O peso do pássaro morto

O peso do pássaro morto Aline Bei

Resenhas - O Peso do Pássaro Morto

pâm 29/05/2024

Um livro leve e cruel
Impossível ler e não ficar um um nó na garganta
uma escrita incrível
você consegue sentir as dores e as pequenas belezas da existência humana
vivianne 29/05/2024minha estante
Fui apreensiva ler por ser um livro curto e não gosto, mas ele entregou o conteúdo de 500 pag. Acho que nunca vou esquecer.

Lalitona 29/05/2024

Perfeito
Assim como em ?pequena coreografia do adeus? aline bei consegue transmitir sentimentos tão relacionáveis de uma forma que a gente se leva pela leitura e viaja nas sensações.
?ela só volta dentro de nós toda vez que alguém pensar nela. fora, nunca mais.?

rafa moreno 29/05/2024

Duro
Interessante ver a narração da vida dessa mulher desde criança com voz e tono de criança até a idade adulta avançada com o tom e voz que varia entre aquela criança e as dores que a vida foi trazendo.

É do tipo de livro que nos dá nostalgia e saudades de coisas que vivemos e outras que não vivemos, mas sentimos na pele dos personagens.
Passa no teste de Bechdel.

Um livro curto, fácil de ler, duro de digerir.

Ranielli 29/05/2024

Triste, triste e triste
Nunca mais leio nada dessa mulher. Pqp. São apenas 100 e poucas páginas mas dói por uma vida inteira.
O livro retrata a vida de uma mulher que a partir de certa idade sinceramente não tem um único momento de paz, socorro. Azar atrás de azar.
Entendo também que foram escolhas mas mesmo assim, achei extremamente pesado e tô passando mal.
Agora vou procurar o livro mais clichê e bobo que eu conseguir achar pra ver se consigo me distrair.

lili_tilts 28/05/2024

A cura não existe
Honestamente, nunca sei o que falar dos livros da Aline Bei. só falar que são excepcionais, inteligentes, sensíveis e maravilhosos parece muito pouco.

a Aline retrata um Brasil que a gente conhece, pessoas que conhecemos, realidades que vemos e as vezes sentimos. os sentimentos, o lirismo, e a profundidade dos livros dela são ABSURDOS

honestamente, nem consigo escolher qual dos dois prefiro. só estou realmente apaixonada e chocada neste momento, e pensando que eu realmente leria até a lista de compras dessa querida.

obg por esse presente, Aline, pq só assim pra chamar esse livro

Yasmin.Greenbriar 28/05/2024

Meu Deusinho, que livro é esse??
Gente, pura dor e sofrimento, esse livro é a personificação da depressão, meu Deus, n tenho nem palavras pra descrever, é sofrimento o tempo inteiro, quando as coisas finalmente começaram a melhorar, pioraram dnv, como pode?
To muito mal com esse livro, meu Deus, que dor, que dor.
Falando sobre a leitura em si, é uma leitura rápida, eu li em umas 3 hrs, peguei hj e terminei hj, no começo é bem confuso pq é narrado por uma criança de 8 anos, mas com o tempo vai melhorando, mas ainda sim eu não gostei muito do estilo de escrita, achei bem confuso, achei um pouco difícil de ler, mas eu consegui me acostumar um pouco. É bem rápido de ler, pelo menos.
O livro é pesado, tem muitos gatilhos, então recomendo q, se vc tem gatilho com morte e/ou 3stupr0, não leia.

Eu ia amar q ela tivesse um final feliz, pq a vida inteira dela foi sofrimento, mas pelo menos ela ta em paz agr, eu espero.
E Pedro...espero q vc esteja morto?? e espero que tenha morrido do jeito mais lento e doloroso possível??
É isso?

Wanderson.Ruan 28/05/2024

Pesado
É uma obra que trata de temas dolorosos de forma emotiva, que convida o leitor a refletir sobre a fragilidade da vida, a resistência humana diante da adversidade e o impacto profundo das experiências traumáticas.
A narrativa mergulha na mente da protagonista, revelando seus pensamentos mais sombrios e desesperançados, o que proporciona ao leitor uma compreensão profunda de seu sofrimento.

buttercup 28/05/2024

O peso do pássaro morto
Cada vez que penso no livro ele fica melhor na minha visão, é fluido e leve de leitura mas tem peso por trás da história dela, uma história pacata mas com um fundo tremendo de tristeza, o vínculo final dela, o jeito que ela achou uma alegria ali foi bem bonito mas ao mesmo tempo tudo de um jeito pesado, foi uma vida pesada, mas ao mesmo tempo o livro não tentou explicar nada, só mostrou, e com fluidez, gostei muito!

Giovana456 28/05/2024

Leiam!
Li numa sentada só. Não tem nenhuma forma de não se envolver na história. É lindo e ao mesmo tempo tão triste, doloroso, visceral. Eu acho que eu poderia reler esse livro pra sempre e pra sempre sentir as mesmas coisas. Estou encantada e muito comovida.

