Uma Voz Ao Vento

Uma Voz Ao Vento Francine Rivers

Resenhas - Uma Voz Ao Vento

Lê Golz 28/09/2018

Existem diversas formas de escravidão e apenas uma de liberdade!
Sempre quis ler os livros de Francine Rivers e começar por esse livro foi a melhor escolha. Uma voz ao vento é o primeiro livro da trilogia A marca do Leão. Trata-se de uma ficção cristã, então obviamente agradará ao público que gosta do gênero, embora deva ser lido por todos, conforme a intenção da autora. Não irei me estender na descrição da história, já que a sinopse nos revela o que nos aguarda na leitura.

O livro é dividido em quatro partes conforme a passagem dos personagens em cada território: Jerusalém, Germânia, Roma e Éfeso. A narrativa é feita em terceira pessoa e os capítulos divididos inicialmente entre a história de Hadassah e a família Valeriano e Atretes. Histórias tão diferentes, mas que irão se unir conforme os propósitos de Deus.

" (...) Oh, Marcus, você não pode esculpir Deus numa pedra. Não pode limitá-lo a um templo. Não pode aprisioná-lo no topo de uma montanha. O céu é seu trono; a Terra, o banquinho para acomodar seus pés. Tudo que você vê é dele. Impérios se erguerão e cairão. Só Deus prevalecerá." (p. 303)

A autora narra com riqueza de detalhes, sem tornar a leitura cansativa, o cenário dessas cidades setenta anos depois de Cristo. As descrições e as influências culturais na vida dos personagens foram tão bem desenvolvidas, que é perceptível em toda a obra, a pesquisa minuciosa de Rivers para escrever esse livro. A destruição de Jerusalém e o império romano em sua decadência espiritual. Confesso que acrescentar esse teor histórico tão rico aumentou minha expectativa em avançar as páginas. Embora, alguns capítulos iniciais possam tornar a leitura mais lenta.

A construção dos personagens foi de longe o melhor desse livro! Hadassah é a pureza em pessoa e possui a fé mais inabalável. Marcus, lindo, rico e vive para seus prazeres mundanos. Julia é um poço de egoísmo e busca incansavelmente por uma felicidade que nunca encontra. Febe e Décimo, pais de Julia e Marcus, apesar de terem tudo ao seus pés, escondem um vazio dentro de suas almas que nenhum de seus deuses de pedra podem preencher. Atretes, um bárbaro de sua tribo, vive a agonia da escravidão que o prende nas arenas e sonha com a liberdade. É incrível a sensibilidade da autora em dar vida ao seus personagens, sejam eles protagonistas ou secundários. Eles são críveis, eles podem ser eu ou você. A vida de todos esses personagens, entre outros não citados, se enlaçam de uma maneira perfeita, trazendo salvação e também destruição.

O mais tocante e inspirador em Uma voz ao vento é o que Rivers nos ensina através de Hadassah - uma judia-cristã que teme levar a Boa-Nova de Cristo em um tempo que ser cristão era crime e poderia custar sua vida. Ela também luta com seu próprio coração para resistir a esse amor que cresce a cada dia por Marcus, não apenas pela diferença social, mas principalmente pela incredulidade dele. Eu, particularmente, achei lindo como o amor de ambos foi crescendo aos poucos, especialmente por ver como um sentimento verdadeiro pode quebrar as barreiras do coração mais indiferente. Ficamos na torcida para que Marcus perca sua cegueira espiritual. Não espere aqui um romance água com açúcar ou um conto de fadas. Como citei, os personagens e as situações são críveis demais e é isso que torna o livro tão incrível. Deus tem caminhos muito misteriosos para nos aproximar dEle.

O livro traz muito sobre o cenário de Roma daquela época - um cenário bem semelhante aos tempos de hoje diga-se de passagem. Então veremos como os inúmeros prazeres sexuais, a ânsia por sangue humano nos jogos na arena, deuses de pedra (incontáveis) e muita manipulação estavam enraizados no império romano. E fiquem tranquilos, pois a autora não traz descrições explícitas sobre a sexualidade.

