Ideias para adiar o fim do mundo

Ideias para adiar o fim do mundo Ailton Krenak

Resenhas - Ideias para adiar o fim do mundo

Alberto 30/12/2021

Reflexões sobre a natureza
Apesar do nome do livro, ele não traz uma porção de ideias práticas para adiar o fim do mundo, e sim reflexões sobre como encaramos e agimos com o planeta. É interessante ler esse tipo de visão, já que, por mais que goste da natureza, ainda me vejo não fazendo praticamente nada em prol dela.

Lets 17/08/2021

Para te fazer refletir
Confesso que no início não estava dando muito para esse livro. Meu professor orientador de projeto me indicou a leitura e pensei que seria mais um livro acadêmico qualquer, MAS NÃO FOI NADA DISSO!
Esse livro fez a minha visão de mundo dar um 360° e ampliar de forma incrível, é uma leitura super rápida que em uma sentada você termina, mas que vale super a pena. O livro te mostra pontos de vista que vão te fazer questionar suas decisões no dia a dia e sobre como as coisas a sua volta influenciam nas suas escolhas.
Super recomendo 10/10
Aline Maia 17/08/2021minha estante
Me interessei, já peguei o ebook até ?

Thais645 17/08/2021minha estante
Parece interessante, mas seguindo as bases matemáticas (ou só de olhar para um transferidor) quando você dá uma guinada de 360 graus, você volta exatamente ao mesmo lugar onde estava?. Talvez uma guinada de 180 graus seja o que sempre queremos dizer.

Lets 17/08/2021minha estante
Sim, eu falei 360 graus no sentido de, me fez enxergarem todas as outras coisas que estavam a minha volta e que eu não estava vendo, mas voltei pro meu caminho tendo consciência do que estava ao meu redor

Thais645 17/08/2021minha estante
Entendi. Pra mim também sempre fez mais sentido, sob essa perspectiva e campo de visão. E eu usava porque acho que pode fazer sentido, dependendo do contexto, mas já usei essa expressão uma vez com um amigo e ele me lembrou de uma fofoca/treta envolvendo a Adriane Galisteu, anos atrás, porque certa vez ela usou essa expressão numa entrevista e foi mega massacrada pela imprensa, no google mesmo a gente pode ver várias artigos que saíram na época a respeito, desde então nunca mais esqueci disso.

Cibele 11/05/2020

Nós também somos natureza
Ailton Krenak sempre muito lúcido ao falar sobre a natureza e a violência com a qual a humanidade tem empreendido a si mesma, contra a natureza, da qual faz questão de se separar, sem considerar ser parte dela. Precisamos, com urgência, ser natureza e nos cuidar como tal. É necessário parar a destruição capitalista que nos trouxe a esse abismo.

Luly @projetocabeceira 18/05/2023

??????? ??? ??? ??????? ???? ????? ? ??? ?? ??????, ?? ?????? ??????:

?primeiro que @_ailtonkrenak é um dos maiores pensadores e líderes indígenas da atualidade. E honestamente, uma das poucas vozes indígenas que tem visibilidade. E a gente precisa urgente abrir nosso leque de visões de mundo, de diversidade.

? incrível como pode caber tanta coisa num livro pequeno. Uma das ideias que ele propõe é a gente parar de desassociar homem e natureza, como se fossem coisas diferentes, separadas. ?A humanidade sendo descolada do organismo que é a terra? é um erro crucial. Se continuarmos pensando que não somos parte do todo, da natureza, seguiremos agindo contra ela (que é agir contra nós mesmos!)

? Há muitas críticas também as construções sociais deturpadas. Me chamou muito atenção como ele pontua que uma parte essencial da humanidade foi relegada a sub-humanidade: como índios, quilombolas, caiçaras. E assim nos achamos no direito de triturá-los. Assim como fazemos com os animais (já que nos deslocamos da natureza, como se estivéssemos acima dela e não sendo parte dela). E como o homem branco é criado pra ser consumidor e não um cidadão. E sobre a destruição do mundo, fica o questionamento que ele coloca: Me perguntaram "Como os índios vão fazer diante disso tudo?". Eu falei:
"Tem quinhentos anos que os índios estão resistindo, eu estou preocupado é com os brancos, como que vão fazer para escapar dessa".

