma nem um pouco ortodoxa, pausada; a mudança de cenário não é indicada e os diálogos nem sempre óbvios, mas a autora conseguiu, de forma impressionante, tornar essa leitura fluida e extremamente agradável.
?Cru. Essa é a palavra que define esse livro. Cru e real. Talvez a expressão em inglês "raw and real" seja mais coerente, mas ambas são compreensíveis. A obra é crua, situações às vezes até problemáticas apresentadas sem tabus, sem avisos, sem drama ou escrúpulos; é simplesmente a vida agitada de duas *pessoas normais*.
?Mesmo sendo pausada e nada ortodoxa, a autora conseguiu tornar dessa uma leitura cativante, intensa e emocionante; mesmo sem dramas ou hipérboles, o leitor consegue simplesmente acompanhar a vida ordinária de duas pessoas e se envolver com a história, é fascinante.
?Sinceramente, não consigo definir com precisão o que me cativou mais nesse livro; mas logo no início me peguei cada vez mais interessada no enredo, no desenrolar, no futuro de Connell e Marianne; encantada com o texto, encantada com os personagens e seus problemas.
?Apesar disso, não sou capaz de estabelecer o que me atraiu mais: a profundidade dos personagens, a construção da obra, a história atribulada, as emoções que me geraram (mesmo algumas não sendo positivas). Não consigo dizer se foi um sentimento de acolhimento, de estranheza, talvez até de melancolia. Não sei o que me fez continuar, mas, ao finalizar, senti algo semelhante a êxtase, ou até um vazio.
?"Pessoas Normais" me mudou de alguma forma, ou talvez seja somente a ilusão de terminar uma obra assim e se sentir anestesiada. Não sei se ainda sou a mesma Bianca de antes; talvez eu seja; provavelmente eu sou; porém eu admito que compartilho alguns dos pensamentos mais profundos dos personagens e desejo a mudança. Enfim, Sally Rooney escreveu uma obra complexa, diferente, complicada...Mas ao mesmo tempo tão simples e crua. Simplesmente fascinante.
?????+??

belly 07/06/2024

Massa
Deu pra entender a leitura, mas fiquei de saco cheio por causa da forma como as falas eram.
Mas tbm entendi que era como se fosse a visão de uma terceira pessoa. Enfim, legalzinho, e a história ate que da pro gasto

Vick.cavalcante 07/06/2024

Pra ser lido de uma forma calma
É um livro muito bom, incrível se você ler com calma e parar para analisar.
Uma leitura rápida e é capaz de você acabar não entendendo.
A escritora muda de assunto muito, mas tipo muito rápido e pode ser confuso essa escrita.
Além de, que não tem um "ponto" alto para uma briga ou discussão, são assuntos corriqueiros e muitas vezes repetitivos pelo protagonistas e pode ser bem chato numa primeira leitura.

tata 07/06/2024

Pessoas normais!
?São engraçadas as decisões que a gente toma porque gosta de alguém?.

Fui obrigada a dar 5 estrelas nesse livro porque nunca senti tanta angústia, dor e felicidade misturada. Ele é tão profundo que eu tive que parar em quase todos os capítulos para poder respirar, me acalmar e só depois seguir em frente.

Me identifiquei com os dois personagens. Marianne é totalmente apegada ao Connell. E o Connell é extremamente confuso. O relacionamento deles ao mesmo tempo que é doloroso, também é muito bonito (mas sinto que eles poderiam ter resolvido muita coisa nessa vida só com uma conversa). Esses dois vivem de desencontros e por mais que se amam parece que nunca estão no momento certo. Acho que aquela coisa de que ?a pessoa certa na hora errada? serve muito bem no caso deles.

Queria saber um pouco mais sobre a vida da Marianne antes do pai morrer, e quem era o pai do Connell. Apesar disso, odiei a família dela e amei a dele. Lorainne sempre muito sensata na hora de dar um cascudo no filho para ele se ligar que estava perdendo uma pessoa incrível. Ela sempre enxergou o que ele não via, e sinto que ela também soube educar ele muito bem.

A questão dos diálogos sem marcação também foi super interessante, senti que aprofundou os sentimentos que a autora queria transmitir. Achei uma sacada genial. Esperava menos desse livro, sabia que ele era mais parado e que não tinham muitos acontecimentos. Mas ele me surpreendeu, me fez sentir um mix de sensações.

ana 07/06/2024

Connell e marianne
?Ela fecha os olhos. É provável que ele não volte, ela pondera. Ou volte, mas diferente. O que têm agora eles nunca mais poderão ter. Mas para ela a dor da solidão não vai ser nada se comparada à dor que costumava sentir, de não valer nada. Ele lhe trouxe a bondade como uma dádiva, e agora isso é parte dela.
Enquanto isso, a vida se abre à frente dele em todas as direções ao mesmo tempo. Fizeram muito bem um ao outro. De verdade, ela pensa, de verdade. As pessoas podem mudar as outras de verdade.?

o livro mais curto longo que eu já li