Ideias para adiar o fim do mundo Ailton Krenak

Resenhas - Ideias para adiar o fim do mundo

paulinhou 18/02/2024

Ideias para adiar o fim do mundo
Simplesmente muito bom, o primeiro livro que eu li deste autor. Uma leitura bem rápida e com ótimas reflexões

Will 25/12/2022

Uma breve e transformadora leitura!
Ideias para adiar o fim do mundo é uma leitura muito curta, extremamente esclarecedora e proveitosa. Ailton Krenak conseguiu abrir um novo prisma sobre a questão de exploração e desrespeito aos povos originários, de uma forma que eu nunca tinha tido plena compreensão. A possibilidade de transcender a visão ocidental do europeu conquistador e aprofundar a questão a partir do panorama indígena é intrigante ao mesmo tempo que satisfatória. Percebo como a ideia não fica apenas no campo das palavras, mas tem um alcance metafísico.
Ao tentar compreender o “ser” da natureza na concepção dos povos indígenas, eu pude sentir o quão estreito pode terminar sendo nossa forma de ver a questão ambiental, mesmo consciente e ativo na preservação. A depredação e invasão do território de outras culturas não é somente a destruição do meio ambiente conforme vemos, categoriza-se um assassinato.
Como alguém que gosta de desligar e sentir a natureza quando possível, confesso que após a leitura, fiquei encarando as montanhas num pensamento distante, estive no rio sentindo a correnteza e focando no grande organismo vivo que é a Natureza. Recomendo a leitura, uma ótima oportunidade de exercitar a tolerância e possibilidade de uma visão mais ampla de nosso Planeta.

Guilherme.Maia 01/03/2021

Um livro bom!
O livro é muito bom, a leitura é bem fácil, fiquei com muita vontade de assistir as palestras.
Sai da minha zona de conforto, por não ler muitos livros no estilo.
Gostei bastante e super recomendo.

Jeine 07/06/2021

Esse é o tipo de livro que me faz querer recomendar a todo mundo! E é o tipo de livro que todo mundo deveria ler.

É um livro fácil de ler e de compreender, e nos faz contemplar reflexões fundamentais a cerca da nossa humanidade, nossa relação com a natureza, e o modo de viver consumista da nossa sociedade atual; que tem consumido tudo o que nos pertence.

"Já que a natureza está sendo assaltada de uma maneira tão indefensável, vamos, pelo menos, ser capazes de manter nossas subjetividades, nossas visões, nossas poéticas sobre a existência."
Montenegro 07/06/2021minha estante
Seu comentário me fez querer ler!

Bebela 04/03/2021

Ideias para adiar o fim do mundo
O livro baseado em palestras proferidas pelo autor, o ativista socioambiental Ailton Krenak.
Enfatiza a luta dos direitos indígenas e nos faz repensar a ideia de humanidade. Recomendo.

Fabianne 09/05/2024

O mundo indígena já teve fim.
Ailton Krenak apresenta um olhar humanizado e carinhoso com a natureza nesta obra, que sintetiza algumas conferências do escritor indígena em Portugal em 2017.

Questiona-nos sobre a herança de mundo que recebemos e que desejamos deixar para as gerações futuras.
Nos dá dicas preciosas para viver enquanto o fim não chega. Dicas simples, dá qual muitos de nós não temos pensado a respeito.
Esse livro é um convite para uma análise do nosso cotidiano mergulhado no abismo do capitalismo selvagem.
Lembra-nos do momento onde nossos colonizadores (invasores) tinham uma olhar etnocêntrico para a população indígena como seres que precisavam ser curados da inconstância de suas almas selvagens. Esse olhar ainda existe e silencia os povos indígenas que vivem o fim do mundo desde 22 de abril 1500.
Esse é um daqueles livros que precisa entrar na sua lista de 1000 livros que precisamos ler antes de morrer.
Cleber 09/05/2024minha estante
Verdade?

