Normal People

Normal People Sally Rooney

Resenhas - Normal People

Godoyla 05/09/2021

Pessoas normais, de Sally Rooney
Assisti à série antes de ler o livro. Fui arrebatada duas vezes. A intensidade da relação da Marianne e do Connel é um dos pontos altos da história. Mas o que é interessante, é como eles são pessoas imperfeitas, normais. Com dores, traumas, com dificuldade de comunicação e, por vezes, injustos até um com o outro. Uma relação verdadeira, diria que até não saudável, mas a autora os descreve com tanta honestidade que os faz tão humanos, tão amáveis. Eu leria uma continuação. E assistiria à série de novo, só porque é muito incrível.

thaysa 18/06/2022

Normal People - Sally Rooney
Acabar esse livro me deixou com um grande sentimento de vazio, do tipo "ok, é isso? nao vem nada depois?". Mas foi assim ao longo do livro todo, um sentimento de querer mais que Connell e Marianne simplesmente nao podiam dar, nem para os leitores nem para eles mesmos. Gosto como Sally retratou esse jogo de poder que nós humanos exercemos nos mais diversos tipo de relacionamentos sem nem percebermos. Como nos dinuimos em diversas situações apenas para ter um pingo de sensação de pertencimento à um lugar ou à alguém, como sempre estamos buscando por aprovação e nos preocupando com coisas fúteis. Por fim, "ok, é isso?" é simplesmente a vida constituida dos caminhos que escolhemos, dos parceiros que encontramos, não é para ser surpreendente nem ter um grande final, é simplesmente nossas escolhas e ate onde estamos dispostos a ir.
sincerely.ana 19/06/2022minha estante
descreveu perfeitamente!!!!

kk3thess 08/06/2021

A maioria de nós quer sentir que pertence a algum lugar, a algum grupo de amigos, quer ser, de certa forma, normal. Só que esse normal é uma ilusão, pois todos somos tão diferentes, enxergamos o mundo por lentes tão particulares que é impossível estabelecer um "normal" que funcione perfeitamente pra todos. Ainda assim, a gente continua tentando alcançar esse status de normalidade num profundo e intenso desejo de se sentir parte de algo.

Connell e Marianne, os protagonistas de Pessoas Normais, nunca realmente sentiram isso até se permitirem conhecer um ao outro. Juntos, eles conseguem sentirem essa tal desejada normalidade, mas não por completo, pois sempre há algo impedindo a plenitude do sentimento de se sentir normal. Esse algo que falta é que, apesar de eles se permitirem conhecer um ao outro, eles não permitem que o outro conheça eles mesmos, íntima e profundamente.

Sally Rooney retrata tão bem esse desejo dos personagens de se sentirem normais, a dificuldade que eles possuem de se comunicar de verdade um com o outro, o quão perdidos eles estão dentro de si (nesse aspecto, a falta de aspas, negrito, itálicos, travessões se revela mais que uma firula estética, pois realça o quão perdidos eles se sentem a ponto de memórias, pensamentos e falas se embaralharem em suas mentes), que é difícil não se envolver e se comover com o desenvolvimento e o relacionamento desses personagens.

No fim, essa busca por pertencer só revela para Connell e Marianne o clichê de que não existe um único normal e que, no fim das contas, o que eles tem um com o outro é tão extraordinário que não vale a pena se esforçar para algo tão banal quando o especial está bem na sua frente.

PS: Só não teve cinco estrelas porque senti que o desenvolvimento de Marianne foi um tanto apressado. Mas isso não significa que o livro não seja excelente.
Estante da Hellen 08/06/2021minha estante
Muita boa resenha.

Bia 22/06/2021minha estante
A primeira resenha realmente boa que li nesse app. Vou até seguir.

bfer 11/09/2023

Lindo, mas frustrante
Te faz passar raiva com as escolhas dos personagens, e com o que acontece com eles sem escolha também. É um livro de gente quebrada, para gente quebrada. Gente normal. Porque no fundo todo mundo é um pouco estragado, à sua maneira.
Mari ;) 11/09/2023minha estante
Nossa que resenha perfeita ?

Kai 02/08/2023minha estante
A série é incrível!!! Conseguiu passar muito bem o tom do livro, chorei horrores

persephone 18/08/2023minha estante
Faz um tempo que li esse livro, e sua resenha me fez ver por outra perspectiva a relação deles. Muito obrigada! Passarei mais dias refletindo.

Vinijgc12 10/04/2021

eu preciso de uma continuação urgente
como pode alguém se identificar tanto com Marianne e com Connel ao mesmo tempo????????

"I can't imagine what my life would be like if I cared what people thought of me"

maria 03/05/2022

normal people
simplesmente o livro mais real que eu já li? tão verdadeiro que dói a cada capítulo, você quer mudar o rumo da história, mas sabe que os personagens tomaram as decisões que lhes parecia sensata, como acontece na nossa vida. simplesmente maravilhoso

Mari Mignac 31/05/2021

Só parei de ler agora, quando terminei kkkkkk, ainda não sei o que pensar... o livro é muito bom!!! Tô meio confusa ainda kkkkkkk
bia 01/06/2021minha estante
A conclusão desse livro é: faça terapia ??

bia 01/06/2021minha estante
Mas eu amoo esses personagens e relacionamentos complexos de sally rooney

Mari Mignac 01/06/2021minha estante
meu Deus, é sobre isso Biaaa, so pensava que eles precisavam de terapia... mas o livro é realmente muitooooo bom!! vou ler outros dela depoiss

juliafreitas 02/06/2021minha estante
tudo mari

clarisse87 11/07/2022

razoável
foi bom mas tinha capacidade para ser ainda melhor. muito repetitivo. adorei o connel e a lorraine, excelentes personagens.

