O peso do pássaro morto

O peso do pássaro morto Aline Bei

Resenhas - O Peso do Pássaro Morto

Phoenix 19/05/2024

O peso do pássaro morto - a cura não existe
Esse livro me cativou bastante no começo e a forma de escrever o romance em versos me interessou bastante. A narrativa, como o fluxo livre de pensamentos da protagonista sem nome também me cativou. Com o passar da história, os temas vão ficando mais pesados e os golpes ao leitor também. Quase não aguentei terminar em diversos momentos? é verdade quando dizem que essa não é uma leitura fácil.

Apesar de eu achar os sentimentos transmitidos no livro válidos, não sei se concordo muito com a ideia final de que ?a cura não existe?. Não que seja uma questão de certo ou errado quando se trata disso, simplesmente é que eu não acredito que o mundo funcione assim. Pode ser que minha visão sobre isso seja diferente daqui a alguns anos, e até que eu mude de ideia sobre essa obra.

No geral, o livro propõe algumas reflexões importantes e a leitura vale a pena.

Je_Franca 19/05/2024

Não sei o que dizer, esse livro me tomou de um jeito e suas palavras me levaram para um lugar frio e escuro. Como foi difícil processar tudo isso, como foi difícil pensar em histórias reais de mulheres que passaram por essa violência imensurável.
Uma dor devastadora que foi silenciada, impedindo qualquer possibilidade de escuta, qualquer possibilidade de cura.

FerP 19/05/2024

A cura não existe
Pensei muito sobre como e principalmente oq colocar na minha resenha, nenhuma palavra que você ler aqui irá descrever os sentimentos que tive ao ler esse livro.

A vida basicamente é demonstrada de forma nua e crua, ao ler as primeiras linhas me comovi com a história da protagonista sem nome e sem descrições físicas (adorei esse detalhe, conseguimos ter a possibilidade de aflorar nossos pensamentos), a vida é totalmente imprevisível.

Com o passar dos anos surge o sentimento de identificação por consequência dos medos, frustrações e limitações da protagonista, com detalhes tão íntimos e profundos nos envolvemos na história e principalmente nos imaginamos em determinadas situações no decorrer da trama.

O final foi perfeito, sem nenhuma necessidade de tentar agradar o paladar do leitor, simplesmente fechando com chave de ouro. Esse com certeza é um livro que a leitura tem a necessidade de ser periódica, pois a percepção pode mudar com o passar dos anos e das vivências.

Aline me entregou tudo no início e tirou de forma repentina no fim, me senti completamente vazia e reflexiva ao finalizar a leitura, tenho absoluta certeza que esse era o sentimento que a mesma gostaria de entregar.

Leitura recomendada, está no meu top livros favoritos!

whyrbk 19/05/2024

Não tenho o que escrever direito, não parei de chorar um instante sequer desde que terminei. É muito bom, bom demais. É forte, 1000/10.

Helena.Kuhn 18/05/2024

Amargo
Foram horas muito desconfortáveis de leitura. A gente chora de ódio, de rancor e de injustiça. Lembrou um pouco da sensação que tive vendo os filme Incêndios, A Ghost Story e Cidade de Deus juntos. É doloroso pensar quanto o trauma desenhou o rumo dessa mulher e triste que ela se resignou conscientemente.

Rafa Mendes 18/05/2024

Eu senti dor, doeu
Já comecei o livro chorando, esse é um livro sobre dor, dor da perda, dor do abuso, dor da separação, dor do não amor, dor do não entendimento, dor do que poderia ter sido, mas não foi, uma dor que é alimentada através dos anos, uma dor que é também carregada pela culpa, e o verdadeiro culpado não tem uma cara só, é como ver a felicidade passando diante dos seus olhos sem poder alcançar, é sobre uma luz que entra na sua vida, que parece ser curta, que se prolonga, mas quando você menos espera, descobre que ela não é permanente, e da pior maneira possível, sua luz também se esvai e daí já não existe o nada. Recomendo para os melancólicos, para os que sentem dor, às vezes não tão profunda, mas imaginam ela diariamente, tocam, flertam e se veem nas trincheiras do desamor, esse é um livro sobre a vida, nem sempre a nossa, mas foi de alguém.

Karine.Mesquita 17/05/2024

O peso do pássaro morto", de Aline Bei, retrata as perdas, culpas e angústias da vida de uma mesma personagem, da infância até a vida adulta.

Erica189 17/05/2024

Me surpreendi
Eu não conhecia a autora e amei o livro, me surpreendi, não li nada sobre ele antes então não criei expectativa. Foi um misto de sentimentos

jtreze 17/05/2024

O premiado romance de estreia de Aline Bei é visceral. Li há alguns anos e agora, revisitando a obra, as fortes emoções trazidas pelo livro se repetiram. Aline se utiliza de um estilo de escrita muito próprio para contar a história de vida de uma mulher, da sua infância à maturidade, e todos os traumas que marcam sua trajetória.
É difícil não se emocionar com a narrativa da autora, que consegue aproximar ficção e realidade de uma forma magistral: tudo é tão cru, direto, sem piedade, mas ao mesmo tempo bonito, poético.
Sem dúvidas, uma das grandes obras da literatura brasileira contemporânea.

Lilian Andrade 17/05/2024

Escrita poética
Caramba, devorei esse livro impecável e profundo em 3h. Um soco no estômago tudo que é vivido e a abordagem ao sentimento das personagens aqui. Que livro!!

Gabriel.Foppa 16/05/2024

?entendo que o tempo
sempre leva
as nossas coisas preferidas no mundo
e nos esquece aqui
olhando pra vida
sem elas?
dafuna 16/05/2024minha estante
eu AMO esse livro. mds, que vontade vc me deu de reler

Kate03 16/05/2024minha estante
Esse livro dói na alma! Amei.

brigitte4 16/05/2024

O peso do pássaro morto
Livro poético, lírico e introspectivo sobre a morte a vida. eu adorei a história do livro mas acho que podia ter sido um pouco mais desenvolvido em um número maior de páginas.

toria 16/05/2024

"a chuva só trás paz para quem mora no topo"
"a chuva só trás paz para quem mora na topo" [...] deus só é justo na chuva e na morte ? histórias lindas de morrer"

pra mim esse livro é exatamente isso. me lembrou um pouco uma vida pequena em alguns aspectos, a vida de uma pessoa que foi carregada de tragédias e tristeza e que no fim morreu da forma mais baixa possível.

o peso do passaro morto retrata uma figura frágil que morreu, mas que nao deveria. passaros mortos (assim como qualquer outro animal) carrega um peso diferente e aqui é o mesmo.
a vida que poderia ter sido.

livro muito bem escrito. poético, simples mas ao mesmo tempo gigante. quero ler o outro da autora.