Ideias para adiar o fim do mundo

Ideias para adiar o fim do mundo Ailton Krenak

Resenhas - Ideias para adiar o fim do mundo

Nathi_Binoto 24/10/2023

Reflexão atrás de reflexão
Lévi-Strauss, ?o mundo começou sem o homem e terminará sem ele". Resta saber se teremos imaginação e força suficientes para adiar o fim de nossos mundos, isto é, nosso próprio fim como espécie.?

Que livro bom, quando comecei a ler ele não sabia que teria as palestras do Ailton e confesso que esse formato é bom, de forma mais prática, a escrita é fluída e linguagem simples. O livro trás muitos assuntos, te faz pensar muito, ele não aborda os temas com tanta profundidade, mas pra quem procura uma leitura fácil, rápida, com muita reflexão e aprendizado, esse é o livro certo.

Layla.Ribeiro 01/08/2020

Este livro é o conjunto de algumas palestras dadas pelo autor que fala sobre as condições indígenas atuais , o que achei muito bom , um assunto pouco discutido e Ailton nos leva também a reflexão de natureza e humanidade, o que achei de muita importância. Livro curto , rapido de ler, apesar de simples, achei edição lindíssima. Recomendo essa leitura.

Jaque 17/10/2021

" Como é que, ao longo dos últimos dois mil ou três mil anos, nós construímos a ideia de humanidade? Será que ela não está na base de muitas das escolhas erradas que fizemos, justificando o uso da violência? A ideia de que os brancos europeus podiam sair colonizando o resto do mundo estava sustentada na premissa de que havia uma humanidade esclarecida que precisava ir ao encontro da humanidade obscurecida". Sabe quando calha da leitura se ajustar perfeitamente ao momento em que estamos vivendo e aos questionamentos que surgiram por conta do atual contexto? Pois então, foi isso que ocorreu durante a minha leitura de Ideias para adiar o fim do mundo. O livro é uma reunião de palestras do escritor, ambientalista e indígena Ailton Krenak, uma das mais importantes referência sobre comunidades indígenas no Brasil.
Krenak nos convida não apenas para pensarmos em como adiar o fim do nosso mundo, mas para que a gente reflita que o mundo de vários povos já foram " acabados" várias vezes na nossa história e que esses povos ( indígenas, quilombolas, autóctones) sempre encontraram formas de lutar, resistir e criar novos mundos, a despeito da fúria e ganância do sistema que ainda tenta passar o rolo compressor do capitalismo em cima deles.

Será que vale mesmo a pena adiar o fim desse nosso mundo ou não está na hora de deixar esse mundo " acabar" e criarmos um novo onde caibam todas as formas e concepções de humanidade, sonhos e respeito para todas as espécies que compartilham o planeta Terra com a gente? Krenak me fez entender o porquê do meu incômodo e desconforto com algumas " soluções" que estão sendo disseminadas para enfrentarmos os problemas oriundos da pandemia do corona vírus. Boa parte das " soluções", atende a uma demanda de não deixar o sistema falir completamente ( home office, não taxação das grandes fortunas, recusa por parte do governo federal em apoiar a quarentena...). Tudo é pensado em função de adiar o colapso total de um sistema excludente, cruel e que considera a humanidade de forma seletiva. Ideias para adiar o fim do mundo nos provoca a sonhar e a pensarmos na construção efetiva de um novo mundo mais justo para as humanidades.

Naina Barros 08/05/2021

Um pequeno livro com um grande conteúdo!
Quero começar dizendo que é NECESSÁRIO E URGENTE, a reflexão e a disseminação das ideias e questionamentos abordado no livro!
Uma leitura fluída, objetiva e de grande relevância que trás Ideias para Adiar o Fim do Mundo com a premissa ?Somos mesmo uma Humanidade ??
Leiam!

Ana 20/02/2021

Enxergamos dois, quando na verdade somos um.
Textos/ livros tão curtinhos que são capazes de me fazer pensar muito.
Ailton Krenak é um líder indígena, ambientalista nascido em Minas, exatamente como eu.
Quando eu li "O amanhã não está a venda" fiquei uns bons dias refletindo. E vejo que agora tenho mais uns dias de reflexão pela frente.
Há mais ou menos dois anos, tive uma aula que mudou o rumo de como eu via a vida em nosso planeta e desde então venho buscando ser uma diferença nesse mundo tão egoísta e caótico.

"Por que tanto medo assim de uma queda se a gente não fez nada nas últimas eras se não cair?"
É um dos pensamentos do livro que eu achei importante ressaltar aqui.
A humanidade vem há tanto tempo, destruindo tudo ao seu alcance sem nunca entender o peso da urgência de PARAR, mas sempre com medo da queda.
Me pergunto, se você quer mudanças, por qual razão você não muda?

