Ideias para adiar o fim do mundo Ailton Krenak

Resenhas - Ideias para adiar o fim do mundo

Natália || @avadalivrada 04/07/2020

um pequeno grande livro...
Neste pequeno livro vamos ser apresentados aos grandes pensamentos do ativista indígena, Ailton Krenak, sobre como garantir a longevidade da nossa mãe Terra. Esse livro foi elaborado a partir de 3 palestras ministradas por ele em diferentes momentos da sua trajetória.
Ao longo dos capítulos, o pensador vai criticar a ideia de humanidade embutida em nós desde o período da colonização, a ideia de humanidade homogênea, e como a perpetuação dessa concepção branca é usada de justificativa para o apagamento das diferentes identidades existentes. Além disso, o livro tece um julgamento ferrenho ao sistema capitalista e como ele usurpa da abundância da natureza, apagando sua essência e explorando desenfreadamente seus recursos para manter a manutenção desse sistema elitista e excludente.
Chegando ao fim, o autor nos convida a abandonar a ilusão que acreditamos ser a realidade do nosso planeta e a nos permitir sonhar uma possível mudança, na qual as diferenças sejam incluídas na concepção de humanidade. Um livro extremamente importante para os dias atuais e que todos deveriam ler, é um prato cheio de aprendizado!
Wilson.Moreira 04/07/2020minha estante
AMEEEEI

Giu 20/10/2021

Ideias para adiar o fim do mundo
Entrei em contato com Ailton Krenak há uns meses. Estudei um pouco sobre a sua vida política e decidi ler um livro dele pra entender um pouco melhor. Não me arrependi! Apesar de não ser muito inovador, o livro traz algumas reflexões super importantes.
Matheus656 20/10/2021minha estante
Recomendo o " A vida não é útil" também, produzem ótimas reflexões

Ju 22/05/2024

Mais um livro do Krenak que termino e minha admiração por ele só aumenta. Quanta sabedoria e lucidez em suas palavras, realmente fico encantada com o amor à natureza dos povos originários.

Recomendo muito a leitura, serve para ampliar nosso horizonte.

Renatinha 12/06/2020

Amei!!!
Necessária leitura!
Não havia lido nada do ponto de vista do povo indígena e me fez refletir bastante!!! O livro é bem curtinho e fácil de ler

Adriana Scarpin 21/01/2023

Esse mês eu estava focada em estudar os ecofeminismos e o pensamento indígena, por isso lia um capítulo aqui e alí de diversos livros que estou lendo no momento, coincidiu que ontem terminei de ler esse Krenak e hoje tivemos aquelas imagens horríveis dos yanomamis como que saídos de campos de concentração.
Sempre relembrando que todo apoiador do Bolsonaro é tão genocida e tem as mãos sujas de sangue quanto ele, porque é isso que vemos no ecofeminismo, essa falta de empatia completamente patriarcal, esse complexo de superioridade tanto em relação aos povos originários, quanto da natureza exemplificada pela mata, animais, rios que são sempre tão bem guardados e respeitados pelos mesmos povos originários que essa gente despreza.
É um total acinte a existência dessa gente perversa, horrorosa, que não tem empatia, que trata tanto seu semelhante quanto o seu diferente de forma vil.
No mais, quanto ao livrinho rapidíssimo do Krenak, só elogios, como ele mesmo diz no início do seu texto, é como um complemento de O Sonho da Pedra, documentário do Marco Altberg que vi há alguns anos e que foi excelente em me apresentar o Ailton, pois dentro da perspectiva da oralidade seu pensamento se torna ainda mais potente.

Manu 13/08/2021

Ler Ailton Krenak é se encher de muita sabedoria ancestral. Krenak tem origem em dois termos: kre - significa cabeça e nak, significa terra. Deste modo, "Krenak é a herança que recebemos dos nossos antepassados, das nossas memórias de origem, que nos identifica como 'cabeça da terra', como uma humanidade que não consegue se conceber sem essa conexão, sem essa profunda comunhão com a terra".
Deste significado já dá para compreender que todo o livro girará em torno da preservação, relação, comunhão da humanidade com a Terra. Ainda que, infelizmente, exista a ideia de que tem uma humanidade e uma sub-humanidades; a primeira, seria atribuída aos ditos civilizados, enquanto a segunda, seriam todos aqueles que não pertencessem ao primeiro grupo.
O livro é composto por três palestras proferidas por Ailton em circunstâncias diferentes, mas todas, em Lisboa, que por sinal, ele inicia o texto justificando a sua decisão de atravessar o oceano atlântico para "dialogar" com aqueles que outrora invadiram as terras brasileiras impondo a chamada "civilização".
O título do livro, a bem verdade, se trata mais de uma provocação, um chamado à reflexão do que uma definição propriamente dita. Entretanto, apesar de ter nomeado esse título, Krenak nos diz o porque devemos adiar o fim do mundo: "o tipo de humanidade zumbi que estamos sendo convocados a integrar não tolera tanto prazer, tanta fruição de vida. Então, pregam o fim do mundo como uma possibilidade de fazer a gente desistir dos nossos próprios sonhos. E a minha provocação sobre adiar o fim do mundo é exatamente sempre poder contar mais uma história. Se pudermos fazer isso, estaremos adiando o fim do mundo."
Bom, ao contrário do que possa parecer neste trecho, Krenak não fala de uma forma romantizada. Muito pelo contrário, ele faz críticas contundentes sobre a sociedade de consumo, sobre a falta de respeito com as individualidades/subjetividades de cada pessoa, principalmente dos povos originários, os quais, são constantemente tratados como "iguais", mas são "aproximadamente 250 etnias que querem ser diferentes umas das outras no Brasil, que falam mais de 150 línguas e dialetos".
A leitura deste livro pode ser feita em menos de duas horas, contudo, apesar de ser uma linguagem acessível, certamente você precisará de releituras para extrair todas as riquezas do texto.

