Normal People

Normal People Sally Rooney

Resenhas - Normal People

Sophia 10/07/2021

Perfeição
MDS EU AMO ESSE LIVRO. É perfeito pq retrata de forma muito real a vida dos protagonistas, dois jovens totalmente normais passando por problemas comuns e isso que eu mais amei, não foi a representação de um relacionamento que só acontece nos livros, não foi nada idealizado. E a maneira como a autora descreveu foi incrível para mim

mavi 11/12/2021

então
esse livro não é pra qualquer pessoa, achei a escrita bem difícil no começo, especialmente as falas, mas tirando isso é um livro incrivelmente ?normal?, vc consegue se ver na jornada dos dois personagens e isso chega ate a ser irritante, tudo é muito realista, então se vc espera um conto de fadas ta lendo o livro errado

Hort 26/05/2023

Queria ter gostado mais do que realmente gostei
Eu andava vendo muuuuuito conteúdo de Normal People no tiktok e pensei “vamos lá então, ver qual a desse livro”. Não sei dizer bem o que achei do livro exceto que queria ter gostado mais do que realmente gostei. Talvez o hype tenha botado minha expectativa lá em cima e o problema não seja o livro em si. Em muitos momentos senti um leve tédio com a narrativa porque os personagens ficavam numas idas e vindas meio idiotas? E também os diálogos extremamente monossilábicos me incomodavam um pouco. Só que pensando bem talvez seja por isso que esse é o título do livro. Uma história normal sobre pessoas normais.
Giuliana20 01/06/2023minha estante
Eu me senti exatamente assim

Dani 12/07/2020

No geral, achei que o livro foi bom. No entanto, acho que eu esperava mais do final.

sofia 28/01/2021

Um livro necessário, envolvente e um pouco cruel
Se tivesse que descrever esse livro em uma frase, diria que é a narrativa de duas pessoas tentando enfrentar o paradoxo agonizante de ser perdidamente apaixonado por alguém. Foi o livro certo na hora certa pra mim e, com certeza é um dos melhores que já li. Escrita de forma muito direta e franca, a história está longe de ser um clichê monótono feito para nos confortar. Acredito que Normal People foi feito, justamente, para tocar em feridas, nos incomodar e nos fazer pensar. Sally Rooney nos presenteou com personagens complexos vivendo problemas reais e, às vezes, insolucionáveis.

Quando Marianne e Connel estão juntos, se sufocam. Quando estão separados, se sentem incompletos. O sofrimento dos personagens principais perdura pelo processo de compreensão de que, mesmo que a vida pareça mais tolerável quando estão juntos, não se pode colocar tamanha responsabildade como a razão de viver em alguém.

Por serem pessoas totalmente diferentes, seus problemas e angústias são incompreensíveis e desconhecidos um pelo outro. Enquanto Marianne convive com a sequela dos maus tratos que sofreu a vida toda, Connel está acostumado a ser adorado por todos. Marianne foi injustiçada e abusada; Connel foi colocado em um pedestal durante anos e, de repente, descobriu que era perfeitamente normal. Os dois foram alienados e achavam que a forma como eram tratados era adequada. Entre términos, brigas e reconciliaçoes, os dois descobrem a verdade sobre quem são.

É um livro necessário, envolvente e um pouco cruel que nos mostra sem sutileza que pessoas que se amam podem (e provavelmente vão) machucar uma a outra. O mundo não se divide entre pessoas tóxicas e alecrins dourados, e nem tudo tem solução. Coisas ruins acontecem, sim, pessoas se magoam, se perdem na vida e, às vezes, não têm um final feliz. Afinal de contas, sem tempestade não há arco-íris.
Thais de Menezes Dantas 11/02/2021minha estante
Perfeita resenha! Parabéns ?

danisteagall 18/05/2022

Morno
Fiquei surpresa com o quão parado é esse livro.
Com todo o hype que teve em cima da história, realmente achei que encontraria Uma trama cheia de reviravoltas e momentos intensos.
Na verdade, o livro inteiro é uma brisa morna.
Seguimos a vida de Connel e Marianne, 2 adolescentes que moram na mesma cidade mas com vidas distintas. Nos próximos anos acompanhamos a vida de ambos se entrelaçando, se complicando, mas nunca se separando.
É uma história com forte carga psicológica e alguns gatilhos de violência física e mental.
Não é para qualquer um?
Joao.Pedro 18/05/2022minha estante
Concordo com vc em todos os aspectos. Depois que eu li, não entendi o hype desse livro

