Normal People Sally Rooney

Resenhas - Normal People

Liv 12/07/2020

Entendo que não é um livro que fala com todos os públicos, mas comigo funcionou muito bem. Desde os recursos utilizados pela escritora para a narração até a forma como ela conta a vida de uma geração que cresceu em meio a um mundo tão evoluído tecnologicamente e ao mesmo tempo tão confuso para os jovens. Não é o livro certo para quem busca um romance clichê, mas certamente é o livro para quem procura uma história sobre crescimento e relações. Definitivamente entrou pra lista dos meus livros favoritos.

bibiteodora 22/06/2022

um livro de amadurecimento dos personagens e no final ninguém amadureceu [*****] nenhuma sinceramente

mfeveras 25/08/2020

Os romances no contexto contemporâneo
Com certeza o melhor livro que li esse ano! Narrativa desafiadora, colocando o leitor numa posição de análise e criticidade das próprias atitudes dentro das relações. A história é muito tocante, gera um afeto com os personagens e mostra a verdade crua da maioria das relações no contexto atual. Livro muito contemporaneo! Excelente!!!

Boreal.07 01/09/2021minha estante
Moça eu te amo tanto por me dar uma luz sobre esse livro

janaina 01/09/2021minha estante
aaaaa por nada KKKKKKKK, tem uma galera q ama ele mas eu achei bem ruim viu, ele tinha tudo pra ser mt bom mas a autora não soube desenvolver a história em quase nenhum aspecto

vitória 03/09/2021minha estante
esse livro teve umas partes tão rapidas q precisava aprofundar mais e umas extensas q n tinha necessidade nenhuma, E NO FINAL A MARIANNE N TEM DESFECHO NENHUM ELA SIMPLESMENTE FICOU DAQUELE JEITO QUE ODIO
concordo com td janinha, n tinha percebido uns pontos amo suas críticas
eu gostei mais da serie do q do livro, mesmo passando rapido do msm jeito, mas da pra entender melhor os sentimentos deles

lautorres 21/10/2021

pessoas (normais kkkk) problemáticas cativantes
fui reunindo vários adjetivos que eu dei à escrita desse livro enquanto lia: cruel, perversa, crua, transparente, atordoante, angustiante, cotidiana; e é tudo isso que faz com que o enredo seja tão real!
senti primeiro ódio e depois preocupação pelo connell, e milhares de vezes quis salvar a marianne e jogar ela no consultório de uma psicóloga + uma psiquiatra
a falta de comunicação deles é torturante, infelizmente dá pra se identificar com isso em vários momentos da vida
e realmente não é uma história de amor, é uma história sobre o amor e como ele muda as pessoas
o fato de eu já ter começado a ler com isso na cabeça me preparou pros constantes encontros e desencontros deles, e o final não poderia ter sido mais condizente com isso
tô transtornada até agora e poderia falar muito mais mas vou parar por aqui pra não exagerar
(ps: amei a joana e a lorraine
marinapinotti 22/10/2021minha estante
amo suas resenhas laura

Eduarda2032 16/12/2023

Aquele livro que se os protagonistas soubessem se comunicar igual adultos não teria 2 páginas (achei pique simplesmente acontece)

greenbriarbarrow 18/12/2021

Livro mais realista que já li
Esse livro é maravilhoso. É um livro de ficção que sai totalmente do gênero e parece real. Os aspectos do relacionamento são tão reais e tão verdadeiros que quem já teve experiências amorosas com certeza conseguiu se encaixar em algum momento do relacionamento dos protagonistas. A forma com que e a narrativa é contada é simples, mas ao mesmo tempo GENIAL, pois o que temos conosco de um relacionamento não é uma linha do tempo organizada, mas sim momentos que marcam as duas pessoas. Maravilhoso!

luh lantsov 29/12/2021

I’m not a religious person but I do sometimes think God made you for me.
okay, esperei uns dias pra fazer essa resenha pois não sei muito bem o que falar sobre esse livro, não sei nem dizer muito bem o que eu achei.
esse livro divide muito opiniões, muita gente tem ele como livro favorito, como tem muita gente que diz que é péssimo. no momento eu estou no meio termo, eu gostei, mas não taaaanto, não sei, vou ver a adaptação pra ver se me da uma luz e me ajuda no meu veredito final kkkkk
normal people é um livro real, com personagens reais e falhos.
eu por exemplo fiquei emotiva pois me identifiquei bastante com a marianne em certos aspectos, como também me identifiquei com o connell em pontos específicos.
enfim, independente de muita gente falar mal ou muita gente falar bem, é uma leitura que eu acho muito válida. eu gostei e recomendo o livro, apenas se atente aos gatilhos.