"será que ele prefere não ver?
imaginar o mundo deve ser mais bonito mesmo"

Cakichi 27/05/2024

Ameiiii achei muito é top nota 10 só os loucos sabem como esse livro é bom valha quase chorei curtinho li em algumas horas ou menos

Amanditcha 27/05/2024

Forte
Realmente a história é muito forte e o pior de tudo é no momento da leitura em que você percebe que a história só vai ir avançando, não vai ter uma reparação naquele sofrimento e é isso foi isso.

xoxogg 27/05/2024

Vento
"O Peso do Pássaro Morto" é uma obra que mergulha nas profundezas da alma humana por meio da história de uma mulher em busca de sentido e redenção, cada capitulo sendo como título a idade dela. Escrito pela autora brasileira Aline Bei, o livro narra a jornada de uma protagonista sem nome através de seus relacionamentos familiares, amores e desilusões.

A narrativa é delicada e poética, explorando temas como perda, solidão e identidade. A estrutura fragmentada da história contribui para criar uma atmosfera introspectiva, convidando o leitor a refletir sobre suas próprias experiências e emoções. Com uma prosa envolvente e sensível, Aline Bei nos presenteia com uma obra tocante e inesquecível.

Pri 27/05/2024

Ainda estou tentando digerir. O que foi esse livro??! Estou sem palavras, me encontro com um nó na garganta.

Nicolas Rodeghiero 27/05/2024

Quantas perdas cabem na vida de uma mulher?
Melancólico, profundo, pesado, mas bonito. Esse livro deixa um vazio tão grande no leitor, seja durante ou após a leitura, que eu tenho certeza de que não vou esquecer essa história tão cedo. Foi a minha primeira experiência com essa escrita poética, e acredito que eu não poderia ter escolhido uma obra melhor para começar.

Nessa jornada curta, mas ao mesmo tempo tão longa, nós acompanhamos de perto a vida dessa protagonista misteriosa. Ficamos próximos e conectados à mesma sem sequer saber seu nome. Em contrapartida, ficamos por dentro em primeira mão dos seus traumas e segredos mais íntimos, desde a inocência da sua infância, até a maturidade da sua vida adulta.

Conforme uma onda de caos envolvendo diversos gatilhos emocionais começam a assolar seus sonhos, percebemos o quanto apenas um acontecimento pode ser o suficiente para mudar todo o conjunto de planos de um ciclo. Inclusive, deixo meu alerta principalmente ao público feminino: alguns trechos são realmente difíceis de digerir. Leiam com a saúde mental em dia.

Durante muito tempo, pelo que me foi passado, minha ideia de "O Peso do Pássaro Morto" era de que seria um livro recheado somente de sofrimento gratuito. Mas não, é uma obra com diversas reflexões sábias, sejam algumas delas sobre: a vida e a morte; a inocência de uma criança perante assuntos complexos e delicados; o bullying; a dificuldade em amar ou expressar esse amor repreendido; ou o fato de nunca ser tarde para encontrar a paz e a felicidade, mesmo que momentâneas.

Isso não foi o suficiente para evitar que eu derramasse uma lágrima ou outra durante a leitura, admito. Mas sinceramente, acho que todo mundo que ainda tem um pouco de humanidade no peito, vai compartilhar desse mesmo sentimento. Se ainda temos a capacidade de sentir empatia pelo próximo, essa história vai nos afetar, é inevitável. E sendo objetivo, eu vejo muita beleza nesse tipo de obra. São elas que nos tiram da zona de conforto que vivemos hoje em dia e nos mostram que estamos vivos, que somos capazes de sentir as mais profundas emoções, sejam elas boas ou ruins.

Dito tudo isso, eu já estava com vontade de me aventurar em mais livros nacionais esse ano. E após eu ter mandado uma mensagem há alguns meses para a Aline Bei no Instagram sem pretensão alguma de ser respondido e ela me atender com toda a humildade e atenção do mundo, eu já havia me tornado fã dessa mulher antes mesmo de ler algo escrito por ela. Enfim, ao finalizar, posso afirmar que o carinho e respeito que desenvolvi pela mesma só aumentou, e mal posso esperar para ler "Pequena Coreografia do Adeus" também, que já está me aguardando na minha estante.

Por mais que a época em que escolhi para dar início à essa leitura não tenha sido a ideal, já que mal tive tempo e vontade de ler devido a certos acontecimentos tanto na minha vida pessoal quanto em relação às tragédias que estão ocorrendo no estado em que eu moro, não me arrependo. É uma obra com escrita rápida e fluida, e acredito que demorar para terminá-la só fez com que eu me aprofundasse ainda mais nela, já que tive mais tempo para refletir e absorver tudo que li. Recomendo. Partiu meu coração, mas me tornou um pouco mais humano.
Paola 31/05/2024minha estante
Quero muito ler esse!!!

Desirre Palaia 27/05/2024

Chorei o livro inteiro
"será que ele prefere não ver?
imaginar o mundo deve ser mais bonito mesmo."

"ficarei triste por eu ser eu mesma e não haver outra saída possível pra deixar de ser eu e ainda assim seguir vivendo..."

livro perfeito mas doloroso demais.
recomendo leitura!!!