Nayandra 13/06/2020

Diferentes, mas juntos! Somos constelações...
Escolhi a obra pelo título! Afinal, quem não tá precisando de umas "ideias para adiar o fim do mundo" em plena pandemia? Rsrs... e qual foi minha surpresa, quando encontrei na obra não só essas ideias, como a possibilidade de resgatar a conexão com a Mãe Terra e repensar minha própria humanidade! Krenak fez isso! Foi mto além do que se propôs, convidando-nos a refletir sobre o Antropoceno, o mito da sustentabilidade, as armadilhas do processo civilizatório, o desrespeito à diversidade e a necessidade de sonhar e contar histórias! Pois como diz o autor: "Nosso tempo é especialista em criar ausências: do sentido de viver em sociedade, do próprio sentido da experiência de vida [...] o tipo de humanidade zumbi que estamos sendo convocados a integrar não tolera tanto prazer, tanta fruição de vida. Então, pregam o fim do mundo como uma possibilidade de fazer a gente desistir dos nossos próprios sonhos. E a minha provocação sobre adiar o fim do mundo é exatamente sempre poder contar mais uma história." (KRENAK, 2019, p. 26-27). É ou não é de fazer arrepiar? E o livro segue assim, cheio de trechos potentes, profundos e arrebatadores! Um convite real para sairmos da zona de conforto e fazer parte desse processo coletivo de compreender a vida e nosso existir nesse mundo que "ainda" habitamos! Diferentes, mas juntos! Somos constelações!
Ander 13/06/2020minha estante
??

Nayandra 13/06/2020minha estante
????

Ander 13/06/2020minha estante
??

juliapassos14 29/12/2020

"Ideias para adiar o fim do mundo" foi uma palestra proferida por Ailton em 2019. Nela, o autor busca desconstruir essa ideia de humanidade dissociada da natureza e discutir a diversidade de humanidades que existem. Assim, busca construir espaço para que contemos novas histórias, adiando dia após dia o fim do mundo.

TalesVR 23/04/2024

Viver não é útil
Há muito tempo não existe alguém que pense com a liberdade do que aprendemos a chamar de cientista. Acabaram os cientistas. Toda pessoa que seja capaz de trazer uma inovação nos processos que conhecemos é capturada pela máquina de fazer coisas, da mercadoria.

Antes de essa pessoa contribuir, em qualquer sentido, para abrir uma janela de respiro a essa nossa ansiedade de perder o seio da mãe, vem logo um aparato artificial para dar mais um tempo de canseira na gente. É como se todas as descobertas estivessem condicionadas e
nós desconfiássemos das descobertas, como se todas fossem trapaça. A gente
sabe que as descobertas no âmbito da ciência, as curas para tudo, são uma baba. Os laboratórios planejam com antecedência a publicação das descobertas em função dos mercados que eles próprios configuram para esses aparatos, com o único propósito de fazer a roda continuar a girar.

Bianca1771 01/05/2021

"Por que tanto medo assim de uma queda se a gente não fez nada nas outras eras senão cair?"
Este livro é um convite a reflexão de comos tratamos a Terra e todos os seus habitantes. Pensamos com frequência que no lugar do outro faríamos diferente, seríamos melhores, mas seria isso verdade?
Elis Regina imortalizou uma letra atemporal de Belchior que nunca fez tanto sentido, "minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais".

Romeu Felix 29/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Ideias para adiar o fim do mundo", escrito por Ailton Krenak, é uma obra impactante e provocativa que nos convida a refletir sobre a relação entre o ser humano e a natureza. Publicado pela editora Companhia das Letras em 2020, o livro possui 104 páginas que trazem uma mensagem urgente sobre a preservação do meio ambiente e a importância de respeitar a diversidade da vida na Terra.

Ailton Krenak, líder indígena e pensador brasileiro, apresenta uma visão poderosa e poética sobre a crise ambiental e a necessidade de repensarmos nossos valores e práticas como sociedade. Sua escrita é profunda e envolvente, proporcionando uma leitura reflexiva e transformadora.

O autor aborda questões fundamentais sobre a destruição da natureza, o consumismo desenfreado e o impacto do ser humano sobre o planeta. Com eloquência, ele nos chama a questionar nosso modo de vida e nossa relação com a Terra, ressaltando a urgência de agirmos coletivamente para proteger o meio ambiente.

Ailton Krenak traz à tona a sabedoria ancestral dos povos indígenas, destacando a importância de aprendermos com suas culturas e conhecimentos milenares. Ele nos convida a resgatar nossa conexão com a natureza e a enxergar a Terra como uma entidade viva e interconectada.

