Normal People

Normal People Sally Rooney

Resenhas - Normal People

jordanaverissimo 24/09/2023

Muito sem graça... Não sei elaborar bem o porquê. Eu poderia dizer que é mundano, mas, até aí, muitos assuntos mundanos, cotidianos, podem ser belos e originais se a caneta é certeira. Não me parece o caso nesse volume. Ressalvo uma crítica que ressonou comigo é quando o Connel menciona que às vezes seus colegas da faculdade se reunem para ter discussões calorosas sobre textos que não leram, ou frequentam certos espaços apenas para serem o tipo de pessoa que frequentam aquele espaço. Mas também, não é nada muito profundo, tudo bastante jogado.

mluiisaaa_ 15/12/2021

Este livro pareceu pra mim de uma forma tão inusitada e melancólica. Temos muitos que aprender sobre relacionamentos e como saber se comuncicar de maneira mais prudente.

Laura 31/07/2022

{be my mistake- the 1975}
O livro inteiro é angustiante, o vai e volta deles, mas não por serem um casal iô-iô mas sim por serem imãs que se encaixam perfeitamente por alguns instantes até que as preocupações batem na porta do relacionamento, me deixou extremamente comovida.
Para mim a Marianne é a personificação das nossas inseguranças com nós mesmos, em nenhum momento ela se mostrou preocupada com os outros mas sim com suas ideias conturbadas sobre o amor, ela não sabia ser amada mas sabia amar. Diferente dela, o Connell personifica nossas inseguranças com os externos, o que deixamos ou não de fazer para se encaixar em um padrão que não concordamos de existir, ele não sabia amar mesmo amando.
Enfim, obviamente recomendo o livro.
woocisco 31/07/2022minha estante
Me impresta

woocisco 31/07/2022minha estante
Hit mor

marina 31/07/2022minha estante
arrasou laura! so me fez ficar com mais vontade de reler o livro.

Anna:) 26/08/2021

Eu realmente amei o livro, ele é sensível, delicado e extremamente fofo! Em todos os momentos eu só torci para q eles ficassem juntos. N senti raiva deles em momento algum, entendi os pontos de vista e as atitudes, q refletem apenas nos traumas e vivências deles, quem sentiu raiva deles por isso deveria ter um olhar mais delicado nessa situação.
Esse livro foi o mais sensível q já li, ele mostra como traumas e a falta de comunicação afetam profundamente a nossa a vida, mas ao mesmo tempo mostra como uma forte conexão entre pessoas pode mudá-las completamente. Estou realmente apaixonada por esse livro, ele aqueceu meu coração ?!

leticia1242 18/07/2023

é isso
Foi bem cansativo de ler já que era um casal que só repetia ciclos, como conversar, se afastar e sexo.

Giomsousa 10/07/2022

Normal People
Gostei muito da leitura por retratar tão fielmente o que muitas pessoas passam na vida real. A gente passa raiva ao longo da história por conta das escolhas que os personagens fazem, mas acho que a vida é cheia de situações desse tipo: em que cometemos erros, falhamos ao nos comunicar e nem sempre concordamos com as escolhas dos outros.

Matheus.Rodrigues 21/11/2020

De alguma maneira, a autora conseguiu fazer com que eu me identificasse de tal maneira com Connell e Marianne, que se juntasse os dois em um único ser, eu seria o resultado da equação.
Um dos meus livros favoritos da vida.

Victória 04/06/2021

acho que gostei mais da minissérie ?

minha leitura foi através do audiobook em inglês (sem acompanhar o ebook)... então, no início, me perdi um pouco em relação ao vai-e-vem entre presente e passado.

Enfim, a única coisa que posso falar desse livro é: façam terapia e conversem, pelo amor de Deus.

yunjinias0 30/03/2024

Bom, finalmente terminando esse querido q me impactou de muitas maneiras. realmente não sei oq escrever aqui ? confesso q fiquei um pouco estagnado na história pq não estava acostumada com a escrita da autora e sei q muitas pessoas vão odiar esse livro (como li em algumas resenhas), por acharem chato e não gostarem do ritmo da leitura, mas eu realmente amei esse retrato de simples ?pessoas normais?. é meio preocupante o tanto q eu me identifiquei com ambos os protagonistas tipo??? ??? esse livro teve TANTOS quotes icônicos q me fizeram parar a leitura e refletir um pouco. a falta de comunicação dos personagens é tão gritante que as vezes eu queria soltar um gritinho de frustração por eles meu deus? eu Realmente amei demais esse livro e estou me odiando um pouco por não dar 5 estrelas mas vou continuar com 4/5 pq sim.