Uma voz ao vento foi minha melhor leitura de 2018 e afirmo com antecedência que nenhum livro ocupará esse posto até o final do ano. Uma história sobre colocar a boa e agradável vontade de Deus acima da nossa, sobre o porquê vale a pena viver. Sobre as diversas formas de escravidão que existem e apenas uma de liberdade. Sobre olharmos para nossa própria fé - Hadassah é o exemplo de cristão que estamos nos esquecendo de ser hoje. Um livro lindo e inspirador com um desfecho que me levou as lágrimas. Um desfecho que nos angustia, mas também nos enche de esperança em nossa fé, assim como nos deixa ansiosos para acompanhar a jornada de Marcus no próximo volume. Só leiam!

site: https://livrosvamosdevoralos.blogspot.com/2018/09/resenha-uma-voz-ao-vento-de-francine.html
Gabi 09/06/2020minha estante
Olá! A frase do título da resenha é do livro ou sua? Amei ela, mas li o livro e não vi, não sei se passou batido. A questão é que gostei tanto que quero usar como epígrafe no meu TCC, pois tem a ver com o meu tema rs

Lê Golz 17/08/2020minha estante
Oi, Gabi! A frase foi minha pra intitular a resenha rs
Esse mundo pode nos tornar escravos de diversas formas, mas a liberdade verdadeira é somente em Cristo. Traduzindo minha frase kkk acho que resume bem o livro.
Tem uma outra frase muito linda no livro, que amei. Essa que coloquei na resenha: "Tenho medo de dizer que eles estão errados e que eu estou certa. Quem sou eu além de uma escrava? Como posso explicar que sou a única livre, e que são eles os cativos?" (p. 237)

Ariane407 29/06/2023minha estante
Uau ao ler sua resenha já quero ler este livro.

Abinaécia 05/06/2023

Tensa, coração disparado, sem acreditar nesse final! Deus do céu!!!
Francine não brinca em serviço!
Como aprendi e cresci com os personagens.
Pude vê que apesar da nossa miserabilidade o amor de Deus por nós eh incalculável.

Belladovalle 25/04/2024

Uma Fé inabalável
Sintam se privilegiados, porque coloco a resenha aqui primeiro do que no insta.

Mas indo ao que interessa essa história é INCRÍVEL, pego?

É tão incrível esse livro que simplesmente me arrebatou do início ao fim! Um tesouro entre as páginas que me fez refletir, sorrir e até mesmo chorar.

Surtei, chorei, fiquei indignada e senti até raiva dos personagens, acho que Francine Rivers está ganhando um espaço no meu coração, que escrita meus amigos!

Espero um dia ter uma fé do tamanho da Hadassa, tão pequena, tão frágil, mas tão forte! Tão sábia, mesmo sendo escrava ela era livre! Enquanto seus amos mesmo sendo "livres" cidadãos de Roma eram escravos de si mesmos...

As vezes nós podemos ter tudo mas sermos escravos de nós mesmo, nossas vontades e nosso cotidiano.

Você tem sido livre ou tem sido escravo de si mesmo e suas meras vontades?

Recomendo a todos que buscam se perder em histórias que ficam para sempre, porque a história da Hadassah, do Marcos e do Atretes concertza deixou marcas em mim.

?????
Ell_Marcelle 25/04/2024minha estante
Estou aguardando ansiosa que algum produtor tenha a inteligência de adaptar essa arte.

Belladovalle 25/04/2024minha estante
Falou tudo?

Raquel del Valle 04/01/2022

Maravilhoso!
Hadassad - uma escrava judia/cristã
Atretes- um gladiador romano
Marcus e Julia - aristocratas romanos

Uma história super bem trabalhada pela autora!!!! Personagens fortes e.consistentes.

Apesar do tamanho do livro, li em poucos dias!!!

