O peso do pássaro morto

O peso do pássaro morto Aline Bei

Resenhas - O Peso do Pássaro Morto

Luísa.Anjos 26/05/2024

Suas penas são leves mas o peso de sua alma ainda predomina.
"Suas penas são leves mas o peso de sua alma ainda predomina no corpo" (título completo da minha resenha)
Intensamente infeliz a leitura é envolta a protagonista, de sua infância inocente, até, o peso de esconder um estrupo e nunca conseguir desfazer o rosto do seu estuprador (um ex amor) do rosto de seu filho, causando um extremo vazio inexplicável entre eles.
Adorei a pauta do livro para lembrar das vitimas e de como simplesmente não é fácil seguir em frente. Pessoas terríveis ganham biografia e suas vidas estudadas e faladas, as vitimas sempre são deixada em segundo plano. Porém, não nesse livro, que gira em torno de uma jovem perdendo sua inocência e o amor pela vida.
Um livro curto que guarda uma historia inteira de uma mulher inocente, cujo o nome nunca é dito, e, mesmo assim, podemos sentir-se em sua pele, as experiências e o peso guardado na consciência.
Desde tão pequena passou por situações que a abalaram, e de acordo quando crescia, sua dor era mais profunda e complexa. Perdas e mais perdas, será que algum dia ganhou? Não sei dizer, mas, pude sentir o peso de ser uma vitima, o peso da perda (um luto eterno), o peso de ser mãe, mulher, trabalhadora, o peso de todo o dia ter que respirar, o peso de existir.

Carolina2070 26/05/2024

Lindo e pesado
Um livro lindo, muito doloroso e sentimental. O peso das coisas que acontecem com a gente, das coisas que escolhemos fazer e das que são escolhidas e tomadas por outros.

lovesong 26/05/2024

Fui ler pra tentar curar a ressaca e achei muito melhor que a pequena coreografia do adeus. amei serio.

Victoria.Nara 26/05/2024

A cura não existe
Esse livro que faz refletir sobre se estamos vivendo ou só existindo. fala sobre solidão, amor e perda.

"entendendo que o tempo
sempre leva
as nossas coisas preferidas no mundo
e nos esquece aqui
olhando pra vida
sem elas"

"não ver alguém nunca mais por questões sentimentais doía menos do que não ver alguém nunca mais porque a pessoa deixou de existir."

Rapunzel 26/05/2024

Incrível
Envolvente e destruidor, a cada frase queria ler mais e também machucar mais a ferida. Tão perfeito, mesmo que seja feito de dores, estou me perguntando o que aconteceu depois e se eu realmente quero descobrir,

Leticia2490 26/05/2024

Indico e muito esse livro!! Foi uma surpresa agradável ler esse livro e descobrir a autora. A leitura é agradável, você se aproxima da protagonista em suas diferentes idades.

Vale muito a pena, até o momento foi a melhor leitura do meu ano!!!

Beatriz1505 25/05/2024

Sobre as coisas que não existem mais
?num primeiro olho me pareceu inédita, não lembrei que era minha, feito 1 foto muito antiga que é você mesmo?
no portão, com aquele shorts que já não existe mais e aquele olhar que muito menos.?

Trecho de
O Peso do Pássaro Morto
Aline Bei

Duda 25/05/2024

O que foi que eu li
Brutal. É como levar um tapa na cara. Por vários momentos eu fiquei sem reação e estou até agora sem saber o que pensar.
Aline Bei, vc não pode ser humana

Sara.Goncalves 25/05/2024

Perguntei para minha mãe: "o que é morrer?"
O que fazer com os resquícios de memórias dos outros, com o adiar de mensagens, ligações, o perguntar vaziamente, sem nenhum o interesse, como é que o outro está, como tem passado?
A vida anda tão corrida.. não, a vida anda acontecendo lentamente como em qualquer outro tempo, embora, tantas coisas nos levem a acreditar que ela transpassa em nossos dedos feito água. O tempo não para, a morte vem, ela é absurda, não, não, ela é comum, muitas de pessoas morrem todos os dias sem que ninguém veja. Viver muita das vezes não é bonito, pelo contrário, pesa feito um pássaro morto. A personagem nos mostra isso, o cru, o real, as desgraças que temos que nos acomodar, e viver matutando, matutando, adiando, adiando, até já não ser mais nada, até deixar de ser.
Luan.NietzsChe 25/05/2024minha estante
Uma resenha poética, linda, bem feita, tirada do âmago!

Sara.Goncalves 27/05/2024minha estante
as suas são ainda melhores, nenenzinho?

_salton 25/05/2024

Esperava mais
Conheci a autora pela obra ?Pequena Coreografia do Adeus?, um livro que mexeu bastante comigo. Busquei por mais obras da autora porque me identifiquei com a forma ela escreve, de um jeito confortável fui identificando e relacionando as cenas com a minha vida.
Criei muita expectativa, pelo que o primeiro livro que li me causou talvez, e ai vem o grande MAS desse livro. Tudo ótimo, mas se constrói todo um enredo pra não acabar em muita coisa. Sem falar que é uma leitura super pesada, ativa vários gatilhos.
Esse livro me causou vários ?não sei?, é esse o sentimento.

Beatriz 25/05/2024

É diferente por ser uma história escrita em versos. A escritora tem uma sensibilidade sem tamanho, conta a história de uma menina dos 8 aos 50 e poucos de maneira muito poética.
Talvez algumas partes da história pudessem ter sido mais desenvolvidas -- tamanha a complexidade de alguns episódios--, entretanto, pode ser que esse tenha sido o propósito também, já que na vida damos nosso próprios pesos ao que nos acontece.
Achei que ela acertou bastante na medida da fantasia de criança, na solitude de adulta.

"...entendendo que o tempo
sempre leva
as nossas coisas preferidas no mundo
e nos esquece
aqui olhando pra vida
sem elas."

Hellen.Selinger 25/05/2024

Bom, n sei nem o que dizer kkkk claramente um livro não romântizado, uma vida triste e talvez real. não me tocou taaaanto pq talvez esperava mais detalhes, e acho q por isso não gostei muito :(

Lê Silvério 25/05/2024

Sinto que essa leitura vai continuar comigo por um bom tempo ainda...

"e sentir também é jeito de dizer a verdade."

Suelem.Chermauth 25/05/2024

Que pedrada!
O que foi esse livro?! Ele parece uma poesia, tão curtinho, mas tão difícil de ler, mais difícil ainda de não molhar.
Éééééé do Brasil meus amigos! Obrigada Aline Bei.

Bianca Sakamoto 24/05/2024

O Peso do Pássaro Morto
"Gosto quando ele me mede na parede pra saber se eu cresci desde a última vez que nos vimos. Quase sempre eu cresci, todas as crianças são assim, tirando as que passam fome. Eu vi na televisão que precisa de leite e carne pra pele da gente virar adulto."

"E desde que estamos juntos, parece que alguém acelerou os relógios do mundo, penso que isso é amor."