Fernanda309 12/06/2023

Um livro ok
Normal People é aquele livro que ou você ama ou você odeia, e não tem como ser diferente disso.
Devo admitir que há uns anos eu vi a série e só agora eu decidir ler o livro, e posso ser sincera?Não curti muito o livro, não me apeguei aos personagens, achei um livro ok e o final eu super entendi e na minha cabeça, não poderia ter sido diferente (muitos não gostam do final, e eu também entendo), mas o final faz todo sentido para o livro. Teria como ser diferente? Não!!!
Apensar da leitura fluir bem, o livro não tem grandes emoções.

alice 18/02/2022

não acredite nos primeiros 20%
entrando em estado vegetativo. eu quero muito favoritar esse livro, mas também não quero.

ele te perturba, a um certo nível. é fácil demais se relacionar com as pessoas, se vc estender o braço poderia tocar elas. mas ao mesmo tempo, se relacionar com o livro é se relacionar com a parte feia que revira dentro de você. e isso ninguém quer.

saber do que o ser humano é capaz. do que nós somos capazes.

me deu a impressão de que as coisas mais sutis guardam os problemas mais profundos. e isso é assustador. não saber o que encontrar dentro de você.

pior ainda, é ter que aceitar aquilo que você descobre.

é o que acontece com a marianne e o connel. vai demorar bastante pra sair da minha cabeça.

@renatavarelaescreve 20/03/2022

Pessoas Normais
O livro ficou exatamente no ponto de todas as expectativas que eu tinha. nem acima, nem abaixo. foi tudo o que eu esperava mesmo. E isso é bom, eu gostei bastante de acompanhar os personagens durante aquele período. Não acho que seja um livro sobre relações reais e blablablá. relacionamentos saudáveis e cheios de comunicação e cumplicidade também são reais. Esse relacionamento retratado aqui só é um outro tipo de real.

iozorb 06/12/2022

O livro é desconfortável como um quarto bagunçado. É familiar, identificável até, mas é difícil de processar e o sentimento de sujeira fica. A escrita é cheia de personalidade e eu, pessoalmente, amei, mas ela pode deixar a história confusa em alguns pontos. Não gostei muito do final, achei chato, ele quis dar uma lição de moral que achei problemática. Falando nisso tem várias problemáticas no livro que são tratadas de um jeito péssimo, ignoradas ou até incentivadas. O jeito como a Marianne pensa e se sente sem nenhum desenvolvimento de personagem é quase nojento.
Mesmo assim me identifiquei muito com a históriakkk

cat 13/10/2023

???
Esse foi o livro,eu não sei como descrever,mas simplesmente foi de quebrar o coração,e o fim,foi lindo,
sem palavras 100/10 pra esse livro

kk3thess 08/06/2021

A maioria de nós quer sentir que pertence a algum lugar, a algum grupo de amigos, quer ser, de certa forma, normal. Só que esse normal é uma ilusão, pois todos somos tão diferentes, enxergamos o mundo por lentes tão particulares que é impossível estabelecer um "normal" que funcione perfeitamente pra todos. Ainda assim, a gente continua tentando alcançar esse status de normalidade num profundo e intenso desejo de se sentir parte de algo.

Connell e Marianne, os protagonistas de Pessoas Normais, nunca realmente sentiram isso até se permitirem conhecer um ao outro. Juntos, eles conseguem sentirem essa tal desejada normalidade, mas não por completo, pois sempre há algo impedindo a plenitude do sentimento de se sentir normal. Esse algo que falta é que, apesar de eles se permitirem conhecer um ao outro, eles não permitem que o outro conheça eles mesmos, íntima e profundamente.

Sally Rooney retrata tão bem esse desejo dos personagens de se sentirem normais, a dificuldade que eles possuem de se comunicar de verdade um com o outro, o quão perdidos eles estão dentro de si (nesse aspecto, a falta de aspas, negrito, itálicos, travessões se revela mais que uma firula estética, pois realça o quão perdidos eles se sentem a ponto de memórias, pensamentos e falas se embaralharem em suas mentes), que é difícil não se envolver e se comover com o desenvolvimento e o relacionamento desses personagens.

No fim, essa busca por pertencer só revela para Connell e Marianne o clichê de que não existe um único normal e que, no fim das contas, o que eles tem um com o outro é tão extraordinário que não vale a pena se esforçar para algo tão banal quando o especial está bem na sua frente.

PS: Só não teve cinco estrelas porque senti que o desenvolvimento de Marianne foi um tanto apressado. Mas isso não significa que o livro não seja excelente.
Estante da Hellen 08/06/2021minha estante
Muita boa resenha.

Bia 22/06/2021minha estante
A primeira resenha realmente boa que li nesse app. Vou até seguir.