Ideias para adiar o fim do mundo

Ideias para adiar o fim do mundo Ailton Krenak

Resenhas - Ideias para adiar o fim do mundo

Wanda Concurseira 30/06/2023

Filosofia Indígena
Ler Ailton Krenak nos tempos de hoje é NECESSÁRIO.
Degradação do meio ambiente, poluição, preconceitos, racismo, ódio gratuito, não demarcação de terras indígenas, trabalho escravo em pleno século XXI... ter contato, ler, compreender um pouco da filosofia indígena em meio a todo esse caos é como abrir uma janela dentro da alma, da mente.

Suzanie 23/07/2020

Para adiar o fim do mundo...
Uma boa reflexão sobre a diversidade de povos e culturas no planeta:

(...) Se existe uma ânsia por consumir a natureza, existe também uma por consumir subjetividades - as nossas subjetividades. Então vamos vivê-las com a liberdade que formos capazes de inventar, não botar ela no mercado. Já que a natureza está sendo assaltada de uma maneira tão indefensável, vamos, pelo menos, ser capazes de manter nossas subjetividades, nossas visões, nossas poéticas sobre a existência.

Renatinha 12/06/2020

Amei!!!
Necessária leitura!
Não havia lido nada do ponto de vista do povo indígena e me fez refletir bastante!!! O livro é bem curtinho e fácil de ler

Janaína 30/08/2020

Só depende da gente.
Livro maravilhoso.
Cada página é um tapa na cara,
Leitura necessária p/ todo mundo.

Giovana 02/05/2021

"Talvez estejamos muito condicionados a uma ideia de ser humano e a um tipo de existência".

Como enxergar o existir de um modo diferente? Não apenas o atual, mas também o que será vivido pelas próximas gerações. Essas gerações existirão?

A transformação do real precisa ser pensada em conjunto com a natureza. Não há humanidade e natureza. Mas sim, apenas uma coisa.

Giu 20/10/2021

Ideias para adiar o fim do mundo
Entrei em contato com Ailton Krenak há uns meses. Estudei um pouco sobre a sua vida política e decidi ler um livro dele pra entender um pouco melhor. Não me arrependi! Apesar de não ser muito inovador, o livro traz algumas reflexões super importantes.
Matheus656 20/10/2021minha estante
Recomendo o " A vida não é útil" também, produzem ótimas reflexões

Karol 04/02/2023

pequeno?
esse livro trás uma discussão muito importante sobre tipos de cultura, eu particularmente acho incrível conhecer visões de mundo diferentes, entender como variados povos veem as coisas de outra forma e esse livro é riquíssimo para entender um pouco mais sobre isso! eu diria que pode até mesmo mudar a visão de mundo do leitor, enxergar a vida de outra forma. como ele é a transcrição de uma palestra senti que faltou mais coisa sabe? mas talvez por não estar habituada com leituras desse tipo, mas leria mais desse autor com certeza.
GiArgia.Gschwendtner 04/02/2023minha estante
Ailton é um excelente professor

Daniel Teles 14/03/2020

Interessante
Gostei muito. Meu trouxe uma visão de mundo que eu não era acostumado a encontrar em outras leituras.

Adriana Scarpin 21/01/2023

Esse mês eu estava focada em estudar os ecofeminismos e o pensamento indígena, por isso lia um capítulo aqui e alí de diversos livros que estou lendo no momento, coincidiu que ontem terminei de ler esse Krenak e hoje tivemos aquelas imagens horríveis dos yanomamis como que saídos de campos de concentração.
Sempre relembrando que todo apoiador do Bolsonaro é tão genocida e tem as mãos sujas de sangue quanto ele, porque é isso que vemos no ecofeminismo, essa falta de empatia completamente patriarcal, esse complexo de superioridade tanto em relação aos povos originários, quanto da natureza exemplificada pela mata, animais, rios que são sempre tão bem guardados e respeitados pelos mesmos povos originários que essa gente despreza.
É um total acinte a existência dessa gente perversa, horrorosa, que não tem empatia, que trata tanto seu semelhante quanto o seu diferente de forma vil.
No mais, quanto ao livrinho rapidíssimo do Krenak, só elogios, como ele mesmo diz no início do seu texto, é como um complemento de O Sonho da Pedra, documentário do Marco Altberg que vi há alguns anos e que foi excelente em me apresentar o Ailton, pois dentro da perspectiva da oralidade seu pensamento se torna ainda mais potente.