Um romance histórico bastante envolvente que vale MUITO a leitura ( e a continuação)

Kelinka 23/09/2021

Li e amei!
Um romance cristão arrebatador, uma história de superação, de amor e de fé. Me surpreendi com esse livro, além da história ser sensacional, aprendi bastante sobre a Roma Antiga. Recomendo a leitura!
kethelyn 23/09/2021minha estante
Tá na minha wishlist, agr só falta comprar e ler

Thaí 11/08/2023

Marcus e Hadassah
O amor é gentil. Não é indecente, não busca seus interesses, não se irrita, não julga mal. Não folga com a injustiça, mas com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha...

Isabela Di Ãngelo 16/08/2021

Leitura que mostra o que é ser crião.
Essa autora, sempre faz eu me sentir, uma falsa cristã.Nao de uma forma ruim, mas me fazendo, pensar sobre minhas atitudes.
A protagonista é extremamente forte !!! Apesar de se achar fraca. Ela, perdoa e ama o próximo de uma forma linda. E sempre coloca Deus em primeiro lugar.
Tem uma personagem que é insuportável !!!! Peguei muita raiva dela. E o final vai fazer você surtar !!!! Quero muito ler o livro 2.
PS resenha dedicada a Beatriz ?????
Bea 16/08/2021minha estante
Tô me sentindo especial agora, obrigada ?
Continue fazendo suas resenhas, são ótimas.

Isabela Di Ãngelo 16/08/2021minha estante
Obrigado minha linda !!!

Alessandra 10/01/2022minha estante
Daquelas trilogias para se guardar no coração sempre ??

Ell_Marcelle 19/04/2024

#1 A Marca Do Leão: Uma Voz Ao Vento!
Hadassah é uma judia que sobrevive a destruição de Jerusalém e se torna escrava da família Valeriano em Roma. Logo no império onde lançam cristãos na arena para serem devorados por leões.
Ainda de luto pela própria família que perdeu, ela se agarra a sua fé em Cristo para não desmoronar. Mas servir a mimada e egoísta Júlia pode ser um desafio, às vezes. Embora ela suporte com paciência e amor.
Além dos caprichos de Júlia, da sociedade pagã e do medo por ser presa, Hadassah se depara com algo mais desafiador: seus próprios sentimentos pelo filho mais velho dos Valeriano, Marcus.
Marcus, contrariado, acaba se interessando a cada dia mais por Hadassah. Ele não a considera atraente, mas há algo nela que o cativa... e ele não quer admitir que é a fé que faz de Hadassah alguém tão especial.
Por seu lado, ela não pode dar ouvidos ao coração. Deus deve ser sua prioridade. E Marcus não quer saber de Deus. O coração dele está apegado as riquezas e aos prazeres do mundo.
Quanto mais serve a família, mais Hadassah percebe o caminho destrutivo que eles estão seguindo. Cheia de tristeza, ela clama por eles e por si mesma.
Também conhecemos o guerreiro Atretes. O povo dele na Germânia é considerado bárbaro e se rebela constantemente contra as forças de Roma que aparecem em seu território.
É em uma dessas batalhas que ele é capturado e forçado a lutar na arena como gladiador. Então acompanhamos sua luta pela sobrevivência e sua sede por vingança.
Essa é uma ficção cristã incrível. Uma das melhores que já li. Sendo cristão ou não, recomendo demais.
A estória se passa 70 anos depois de Cristo. E trás uma reflexão profunda sobre fé, vida e amor.

Laura.Pinhoti 17/12/2022

5 estrelas
Primeiro livro cristão que eu leio, já quero a continuação
A história é linda, impecável, narra com muitos detalhes a vida de um cristão nos tempos de Roma
Eu fiquei encantada com a Hadassah desde o começo, me identifiquei muito com ela
A Júlia para mim foi um personagem muito bem trabalhado, ao mesmo tempo em que ela sofre muitos traumas, nada justifica o que ela faz
Na verdade todos os personagens são muito bem construídos, por isso a narrativa é repleta de emoções
É um livro que toca lá no fundo do coração

Line 16/01/2021

Eu não estava preparada para esse livro
Eu não estava preparada para esse livro, essa é a verdade.

