O peso do pássaro morto

O peso do pássaro morto Aline Bei

Resenhas - O Peso do Pássaro Morto

Dona Erica 07/06/2024

Eu não esperava gostar tanto deste livro!
O livro é surpreendente do começo ao fim. E apesar de ser um livro que fala sobre dor e perdas, ele é bonito. Meio contraditório? Sim! Mas o resultado é uma história que envolve o leitor a cada virada de página. Um coração que foi partido em tantos pedaços, que o mundo parecia não haver cola e nem conserto. Em mim, despertou vários sentimentos, inclusive o de empatia e, em nenhum momento, julgamento. Aceitei aquela mulher sem nome e acompanhei a sua jornada permitindo que entrasse na minha. Recomendo a leitura e espero que gostem!
Emerson Meira 07/06/2024minha estante
Resenha bonita, cheirosa e gostosa! Eu adorei e me instigou mais ainda ??????

Jazreads 08/06/2024minha estante
acabei de ler e só percebi agora que ela não têm nome porque li sua resenha devido ao tanto que estava envolvida

Dona Erica 08/06/2024minha estante
Grata, Emerson! ?? Leeeeeia! Você vai gostar!

Dona Erica 08/06/2024minha estante
O livro arrebata a gente pra ele, né Jéssica?!

Jazreads 09/06/2024minha estante
arrebata com força ksksksksksksksk

Paola 07/06/2024

Bom e rapidinho
Peguei e li numa sentada só, nem 2h pra terminar. muito bom e fluido. gostei mais de pequena coreografia do adeus pela tematica falar mais comigo, e esse vindo logo depois de se nao fossem as silabas do sabado acabou perdendo um pouco o brilho, mas mesmo assim muito bom aline
Jazreads 08/06/2024minha estante
acabei de ler e foi o primeiro livro dela que li. fiquei curiosa sobre o que você mencionou na resenha se for tão bom quanto esse acho que vai ser uma joa experiência

Márcia 07/06/2024

"A chuva traz paz só pra quem mora no topo"
Todo narrado em prosa, o livro conta a trajetória de vida de uma personagem sem nome. História brilhantemente triste.

"espero que não estejam contando com a gente pra salvar o mundo."
Gabs :-) 08/06/2024minha estante
Muito culta ?

Márcia 08/06/2024minha estante
Quem vê até pensa ?

Jazreads 08/06/2024minha estante
o livro é tão bem elaborado pra envolver o leitor que eu bem percebi que ela não tinha nome

Amanda3913 07/06/2024

Sensível e real
A sensibilidade das palavras da autora é incrível. Cada poema parece uma confissão do âmago de seres humanos comuns, de dores sentidas por muitas pessoas e faladas por pouquíssimas. A protagonista é muito real, gera identificação e sentimentos ambíguos. É um livro triste. Mas lindo.
Jazreads 08/06/2024minha estante
terminei nestante e ainda tô processando o impacto da narrativa tão bem elaborado e trágica

Raony.Lima 07/06/2024

Que livro forte!!!
Já tinha algum tempo que eu queria ler esse livro. Livro de estreia, 2017, de Aline Bei. Não imaginava que ele iria me envolver tanto.
Comecei num início de noite e terminei no mesmo dia, não consegui parar.

Ele narra a história, em primeira pessoa, de uma mulher sem nome, dos 08 aos 52 anos. Todos os momentos de sua vida, a angústia, tristeza, felicidade, memórias que ela carrega desde a sua infância, desde quando ela lembra de ser gente.

É uma leitura doída, muito triste, mas poética ao mesmo tempo. A prosa poética da autora é fenomenal. É uma leitura crua, que infelizmente retrata a vida de muitas mulheres desconhecidos pelo Brasil e mundo afora.

A Literatura Brasileira dá aula.

p4pel 07/06/2024

?O tempo sempre leva as nossas coisas preferidas no mundo e nos esquece aqui olhando pra vida sem elas.?

O Peso do Pássaro Morto é uma leitura simples que desperta sentimentos complexos. Afinal, a vida nem sempre é adepta a reviravoltas e finais felizes.

Belo. Doloroso. Assertivo.

Gostei muito!
Jazreads 08/06/2024minha estante
é tão cru que o leitor precisa de uns minutos de silêncio quando acaba porque é profundamente intensa a narrativa

Natalia Oliveira 06/06/2024

Que maravilha ter tido a vontade de reler esse livro...
Ele continua perfeito... Ainda mais perfeito eu diria...
Chorei... E chorei... E continuo chorando só de lembrar...
Aí que livro dolorido e lindo... Retrata a vida nua e crua, sem piedade...

Aline você me destruiu mais um vez obrigada!!! Você é perfeita!!!
Jazreads 08/06/2024minha estante
esqueceu de recomendar uns minutos de silêncio pós leitura pro leitor processar o impacto da narrativa

Natalia Oliveira 08/06/2024minha estante
Verdade hehehe... Acabou comigo pela segunda vez... E acho que desta vez foi ainda mais devastadora

Jazreads 09/06/2024minha estante
achei que eu não ia conseguir seguir a minha vida depois de terminar de ler de tão impactada que fui

Clara 06/06/2024

Esse livro é incrivel. Ele aborda as diversas crises que temos durante a vida e como os traumas nos acompanham por anos. Aborda temas muito sensiveis

Melissa846 06/06/2024

"entendendo que o tempo sempre leva as nossas coisas preferidas no mundo e nos esquece aqui olhando pra vida sem elas."