Andressa Klemberg 03/05/2023

Leituras brasileiras que deveriam ser obrigatórias
Nós brasileiros ainda lemos pouco daquilo que é produzido no Brasil ao longo da nossa vida escolar e acadêmica. Esse livro deveria ser leitura obrigatória de escolas e universidades. Tudo que leio desse autor é imprescindível para pensarmos não o futuro, mas já o presente.

Rafi.escritor 21/10/2022

Recurso natural para quem?
Refletir sobre essa pergunta durante alguns minutos e exatamente o que Krenak nos propõe a fazer durante todo esse livro.

Quais sãos as ideias para adiar o fim do mundo quando estamos alienados na cultura capitalista do consumo? Quando deixamos de preservar e vê a natureza como aquilo que nos mantém vivos?

Me permito pensar qual será a Terra que deixarei para as gerações futuras, ou sequer vai existir um planeta para chamar de NOSSO.

Estamos a beira de um colapso, ou já estamos em um!
Doenças, aquecimento global, morte, violência!
Aonde que ficou a humanidade?
Quanto mais teremos que lutar para que culturas sejam preservadas? Resistir, persistir?
Sem cultura, sem preservação, sem ninguém!

Seremos capazes de destruir toda uma natureza quando estamos nos auto destruindo?

Recomendo demais a leitura!!

Gaby 21/09/2021

Uma visão necessária
Ailton Krenak nos alerta sobre os riscos da sociedade consumista em que estamos inseridos e nos dá uma visão sobre a naturalidade das coisas que foram perdidas. Também nos alerta sobre os perigos que nossas atitudes causarão ao planeta futuramente.
Com uma linguagem simples e objetiva, Krenak é uma leitura essencial e necessária para nos conscientizar sobre o meio ambiente em que também é nosso.
Leitura de setembro para o Clube de Leitura de Literatura Brasileira (LLB).
Qlucas 21/09/2021minha estante
Parece interessante. Coloquei na lista de quero ler.

Natália || @avadalivrada 04/07/2020

um pequeno grande livro...
Neste pequeno livro vamos ser apresentados aos grandes pensamentos do ativista indígena, Ailton Krenak, sobre como garantir a longevidade da nossa mãe Terra. Esse livro foi elaborado a partir de 3 palestras ministradas por ele em diferentes momentos da sua trajetória.
Ao longo dos capítulos, o pensador vai criticar a ideia de humanidade embutida em nós desde o período da colonização, a ideia de humanidade homogênea, e como a perpetuação dessa concepção branca é usada de justificativa para o apagamento das diferentes identidades existentes. Além disso, o livro tece um julgamento ferrenho ao sistema capitalista e como ele usurpa da abundância da natureza, apagando sua essência e explorando desenfreadamente seus recursos para manter a manutenção desse sistema elitista e excludente.
Chegando ao fim, o autor nos convida a abandonar a ilusão que acreditamos ser a realidade do nosso planeta e a nos permitir sonhar uma possível mudança, na qual as diferenças sejam incluídas na concepção de humanidade. Um livro extremamente importante para os dias atuais e que todos deveriam ler, é um prato cheio de aprendizado!
Wilson.Moreira 04/07/2020minha estante
AMEEEEI

otxjunior 11/05/2020

Ideias para Adiar o Fim do Mundo, Ailton Krenak
Não esperava a crítica do que o autor chama de mito da sustentabilidade, abordada como outro meio de assalto à natureza. Mas não me surpreendeu a ausência de ideias mais práticas, já que o mito do "one big plan" para a questão ambiental, eu já conhecia.