Uma Voz Ao Vento

Uma Voz Ao Vento Francine Rivers

Resenhas - Uma Voz Ao Vento

Fernanda 01/06/2020

Resenha no blog:

site: http://modoliterario.blogspot.com/2018/10/resenha-uma-voz-ao-vento-francine.html

Rafaelle 05/06/2020

Uma voz ao vento
Estou destruída por esse livro! Que história, que enredo, quantas lições de vida! Francine Rivers é uma escritora que sabe conduzir um livro perfeitamente e depois de ler 500 páginas ainda continuamos sedentos por mais!

Uma voz ao vento é ambientado em sua maior parte na Roma antiga 70 anos depois de Cristo. Acompanhamos a história da judia cristã Hadassah, que após sobreviver ao massacre de sua família e destruição de Jerusalém, é levada como escrava para a Roma. Lá ela é comprada para ser escrava pessoal da fútil e egoísta Júlia Valeriano e acaba desenvolvendo sentimentos pelo irmão dela, Marcus Valeriano. Paralelamente acompanhamos a história de Atretes, guerreiro germano que é capturado e levado à Roma como escravo para ser treinado como gladiador.

Ao ler a sinopse eu esperei um romance com um pano de fundo cristão e, mesmo já conhecendo a escrita da Francine Rivers, eu não estava preparada para a grandiosidade dessa obra. O romance é apenas um detalhe, o livro é uma obra sobre fé, esperança, Deus, amor verdadeiro e escolhas. Além disso o livro traz uma riqueza de detalhes sobre a história do império romano que é impressionante. Em cada página percebemos a pesquisa minuciosa da autora para entregar um livro fiel à época que a história se passa.

A história de Hadassah é ditada pela história de Júlia. Júlia é uma jovem de 15 anos que vive para satisfazer a si mesma. Seu anseio por uma vida de prazeres e liberdade dita suas atitudes e o rumo de sua vida. Hadassah, escrava fiel, acompanha Júlia em seus casamentos, gravidez, amores e dores, sempre amando sua senhora com devoção e orando para que ela seja tocada por Deus. A convivência de Hadassah com a família de Júlia faz com que os pais dela passem a admirá-la e o irmão dela a amá-la.

Hadassah vive em um constante conflito por temer expor sua fé. Numa época que cristãos eram jogados na arena para serem devorados por leões e assim entreterem a plebe romana, ela sabe que se alguém denunciá-la pode ser morta. Ao mesmo tempo ela tem a firme convicção que Deus poupou sua vida quando sua família morreu para que ela possa falar sobre a salvação aos incrédulos.

Marcus Valeriano é um jovem que vive de prazeres e em busca de fazer fortuna. Vivendo em constante atrito com seu pai devido às diferentes opiniões, ele ainda é alguém que sente que está incompleto. Seu lema de vida é viver o hoje e fazer qualquer coisa para ser feliz mas ao conhecer a escrava de alma pura e gentil ele passa a ver sua vida com outros olhos e desejar a paz que Hadassah o transmite.

E por último temos Atretes, um germano belo e excelente guerreiro que vê sua alma ser quebrada e sua humanidade perdida ao se tornar um gladiador. A cada dia sua alma se torna mais negra, mais dominada pelo ódio aos romanos e tudo que eles representam. Sua história pouco a pouco se entrelaça com a história de Júlia e Hadassah, levando a um desfecho surpreendente.

"? Se não tivermos algo pelo qual valha a pena morrer, Atretes, não vale a pena viver."

Terminei esse livro com as emoções abaladas, chorei muito, aprendi muito. Francine Rivers sabe tocar nossas emoções no mais profundo e nos ensina sobre fé e Cristianismo como uma verdadeira mestre. Admiro como ela não tem medo de entrar em temas polêmicos e defender veemente a fé cristã. Sinto que esse livro foi um tapa na minha cara e que ainda tenho muito a crescer. Entrou para a minha lista de favoritos e um livro que com certeza irei reler.

"O Senhor não nos abandonou. Nunca duvide na escuridão do que Deus nos deu na luz."

Gyane 16/07/2020

" Eis que os olhos do Senhor este o sobrevoa que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia; para lhes livrar as almas da morte..." Salmos 33, 18-19

Ju Silva 24/02/2021

Intenso
Foi por esse livro que descobri que existia ficção cristã. Gostei bastante da escrita da autora. A história possui muitas reviravoltas e personagens complexos e cinzentos, daqueles que uma hora nos faz sentir empatia, outra nos dá raiva. Praticamente devorei o livro. Ansiosa pra ler a continuação!

Ellen547 15/10/2020

Uma voz ao vento
Esse livro é o 1° de uma trilogia chamada " A marca do Leão "

A história se passa em 4 lugares: Jerusalém, Germânia, Roma e Éfeso. Hadassah, Marcos, Júlia e Atretes são os personagens principais.