A edição da Companhia das Letras é cuidadosa, valorizando a mensagem do autor e sua escrita poética. As 104 páginas são uma leitura envolvente e inspiradora, que nos impulsiona a repensar nosso papel no mundo e a lutar por um futuro sustentável e justo.

Em resumo, "Ideias para adiar o fim do mundo" é uma leitura essencial para todos os que se preocupam com o futuro do planeta e a preservação da vida na Terra. Ailton Krenak nos brinda com uma obra repleta de sabedoria e esperança, que nos convida a agir com consciência e empatia em relação ao meio ambiente e às gerações futuras. Com 104 páginas, o livro é uma chamada à ação para cuidarmos do mundo que habitamos e repensarmos nossas atitudes em busca de um futuro mais sustentável e harmonioso. Uma leitura que toca o coração e a mente, deixando uma profunda impressão sobre nossa responsabilidade como seres humanos em relação ao planeta que chamamos de lar.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

site: https://www.instagram.com/reflexoes.paginasadentro/

Klebinho 23/04/2020

Palestra e ideias sobre ambientalismo e natureza nos nossos dias.

Polly 13/06/2020

Ideias Para Adiar o Fim do Mundo: e se a gente escutasse os verdadeiros donos dessa terra? (#119)
Eu adoro audiolivros. Escutá-los, exercita minha capacidade de concentração e, de certa forma, controla minha ansiedade. É uma das minhas formas de meditar. Funciona de verdade comigo. Sério. Então, quando eu vi a proposta de receber áudios pelo whatsapp de um livro com um título tão chamativo, eu não hesitei e embarquei na experiência. A Izabela Loures, além do projeto lindíssimo de leitura para pessoas com deficiência visual (o projeto é voltado para isso, mas ela também abre espaço para quem se interessar), tem uma voz bastante relaxante e um canal super legal do YouTube de drops literários que vale super a pena conferir (chama-se Drops de Leituras Vem Ouvir). A experiência é superválida!

Ideias Para Adiar o Fim do Mundo me apresentou uma personalidade importantíssima que eu confesso que eu não conhecia: Ailton Krenak. Krenak é um ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, e uma voz que precisa urgentemente ser escutada. E não só por nós, brasileiros, mas por toda humanidade. Precisamos de novas ideias, sobretudo das que venham de culturas que não nos separem do que chamamos de natureza, daquelas que nos lembrem que, na verdade, nós somos essa natureza também.

O livro é fruto de uma palestra ministrada por Krenak para a UNB e ele nos instiga a pensar maneiras de salvar nossa pele desse futuro terrível que nós mesmos vínhamos construindo (e ainda continuamos, mesmo que claramente não esteja dando certo), geração após geração. Krenak nos faz repensar sobre a sede de conquista do homem branco, que vê o mundo natural como um “recurso” a ser explorado. Tal ambição destrói a natureza, as culturas que não compartilham da mesma opinião e, no final tudo, a nós mesmos também. Precisamos de ideias que nos salvem. O respeito à Terra, como a entidade vida que ela é, é o começo de tudo, é o que Krenak busca nos mostrar.

Krenak e tantos outros líderes indígenas precisam ser ouvidos, e não silenciados como há 520 anos o Estado brasileiro vem fazendo (ainda mais ostensivamente nos últimos tempos). Vamos dar voz e direitos aos que, no final das contas, são os verdadeiros donos dessa terra. Talvez eles tenham uma solução para o caos que nós mesmos criamos.
Carol.Dantas 20/06/2020minha estante
Obrigada por compartilhar!!!

Nathi_Binoto 24/10/2023

Reflexão atrás de reflexão
Lévi-Strauss, ?o mundo começou sem o homem e terminará sem ele". Resta saber se teremos imaginação e força suficientes para adiar o fim de nossos mundos, isto é, nosso próprio fim como espécie.?

Que livro bom, quando comecei a ler ele não sabia que teria as palestras do Ailton e confesso que esse formato é bom, de forma mais prática, a escrita é fluída e linguagem simples. O livro trás muitos assuntos, te faz pensar muito, ele não aborda os temas com tanta profundidade, mas pra quem procura uma leitura fácil, rápida, com muita reflexão e aprendizado, esse é o livro certo.