Uma leitura que vale muito a pena!

lumybea 06/07/2021

Ideias para adiar o fim do mundo
achei interessante. ainda assim, prefiro "O amanhã não está à venda" que é dele também. Achei que nesse ele critica muito (eu entendo, mas me deixou triste).

Luiza 19/04/2021

Apesar de pequeno, o livro fez com que eu refletisse bastante sobre a humanidade e a natureza e sobre os povos indígenas no Brasil

Yago 22/04/2021

Reflexão
Sei lá. Às vezes gosto mesmo é de fantasia/aventura.
Tem reflexões ótimas, mas achei ok.

Carol.fstein 23/05/2021

Boom
Sabe, eu gosto de livros que fazem a gente ver o mundo de um outros jeito, que fazem a gente questionar a realidade de um jeito que não achamos ser possível, essa leitura fez isso comigo, o autor mostra uma visão de mundo MUITO diferente de tudo que estou acostumada, e isso é ótimo.
Livros que fazem a gente refletir merecem muito reconhecimento, foi uma leitura curta e espetacular.

evelyn 08/06/2021

Livro curto, mas de uma leitura enriquecedora. Com uma estrutura agradável, que é a transcrição de palestras e entrevista, Ailton Krenak discute a ideia de humanidade e de sustentabilidade, que é uma ideia bastante difundida atualmente, mas com uma perspectiva equivocada.
Sem dúvidas é uma leitura bastante reflexiva e esclarecedora.

Rhana 08/03/2022

Leiam!!
Já é o segundo livro do autor que eu leio e novamente não me arrependi, aliás o livro superou em muito minhas expectativas!
Fala sobre o fim do mundo eminente, já que não estamos cuidando do Planeta Terra, nem de nós mesmo como humanidade, e será que somos mesmo uma humanidade?
Indico muito para todos, leitura rápida e super reflexiva sobre a vida e o mundo. Se você se interessa pelo tema e gosta de filosofia indígena esse livro é para você! ??

@ale_raposo 23/04/2021

Simples e sensacional.
Ideias para adiar o fim do mundo,é um compilado da palestra dada pelo autor ao auditório da UnB.
Em um livro tão curto,você encontra palavras simples,claras e contundentes sobre nós,como humanidade.
Krenak nos leva a refletir sobre o quanto estamos nos separando da natureza,o quanto acreditamos que ela seja um outro "ser",quando na verdade,é parte de nós mesmos e que sem ela,não existimos.
Ideias para adiar o fim do mundo,trata principalmente do óbvio: pare de olhar apenas para o seu umbigo! Se mexa,lute,não se deixe manipular e alienar! Os verdadeiros sábios,são nossos povos indígenas,quilombolas,populações ribeirinhas,que protegem a natureza e tentam em vão,nos ensinar lições tão importantes sobre viver em harmonia!
Nós,no auge da nossa "vã filosofia" esquecemos o básico,vibramos com o avanço das cidades,lavouras...consideramos nossos indígenas como primitivos. E assim que você ler esse livro,reflita e me diga: quem são os seres primitivos aqui?
Andressa.Carrion 24/04/2021minha estante
Adorei tua resenha, fiquei com vontade de ler esse!

@ale_raposo 24/04/2021minha estante
Ah,que fofa! Obrigada,Andressa! Lê sim,ele é incrível! Bem curtinho,simples...te faz enxergar tudo diferente,sabe?

Andressa.Carrion 24/04/2021minha estante
Shooow boa indicação.

Karen 10/06/2021

Leiam!!!!
1º livro que li do autor e já quero ler outros!

Beatrizfc 01/06/2023

?Por que tanto medo assim de uma queda se a gente não fez nada nas outras eras senão cair??.

Na minha opinião esse é um daqueles livros que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida, é um livro muito bem escrito por uma pessoa que sabe o que está falando ou seja tem lugar de fala para tal assunto.
Até onde vai a humanidade? onde começa a natureza? Será que estamos mesmo separados ou somos parte um do outro.
Será que dar para adiar o fim do mundo? Se sim de qual deles.

Edras 16/05/2021

Um livro que é um despertar, que é um alerta. O autor, de maneira tocante, nós orienta a buscarmos alternativas para viver.