Hadassah é uma judia convertida ao cristianismo, que vive em Jerusalém à época da destruição da cidade pelos romanos, sob o comando de Tito.

Atretes é um germano, um "bárbaro.", odiava Roma (não vou falar dele, porque a sua história se conclui no 3° livro da série e ainda não li). Marcus e Júlia são romanos.

Na Bíblia, Roma, em sua primeira fase, é representada como um animal terrível e espantoso, impossível de ser comparado a algum animal conhecido por nós, humanos. Já faz bastante tempo que estudei história, então, ao ler esse livro ficou claro porque Roma foi descrita assim.

O ápice de todo o comportamento romano pode ser resumido pelo que acontecia no Coliseu: festas e mais festas, imoralidade, lutas entre gladiadores, leões devorando cristãos, mortes e mais mortes para satisfazer a sede de sangue daquele povo cruel, apenas por prazer e diversão.

Hadassah sobrevive à destruição de Jerusalém e é levada como escrava para Roma. Lá trabalha na casa dos Valeriano: Júlia, sua senhora, é uma jovem fútil e influenciável; Marcus, irmão de Júlia, acaba se apaixonando por Hadassah; Febe, esposa fiel e dedicada ao marido, e Décimo, o patriarca da família, que, apesar de todas as conquistas e do sucesso que alcançou, sente um vazio inexplicável.

Hadassah não entende porque foi a única da sua família que sobreviveu ao massacre de Jerusalém, justamente ela, a mais fraca, a mais medrosa. Porém, Deus tem um plano para ela ali: levar àquela família e a Atretes à verdadeira liberdade.

Quando Hadassah renuncia ao amor de Marcus por causa de Cristo, ela é levada ao teste máximo de sua fé, um teste de vida ou morte.

Stitcha 24/07/2023

No começo achei que tava enrolando demais, porque começou a aparecer personagens sem relação nenhuma, mas no final tudo foi se encaixando.
Ainda acho que certas coisas poderiam nem ter existido pq o livro ficou bem grande, mas gostei.
O final foi surpreendente. Vou ler o próximo volume.

Thaiane Koppe 10/11/2020

Francine nunca erra!
Não sei nem por onde começar meu relato deste livro. Mas o primeiro deles é um aviso: esse livro contém cenas muito fortes então não recomendo se não estiver disposto a isso. Mas devo também dizer que não vai se arrepender. O livro tem uma riqueza de detalhes da cultura romana e de outras também, que é de te deixar estupefado. Já tinha lido outros livros da autora mas esse é o mais forte de todos mas ao mesmo tempo você não consegue parar de ler. Leia a sinopse se quiser saber a história, eu só queria dizer que Francine Rivers nunca erra hahahaha uma das minhas autoras preferidas da vida. Maaaas, amor de redenção ainda tem seu primeiro lugar.

Sara 07/09/2022

Arte
Esse livro foi escrito lindamente, não há nada que eu posso apontar e dizer que ficaria melhor de outra forma. Que Deus abençoe essa escritora por ser canal para divulgar as boas novas de forma tão especial.

Nayeli | @Desejolivros 05/03/2024

Prometeu nada, entregou TUDO!
Primeiro de tudo, que livro viciante!!! Fazia muito tempo que eu não lia um livro em que me importava tanto com os personagens e o enredo, é o tipo de historia que te deixa ansiosa para o proximo capitulo e enquanto vc não devorar tudo, vc não sossega!

A ambientação, cheio de detalhes ricos sobre o tempo romano, é tão imersivo que voce se sente dentro do livro, é um trabalho de transportação magnifico.

Marcus e Hadassah. Aaaah se tornaram meus novos queridinhos! Muito apaixonada por esses dois!

Hadassah é aquela personagem que nos sentimos espelhados nela, com suas dificuldades e medos, mas aprendemos com sua compaixão a sermos pessoas melhores em Cristo. Ela reflete muito a Deus em cada pedacinho do seu ser.
E o Marcus... aaah que personagem bem feito! De uma personalidade muito resistente, marcante e agradavel.
Eu ficava toda hora ansiosa só para ter cenas dos dois juntos porque eles são lindos demais!!! Eu era pura emoção para que os dois ficassem juntos diante de tanta tribulação. (Ainda não superei o final. Foi de arrancar o coração?)

