Normal People

Normal People Sally Rooney

Resenhas - Normal People

deadpoetz 15/09/2022

comecei a ler com expectativas bem baixas pq já vi muita gente falando mal do livro, mas acho que isso até deixou minha leitura melhor.
gostei muito da forma como a autora escreveu os personagens, eles são bem complexos e isso contribuiu pro tipo de relacionamento que eles têm no livro.
é um livro pequenininho, porém pra mim não foi uma leitura rápida, eu gostei de ler um pouquinho cada dia e demorei umas duas semanas pra acabar.
me estressei com eles várias vezes, tinha hora que eu só queria entrar na história e implorar pra eles se comunicarem direito.
inclusive, se vc não gosta da trope de miscommunication acho melhor nem ler esse livro pq é praticamente um dos maiores pontos do plot.
enfim, achei a história incrível e apesar do final não ter sido algo que eu queria que acontecesse, ele foi coerente com o plot.
Sam 15/09/2022minha estante
recomenda? to pensando em ler

deadpoetz 15/09/2022minha estante
simmm, virou um dos meus favs amg

mariadaniluski 01/04/2024

É um tanto quanto imprescindível deixar de lado o que o livro nos traz: o poder do não dito.

Como o próprio título diz, o livro aborda a vida de pessoas normais, como nós, que possuem problemas e relações normais. Acho legal a forma que abordaram esse ponto.

Um livro 100% humano.
Kalliane.Bentes 01/04/2024minha estante
Me dá um aperto só de pensar neles ???

Mutaba 03/08/2023

Odiei?
Livro raso,sem estrutura nem objectivo.Falando da história, a Marianne era uma doente mental (coitada) e o Connel sabia disso,e ele sabia que ela era TOTALMENTE dependente dele,faria tudo o que ele pedisse, e ele USOU ela de todas maneiras possíveis,até financeiramente.De início sentia raiva da Marianne por perdoar ele vez após vez,mas quando descobri que o problema era o cão do Connel,tudo começou a fazer sentido.Se o livro fosse sobre,sla,dependência emocional e relacionamentos tóxicos,eu até entenderia.Mas não,é só um livro que quer me fazer acreditar que isso é um romance entre "pessoas normais".
Faça-me um favor

Falando da estrutura:o livro não tem pé nem cabeça, a história não tem o objectivo nenhum. É só um conjunto de eventos entre os dois protagonistas.A linha do tempo tá toda ferrada também,e nem dá pra diferenciar descrição de diálogo.
Resumindo,não recomendo

É isso
Matteus 03/08/2023minha estante
Era uns dos que eu tava pensando em colocar na minha lista. Mas agora vai vai mais ?

Mutaba 03/08/2023minha estante
Ai amg,eu coloquei na lista só pela aquela frase super fofa e famosa,e qd descobri o contexto quis chorar kkkk
Mas sérios,desrecomendo pra todo mundo oh livro ruim

próspero 27/01/2022

Achei q fosse melhor mas é bom
Eu tava amando no começo, mas aí começou com muito enrolação tipo várias coisas repetindo sabe???, chegava a ser cansativo e previsível? só teve desenvolvimento de personagem no final mas tudo bem.

Achei algumas áreas necessárias porque elas são legais mas não voltam pra elas e não adicionam nada a história?.

O final me decepcionou completamente?

Luane.fvb 02/12/2023

"I dont know why I can't be like normal people."
Esse livro em afeta de muitas formas diferentes, eu me vejo em muitas ações do connell e da marianne, me identifico muito, um livro de cortar o coração muito bom reler

. ⪠24/07/2022

imagine ser tao doente da cabeça a ponto de se identificar com connell E marianne at the same time serio eu tb me sinto unlovable mari tmj

paceyjoey 04/08/2022

uma merda
sinto que criei muita expectativa em cima desse livro e não era absolutamente nada do que eu imaginava. me desculpe quem gosta, mas isso aqui é muito ruim!

Fabiana.Ribeiro 09/03/2024

Esse livro precisar ser lido em pequenos goles e na hora certa.
Havia lido pessoas normais há alguns anos atrás e não consegui me identificar e muito menos entender as atitudes e as permissões dos protagonistas.
Hoje, relendo o livro com uma percepção totalmente diferente, pude me envolver de uma forma profunda e consegui entender (mas não concordar), com as atitudes do Connell e entender ( mas não concordar) as submissões da Marianne.
Hoje, favorito esse livro e coloco ele na lista dos meus impérios romanos.