Maick 05/06/2024

O peso do pássaro morto
Que leitura viciante , deliciosa,empolgante ...
Com palavras que nos tocam,que faz visitar nosso eu do passado ,e vem à tona uma trouxa de flashes já vividos ,seja bons ou ruins mas que estão no nosso subconsciente! Para mim um tapa na cara sem dúvida ,para outros um simples acontecimento de uma mulher tentando a cada dia viver por viver !
Uma delícia de livro !

Mika83 05/06/2024

O segundo livro da autora que leio e esse foi meu preferido.
Intenso, forte e muito visceral.
Um dos mais triste e cheio de sentimentos que já li.
Penso em coisas que não fazemos e que podem mudar tudo, também no que não temos controle.
O tanto de coisa que acontece na nossa vida e que impacta tão profundamente?
São muitas reflexões?
Livro profundo!

Faty. 05/06/2024

Aline Bei me pegou. Li seus livros num curto intervalo de tempo, de forma imersiva, apaixonada, como quem devora o alimento de que precisava para sobreviver. Na solidão de suas personagens vi que não estou, afinal, tão só.

O peso do pássaro morto é um livro sobre alguém que se constrói na dor, na solidão e em meio a mortes. A personagem sem nome está sempre às voltas com esse morrer um pouco por dia e as vezes um tanto de uma só vez.

Fiquei me perguntando do porque Aline ter escolhido não nomeá-la e mesmo certa de que ela possivelmente já respondeu a essa pergunta em algum canto, me atrevo a interpretar à minha maneira: nomear é dar vida, dar corpo, dar sopro a algo/alguem, colocá-la no mundo, inseri-la em alguma parte. Mas tive a impressão de que aqui acompanhamos décadas, nesse romance de formação, de alguém que esteve sempre à deriva, sem chama que lhe vibrasse às entranhas, sem um lugar, sem companhia, sem parte alguma. De forma que, ainda que se passe os dias e ela exista, talvez lhe falte algo de vida.

Aqui acompanhamos a vida de uma criança que se defronta algumas vezes com a morte e é destroçada por ela. Sem saber como elaborá-la, vai deixando aquela singeleza própria das crianças e conforme cresce, se depara com outras ?mortes?, diferentes, mas talvez ainda mais violentas e traumáticas. A perda é uma constante.

Não chorei lendo, mas, pior, senti aquele nó na garganta de quem lê a solidão nas páginas de um livro. Um livro que fala sobre o luto, sobre bullying, sobre fé e a perda da fé, também sobre violência contra as mulheres e como suas consequências podem nos acompanhar por toda a vida e, ainda, sobre o peso de algumas maternidades. Um livro pra se ler com cuidado, com alerta de gatilho para assuntos delicados. Cheguei ao fim sem palavras.

Eu que tenho descoberto amar a prosa poética, encontrei na autora uma amiga, a leio como quem lê as cartas de alguém que se tem bem próximo. Ansiosa por seu próximo livro.

Tenho com a Aline Bei, as histórias viscerais de que tanto procuro. Uma autora já aclamada, mas que me foi uma surpresa. Grata surpresa.
Dona Erica 06/06/2024minha estante
Eu amei o livro e amei ainda mais, ver essa resenha!!!

Faty. 06/06/2024minha estante
Obggg

Márcia 07/06/2024minha estante
Acabei de terminar o livro e só agora reparei que a personagem não tem nome

Bruno236 05/06/2024

Que livro! ??
"O Peso do Pássaro Morto", de Aline Bei, é uma história tocante que narra a vida de uma mulher desde os oito anos até os cinquenta e dois, marcada por perdas e traumas profundos. Com uma linguagem poética e sensível, o livro explora temas como luto, dor e resiliência, enquanto a protagonista enfrenta os desafios impostos pelo destino.

@KrolChacon 05/06/2024

Dor, perda, violação, resiliência e desistência
"O Peso do Pássaro Morto", escrito por Aline Bei, é um romance que narra a vida de uma mulher dos 8 aos 52 anos, abordando suas experiências de dor, perda, violação, resiliência e desistência.
A narrativa se destaca pelo estilo poético fragmentado, pois lembra um grande poema sem métricas, nem rimas, refletindo o estado emocional da protagonista.
O livro explora temas como a violência física, sexual e mental, a maternidade e a solidão, onde a autora constrói uma história sensível e comovente, que captura a fragilidade e a força humanas, resultando em uma leitura impactante e inesquecível.

Analice 04/06/2024

Um livro triste e poético
Um livro triste, pesado e escrito em versos de forma muito delicada. A vida de uma mulher dos 8 aos 52 anos, escrita com grande sensibilidade. Como pode um livro ter escrita tão leve e poética e falar tão bem dos questionamentos tão profundos da alma ?