Luli 07/01/2022

sensacional
Entrega tudo! Reflexões simples, mas profundas sobre alienação, preconceito de classe, machismo, ansiedade, depressão, suicídio, o conceito de ser uma boa pessoa, padrões psicológicos construídos na infância e repetidos na vida adulta, a importância de abraçar sensações humanas no geral? Uma obra de arte do começo ao fim!
Caio Almeida 07/01/2022minha estante
Já estava ansioso pra ler, agora ainda mais

MelQuezado 07/01/2022minha estante
Já baixei aqui pra ler. A sinopse me super conquistou e teu Review tbm

svrrichard 17/06/2021

Gatilho!
É muito complicado falar sobre esse livro. Eu comecei gostando muito, passando a ficar entediado durante o meio do livro e ao final já estava preso à história novamente.

Agora, pensando com mas calma, acredito que os momentos de tédio foram causados pelas expectativas que criei para o decorrer da história não terem sido cumpridas. Penso, também, que o livro mostra isso bastantes vezes. Criamos milhares de expectativas e não lidamos muito bem quando elas não saem como planejado.

É interessante analisar um casal ao longo dos anos, ver suas idas e vindas e tentar encontrar o que poderia ter sido dito ou resolvido.

Enfim, o livro é muito interessante em diversos sentidos positivos e negativos.

vic 24/06/2022

Normal People
Uma leitura rápida e fútil. Completamente sem finalidade. Entendo que o conceito do livro seja retratar pessoas normais vivendo suas vidas normais, mas não sei o por que de Sally Rooney ser considerada um milagre da literatura por um livro como esse. Definitivamente um livro para se ler apenas uma vez na vida.

Andressa 28/07/2023

Normal People
Estava com muito receio e sem expectativas para essa leitura já que tinha visto muita gente amando mas também uma grande parte que não gostou ou abandonou a leitura.
Algo que me surpreendeu positivamente logo de início foi a narrativa que achei que seria difícil de acompanhar pela falta de pontuação nos diálogs mas que achei super tranquilo de acompanhar, e até achei a leitura bastante fluída em sua maior parte.
Já os personagens em alguns momentos me irritaram pela falta de comunicação e também pelas atitudes com relação um ao outro (Connell principalmente me irritou diversas vezes ao longo da leitura).
É um livro as vezes cruel mas também real, e que no final me deixou bastante reflexiva.

Bêa 12/03/2022

Livros sem plot que mostram a vivência e o desenvolvimento (ou não) de pessoas específicas não são pra todo mundo. E depois de semanas q eu terminei esse livro eu finalmente tomei coragem para vir aqui escrever sobre ele. Só que sinceramente, se tornou algo tão pessoal e tão íntimo pra mim, que quando me perguntam, eu prefiro falar que não li, ou que a pessoa deveria ler sem eu falar muito sobre. O que cada personagem enfrente é extremamente real e me pegou muito desprevenida, a cada capítulo eu tinha que parar e decidir se eu realmente conseguiria ou deveria terminar esse livro. E agora eu finalmente posso dizer: é um livro muito bom!

S.Paz 16/01/2023

Sentimentos mistos
Eu não tenho certeza se acho adequado dizer que esta é uma história de amor.
Com certeza é um livro que diz muito sobre como uma pessoa, em toda a sua forma simples de ser, impacta na vida de outras pessoas, e que, por sua vez, também é impactada por si e por aí vai. É sobre o efeito dominó que circunda as relações humanas, que tem partes de você que são o que os outros fizeram delas.
É um livro sobre juventude, consequências, traumas(!), não é basicamente amor, até porque mesmo quando os protagonistas diziam que se amavam, ainda me restavam dúvidas do que eles consideram por amor, porque aquilo definitivamente não era doce e nem flor que se cheire.