Hadassa 01/07/2023

Que decepção esse livro é. Me foi muito, muito, mas muito recomendado e eu fui ler achando que seria algo super profundo e conceitual e não é. Os personagens são odiáveis, rasos e inúteis. Sob a premissa de ser uma "história de pessoas normais" o livro é só uma história chata: não acontece nada, os diálogos não dizem nada, os plots não causam nada, os personagens não evoluem, trama não muda, ritmo não muda. Ele é chato do início ao fim. E de pessoas normais os protagonistas não tem nada, eles dois tem muitos problemas que se recusam a resolver e recusam a ajuda de qualquer outra pessoa. Eu não sei mais o que escrever pra demonstrar o quanto ele é péssimo. O relacionamento deles se resume a sexo e falas chulas, e toda frase que tenta ser romântica soa falsa. Nada parece sincero.
É desnecessariamente melancólico: dois jovens que tem tudo e não são gratos por nada, não querem nenhum compromisso real e se negam a serem felizes e aprenderem com os seus erros. Esse devia ser o resumo atrás do livro. A escrita é pobre, os diálogos praticamente monossílabos. O sofrimento da personagem rica é colocado do nada: "a minha família não me ama". Por que? Nunca saberemos. O irmão e mãe abusivos são colocados lá como justificativa rasa pra frieza da Marianne apenas, eles não tem motivações. O sofrimento do personagem pobre também é extremamente raso, toda tentativa de diálogo sobre capitalismo não leva a nada porque no final, ninguém se importa. Na verdade toda tentativa de qualquer diálogo sério acaba em nada: a diferença de renda, o abuso, o suicídio.
É uma interpretação ridícula da vida das "pessoas normais" e um livro feito para pessoas prepotentes se sentirem profundas e validadas na sua própria bolha de tédio e monotonia, uma ode à depressão e à auto sabotagem escondida sob um cobertor conceitual.

frracamila 16/10/2021

Ótimo livro. Retrata personagens super complexos, interessantes e cheios de defeitos. Os sentimentos deles são exibidos de uma forma tão crua e intensa que chega a ser desconcertante. O final é, no mínimo, frustrante, mas entendo que representa muito bem a essência do livro.
Só acho que a autora poderia ter trabalhado um pouco mais o desenvolvimento dos personagens, no final fiquei com a sensação que eles andaram e andaram para terminarem com muitos dos mesmos problemas que apresentaram lá no início.

livrosdarach 25/07/2023

Eu levei 13 meses para completar a leitura de "Normal People" porque eu não consegui engajar com a leitura. Nem é honesto eu avaliar o livro, porque tive pausas muitos longas entre uma parte e outra da história, e eu não lembro de tudo. Comecei a ler depois de ver várias várias pessoas falando muito bem sobre a história; eu tentei muito, mas não deu pra mim, o que me deixa bem decepcionada.

A nota 3 vai para as partes que eu me lembro do que aconteceu.

mary 21/05/2021

?he probably won?t come back, she thinks. or he will, differently. what they have now they can never have back again. but for her the pain of loneliness will be nothing to the pain that she used to feel, of being unworthy. he brought her goodness like a gift and now it belongs to her. meanwhile his life opens out before him in all directions at once. they?ve done a lot of good for each other. really, she thinks, really. people can really change one another.
you should go, she says. i?ll always be here. you know that.?

lireoccupe 13/09/2021

adoro como percebi q sou problemática lendo <3
adoro o livro adoro a serie adoro tudo relacionado a normal people
adoro histórias com gente problematica me sinto em casa
mmclara 13/09/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk faz parte

Sofia 27/01/2022

?Marianne had the sense that her real life was happening somewhere very far away, happening without her, and she didn?t know if she would ever find out where it was and become part of it.?

Que livro fantástico estou sem palavras nunca tinha lido algo que me fizesse sentir tanta raiva/felicidade/tristeza ao mesmo tempo, a leitura vale muito a pena!!!!!! quero ler todos os livros dessa autora agora...