Janaína 30/08/2020

Só depende da gente.
Livro maravilhoso.
Cada página é um tapa na cara,
Leitura necessária p/ todo mundo.

~Clara~ 20/05/2021

Ideias Para Adiar o Fim do Mundo - minhas opiniões
Para ser sincera, achei a leitura um pouco difícil, e complicada para entender, porém, os assuntos tratados são extremamente importantes e achei muito interessante o ponto de vista do autor sobre eles. O livro faz "abrir a mente" sobre a realidade e faz pensar sobre a sociedade na qual vivemos. Acho que é muito importante ler esse livro e pensar na reflexão que ele traz.

Apenas Evelim 14/08/2022

Ideias para adiar o fim do mundo
Gosto da escrita de Krenak.
Gosto de quando ele nos coloca em nosso lugar de sub-humanidade e nos lembra que nós somos parte da natureza e não alheios a ela.

Gosto quando ele, de modo não superficial, culpa aqueles que realmente são os responsáveis pela degradação da terra e pela morte de outras vidas do planeta.

Todavia, acho o livro um pouco simplório, no sentido que não aborda as problemáticas de sua idéia. Não é fácil enfrentar o capital, não é fácil viver uma vida mais presente da natureza, não com sete bilhões de pessoas ocupando seus lugares no planeta, seja eles quais forem.

Porém, sua idéia não deixa de ser um bom alerta para a sociedade.
DANILÃO1505 21/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

anita 09/08/2021

?Então para que ser cidadão? Para que ter cidadania, alteridade, estar no mundo de uma maneira crítica e consciente, se você pode ser um consumidor??

o brabo Krenak faz uma reflexão profunda, em poucas palavras, sobre a existência humana, qualidade de vida e relação com a natureza, questões existencialistas e materialistas, mostrando uma verdadeira mudança de perspectiva diante do mundo e, também, do fim dele. uma leitura leve e gostosa, pra fazer em um dia.

Nanda 20/05/2021

Um livro bem simples e bom, mas que consegue apresentar assuntos atuais e reflexões importantes. Li para escola, mas gostei bastante.

Lilly 19/05/2021

Que mundo vc quer deixar para o futuro
Nossas escolhas reflete como vamos deixar o mundo para os nossos filhos, netos e bisnetos. E o mundo que encontramos será que gostamos do que encontramos? Que foi deixado por nossos antepassados, será que faríamos diferentes? O ser humano se sente muito especial e ele esquece que está inserido na natureza, assim como o mar, uma rocha, uma montanha, um inseto. Queremos sempre usufruir o que a Mãe Terra pode nos oferecer, e o que nós oferecemos a ela em troca?

Rafaele 22/08/2020

Impactante
Leitura necessária do tipo que você só sabe que precisava depois que lê e percebe o quanto aquilo te impactou tão profundamente!

Lindíssima a relação que os povos indígenas que conservam as tradições tem com a terra, com a natureza e com seus elementos e tristíssima a realidade de perceber como o homem branco, o capitalismo e o ?progresso? afetam ainda hoje duas vidas.

mar__ 30/07/2021

ótimas reflexões, Krenak escreve de uma maneira simples e fluida que torna o livro muito rápido e gostoso de ler

nunca deixem de contar suas histórias! ainda somos uma humanidade.

Igor 28/11/2022

Sobre Esperança...
Krenak nesse livro tocou num assunto que a muito tempo me incomoda, a maneira como o ser humano usa o "fim do mundo" como desculpa para não cuidar do mesmo, tratando a natureza e as coisas que deveriam ser preservadas como algo descartável, algo que tivesse que ser sugado até a última gota pois em um pensamento doentio foram feitas para serem usufruídas desta maneira...