Gonçalez_ 13/12/2021

Como assim alguém n gosta desse livro??
Simplesmente PERFEITO, tava com mt expectativa de gostar desse livro e dessa autora e foi ainda melhor. A escrita é bem diferente na verdade principalmente na parte dos diálogos que n tem aspas nem travessão é no texto normal, no começo era confuso e no final parecia que eu tava no começo mas eu superei os diálogos assim KKKKKKK. Tudo teria se resolvido se a marianne fizesse terapia? Provavelmente sim, mas a história é mt boa gostei que trata de outros assuntos além do romance e o final pra mim foi perfeito.

Bia | @intothisbook 04/02/2022

Sei lá né é aquilo
Ainda não tenho uma opinião formada sobre esse livro, pois eu não amei e não odiei.
Gostei do final eles não ficarem juntos mas queria q tivessem posto um ponto no relacionamento deles, tô tipo ?ok acabou nossa amizade colorida ou não?.

Para mim ficou claro que o relacionamento deles não era pra durar, pois eu não sentia que isso era bom para os dois. Inclusive que se os personagens fossem a terapia esse livro não existiria.

Tiveram certas frases que me deixaram incomodada, tipo ?Ele - estou ficando com ansiedade. Ela - não fique. Ele - ok?
Sério isso ?!?! Não foi só esse ponto, mas para um livro que tem como assunto doenças mentais, a autora não soube tratar tão bem.

Eu não gostei dos personagens, só que fiquei muito entretida na história e queria saber o que iria acontecer com eles. Como eu disse foi um livro que eu não amei e não odiei.

Bianca1771 07/04/2021

Estou aliviada de ter terminado o livro. O relacionamento deles é extremamente real e talvez por isso tão frustrante. São coisas não ditas, mágoas guardadas e uma certa toxicidade entre eles.

paceyjoey 04/08/2022

uma merda
sinto que criei muita expectativa em cima desse livro e não era absolutamente nada do que eu imaginava. me desculpe quem gosta, mas isso aqui é muito ruim!

próspero 27/01/2022

Achei q fosse melhor mas é bom
Eu tava amando no começo, mas aí começou com muito enrolação tipo várias coisas repetindo sabe???, chegava a ser cansativo e previsível? só teve desenvolvimento de personagem no final mas tudo bem.

Achei algumas áreas necessárias porque elas são legais mas não voltam pra elas e não adicionam nada a história?.

O final me decepcionou completamente?

Estrela 07/05/2022

Talvez esse livro não seja pra mim. A história não rendia comigo, achei totalmente sem graça.

Penso que em vários momentos se perdeu a oportunidade de trabalhar melhor temas importantes como a violência sofrida por Marianne, a saúde mental de Connell, por exemplo.

Os dois principais são complexos, têm momentos que você fica brava com eles e outros que você se simpatiza. A falta de comunicação entre eles era algo que me incomodava. Apesar disso, eu gostei dos personagens em si, mas acho que juntos não se fazem bem.

A forma que a narrativa é construída, pulando tanto tempo entre um fato e outro, faz com que você não se prenda a nada, me peguei várias vezes querendo saber a continuação de algo pra ser cortado pra meses depois. E a escrita é confusa e com certeza o audiobook me salvou nessa questão.

livrosdarach 25/07/2023

Eu levei 13 meses para completar a leitura de "Normal People" porque eu não consegui engajar com a leitura. Nem é honesto eu avaliar o livro, porque tive pausas muitos longas entre uma parte e outra da história, e eu não lembro de tudo. Comecei a ler depois de ver várias várias pessoas falando muito bem sobre a história; eu tentei muito, mas não deu pra mim, o que me deixa bem decepcionada.

A nota 3 vai para as partes que eu me lembro do que aconteceu.

mary 21/05/2021

?he probably won?t come back, she thinks. or he will, differently. what they have now they can never have back again. but for her the pain of loneliness will be nothing to the pain that she used to feel, of being unworthy. he brought her goodness like a gift and now it belongs to her. meanwhile his life opens out before him in all directions at once. they?ve done a lot of good for each other. really, she thinks, really. people can really change one another.
you should go, she says. i?ll always be here. you know that.?