Janny 15/09/2020

Nunca escrevi resenha nenhuma, mas agora q acabei, uau, quer dizer, sem spoilers nem nada, o final não foi surpresa, pelo fato de ter visto o mesmo na série da Hulu, mas ainda assim me vi desejando ter mais, num bom sentido, não queria que acabasse nunca ahahha

O que poderia dizer em resumo? Poderia mencionar o fato de ter me visto, em certo ponto, lendo uma história que era mais do que um romance, era sobre relações deste século, nas complexidades de quem somos e quem nos tornamos, e no meio desse emaranhado de complicações e mal entendimentos, ainda assim um grande entendimento de tudo e de nada ao mesmo tempo. Poderia também mencionar sobre cada palavra parecer ter sido o suficiente para me envolver em cada momento vivido pelos personagens, o modo como até as metáforas que um eles usariam para descrever algo que viam, um tipo de intimidade e conexão que se acaba deixando ser envolvido. Por vezes, me fazendo esquecer de que lia páginas fictícias. Foi bem interessante, com certeza.

Não sei bem como finalizar então, se estiver interessado, só leia (o livro no caso hahah).
Ana Laura 15/09/2020minha estante
Quero muito ler esse livro!

Janny 26/09/2020minha estante
Recomendo!

Luiza 24/07/2022

I don't know why I can't be like normal people
Sally Rooney conseguiu escrever um romance coming of age original e com profundidade, com personagens bem construídos e uma história de amor que convence.

O plot de Normal People não é nada demais. Até porque, como o próprio título já entrega, é uma história bem mundana, sobre pessoas absolutamente normais. Entretanto, Rooney consegue tornar a narrativa envolvente e fazer com que o leitor se importe com os personagens e suas jornadas.

Eu me identifiquei muito com a Marianne e com o Connell em relação à sensação de inadequação que os dois enfrentam diante do mundo. Os dois são jovens que querem se descobrir, se encaixar e, sobretudo, se relacionar com os outros, igual às "pessoas normais". Só que as suas inseguranças e ansiedades terminam atrapalhando em vários momentos.

O casal é apaixonante, eu sofri muito e torci muito por eles. Para mim, o final foi perfeito e conseguiu demonstrar todo o crescimento da Marianne ao longo do livro. Além disso, o livro tem vários quotes bonitos e traz reflexões muito interessantes. Foi uma das minha leituras preferidas do ano!

Mariamollii 15/10/2022

O QUE FOI ESSE LIVRO?!
Sinecaremente esse livro fez eu sentir tudo e nada ao mesmo fucking tempo.
Os personagens só são MUITO reais, além da conta de reais meu deus. A trajetoria deles juntos é só uma coisa muito linda e trágica ao mesmo tempo, como duas pessoas tem que lidar com seus próprios traumas e dificuldades pra conseguirem ficar juntas. E COMO A COMUNICAÇÃO DELES É A CHAVE DE TUDOOOOO.
Foi uma leitura ótimaaa, muita rápida e dinâmica.
A ÚNICA COISA QUE ME QUEBROU FOI O FINAL E NÃO IREI COMENTAR MAIS NADA SOBRE.
Você gostou do final?

Mariamollii 16/10/2022minha estante
Eu gostei, mas foi meio abrupto entao fiquei meio perdida sabe?

Meli 16/10/2022minha estante
Entendo. Eu já esperava que fosse ser assim por causa de tantas idas e vindas. Mas na minha cabeça eles se reencontram mais uma vez.

Mariamollii 16/10/2022minha estante
SIM, na minha cabeca eles tem esse negocio q traz eles de volta um pro outro. Eu genuinamente acho q eles nao conseguiriam ficar sem o outro, em todos os sentidos (amizade, romance, etc)

Siiiiim??

Sophia 10/07/2021

Perfeição
MDS EU AMO ESSE LIVRO. É perfeito pq retrata de forma muito real a vida dos protagonistas, dois jovens totalmente normais passando por problemas comuns e isso que eu mais amei, não foi a representação de um relacionamento que só acontece nos livros, não foi nada idealizado. E a maneira como a autora descreveu foi incrível para mim

maria 05/10/2022

sem cor, sem emoção, sem vida e sem sal
durante o livro, tudo se arranja de forma que (como o narrador assegura a gente) a marianne e o connel sejam considerados especiais, bons demais pra própria história e merecedores de mais. a intenção do livro era ser uma narrativa sobre os problemas mudanos da vida adulta, mas nada ali garante veracidade.

charlie54 07/11/2021

Não sinto que esse livro tenha me adicionado nada novo na vida, e isso é estranho porque eu esperava que fosse me fazer refletir muito mais. Não entendo o hype, sinceramente.

Os personagens me pareceram rasos, e um dos únicos aspectos que eu genuinamente gostei foi a construção do Connell (mesmo que também tenha sido fraca) porque consegui sentir empatia por ele, e até me identificar com o personagem. Mas de resto, tive a impressão que foi uma leitura fútil, que não me entregou nada. Fiquei achando o livro chato 90% do tempo, e quando eu pensava que assuntos mais importantes iam ser abordados eles eram apenas tratados de forma superficial, fazendo com que todos os temas que precisariam de mais trabalho parececem apenas jogados aleatoriamente na história sem nenhum desenvolvimento.

Enfim, eu entendi o ponto do livro, mas consigo pensar em 20 livros diferentes com temas parecidos com abordagens que me agradaram muito mais.
mel 15/12/2021minha estante
puxa, estou lendo agora e estou achando bem chatinho também