Eu já havia lido outro livro da Francine então já sabia que a sofrência ia reinar, mas não sabia que ia reinar tanto assim!

??Esse livro possui diversos gatilhos.

Aqui acompanhamos a história de Hadassah, uma escrava vinda de Jerusalém para Roma e que após muito sofrimento é vendida para uma família.

Nessa família ela é designada a Júlia, uma garota mimada e sem nenhum senso moral que mora com seus pais e seu irmão Marcus que também não tem senso nenhum.

Sinceramente quando eu li a sinopse eu pensei que seria um romance onde o filho ia se apaixonar pela escrava. Mas gente é tão mais do que isso. São 500 páginas mostrando como a sociedade de Roma funcionava, como a fé cristã era vista, as lutas entre gladiadores, quem eram os gladiadores. E aqui vale lembrar também sobre Atretes, que é o personagem utilizado para nos mostrar o mundo das arenas.

Recomendo? Demais.
Porém vai preparando o coraçãozinho!

@PattySantos11 01/04/2024

O tanto que este livro me fez chorar, não tá escrito!
A Francine tem o jeitinho dela pra fazer a gente sofrer e não é pouco viu! Simplesmente mais um 5 estrelas dessa mulher, tô começando a duvidar que ela consegue escrever algo ruim.
O livro gira em torno de Hadassa, uma judia que é levada como escrava para Roma e lá ela começa a sua jornada na fé. La, ela irá enfrentar diversos desafios materiais e espirituais e precisará decidir a sua fé!
O tanto que eu aprendi com este livro, eu marquei tanta coisa. Aprendi sobre o que é ser servo de verdade, o que é ter o amor incondicional, a Hadassa representa o que Jesus faz por nós, insistindo mesmo quando a gente vira as costas e despreza.
Eu simplesmente amei a evolução dela e todos os personagens que são desenvolvidos por aqui (com exceção de uma que me irritou pra caramba), e outra coisa importante é que no final eu tive meu coração arrancado do peito, acabei em quase me afogando nas poças das lágrimas kkkkk
Eu super recomendo, aprendizados para uma vida toda!
Lívia 01/04/2024minha estante
O último capítulo me dilacerou...chorei demais haha já sei até que personagem te irritou,pq a mim tbm kkkkkk

@PattySantos11 02/04/2024minha estante
Siiim, menina eu vou fazer um vídeo no tik tok e colocar o meu estado de quando acabei, é triste ?????

Livrosdaanaaa0 23/04/2023

O SURTO
MDS MDS MDS MDS MDS MDSSSSSSSSS
Esse livro é só surto.
Me fez refletir tanto, mudou minha forma de pensar.
Hadassah e Marcus!!!!! Tudo pra mim.
Glória 23/04/2023minha estante
Chorei feito um bebêzinho nesse livro!!

Sarah 18/05/2021

O viver é Cristo e o morrer é lucrl
Acompanhamos a história de 3 personagens principais:
Hadassah - uma judia cristã vendida como escrava para Roma após a destruição de Jerusalém
Marcus - um aristocrata romano, usufruindo de todos os prazeres mundanos
Atretes - guerreiro germânico que foi vendido para ser gladiador
E vemos como as histórias dos 3 se entrelaçam, principalmente com o foco em Hadassah. Ela tinha medo de se declarar cristã publicamente. Ela queria levar os patrões até Jesus, através das suas ações e palavras. E o que eu tirei do livro é: Jesus nos tira todo o medo, mesmo na hora da morte. Terminei o livro orando e chorando.

Ly 14/07/2022

Dor, sofrimento e júbilo
QUE LIVROOOOOO!!!! Já começa dando vários tapas e pontapés. A história é de revirar o estômago em vários momentos e nos alegrar em outros. Confesso que não gostei tanto assim do M. e não consegui torcer para que ele e H. dessem certo. O final então... Me quebrou demais. Comecei o segundo e estou doida pra terminar ?