"Qual é o mundo que vocês estão agora empacotando para deixar a gerações futuras?"
Outra grande questão é:
Que tipo de mundo nossos descendentes vão herdar?
Me parece que o teor imediatista de absolutamente TUDO atualmente não consegue vislumbrar que -NÓS- aqueles que vivem agora, estamos cada vez mais minando os recursos de quem viverá no futuro, sem nenhum tipo de reflexão ou controle.

Krenak fala sobre enxergarmos a terra/natureza e a humanidade como coisas distintas.
A verdade é que não existe essa separação.
A humanidade nunca foi, não é, e nunca será absolutamente nada sem a natureza.

Torço para que não seja tarde demais para que todos acordem, enquanto isso, sigo fazendo minha parte.
É isso..

Murilo 02/05/2021

Um tapa na cara
Esse livro é sensacional, a escrita é tranquila, expande completamente sua visão sobre o mundo e faz vc se questionar sobre toda a atualidade. Perfeito!

Lizandra 27/04/2022

O livro é bem curtinho, com bastante fluxo de pensamento e provocação. É a transcrição de algumas palestras do autor, sendo este o Ailton Krenak. Logo, com certeza, vale a pena dedicar algum tempo para ler o que está sendo dito.
Recomendo bastante.

Helpjohn 18/09/2021

Falas necessárias
Ailton Krenak consegue questionar toda nossa vivência urbana em um pouco mais de 60 páginas. O livro nos leva a compreensões incríveis sobre o verdadeiro sentido de humanidade a partir da perspectiva de um filósofo indígena. Máximo respeito a Ailton Krenak.

Nica 27/02/2023

Ideias para adiar o fim do mundo
Li a primeira vez para um grupo de leitura, e não entendia a grandiosidade do significado desse pensamento. Já agora, li outra vez, mas para a faculdade como início de pesquisa acadêmica.

Erika 24/04/2021

Um livro repleto de reflexões sobre qual mundo deixaremos para os cidadãos do futuro, levando em consideração o descaso com a natureza em benefícios próprios, pensamento individual, que não leva a nada só empobrece a sociedade e principalmente não valorizar a cultura e modo de vida dos povos indígenas, chegando ao alarmante acontecimento de retirá-los de suas terras devido a ganância financeira.

Sara Moreira 01/06/2023

É urgente cuidarmos do planeta como a nossa casa.
Ideias para adiar o fim do mundo é a síntese de duas conferências e uma entrevista do líder indígena Ailton Krenak. Li esse livro no início da minha graduação e me impactou muito enxergar um pouco além da literatura europeia, que narrou os índios na colonização, de forma tão definitiva que esse imaginário coletivo perpetua até os dias de hoje.
Logo, foi de extrema importância para impulsionar minha reflexão, ao pensar que tudo que eu sabia sobre os índios sempre passou por essa peneira da visão europeia que animalizou e apagou a cultura dos povos que já habitavam o Brasil. Ailton, questiona a ideia de humanidade que circula nossa sociedade, como algo alheio a natureza e fala de práticas e culturas indígenas que cultuam essa natureza como algo que faz parte de ser humano na casa que chamamos de terra. Apela pela necessidade da mudança dessa visão que temos de que a natureza existe para servir aos humanos, para que de alguma forma, daqui algum tempo ainda seja suportável habitar o planeta.
Escrita em forma de diálogo, leitura rápida, que eu amei muito. Sempre que vejo os outros livros dele, tenho vontade de ler.
Dos trechos que sublinhei, destaco esse: "Cantar, dançar e viver a experiência mágica de suspender o céu é comum em muitas tradições. Suspender o céu é ampliar o nosso horizonte; não o horizonte prospectivo, mas um existencial. É enriquecer as nossas subjetividades, que é a matéria que este tempo que nós vivemos quer consumir." e " Ter diversidade, não isso de uma humanidade com o mesmo protocolo. Porque isso até agora foi só uma maneira de homogeneizar e tirar nossa alegria de estar vivos."
Incrível. Impactante.
Todos deviam dar mais voz aos indígenas, para poderem narrar suas próprias histórias e serem vistos a partir da própria definição. Eles sempre cuidaram da nossa casa de forma tão íntima, isso precisa ser validado. O comentário em tom de urgência faz jus a reflexão que esse livro me trouxe.

Rosana Miyata 15/11/2020

Necessário.
O Ailton Krenak é muito assertivo em suas falas, é um privilégio poder ler os seus livros. Realmente uma leitura essencial para nos dar um chacoalhão na vida. Recomendo.

Luisa.Beatriz 27/07/2020

Krenak é um escritor essencial, o livro me marcou pois pude refletir acerca do que significa estar nessa terra.

Alberto 30/12/2021

Reflexões sobre a natureza
Apesar do nome do livro, ele não traz uma porção de ideias práticas para adiar o fim do mundo, e sim reflexões sobre como encaramos e agimos com o planeta. É interessante ler esse tipo de visão, já que, por mais que goste da natureza, ainda me vejo não fazendo praticamente nada em prol dela.