Ideias para adiar o fim do mundo

Ideias para adiar o fim do mundo Ailton Krenak

Resenhas - Ideias para adiar o fim do mundo

Suellen275 08/06/2024

Nós somos o fim do mundo
O livro de Krenak nos faz pensar no quanto a humanidade é prepotente e acredita pode reger a natureza. Nessa luta a derrota é certa. O mundo irá continuar sem nós! Provavelmente recomeçará sem nós.

dathzinho 08/06/2024

Boa tentativa
Não sei por que esperava que esse livro fosse bom. Krenak tenta devolver ideias; porém, a única coisa que me recordo desse livro é a expressão da própria realidade, e não uma forma clara de combatê-la. É o primeiro e último livro que eu leio desse senhor.

- Início: 28-03-2024
- Término: 30-03-2024
- Duração: 1h min

Jpmalcher 07/06/2024

"Somos mesmo uma humanidade?"

"A ideia de nós, os humanos, nos descolarmos da terra, vivendo numa abstração civilizatória, é absurda. Ela suprime a diversidade, nega a pluralidade das formas de vida."

"Para que ter cidadania, alteridade, estar no mundo de uma maneira crítica e consciente, se você pode ser um consumidor? Essa ideia dispensa a experiência de viver numa terra cheia de sentido, numa plataforma para diferentes cosmovisões."

"Nosso tempo é especialista em criar ausências: do sentido de viver em sociedade, do própria sentido da experiência de vida."

MarAlia 05/06/2024

Perfeição
Cara, que livro perfeito, confesso que nunca senti vontade de ler nada dele, mas, a leitura é bem rápida e a cada frase é uma pedrada de realidade diferente, esse livro foi quase uma terapia por escrito.

Natália Purper 04/06/2024

Um livro extremamente necessário.
nos faz refletir muito sobre quem somos nós dentro desse universo, ou melhor nossa ?casa? que se chama Terra!

Giovana 04/06/2024

Somos mesmo humanidade?
É tão engraçada a necessidade de lermos o óbvio porque, mesmo tão simples de compreender, é quase inconcebível torná-lo senso comum. Ao falar sobre quem é o "nós" dentro da cosmovisão indígena, Krenak nos lembra: não somos parte do meio, porque não existe meio, não existe a binariedade do "nós" e "eles" quando falamos de natureza, em suas palavras "tudo é natureza".

Uma ideia tão compreensível como entender que o sol nasce amanhã ao leste, mas desafiadora e assustadoramente revolucionária ao pensar que o sistema de produção e consumo em que vivemos hoje, para muitos, soa mais como natureza do que ela própria. Fomos engolidos há tempos e agora vem a digestão.

O pósfácio do livro (escrito por Eduardo Viveiros) é ótimo em sintetizar as filosofias apresentadas por Krenak, um livro perfeito para quem deseja entrar em contato com a o pensamento indígena no contexto contemporâneo.

guigoforreal 04/06/2024

Que a gente possa continuar lendo, se inspirando e fazendo acontecer transformações em nosso mundo a partir das palavras verdadeiras e poéticas como as de krenak. há poesia no caos, há poesia na harmonia e há, também, pragmatismo e verdade na poesia, pois ela faz parte da nossa subjetividade e é nosso elo mais puro com a natureza, nossa maior ferramenta para voltar a nos conectar com o mundo de maneira sensível.

Daniel1246 03/06/2024

Incrivel
Uma das obras mais significativas que lí esse ano. Concretizou em palavras muitos pensamentos que eu tinha, e abriu minha mente pra muitos outros assuntos!

Beca 03/06/2024

Gostei
Super curtinho e muito interessante. Dá pra ler em uma sentada e, ainda, refletir sobre a humanidade e a natureza.

AndrA65 03/06/2024

Prelúdio pro fim do mundo
Tenho que admitir que essa leitura me deixou angustiado. Ideias para adiar o fim do mundo significa repensar e criticar a ideia de ser humano que nos foi imposta, que tem aplainado toda a subjetividade ao dissolver a alteridade através de genocídio, colonialismo e catequização geral direcionada à ideologia do capital. A morte da natureza se traduz também como a morte do ser humano conectado com a natureza, ou seja, os seres da terra. A alienação no capitalismo coloca uma tensão disposta entre ser humano e natureza, como se a segunda nos fosse mera mercadoria e base para extração de matéria-prima. A morte da narrativa e do mito provocou uma desmimetização, uma desmistificação dos objetos de modo que tudo o que nos sobrou foi uma narrativa racional científico-capitalista, onde a mãe natureza é transformada em commodity. O consumo desenfreado, sustentado pela lógica do capital tecnocrata, tem sido a maior vitória do capitalismo sobre a humanidade, tanto na práxis quanto na ideia.

MrBrightside0 02/06/2024

Uma verdadeira dissecação da sociedade
Eu comecei a ler esse livro por causa da minha professora (Fernanda Pessoa) com a intenção de construir repertório para redação, eu não conhecia tanto sobre Ailton Krenak.
No processo da leitura, me vi numa investigação antropológica que procurava desmascarar a sociedade e, cara, valeu muito a pena. Terminei o livro puto da vida por saber do verdadeiro caráter dessa sociedade capitalista, que nada mais cria do que uma falsa sensação de desenvolvimento social e político.

Clarice Guitton 02/06/2024

Você com certeza deve ler Ailton Krenak!
Minha segunda leitura do autor, e devo dizer que Ailton Krenak é incrível, me peguei pensando que gostaria que o livro fosse maior, pois apesar de eu demorar mais para ler livros de não ficção, isso não acontece com Krenak. Uma leitura muito fluida, e de extrema importância para qualquer brasileiro. Recomendo a todos!!

Viim 01/06/2024

Eu acredito nisso que o Ailton diz, sobre sonhar sem objetivo. Esse consumo que nos ensinaram tirou nossa humanidade, de fazer coisas simplesmente porque podemos e não porque precisamos, para que alcance um objetivo. Imaginar, sabe? Conforme vamos crescendo vão tirando essa nossa capacidade de ter ideias e com certeza o mundo vem acabando com as pessoas por isso.

Gois 30/05/2024

Interessante
Os livros dele são bem curtinhos, como ensaios para fazer refletir. É muito interessante entender a maneira como os indígenas pensam certas questões, repensam o que é humanidade (sem dissociar ela da natureza) ou de parar de olhar para natureza apenas como recursos. Rapidinho e vale a leitura.

lelsi 29/05/2024

?O mundo começou sem o homem e terminará sem ele?
Somos mesmo uma humanidade? Mas afinal, de que se trata uma humanidade?

Ideias para Adiar o Fim do Mundo é um importante gancho para discussões a respeito de nosso presente. E digo isso porque, embora as discussões abranjam nosso futuro, de nossos filhos, netos e tataranetos? somos incumbidos - por meio das palestras de Ailton - a pensar e refletir o mundo que nos rege hoje e o mundo que nos restará amanhã. Quantos avôs, avós, mães e pais são reduzidos a apenas recursos para o consumo exacerbado? E como estamos deixando para trás as raízes que fundaram nosso povo, a ancestralidade de nossa gente e abraçando a falsa ideia de coletividade e igualdade.

Este livro é uma leitura obrigatória!!