A Julia... vou ser sincera, vendo aquela menina ingênua, mas cheia de desejos no começo, nunca imaginei que ela levaria um rumo tão triste que ela levou. Cada decisão, influenciada de pessoas ruins que atiçavam o seu pior, a tornou uma personagem sofrida, fria e cruel. Mas em nenhum momento vc sente raiva dela, porque olhamos para ela com o mesmo olhar da Hadassah, apenas desejando que ela saisse desse destino que ela mesmo traçou de tanta perdição. É triste, pois infelizmente a Julia é uma caracterização muito real de jovens da nossa atualidade.
E por fim, o Atretes, o bárbaro tirado de suas terras para ser escravo ? gladiador em Roma. Ele tambem é um personagem interessantissimo. Não dava nada pra ele, mas ele ganhou um pedacinho especial no meu coração. A questão dele buscar liberdade diante de tanta atrocidade que ele é imposto, voce se sente atraido a torcer por ele e desejar o melhor.

Os temas abordados... não tem nem o que dizer, é magnifico como ela aborda na vida dos personagens, que ganham tanta consistência. É impactante, brutal e cruel ao mesmo tempo delicado e sensível.

Com certeza uma Ficção Crista digna de ser lida, porque ela é potente. Não tem como sair o mesmo depois desse livro, é um historia antiga que ecoa na nossa atualidade.

Francisne sabe fazer voce se importar com cada um deles, querer saber mais, te prendendo até o fim.
É inegavel não ver a excelência que esse livro foi feito. Quero o segundo pra hojeeeeee! E leiam! Sério, vale muito a pena!

Kamilla 20/04/2023

Infiltrada
Bom, primeiramente, eu não sou cristã, como a maiorias dos leitores que fizeram resenhas aqui, eu simplesmente me deparei um dia com um livro da Francine Rivers, me apaixonei pelo estilo de escrita dela e leio os livros pelas histórias, personagens, então a minha opinião vai partir dessa perspectiva.

Eu amo romances históricos, é uma chance de reviver épocas e eventos de uma forma mais íntima, sem aquela coisa seca de muitos livros didáticos de História, então o livro já começou me impressionando, um cerco, como os que aconteciam na Idade Antiga e na Idade Média, deveriam estar entre uma das piores experiências que um ser humano poderia ter que passar, e o relato da cidade de Jerusalém entregue a anarquia e sitiada pelos romanos começou a história bem intensamente.

A vida pregressa de Hadassah e Atretes foi bastante bem delineada, - como uma fã ardorosa de Spartacus, comecei a imaginar o pobre homem como o ator principal da série e não saí mais disso rs - gostei bastante da jornada que eles empreenderam para chegar até Roma.

Hadassah é aquela personagem que você consegue admirar, mas que não consegue se relacionar muito, ela é muito doce e muito perfeita, eu entendi o principal conflito da personagem, o medo de se identificar verdadeiramente e professar a sua fé, mas ao mesmo tempo esperava mais revolta interna, algo que ressoasse os traumas que ela passou, provavelmente é porque ela foi escrita para ser um ideal do que seria um bom cristão, mas para quem lê de fora, é um ideal bem difícil de ser alcançado.

Atretes me chamou mais atenção, eu gosto desse universo de guerreiros e gladiadores, foi bastante interessante acompanhar os dilemas morais que ele passou para se adaptar ao seu papel como entretenimento romano, e o dilema sentimental de apaixonar por uma mulher que representa o que ele odiava em relação aos seus captores.

Marcus é um personagem envolvente, mas creio que o melhor dele está para vir nos próximos livros.

Júlia é aquela personagem que a autora criou para conversar com as leitoras modernas sobre as suas opiniões sobre a sociedade atual, lendo com atenção, todas as discursões modernas estão com ela, feminismo, aborto, sexo, casamento, liberdade, pedofilia, moralidade, drogas, homossexualismo e mídias sociais rs

Como ela é a personagem que foi escolhida para fazer esse paralelo entre a decadência do estilo de vida romano e os vícios do mundo moderno, prevejo que a trajetória dela vai seguir rápida e violentamente ladeira abaixo a partir daqui...

No geral, adorei a ambientação, a construção dos personagens, do quarteto principal aos secundários e os rumos que essa história pode acabar seguindo.

Acabei tendo alguns spoilers que estragaram o que seria uma grande surpresa, então recomendo que quem decidir ler essa série, busque o mínimo de informações possíveis a respeito dos próximos livros, tipo, nem leia a sinopse dos outros, só pega, abre e lê.

Giovanna 06/04/2023

Mais perto quero estar...
Foi meu primeiro contato com a autora e um romance cristão, posso dizer que foi a melhor escolha de leitura que fiz esse ano. A história é imersiva em cada cidade que se passam as histórias, culturas, religiões, templos, vestimentas... é possível visualizar tudo com a escrita da autora. Fora as partes de aula de história que ela dá.
Sobre os personagens, confesso que a Hadassah é a perfeição do cristianismo, o que me pareceu meio irreal. Gostaria que ela sentisse mais, raiva, ódio, abandono... principalmente com a Júlia e Marcus. Ela servia a Júlia e amava ela, mesmo a garota batendo e maltratando ela, assim como diversos momentos abusivos com o Marcus. Então, eu esperava que fosse um pouco mais conturbado esses sentimentos dela. Gostei muito da história em si, das diversas batalhas cristãs que são mostradas através dos personagens. Para mim ficou claro que Júlia é a personagem que sem Deus, cai em várias armadilhas de Satanás, sendo representada por Calabah, uma mulher egoísta, que só pensa em si mesma e no prazer, que faz artimanhas para o mal e é enganosa, assim como a serpente foi com Eva.
Atretes tem potencial, mas quero ver sua evolução, assim como o que será de Marcus sem sua cristã

Laninha 19/02/2021

História muito bem escrita e edificante
Não sei se o que vou escrever estará a altura do que esse livro significa pra mim. Já li outros livros da Francine e sou apaixonada por eles, mas esse aqui me surpreendeu de várias maneiras: a história em si, a riqueza de detalhes históricos, as personagens e a sensibilidade com que a autora fala sobre a fé cristã.

"Enquanto escrevia a história de Hadassah, aprendi que coragem não é algo que podemos fabricar por nossos próprios esforços. Mas, quando nos entregamos de todo o coração a Deus, ele nos dá coragem para enfrentar o que vier e as palavras certas para dizer quando somos chamados a nos levantar e expressar nossa fé." (Palavras da autora)

A história é ambientada durante o Império romano, depois de Cristo, precisamente no período em que muitos cristãos eram perseguidos por professarem a sua fé. Meu coração se entristecia ao ler sobre nossos irmãos que precisavam se reunir escondidos pra cultuar a Deus, sofriam ameaças e muitos foram mortos na arena, por soldados romanos e até mesmo crucificados. Hadassah é uma jovem judia que acompanhou de perto a destruição de Jerusalém e viu sua família morrer sem poder fazer nada. Sozinha e com medo, a jovem é vendida como escrava à família de Décimo, um rico comerciante romano. Ela é designada pra servir a filha dele, Júlia, uma menina fútil e egocêntrica.

Paralelamente à história de Hadassah, acompanhamos ainda a história do guerreiro germano Atretes que é capturado durante uma batalha, levado a Roma e forçado a se tornar um gladiador. O guerreiro passa, então, a lutar por sua sobrevivência na arena.

Durante a leitura, me perguntei diversas o que faria se estivesse no lugar de Hadassah. Ela pensava que tinha uma fé tão pequena e questionava a Deus porque Ele tinha poupado justo a sua vida. É inspirador acompanhar sua jornada e ver o quanto ela cresceu, o quanto sua fé foi fortalecida no Senhor. Jesus só precisava que o seu coração estivesse disposto a fazer a vontade dEle. Hadassah entendeu o que significava servir ao Mestre de todo o coração, por isso passou de uma pessoa frágil e com medo para uma menina cheia de coragem e enfrentou diversas situações que colocaram sua vida em risco. Seus senhores logo perceberam que ela não era só mais uma escrava, nem só mais uma judia. Havia algo diferente nela. Seu amor, sua humildade e sua compaixão tocavam o coração daquela família e faziam com que todos questionassem o porquê de tanta serenidade depois de tudo que sofreu.

"Ela acreditava no inacreditável. Acreditava no impossível. Não com obstinação e orgulho, mas com uma inocência pura e infantil que o mundo não conseguiria arruinar. E, sem pensar no risco que corria, ela lhe oferecia sua própria esperança, se ele fosse capaz de aceitá-la."

Francine é uma das minhas autoras favoritas, suas histórias são bem escritas, edificantes e cheias de Deus. Conclui a leitura, mas a história ainda está na minha mente e no meu coração. Oro ao Senhor pra que Ele levante muitas outras Hadassah por aí e que eu seja uma delas também.

Alessandra Leandro 23/11/2020

Emoções conflitantes
Nunca tinha lido ficção cristã antes e esse livro além de me surpreender, aumentou a minha fé! A escrita da Francine nos deixa envolvidos, profundamente tocados e ainda conhecedores de um pouco de história antiga. O livro fala de uma moça cristã que é poupada da morte e enviada como escrava para Roma. O desenrolar da narrativa nos mostra fatos surpreendentes e emocionantes. Precisamos estar com coração preparado pois é um livro em que você sente muitas emoções conflitantes. Para mim, isso torna um livro maravilhoso!

Mih 28/01/2022

Simplesmente o Melhor Livro de Ficção-Cristã já feito!
(SEM SPOILER)
O que foi esse livro? A ambientação, a complexidade dos personagens, Os diálogos que me deixavam encantada! SIMPLESMENTE INCRÍVEL!
Teve uma cena em especial de um reencontro, que eu dei um mini grito de alegria. Esse livro com certeza tem um lugar no meu coração!